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Vitamina B1

 

Os hábitos saudáveis e uma alimentação saudável estão sendo necessários na atualidade. Problemas relacionados a presença de gorduras ruins ou má digestão são frequentes, como infartos e obesidade, ou pelo excesso de minerais como corpo, como o sódio, que causa a hipertensão arterial. Dessa maneira, a procura por opções naturais e seguras é intensificada.

Com isso, a demanda por vitaminas essenciais (não produzidas pelo corpo), cresce de forma exponencial, principalmente para corrigir erros do organismo que a má alimentação acarreta. Assim, uma das alternativas é a vitamina B1, utilizada para vantagens metabólicas e neurais. Neste texto, falaremos detalhadamente sobre este composto.

 

O que é Vitamina B1?

Primeiramente, é preciso compreender a definição de vitamina B1, sua origem e porque tal denominação, para melhor compreensão posterior sobre determinado assunto.

Conhecida como Tiamina ou Hidrocloreto de Aneurina, é composto polar (solúvel em água e alguns alcoóis) definida como essencial, ou seja, que o corpo não é capaz de produzir e armazenar o suficiente, sendo necessária a ingestão. O nome "B1" refere-se como uma fragmentação, ou uma parte, do complexo B, conjunto de vitaminas responsáveis por diversas funções metabólicas.

 

Para que serve Vitamina B1?

A variedade benefícios do complexo B é extensa, mas pode ser específica, na medida em que é analisa de parte a parte, como a B1. Essa especificidade, é responsável por otimização do metabolismo e nervos periféricos. Vejamos:

Um das vantagens da Tiamina é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano. Na síntese dos glóbulos vermelhos, garante o fornecimento adequado de oxigênio para as células. Além de proteção no sistema nervoso, a vitamina B1 estimula uma boa memória e capacidades ampliadas de concentração e raciocínio. Protege a regularidade das funções do coração,  há menor ocorrência de catarata entre as pessoas que possuem quantidades adequadas do composto,. É capaz de proteger o corpo dos radicais livres, substâncias nocivas produzidas por diversas reações químicas no interior do organismo. Através do estímulo à secreção de ácido clorídrico , torna a digestão mais eficaz. Além disso, a síntese dos glóbulos vermelhos para que serve a vitamina B1, garante que os músculos tenham o aporte necessário de oxigênio, causando maior resistência nos treinos.

 

Vitamina B1 emagrece?

   Contudo, sempre há o interesse de informações a respeito do processo de emagrecimento por esses compostos. Muitas propagandas de todas as áreas do comércio alimentar afirmam, com toda a certeza, que a Tiamina é diretamente benéfica para a perda de peso. Entretanto, estão errados.

      Na verdade, o efeito se dá indiretamente através do papel em manter uma nutrição equilibrada pelo bom funcionamento do sistema digestório. Ela ajuda o corpo a conseguir todos os nutrientes requeridos, bloqueando duas reações típicas quando há carência de compostos essenciais: o armazenamento de gordura e o apetite intenso. Dessa forma, a Vitamina B1, apenas contribui para o procedimento emagrecedor.

 

Alguns alimentos com Vitamina B1:

    A diversidade de alimentos que possuem Vitamina B1 é imensa, é encontrada numa variedade de fontes animais e vegetais como carnes, vísceras (especialmente o fígado, coração e rins), gema de ovo e grãos integrais. Neste tópico, segue uma lista dos principais compostos com presença considerável de tiamina. Para maiores resultados, eficácia dos benefícios é diretamente proporcional a quantidade da vitamina na ingestão.

 

Alimentos / Quantidade de vitamina B1 em 100 g = Energia em 100 g

- Levedura de cerveja em pó / 14,5 mg = 345 calorias

- Gérmen de trigo / 2 mg = 366 calorias

- Sementes de girassol / 2 mg = 584 calorias

- Presunto defumado cru / 1,1 mg = 363 calorias

- Castanha do pará / 1 mg = 699 calorias

- Castanha de caju torrada / 1 mg = 609 calorias

- Ovomaltine / 1 mg = 545 calorias

- Amendoim = 0,86 mg = 577 calorias

- Lombo de porco cozido / 0,75 mg = 389 calorias

- Farinha de trigo integral / 0,66 mg = 355 calorias

- Carne de porco assada / 0,56 mg = 393 calorias

- Flocos de cereais / 0, 45 mg = 385 calorias

 

Como tomar e consumir:

      Para aqueles que não conseguem manter uma dieta que forneça quantidades adequadas dessa vitamina essencial, há a opção de suplementação. Multivitamínicos podem ser úteis, principalmente se oferecerem a Tiamina em sua forma ativa. Assim, já esta pronta para exercer suas funções, sem necessidade de transformação pelo organismo. É importante que esteja em concentração suficiente, para produzir efeitos.

     A dose diária de vitamina B1 em homens a partir dos 14 anos é de 1,2 mg/dia, em mulheres, a partir dos 19 anos, a dose recomendada é de 1,1 mg/dia. Na gravidez, a dose recomendada é de 1,4 mg/dia, enquanto para jovens, a dose varia entre 0,9 e 1 mg/dia. Caso interessado, em nosso site, comercializamos suplementações que incluem a Tiamina.

 

Contraindicação:

    Para finalizar, há cuidados que serão de extrema importância para o consumo. Este composto é contraindicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Para suplementação, Um a dois (1 a 2) comprimidos revestidos ao dia, ou a critério médico. Não ultrapasse a dose máxima diária de 2 comprimidos ao dia. Em caso de dúvidas ou desejo de iniciar a ingestão para tratamentos, consulte seu médico, nutricionista, ou cirurgião-dentista. 

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