Vitamina B1

 

Sabemos que cada dia mais as pessoas tem buscado por opção naturais que podem contribuir para a sua saúde e aqui vamos falar mais uma vez de uma das “queridinhas” das pessoas a vitamina B1, têm se tornado popular como uma das formas de suplementação para garantir que o corpo trabalhe e funcione melhor.

 

Os hábitos saudáveis e uma alimentação saudável estão sendo necessários na atualidade. Cada vez mais as pessoas estão tendo problemas relacionados a presença de gorduras ruins ou má digestão são frequentes, como infartos e obesidade, ou pelo excesso de minerais como corpo, como o sódio, que causa a hipertensão arterial. 

 

Esses problemas tudo se deve a rotina e correria do dia-a-dia, no qual ao preferir por alimentos saudáveis, as pessoas tem buscado por formas de alimentação mais rápida, fácil e processados, fazendo mal para a saúde. Dessa maneira, a procura por opções naturais e seguras é intensificada.

 

Com isso, a demanda por vitaminas essenciais (não produzidas pelo corpo), cresce de forma exponencial, principalmente para corrigir erros do organismo que a má alimentação acarreta. Assim, uma das alternativas é a vitamina B1, utilizada para vantagens metabólicas e neurais. Neste texto, falaremos detalhadamente sobre este composto.

 

O que é Vitamina B1?

Sabemos que ter uma alimentação adequada e equilibrada nem sempre é possível, isso porque geralmente nos toma muito tempo e dedicação e hoje atualmente as pessoas estão preferindo por praticidade e conforto, contudo sabemos que os resultados no nosso corpo não são bons, sendo necessário ter uma suplementação equilibrada para manter o corpo em bom estado.


Antes de começar a explicar sobre a vitamina B1, é preciso compreender a definição de vitamina B1, sua origem e porque tal denominação, para melhor compreensão posterior sobre determinado assunto. Além disso, sabemos que as vitaminas são essenciais para manter a função do corpo, de modo geral, podemos classifica-las em dois grupos: lipossolúveis e a hidrossolúveis.


Vitamina B1 ou conhecida também como tiamina ou hidrocloreto de aneurina, é composto polar (solúvel em água e alguns álcoois) definida como hidrossolúvel essencial, ou seja, dissolve em água e o corpo não é capaz de produzir e armazenar o suficiente, sendo necessária a ingestão. O nome "B1" refere-se como uma fragmentação, ou uma parte, do complexo B, conjunto de vitaminas responsáveis por diversas funções metabólicas.


A tiamina ou como chamamos de vitamina B1 começou a ser estudada em 1897 devido a ocorrência de uma doença chamada de beribéri, assim, em 1911 o Casimir Funk identificou no arroz um fator capaz de acabar com os sintomas da doença, dessa forma, denominou esse fator presente no arroz como a vitamina B1. Contudo, só entre 1926 a 1936 que conseguiram isolar e fazer a estrutura da vitamina B1.


Essa vitamina vai fazer papel fundamental no organismo, porém iremos detalhar melhor no subtítulo abaixo. Por enquanto podemos dizer que, a vitamina B1 está diversificada em vários alimentos, principalmente de fontes animais e vegetais, como: carnes, vísceras, gema de ovo e nos grãos integrais. Abaixo, vamos detalhar os principais composto que encontramos a vitamina B1, além disso, é importante ficar atento com a quantidade de ingestão desse nutriente para ter melhores benefícios:
 
Alimentos / Quantidade de vitamina B1 em 100 g = Energia em 100 g
Levedura de cerveja em pó / 14,5 mg = 345 calorias
Gérmen de trigo / 2 mg = 366 calorias
Sementes de girassol / 2 mg = 584 calorias
Presunto defumado cru / 1,1 mg = 363 calorias
Castanha do Pará / 1 mg = 699 calorias
Castanha de caju torrada / 1 mg = 609 calorias
Ovomaltine / 1 mg = 545 calorias
Amendoim = 0,86 mg = 577 calorias
Lombo de porco cozido / 0,75 mg = 389 calorias
Farinha de trigo integral / 0,66 mg = 355 calorias
Carne de porco assada / 0,56 mg = 393 calorias
Flocos de cereais / 0, 45 mg = 385 calorias

 

Qual a função da Vitamina B1?

Sabemos que, as vitaminas são nutrientes extremamente necessários para manter o funcionamento do corpo, contudo elas não são sintetizadas, ou seja, não são feitas pelo nosso organismo. Sendo assim, necessárias fazer o consumo de alimentos, no qual é importante saber onde encontra-las para manter os níveis adequados desses nutrientes.


Assim, podemos dizer que, para os médicos a vitamina B1 é uma das vitaminas mais importantes para o corpo, sendo chamada de tiamina com grande poder de transformar os carboidratos em energia entre outras funções no corpo, sendo encontrada principalmente em alimentos vegetais e animais.


Basicamente a vitamina B1 vai ter um papel fundamental e essencial para o metabolismo dos carboidratos, no qual vai contribuir para transformar os carboidratos em fontes de combustíveis, além disso, ela ativa as enzimas que controlam a decomposição da glicose no sangue, participa no controle dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico no corpo.


Principalmente a vitamina B1 vai ser absorvida no duodeno e no intestino delgado, contudo algumas pessoas devem ficar atentas, pois, podem sofrer problemas no organismo para absorver esse nutriente, sofrendo assim, uma alimentação deficiente e desencadear a deficiência da vitamina B1.

 

Já falamos sobre a função da vitamina B1, contudo é necessário conhecer também a carência desse nutriente, afinal ela pode gerar vários problemas na saúde, como: doença de beribéri, no qual vai provocar comprometimento dos nervos periféricos, diminuindo a força muscular, além disso, a carência davitamina B1 pode provocar paralisia, insuficiência cardíaca, pode causar problemas mentais e alterações motoras oculares.


Contudo, antes de fazer a suplementação da vitamina B1 é necessário passar por um médico para analisar seu quadro, pois, em pessoas saudáveis a mudança na alimentação já é o suficiente para garantir os níveis corretos da vitamina.


Para que serve Vitamina B1?

Nos dias de hoje, sabemos que, as pessoas tem buscado e preocupado cada vez mais em ter uma alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida, isso tem modificado muito o cenário das pessoas que buscam por alternativas mais saudáveis.


Depois de todos esses pontos que falamos sobre a vitamina B1, fica o questionamento para que serve a vitamina B1? Resumidamente, a vitamina B1, assim como as vitaminas do complexo B, os benefícios são extensos, mas no geral vão ser responsáveis pela otimização do metabolismo e nervos periféricos.


Além disso, a tiamina vai servir para ajudar a ativar as enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, sendo a principal fonte de energia para o corpo humano. Vai participar ainda da síntese dos glóbulos vermelhos, garantindo a oxigenação das células. 


Serve ainda, para proteger o sistema nervoso, estimular a memória, proteger o coração, proteger os radicais livres entre outros benefícios da vitamina B1 que vamos citar mais detalhado abaixo.

 

Outros benefícios da Vitamina B1: 

Sabemos que os benefícios da vitamina B1é indiscutível para a saúde, além de ser um nutriente importantíssimo, cada vez mais a ciência tem buscado a estudar esse nutriente para entender melhor e compreender todos os seus benefícios no corpo.


Além disso, a vitamina B1é rica em diversas funções, essenciais para garantir um valor nutricional enorme para o nosso corpo, trazendo assim, vários pontos positivos com o consumo da vitamina B1, no qual vamos poder explanar melhor todos os benefícios desse nutriente.


Garante o metabolismo saudável: esse nutriente é essencial para garantir um metabolismo saudável no organismo, pois, assim que absorvemos esse nutriente nos alimentos, ela vai garantir que seja distribuído uniformemente o oxigênio, sendo um processo fundamental e importante ao corpo.


Melhora o sistema imunológico: a vitamina B1 vai ser extremamente importante para evitar resfriados e gripes, além de ajudar a reduzir a fadiga crônica causada pelas doenças autoimunes e inflamatórias, como a SIDA-síndrome da imunodeficiência adquirida.


Mantém a saúde cardiovascular: vai ser responsável em garantir o funcionamento adequado e eficiente do sistema cardiovasculares, além de ser responsável em estimular a produção de neurotransmissor acetilcolina.


Melhora a atenção e previne transtornos neurológicos: um dos benefícios da vitamina B1 vai ser a capacidade de melhorar a função da memória, melhorando a concentração e rapidez do raciocínio.


Melhora o humor: além de estimular a produção da acetilcolina, ela ainda vai estimular a produção de serotonina e dopamina, responsáveis pelo humor e bem-estar.


Auxilia na prevenção das diabetes: ajuda a prevenir as diabetes do tipo 1 e 2, foi que o estudo pode comprovar, no qual observaram as baixas concentrações plasmáticas em pacientes diabéticos.


Combate e previne a anemia: a vitamina B1 vai ajudar a prevenir alguns tipos de anemia, principalmente as mais severas, isso porque a anemia reduz a produção de glóbulos vermelhos, no qual quando feito o tratamento com a vitamina B1 ela vai estimular a produção desses glóbulos.


Mantém a pele saudável: foi o que foi possível comprovar, a vitamina B1 é um grande antioxidante, no qual vai melhorar a circulação sanguínea e proteger contra o envelhecimento, melhorando a pele, unhas e cabelos.


Reduz e previne a hipertensão: podemos ver que, a deficiência dessa vitamina vai contribuir para as causas da hipertensão, assim, quando feito a suplementação e mantido os níveis adequados da vitamina B1 vai ajudar a evitar o desgaste vascular e regular a pressão sanguínea.

 

Vitamina B1 emagrece?

Após isso tudo que falamos sobre a vitamina B1, você deve estar se perguntando se esse nutriente tem a capacidade de te ajudar a emagrecer, não é mesmo?! O interesse por essas informações a respeito do processo de emagrecimento por esses compostos, são enormes, aliás existem muitas propagandas de todas as áreas do comércio alimentar afirmando, com toda a certeza, que a tiamina é diretamente benéfica para a perda de peso. Entretanto, não podemos afirmar isso.


Na verdade, o efeito se dá indiretamente através do papel em manter uma nutrição equilibrada pelo bom funcionamento do sistema digestório. Sabemos que, ela vai ajudar o corpo a conseguir todos os nutrientes requeridos, bloqueando duas reações típicas quando há carência de compostos essenciais: o armazenamento de gordura e o apetite intenso, além disso, ela transforma os carboidratos em energia ao corpo. 
Dessa forma, podemos dizer que a vitamina B1 só vai conseguir contribuir para o emagrecimento, caso seja feita uma mudança alimentar com a rotina de exercícios físicos. 

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar da vitamina B1 você já deve estar se perguntando como e onde pode adquirir esse nutriente com grandes benefícios para o corpo, não é mesmo?! Pois, então não se preocupe porque vamos explanar agora todas as formas que você encontra a vitamina B1 e como tomar.


Para aqueles que não conseguem manter uma dieta que forneça quantidades adequadas dessa vitamina essencial, há a opção de suplementação da vitamina B1. Multivitamínicos podem ser úteis, principalmente se oferecerem a Tiamina em sua forma ativa. Assim, já está pronta para exercer suas funções, sem necessidade de transformação pelo organismo. É importante que esteja em concentração suficiente, para produzir efeitos, assim encontramos a vitamina B1, em:


Alimentos: como já falamos uma alimentação equilibrada é necessária para absorver diariamente a vitamina B1, no qual encontramos em vegetais e animais, como: gema de ovo, grãos integrais e carnes.


Cápsulas: além disso, quando as porções diárias dos alimentos não são suficientes para suprir as necessidades nutricionais, encontramos as cápsulas de vitamina B1, no qual, devem ser recomendadas por um médico adequado, contudo no geral o recomendado é tomar 2 cápsulas quando há a deficiência desse nutriente.


No geral, podemos dizer que, a dose diária de vitamina B1 em homens a partir dos 14 anos é de 1,2 mg/dia, em mulheres, a partir dos 19 anos, a dose recomendada é de 1,1 mg/dia. Na gravidez, a dose recomendada é de 1,4 mg/dia, enquanto para jovens, a dose varia entre 0,9 e 1 mg/dia, contudo é importante ressaltar que as dosagens devem ser passadas por um profissional da saúde após constatar a necessidade.

 

Tem efeitos colaterais e contraindicação? 

Depois de tanto falar sobre a vitamina B1, seus benefícios no organismo e o que a sua deficiência pode causar, fica a dúvida se esse nutriente pode causar algum efeito colateral, não é mesmo?! 


Para finalizar, há cuidados que serão de extrema importância para o consumo, sendo assim, necessário buscar uma orientação de um profissional adequado para verificar a real necessidade de suplementar essa vitamina, contudo a vitamina B1 não oferece nenhum risco, mas vale salientar a importância de buscar a orientação de um médico.

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