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Vitamina C

 

A Vitamina C é um antioxidante muito procurado por diversas pessoas em todo o na atualidade. Uma alta procura devido aos seus grandes benefícios. É possível que há muito tempo você já tenha ouvido falar dela, isso porque, além de tudo o que ela pode oferecer, a suplementação adequada de Vitamina C se multiplica em grandes benefícios quando é combinada com uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de exercícios físicos.

 

O fato de muitas pessoas inserirem a suplementação da vitamina C em sua dieta está ligada à prevenção de inúmeras doenças e à melhora rápida de todo o sistema imune. Por isso, é importante reconsiderar sua dieta e verificar se está tudo em dia é indispensável. Durante o inverno, quando se está mais propenso a resfriados, diversas pessoas procuram fazer a suplementação de Vitamina C para se recuperarem de forma rápida.

 

Mas o que nem todo mundo sabe é que, na verdade, a ingestão desse nutriente deve ser diária. Em muitos estudos feito com pessoas de várias faixas etárias, foi identificado que as pessoas que comem muitas frutas e legumes com alto teor de vitamina C podem ter um risco reduzido para vários tipos de câncer, como o câncer de boca, esôfago, estômago, cólon e pulmão. Por isso, neste texto você saberá melhor como a atuação desse nutriente e quais são todos os benefícios da Vitamina C.

 

O que é Vitamina C?

A Vitamina C, também conhecido como o “ácido ascórbico”, desempenha um importantíssimo papel em muitas funções vitais, e isso inclui o metabolismo e imunidade. Isso porque, nós não podemos produzir esse nutriente em nosso próprio corpo, é necessário que o busquemos por meio de fontes alimentares. E essas fontes podem ser encontradas tanto em concentrações em diversas frutas e vegetais quanto em muitos suplementos e multivitamínicos.

 

Assim como outras deste grupo, a Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que dilui facilmente pelo organismo. Isso porque o nosso corpo é constituído por uma grande quantidade de água, assim, são absorvidas e eliminadas com mais facilidade, o que exige reposição diária. Nesse sentido, fazer o uso da suplementação de Vitamina C é um dos principais motivos para que exista uma manutenção e uma sustentação de todo o corpo.

 

Essa vitamina é ainda importantíssima para defender o organismo de infecções e para a proteção das paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, ela também é essencial para a formação das fibras colágenas, as quais estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Com tantas funções importantes como essas, a vitamina C pode ser uma boa aliada para a sua saúde de modo geral.

 

Qual a função da Vitamina C?

Assim como visto em todo o texto, esse importante nutriente possui grande poder de ação benéfica em todo o corpo, com uma gama de melhorias em toda sua extensão. Entretanto,  as suas principais funções estão diretamente ligadas a formação de colágeno, formação dos glóbulos vermelhos do sangue e no auxílio da facilitação da absorção de ferro.

 

A suplementação de Vitamina C pode ainda garantir não só uma atuação bastante significativa na defesa contra radicais livres, mas promover também uma maior resistência à infecções através da atividade imunológica de diversas células de defesa e do processo de reação inflamatória. Ela também ajuda na prevenção de algumas doenças de grande riscos e pode ainda contribuir, de forma significativa, para a redução da duração dos sintomas de resfriado comum.

 

Algumas pessoas que possuam alguma carência ou baixa ingestão Vitamina C, ingerindo somente cerca de 10 mg por dia podem acabar desenvolvendo uma condição chamada escorbuto. Os principais sintomas do escorbuto geralmente são dor nas articulações, manchas vermelhas ou arroxeadas pele pele, inflamações diversas, um grande cansaço e, em casos mais graves, pode ser desenvolvido uma depressão. Uma outra condição que pode surgir a partir do escorbuto são alguns quadros de anemia.

 

A Vitamina C pode ser incluída na alimentação de forma muito facilitada. Para quem possui o hábito de uma prática de atividades físicas diária e de forma muito intensa, pode se beneficiar da suplementação de Vitamina C por causa de sua ação antioxidante, que pode combater ativamente todos os radicais livres. Sua ingestão pode fazer com que os danos ou lesões sofridas pelo corpo nos exercícios podem ser recuperados de forma mais facilitada.

 

Para que serve a Vitamina C?

Sintomas comumente conhecidos por pessoas que já fazem a suplementação da Vitamina C, sabe-se que este nutriente pode ajudar a diminuir, de forma considerável, a duração e os sintomas de um resfriado comum, tão prolongados em períodos de inverno. Outra atuação bastante efetiva deste nutriente é na contribuição para o retardamento e a prevenção da catarata, assim como um importante apoio na função imunológica saudável.

 

Muitos especialistas afirmam que a Vitamina C é um dos nutrientes mais seguros e eficazes para diversas funções do corpo, além disso, já se sabem muito bem que além de contribuir em todo o sistema imunológico do corpo, ela trabalha ativamente também para o bom funcionamento dos ossos, vasos sanguíneos, doenças oculares e pele.

 

Diversos outros especialistas estudam também no sentido de que fazer a ingestão contínua de Vitamina C pode aumentar significamente a cicatrização de queimaduras, fraturas, úlceras e diversas outras feridas na pele. Ela pode ser usada também para prevenir algumas dores prolongadas após lesões ou cirurgias.

 

Outros benefícios do Vitamina C:

Sendo um nutriente que possui propriedades riquíssimas em antioxidantes, como mencionado acima, a Vitamina C tem os mais variados benefícios para a boa manutenção da pele, além de ajudar no combate ao anti envelhecimento, reduzindo rugas e linhas de expressão e possuindo uma ação anti-inflamatória. Uma das muitas contribuições da ação antioxidante está ainda em contribuir significativamente na poderosa prevenção e combate do câncer.

 

Indo um pouco mais além da área dermatológica, em diversas pesquisas, pode-se obter alguns resultados promissores de como esse nutriente pode oferecer ainda outros grandes e diversos benefícios para a saúde, confira a seguir quais são alguns dos outros principais benefícios oferecidos à saúde pela Vitamina C:

 

Atuar no combate à problemas de visão: Segundo alguns estudos, foi possível obter alguns resultados e evidências de que os as propriedades presentes na Vitamina C podem diminuir o agravamento da degeneração macular, sendo esse um distúrbio ocular que está ligado ao envelhecimento natural pela perda da visão. Através de algumas doses combinadas das propriedades de vitamina C e E e ainda de zinco, é possível que estes sintomas possam ser diminuídos de forma significativa.

 

Diminuindo o resfriado comum: Como muitas pessoas sabem, a Vitamina C pode ser um dos primeiros recursos e bastante benéfica para quem possui imunidade baixa e vive em climas mais frios. Segundo uma pesquisa, a suplementação de Vitamina C não pode ser o principal responsável para evitar ou prevenir que o resfriado possa acontecer, mas ela pode, de forma significativa, contribuir para que todo esse processo e períodos de doenças sejam reduzidos.

 

Melhorar condições como a anemia: A Vitamina C pode aumentar, de forma considerável, a absorção de ferro. Para quem possui problemas com anemia isso é bastante benéfico, isso porque os níveis de chumbo existentes no sangue podem ser diminuídos significativamente quando há uma ingestão generosa de Vitamina C. Portanto, ao término dessa pesquisa, alguns resultados satisfatórios foram obtidos no sentido que a suplementação de Vitamina C pode contribuir para o controle da anemia.

 

Como já mencionado, a Vitamina C possui antioxidantes, e uma das principais ações dela é no combate ao radicais livres, que podem provocar grandes danos em diversas partes células, por fim as alterando, contribuindo assim para o envelhecimento da pele. Nesse sentido, a Vitamina C pode, de forma bastante ativa, ter uma grande capacidade de eliminar totalmente a ação dos radicais livres, combatendo-os assim, no dia a dia. .

 

Quais as formas de uso e como tomar?

A ingestão do suplemento é necessária para que seja complementado a quantidade diária ideal de Vitamina C, quantidade essa que o nosso organismo necessita quando não é possível obter uma dosagem por meio da alimentação. A suplementação de Vitamina C é geralmente encontrada em cápsulas ou em líquido. É importante ainda se atentar para a quantidade diária de ingestão, seguindo sempre a orientação de um médico ou nutricionista.

 

O cuidado com o excesso desse nutriente é imprescindível, isso porque se houver a ingestão de doses superiores a recomendada, algumas condições podem surgir, como o sobrecarregamento dos rins, onde pode ser afetado todo o seu funcionamento e ainda aumentar as chances de desenvolver cálculo renal.

 

Porém, em alguns casos específicos como infecções e tabagismo, e até mesmo no período de gestação a dosagem de Vitamina C pode ser indicada em alto teor. Por exemplo, para quem possui o hábito da prática de exercícios diários, e os fazem com intensidade, geralmente são indicados uma maior quantidade de ingestão de Vitamina C, sempre de acordo com o grau de intensidade. Isso é feito pela necessidade de suprir os nutrientes que nosso corpo pode perder durante os exercícios.

 

Já o tempo de suplementação da Vitamina C necessário para se obter resultados satisfatórios quanto à diversas melhorias que a vitamina apresenta, pode variar de acordo com cada organismo. Além disso, fazer a ingestão da quantidade necessária é fundamental para aproveitar tudo aquilo que de melhor ela oferece sem correr nenhum tipo de risco. A seguir, confira quais as formas e como tomar a Vitamina C.

 

Líquido: Nessa forma de ingestão, a Vitamina C pode ser tomada em forma líquida e pode ser facilmente absorvida pelo organismo. Existem diversos produtos industrializados que geralmente adicionam a vitamina C à sua fórmula. Os sucos e cereais, geralmente, podem ser encontrados em supermercados. Um dos grandes problemas dessa forma de ingestão é que esses produtos podem conter uma grande quantidade de açúcar, e o benefício do consumo da vitamina C pode acabar sendo anulado pela quantidade de açúcar presente nesses produtos.

 

Cápsula: A vitamina C em cápsulas também é uma uma das opções de uso da vitamina de forma facilitada, essa forma é a ideal para se ter o controle de um bom nível de Vitamina C no organismo e ainda obter tudo o de melhor que ela pode oferecer. A quantidade ideal recomendada para que o organismo possa utilizar de uma boa manutenção é de  até 12q0 mg ao dia, sendo o mínimo 30mg. Pessoas que possuem o hábito de fumar, os níveis de vitamina C são diminuídos drasticamente, por isso é importante a suplementação diária e com um acompanhamento médico para fumantes.

 

Comprimidos: Uma outra forma que diversas pessoas utilizam a vitamina C é na forma de de comprimidos, de forma bastante específica são encontrados geralmente os efervescentes, que estimulam as defesas orgânicas em épocas de maior perigo de infecções. As dosagens desse comprimido podem podem equivaler a 1g de Vitamina C por dua. De uma forma bem fácil, coloque o comprimido efervescente de Vitamina C em um copo com água, e ele se dissolverá de forma rápida e espontânea. É necessário ser bebido imediatamente após a dissolução.

 

Alimentos: Os nutrientes da vitamina C também está presente em diversos tipos de alimentos. As frutas, por exemplo, como a laranja, que é uma das mais conhecidas por possuir Vitamina C, o limão e o morango e diversas outras são excelentes fontes para obter fontes dessa vitamina no dia a dia. O ácido ascórbico (Vitamina C) pode ainda ser encontrado naturalmente em alimentos industrializados que introduzem a vitamina C em seu conteúdo, como por exemplo em alguns cereais ou os sucos de fruta.

 

Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

A Vitamina C não possui maiores efeitos adversos e possui um baixíssimo nível de toxicidade. Alguns sintomas adversos que podem surgir são a náusea, diarréia e outros se tratando do sistema digestivo, mas esses sintomas só surgem caso aconteça uma ingestão em alta dose desse nutriente. Além disso, o uso de forma prolongada, e sem um acompanhamento de dosagem necessária, pode resultar em cálculos renais, principalmente em pacientes que possuam casos de insuficiência renal.

 

Em casos onde são feitos tratamentos e assim, o uso prolongado de Vitamina C, possuindo uma alta dosagem, pode ocasionar alguns sintomas de deficiência se, de alguma forma, as doses forem reduzidas ao normal. Mas, de toda forma, desde que for ingerida de acordo com a recomendação de um médico especialista, o seu uso não resultará em um excesso de Vitamina C.

 

Por último, é muito importante mencionar que um dos mais casos com efeitos adversos é na verdade com o uso de injeções de Vitamina C para fins de tratamentos estéticos. Na verdade, esse tipo de tratamento não é indicado por nenhum profissional da saúde especializado, e nem apoiado por especialistas. A utilização de injeções de vitamina C  é um recurso específico e utilizado apenas em hospitais, se houver necessidade.

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