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Vitamina B2

 

Alternativas naturais, seja principalmente para alimentação, são cada vez mais buscadas pela população nos tempos atuais. Tratamentos fitoterápicos, chás, sucos detox, frutas e extratos são frequentes opções. Entretanto, a suplementação ganha força, quando se trata de hipovitaminoses, ou hipervitaminoses, em situações de carência.

Dessa forma, vitaminas possuem destaque em métodos saudáveis ultimamente, sendo o complexo B, o maior protagonista. No entanto, suas fragmentações variam em diversas funções e adquirem importâncias particulares. Neste texto, abordaremos sobre a Vitamina B2 e suas características, além de informações necessárias para consumo e aquisição.


O que é Vitamina B2?

A priori, é válido o entendimento sobre importantes detalhes a respeito da Vitamina B2, como suas denominações, origem, nome científico, entre outros. Nessa perspectiva, a compreensão, posteriormente, será efetivada. Vejamos:

Anteriormente categorizada como vitamina G, a B2 é um composto orgânico, do grupo das flavinas (ou riboflavinas) que formam o complexo B. Quando ocorrem reações químicas de síntese entre certos compostos e sua cadeia principal, moléculas como a dinucleótido de flavina e adenina (FAD) e mononucleótido de flavina (FMN) são formadas. Estas, fazem parte de proteínas transportadoras de elétrons, responsáveis por fornecer ATP para as células na etapa final da respiração celular, a fosforilação oxidativa.

A Riboflavina é uma vitamina hidrossolúvel (polar) e pertencente ao grupo das essenciais, ou seja, não são produzidas suficientemente pelo corpo, o que gera situações de suplementação alimentar. Caso se interesse após ler inteiramente o artigo, no site da Naturemed, você pode encontrar Caixas com 120 cápsulas de 35mg das Vitaminas do Complexo B, incluindo a B2.


Para que serve Vitamina B2?

As funcionalidades existentes na segunda fragmentação do Complexo B são variadas, as riboflavinas possuem importantes papéis no organismo, como estimular a produção de sangue e os processos metabólicos. Entre os benefícios, estão:

 

- Participação da produção de ATP no corpo;

- Favorecimento do crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;

- Atuar como antioxidante, prevenindo doenças como câncer;

- Manter a estabilidade das hemácias do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio;

- Efetivar o desempenho dos olhos e prevenir catarata;

- Garantir a saúde da pele e da boca;

- Permitir o bom funcionamento do sistema nervoso;

- Diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas.

 

Alguns alimentos com Vitamina B2:

A presença de Riboflavinas em alimentos é variada e as opções são diversas. Importante ressaltar que a eficácia dos benefícios é diretamente proporcional à quantidade ingerida. Porém, mais a frente, relataremos sobre cuidados com a dose diária. A seguir a listagem de alguns exemplos:


Alimentos (100g) / Quantidade de vitamina B2 = Energia

- Fígado de boi cozido / 2,69 mg = 140 kcal

- Leite integral / 0,24 mg = 260 kcal

- Queijo minas frescal / 0,25 mg = 264 kcal

- Iogurte natural / 0,22 mg = 51 kcal

- Levedo de cerveja / 4,3 mg = 345 kcal

- Aveia em flocos / 0,1 mg = 366 kcal

- Amêndoas / 1 mg = 640 kcal

- Ovo cozido / 0,3 mg = 157 kcal

- Espinafre / 0,13 mg = 67 kcal

- Lombo de porco cozido / 0,07 mg = 210 calorias

 

Como tomar e consumir?

Além da diversidade de alimentos para o consumo de Vitamina B2, há opções como a suplementação em cápsulas, geralmente encontradas em multivitamínicos como os produtos comercializados no site da Naturemed, que envolvem o complexo B em um preço acessível. 

Para homens maiores de 18 anos saudáveis, a recomendação da dose diária é de 1,3 mg por dia, enquanto para mulheres, deve ser de 1,1 mg. Para amamentadoras ou gestantes, a dosagem aconselhável é de 1,4mg a 1,6mg. Já para adolescentes, em torno de 1,2mg por dia é o ideal.

Contudo, referente as dosagens inseridas, é bom seguir a política do meio-termo. Pois, por exemplo, a hipovitaminose poderá causar lesões nos cantos da boca (estomatite angular), problemas de pele, excesso de células sanguíneas (hiperemia), perda de cabelo e de peso, problemas reprodutivos e danos no fígado e sistema nervoso. Já a hipervitaminose, não é comum pois a capacidade de absorção desta molécula é limitada, ou seja, se você ingere suplementações mais que o preciso, será apenas um dinheiro gasto desnecessariamente. 


Contraindicação:

Para finalizar, alguns cuidados são aconselháveis perante o consumo e aproveito da Vitamina B2. É contraindicado em caso de gravidez (sem autorização médica), Hipersensibilidade, conhecida a um de seus componentes e produtos proteicos derivados de amendoim, Hipervitaminose, para recém-nascidos, lactantes e crianças com menos de 11 anos. Não é recomendado para uso em situações hipervitaminose ou que apresentam sinais de intolerância à tiamina (B1). Deve-se procurar um profissional da saúde, como médico, nutricionista, ou cirurgião-dentista, para coletar mais informações e estar ciente da regulamentação diária para seu organismo.

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