Vitamina B9

 

A vitamina B9 conhecida no mercado das vitaminas tem como nomes científicos: Ácido fólico, folato e metil-folato, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato pode ser absorvido naturalmente através da ingestão dos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.

 

O folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Nesse artigo, veremos tudo sobre a Vitamina B9! O que é, para que serve, como tomar e mais! Confira!

 

O que é Vitamina B9?

A vitamina B9 participa diretamente do processo de biossíntese de diversos compostos. Entre esses, destaca-se a síntese de purinas e pirimidinas, dois importantes compostos usados na formação do DNA. Ela também faz a transformação da serina em glicina, no catabolismo da histidina a ácido glutâmico e na maturação de eritrócitos e leucócitos.

 

É possível encontrar a vitamina B9 em diferentes tipos de alimento, principalmente nos vegetais folhosos e vísceras. Essa vitamina, na maioria dos casos, é encontrada na forma de poliglutamato. A absorção da vitamina B9 ocorre a partir da perda de resíduos de glutamato e liberação de proteínas alimentares. O excesso dessa vitamina é excretado pelos rins e alguma parte pode ser armazenada no fígado.

 

Qual a função da Vitamina B9?

Vale destacar que a vitamina B9 aumenta a produção de energia, poisatua diretamente nos músculos e nas células musculares em geral, evitando o que os médicos chamam de fadiga muscular, o que compromete a movimentação daquela área e a realização de atividades que precisam do trabalho desse respectivo músculo.

 

Por fim, ela também auxilia na produção de proteínas e de hemoglobinas, otimizando ainda mais esses processos, já que são elas as responsáveis pelo crescimento celular de uma forma geral, pois promovem o transporte de oxigênio para as células, fazendo com que elas produzam grandes quantidades de energia para o corpo.

 

Para que serve a Vitamina B9?

O folato é vitamina importante o bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. Sendo recomendado às gravidas começarem a suplementação pelo menos um mês antes da gravidez e continuar após as primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.

 

Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato da vitamina B9 é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

 

Todo o complexo B tem papel importante na saúde da pele, unhas e cabelos, ajudando no crescimento dos mesmos. Combate também à acne e a dermatite, deixa a pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada.

 

Ele age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor.O folato se combinado com as vitaminas B6 e B12 é possível à redução nos níveis de homocisteína, um aminoácido que em excesso afeta o aparelho cardiovascular (sistema circulatório e coração) de forma negativa, impedindo a reparação celular (um processo conhecido por metilação). Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial.

 

Outros benefícios da Vitamina B9:

Suplementos da Vitamina B9 podem prevenir a progressão do câncer, segundo estudo publicado na revista científica Câncer da Sociedade Americana de Câncer. O estudo forneceu dados para apoiar a hipótese de que a insuficiência de ácido fólico é um fator de risco para a ocorrência do câncer.

 

O folato é incorporado a coenzimas que são essenciais para uma variedade de reações no metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos, tais como a síntese e reparação de DNA (o que evita a formação de células defeituosas que poderiam se transformar em uma célula maligna) e a conversão de homocisteína em metionina, seu excesso está ligado a problemas de saúde crônicos, tais como câncer e doenças cardiovasculares. Confira alguns benefícios que a Vitamina B9 pode trazer;

 

Melhora a saúde da pele e cabelo: como toda vitamina do complexo B, a vitamina b9 pode melhorar significativamente a saúde do cabelo, já que possui os nutrientes necessários para desenvolver um crescimento saudável dos fios de cabelo. Dessa forma, o couro cabeludo também é beneficiado, a fim de que fortifiquem esses fios.

 

Já no caso das unhas, o crescimento e sua fortificação também são importantes para muitas mulheres que visam um objetivo mais estético de uso da vitamina B9. As unhas mais quebradiças ou que não crescem tanto, podem ser beneficiadas com os nutrientes do suplemento vitamínico do ácido fólico.

 

Ajuda no desempenho em treinos físicos: a vitamina b9 também pode ser útil na rotina dos atletas que praticam constantemente exercícios físicos pesados. Isso porque sua presença no organismo pode assegurar maior produção de energia, já que ela colabora na síntese de proteínas e suas conversões em ATP.

 

Ademais, também é válido ressaltar que um estudo já comprovou, para aqueles que desejam maior hipertrofia, que vitamina b9 pode proporcionar cerca de 20% de massa muscular a mais, do que uma dieta sem seu uso. Com isso, percebemos tamanha importância do produto para fins atléticos, visto que ela promove maior desenvolvimento muscular.

 

Previne a anemia: Diversas pessoas possuem anemia ou obtêm tendência para tê-la. Os motivos para que ela possa ser causada são muitos. O primeiro deles é o fato de o indivíduo apresentar baixos teores de ferro no organismo e ainda ter a absorção desse sal mineral, dificultada. Com isso, a oxigenação das células é bastante difícil.

 

Outro ponto é a alimentação, que pode ser mal elaborada, fazendo com que a vítima não consuma ferro adequadamente para suprir as necessidades do corpo humano. Dessa forma, diversos sintomas como fraqueza e indisponibilidade, aparecem gradualmente. Porém, o interessante é que a vitamina b9 é capaz de resolver esses dois problemas.

 

O primeiro problema é resolvido pelo fato de que a vitamina b9 é ótima para facilitar a absorção de ferro e fornecer quantidades desse mineral para o corpo. A segunda questão é que a vitamina b9 inserida na alimentação, facilita a absorção de ferro e alguns alimentos que contenham vitamina b9, também irão conter ferro, prevenindo a anemia dos dois modos.

 

Fortalece o Sistema imunológico: O sistema de anticorpos do corpo humano ainda pode ser beneficiado com o uso de vitamina b9. Ele aumenta a produção desses agentes protetores no corpo, impedindo que os radicais livres possam agir nas células, causando diversas enfermidades em que são responsáveis.

 

Assim, também podemos afirmar que a vitamina B9 possui uma ação antioxidante, já que os anticorpos sintetizados por seu estímulo são os linfócitos-b, responsáveis por eliminação de agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias, etc. Dessa maneira, pode-se dizer que a vitamina b9 protege seus consumidores.

 

Melhora a sanidade mental: A saúde mental do consumidor de vitamina b9 também é assegurada com o uso do produto. De maneira geral, os índices de hormônios que aumentam a sensação de bem estar e prazer, são ampliados de forma considerável no sistema endócrino. Isso quer dizer que, de certo modo, a vitamina b9 promove a produção desses hormônios.

 

O interessante a pensar é que isso faz com que o produto possa ser utilizado como complemento para tratamentos de ansiedade, depressão e outras enfermidades que causam grandes sensações de angústia e preocupação. Por isso, alguns psiquiatras e terapeutas, geralmente, receitam o uso natural de vitamina b9 para seus pacientes.

 

Ajuda na saúde do coração: A vitamina b9 também pode influenciar na saúde cardiovascular. Isso ocorre devido a sua participação no controle de homocisteína, substância que pode danificar os vasos sanguíneos e causar uma série de doenças.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Sobre onde comprar a vitamina B9, sempre recomendamos as alternativas naturais. Por isso, é válido ressaltar a importância de adquirir mercadorias da vitamina em lojas de produtos naturais. Isso porque os industrializados podem conter aditivos que são prejudicais à saúde, pois causam reações alérgicas.

 

Ademais, o preço da vitamina B9 é bastante acessível. As não se preocupe tanto com isso! Pois temos o melhor preço do mercado! Para mais informações sobre as dosagens necessárias e cada método de consumo existente, preparamos uma lista que aborda os detalhes gerais de cada forma de uso disponível! Confira, a seguir!

 

Cápsulas: As cápsulas são métodos de consumo que simbolizam praticidade e uso instantâneo para absorção rápida de nutrientes, seja o que tiver inserido nelas. Por isso, com a Vitamina B9 não seria diferente! Porém, é preciso levar em consideração que as dosagens variam de acordo com o objetivo de uso. Veja:

 

Para manter a saúde e prevenir doenças cardíacas: dose diária de 400 a 800 mcg. Para mulheres que podem engravidar: dose total diária de 800 mcg (reservas adequadas de ácido fólico são importantes, pois a vitamina participa do desenvolvimento dos bebês desde a concepção.).Pessoas com depressão: 400 mcg ao dia como parte de um suplemento de complexo B.

 

Líquido: Mesmo que não seja tão comum, é possível ainda encontrar vitamina B9 em forma líquida no mercado. O uso delas baseia-se em meia colher de chá todos os dias, como uma suplementação diária durante as refeições principais. Com isso, ela também pode ser adicionada em água ou sucos.

 

Alimentos com Vitamina B9: É possível também encontrar alimentos que contenham ácido fólico em sua composição, sendo a alternativa mais natural possível para adquirir o nutriente. Além disso, são bastante inseridos em dietas que precisam de Vitamina B9, mas que o consumidor não tenha dificuldades com a absorção. São alimentos como ovo, peito de frango, carne de boi, etc.

 

Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Vitaminas, como o suplemento desta vitamina, não apresentam efeitos colaterais tão intensos como medicamentos alopáticos. Muito mais perigoso é tomar um analgésico ou um anti-inflamatório. Se houver uma ingestão exagerada de Vitamina B9 por um longo período isto pode resultar em uma deficiência de vitamina B12, o que pode causar danos ao sistema nervoso e anemia.

 

Embora seja relativamente rara, a deficiência aguda de ácido fólico pode causar uma forma de anemia, diarreia crônica e atraso no crescimento. Porém, muito mais comum é um nível baixo da vitamina; que não provoca sintomas, mas eleva o risco de doença cardíaca ou de defeitos congênitos.

Blog Naturemed