Vitamina B12

 

Sabemos que cada dia mais as pessoas tem buscado por opção naturais que podem contribuir para a sua saúde e aqui vamos falar mais uma vez de uma da vitamina B12, no qual, têm se tornado popular como uma das formas de suplementação para garantir que o corpo trabalhe e funcione melhor.

 

Os hábitos saudáveis e uma alimentação saudável estão sendo necessários na atualidade. Cada vez mais as pessoas estão tendo problemas relacionados a várias doenças em relação a saúde, sendo assim, necessário uma modificação na rotina.

 

As carências nutricionais podem ser um dos maiores problemas para diversas pessoas que necessitam de quantidades adequadas de nutrientes à suas dietas. Muitas das vezes só a alimentação não é suficiente para absorver todos os nutrientes e a vitamina B12, onde é um componente importante para manter o bom funcionamento da saúde no organismo, se apresentando como uma das mais insuficientes na alimentação.

 

Com isso, a demanda por vitaminas essenciais (não produzidas pelo corpo), cresce de forma exponencial, principalmente para corrigir erros do organismo que a má alimentação acarreta. E essa vitamina vai ajudar o organismo em várias funções, como: criar o seu DNA e manter os glóbulos vermelhos saudáveis.

 

Além disso, ela é uma vitamina que,o próprio corpo não pode produzir vitamina B12 o suficiente, é necessário obtê-la por meio de alimentos de origem animal ou de suplementos. Essa prática precisa ser contínua, pois o seu corpo necessita desse nutriente diariamente. Abaixo, vamos falar mais sobre como essa vitamina pode ser benéfica para você!

 

O que é Vitamina B12?

Sabemos que ter uma alimentação adequada e equilibrada nem sempre é possível, isso porque, geralmente nos toma muito tempo e dedicação, e hoje atualmente, as pessoas estão preferindo por praticidade e conforto, contudo sabemos que os resultados no nosso corpo não são bons, sendo necessário ter uma suplementação equilibrada para manter o funcionamento adequado do corpo.

 

Podemos dizer que, as vitaminas vão ser um composto orgânico, no qual, nosso corpo necessita quantidades diariamente. Geralmente, sabemos que esses nutrientes não são produzidos pelo nosso organismo, sendo necessária a ingestão de alimentos para absorver a vitamina B12.

 

Afinal, as vitaminas são classificadas em hidrossolúvel e lipossolúvel e a vitamina B12 vai entrar no conjunto de hidrossolúvel, aliás todas do complexo B vão ser desse grupo.Essa vitamina faz parte de um grupo do complexo B que se compõe por 8 substâncias. Ela é bastante conhecida como cianocobalamina ou cobalamina, porque possui além do cianeto, o mineral cobalto em sua composição. Sua complexidade é maior do que as outras e sua cadeia é extensa.

 

Ela foi descoberta por volta de 1948, graças a uma pesquisa realizada para um tipo determinado de tratamento para a anemia, no qual, foi possível constatar que, esse quadro foi melhorado quando se ingeria uma quantidade de fígado, assim, isolaram o composto ativo para curar a doença e assim a vitamina B12 ficou conhecida.

 

A vitamina B12 é facilmente metabolizada e absorvida por todo o nosso organismo. Toda essa absorção ocorre na parte terminal do intestino delgado. A cobalamina é também extremamente fundamental para o melhor funcionamento do sistema nervoso, intestino e de todas as células.

 

A origem animal são uma das principais fontes de B12, assim, vegetarianos necessitam exclusivamente de suplementação dessa vitamina para a manutenção adequada da saúde. Algumas opções ricas no nutriente são: leites e derivados, ovos, peixes como salmão, atum, truta e etc., ostras e carnes bovinas e suínas, principalmente o fígado de boi.

 

É ainda muito importante destacar que a dieta precisa ser a mais saudável e variada possível, assim, todas as carências e complicações nutricionais podem ser evitadas. Destacamos ainda que, mesmo consumindo todos os alimentos indicados, a absorção pode não ser totalmente completa, dificultando assim todo o funcionamento do organismo. Abaixo, iremos destacar melhor sobre as funções da vitamina B12 no corpo.

 

Qual a função da Vitamina B12?

Sabemos que, as vitaminas são nutrientes extremamente necessários para manter o funcionamento do corpo, contudo elas não são sintetizadas, ou seja, não são feitas pelo nosso organismo. Sendo assim, necessárias fazer o consumo de alimentos, no qual é importante saber onde encontra-las para manter os níveis adequados desses nutrientes.

 

A função da vitamina B12 vai ser extremamente importante para o organismo, pois, ela vai participar basicamente de duas reações, no qual, é a produção de metionina e a isomerização da metilmalonil-CoA. Como a vitamina B12 é hidrossolúvel, ela vai ser importante para ajudar na absorção de todos os nutrientesdo organismo.

 

Além, de contribuir na manutenção do metabolismo do sistema nervoso e de todos os glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a evitar a falta de energia, exaustão e fadiga devido à carência desse nutriente, afinal as vitaminas do complexo B, tem a capacidade de converter carboidratos em glicose.

 

Essa vitamina ainda, ajuda a tratar a anemia, depressão e degenerações cerebrais. Além disso, como mencionado, ela contribui ativamente para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso central e na melhoria contínua de todo o condicionamento físico, atuando na oxigenação do corpo, ajuda a prevenir doenças cardíacas, isso porque ela é capaz de controlar os níveis de um aminoácido chamado homocisteína.

 

Falar da função da vitamina B12 sem dúvida é extremamente importante, contudo, devemos ressaltar também o que ocorre quando se tem uma deficiência dessa vitamina, apesar dos sinais serem praticamente difíceis de ser notado, pois a vitamina B12 pode ficar armazenada até 5 anos no organismo, é preciso levar em conta aos sinais, apesar de serem generalizado e individuais de cada pessoa, assim a sua carência pode apresentar sintomas, como: fadiga, falta de ar, nervosismo, diarreia, redução na capacidade cognitiva, formigamento dos dedos e pés e até mesmo a perda de apetite.

 

Vale ressaltar a importância de buscar em fazer exames de rotina para verificar os níveis adequados dessa vitamina, afinal por ser uma vitamina diretamente ligada ao sangue, a sua deficiência pode ser bem preocupante.

 

Para que serve a Vitamina B12?

Nos dias de hoje, sabemos que, as pessoas tem buscado e preocupado cada vez mais em ter uma alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida, isso tem modificado muito o cenário das pessoas que buscam por alternativas mais saudáveis.

 

Depois de todos esses pontos que falamos sobre a vitamina B12, fica o questionamento para que serve a vitamina B12? Resumidamente podemos dizer que a vitamina B12 é extremamente essencial para manter o bom funcionamento do corpo.

 

Afinal, ela é essencial para o bom funcionamento normal do cérebro e de todo o sistema nervoso, como dito no decorrer do texto, essa vitamina está intimamente ligada ao sangue, ou seja, à criação e regulação do DNA, agindo diretamente nas células neurais e também na formação de glóbulos vermelhos.

 

O bom desempenho do metabolismo de todas as células do corpo depende grandemente da ação da vitamina B12 no organismo, isso porque ela desempenha um papel importante na produção e liberação de energia, contribuindo para que o organismo possa absorver o ácido fólico necessário. Abaixo, vamos citar detalhadamente sobre todos os benefícios da vitamina B12 no organismo.

 

Outros benefícios da Vitamina B12?

Sabemos que os benefícios da vitamina B12é indiscutível para a saúde, além de ser um nutriente importantíssimo, cada vez mais a ciência tem buscado a estudar esse nutriente para entender melhor e compreender todos os seus benefícios no corpo.

 

Além disso, a vitamina B12é rica em diversas funções, essenciais para garantir um valor nutricional enorme para o nosso corpo, trazendo assim, vários pontos positivos com o seu consumo, no qual vamos poder explanar melhor todos os benefícios desse nutriente, como:

 

Bom nutriente para os músculos: diversas pesquisas mostraram que a vitamina B12 pode contribuir ativamente na regeneração dos músculos e na manutenção das reservas de energia, isso porque sua ação interfere na síntese de creatina, uma proteína altamente essencial para manter os níveis adequados de massa muscular. 

 

Mudanças de humor: pessoas que possuem deficiência de vitamina B12 possuem mais facilidade para ter episódios de alterações de humor, uma vez que os baixos níveis dessa vitamina estejam intimamente ligados à distúrbios do humor e também do cérebro, como demência e depressão. 

 

Produtividade e na disposição: muito além de contribuir para a melhoria de todo o condicionamento físico, oxigenação e o melhor funcionamento de todos os neurônios, faz com que pessoas que tem bons níveis de vitamina B12 sejam bem mais produtivas e estejam mais dispostas para as tarefas do dia a dia, diferente de quem não a possui.

 

Forma as células vermelhas do sangue: podemos dizer que, esse nutriente é essencial para ajudar a formar e a maturação das células vermelhas do sangue.

 

Sistema nervoso central: a vitamina B12 é essencial para a manutenção das funções do sistema nervoso, isso porque ela previne que tenha o desgaste dos neurônios.

 

Previne contra o câncer: uma pesquisa feita pelo Intitute of Oregon State University, nos Estados Unidos, descobriu que manter os níveis de vitamina B12 regularmente é capaz de reduzir o risco do câncer, isso porque, ela reduz a quebra dos cromossomos a danos no DNA.

 

Previne a anemia megaloblástica: vimos que a vitamina B12 ajuda na formação e integridade das hemácias, sendo um ótimo aliado para prevenir a anemia megaloblástica, no qual é caracterizada pela anormalidade de tamanho das hemácias.

 

Bom para os idosos: esse nutriente ainda é ótimo aliado para os idosos, isso porque ela vai ajudar a manter o sistema nervoso funcionando, além de evitar o encolhimento do cérebro ao longo dos anos.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar da vitamina B12 você já deve estar se perguntando como e onde pode adquirir esse nutriente com grandes benefícios para o corpo, não é mesmo?! Pois, então não se preocupe porque vamos explanar agora todas as formas que você encontra a vitamina B12 e como tomar.

 

Existem diversas formas da vitamina B12, e essas formas estão normalmente ligadas ao mineral cobalto. Todo esse conjunto da vitamina B12 são chamados de cobalamina, sendo a metilcobalamina e a 5-desoxiadenosilcobalamina, todas essas são ativas no metabolismo humano.Essa vitamina vai ser facilmente encontrada nos alimentos ou como forma de suplementação, seja em lojas de produtos naturais ou até nas farmácias.

 

Alimentos: como já falamos uma alimentação equilibrada é necessária para absorver diariamente a vitamina B12, onde vamos conseguir através dos alimentos de origem animal, como: fígado, filé de fígado de frango, ovos e alguns peixes, como: salmão, arenque e truta.

 

Cápsulas: a forma de suplementar da vitamina B12 em cápsulas, deve ser prescrita por um médico, afinal, só depois de comprovar a necessidade de elevar os níveis que poderão ser feitos a suplementação. Sendo assim, as dosagens são especifica para cada paciente.

 

Injetável: a forma injetável é mais rápida e eficiente para aqueles que necessitam elevar os níveis de forma rápida, contudo só deve ser tomada em orientação de um profissional de saúde. 

 

Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Depois de tanto falar sobre a vitamina B12, seus benefícios no organismo e o que a sua deficiência pode causar, fica a dúvida se esse nutriente pode causar algum efeito colateral, não é mesmo?!

 

Não existe tantas contraindicações ou efeitos colaterais se tomado de forma correta, contudo o excesso pode ocorrer até mesmo na alimentação, podendo causar alguns efeitos adversos como: ansiedade, dor de cabeça, tontura, náuseas e vômito.

 

Dessa forma, ressaltamos a importância de uma orientação de um profissional, antes de iniciar qualquer tratamento ou forma de suplementação, afim de evitar os efeitos colaterais, conseguindo absorver o máximo dos benefícios da vitamina B12.

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