• Na Naturemed você consegue vitamina A da Katiguá, que auxilia na proteção dos olhos, ajuda a manter a integridade das células da pele, contribui para o crescimento e evita infecções.
    Katiguá
    Product ID: 705
    Product SKU: 705
    New In stock />
    Vitamina A - 120 cápsulas  - 125mg - Katiguá
    • -18% OFF
    Vitamina A - 120 cápsulas  - 125mg - Katiguá

    Vitamina A - 120 cápsulas - 125mg - Katiguá

    De:R$39,90
    Por: R$ 32,90
  • Na Naturemed você consegue vitamina A da Melcoprol, que auxilia na proteção dos olhos, ajuda a manter a integridade das células da pele, contribui para o crescimento e evita infecções.
    Melcoprol
    Product ID: 573
    Product SKU: 573
    Vitamina A - 100 Cáps. - 250 mg - Melcoprol
    • -26% OFF
    Vitamina A - 100 Cáps. - 250 mg - Melcoprol

    Vitamina A - 100 Cáps. - 250 mg - Melcoprol

    Esgotado!

Vitamina A

 

Dizia-se muito que se você comer bastante cenoura, era possível ver melhor no escuro. Claro que isso é um mito, mas que está muito ligado ao poder nutritivo existente na cenoura, o beta-caroteno, que é o grande responsável pela cor alaranjada desse vegetal, sendo ele um dos precursores da Vitamina A, e contribuem significamente para que os olhos se ajustem em condições de pouca luz, e em toda a saúde da visão no geral. 

Mesmo que esse nutriente não possa fornecer superpoderes da visão noturna ou até mesmo curar uma dependência de lentes de contato, a cada ingestão adequada diária, é o suficiente para a boa saúde ocular. Mas para entendermos melhor todas as funcionalidades desse nutriente, primeiro vamos saber o que é de fato esse micronutriente.


O que é Vitamina A?

Essa vitamina é na verdade um grupo de compostos antioxidantes que desempenha um papel extremamente importante tanto na visão, como também no crescimento ósseo e em toda a saúde do sistema imunológico. A Vitamina A é uma micronutriente lipossolúvel que funciona também com antioxidante, combatendo os diversos danos causados às células. 

Através da ação antioxidante na pele, em que além de proteger contra o processo de 
envelhecimento da pele, esse nutriente pode também fornecer benefícios para a boa manutenção da pele e contribuir na prevenção contra diversas doenças provocadas pelos radicais livres. Essa vitamina não é produzida pelo corpo humano, por isso, é necessário que ela seja introduzida em dietas através da alimentação, então a Vitamina A pode ser encontrada em duas formas:

O retinol, que é uma forma ativa dessa vitamina. Ele é encontrado no fígado animal, leite integral e alguns alimentos fortificados. E os carotenóides, que são corantes escuros, ou pigmentos. Eles podem ser encontrados em alimentos vegetais que se transformam na forma ativa desse nutriente. 


Para que serve a Vitamina A?

Além de todos esses tópicos mencionados, a vitamina ainda pode ser usada em diversos casos, como tratamentos para a acne e outras condições da pele, como a ruga. Se utilizada oralmente, pode ser importante no tratamento para os sarampo e o olho seco com pessoas que possuem baixos níveis da vitamina, e estudos demonstraram ainda que a Vitamina A pode ser utilizada para um tipo específico de leucemia.

Esse micronutriente também pode estimular a produção e a atividade dos glóbulos brancos, ajudar a manter células que revestem as superfícies interiores do corpo, contribuir ativamente para a remodelação óssea e regular de forma significativa o crescimento e a divisão celular.


Quais são os benefícios da Vitamina A?

Como foi visto ao longo de todo esse texto, esse nutriente possui grande capacidade de fornecer muitos benefícios em toda a estrutura ocular, o pigmento presente em sua composição garante o melhor funcionamento da sua retina. Para se ter uma idéia, a deficiência de Vitamina A é a principal causa de cegueira evitável em crianças em todo o mundo.

 

Essa vitamina certamente possui uma ampla gama de funções corporais, e uma deficiência pode levar a uma variedade de problemas, elas podem ser:

- Cegueira noturna;
- Pele seca e esburacada;
- Grande risco de infecções;
- Atraso no crescimento em crianças;
- Possíveis complicações no quadro fertilidade.


Ainda existem outros diversos benefícios que podem ser garantidos por essa vitamina, e eles são:


1. Diminuindo o risco de câncer

Diversos estudos ao redor do mundo constataram que uma adequada ingestão de frutas e vegetais que estão ricamente presentes na Vitamina A, podem contribuir para um menor risco de diversos cânceres, dentre eles estão o câncer de pulmão e o câncer de próstata, o poder antioxidante e outras diversas propriedades presentes nessa vitamina podem diminuir sua incidência. 


2. Pele e cabelo saudáveis

Esse micronutriente, através da sua alta concentração de produção de sebo, óleo responsável pela manutenção dos níveis de umidade da pele e do cabelo, podem garantir o crescimento saudável de todos os tecidos corporais, isso quer dizer que pêlos existentes em toda estrutura corporal, principalmente cabelo e pele pode ser bem desenvolvidos.


3. Tratar diabetes tipo 2

Para um controle melhor do açúcar no sangue e da resistência insulínica, a Vitamina A pode ser uma excelente aliada para a normalização da diabete tipo 2, o ácido retinóico, derivado deste micronutriente, tem sido um poderoso agente no combate à grandes níveis de açúcares no sangue.


Quais são suas principais funções?

Esse poderoso nutriente tem muitas funções e das mais variadas. Como vimos, ela está grandemente ligada aos benefícios da visão. O Retinol, por exemplo, ele não apenas cria os pigmentos na retina do olho, mas também é extremamente importante e essencial para uma boa visão com um todo, especialmente a visão noturna e a saúde geral dos olhos.

Além de todas essas funções, a Vitamina A também ajuda a formar e manter todos dentes saudáveis, tecidos esqueléticos e moles, membranas mucosas e pele. Ela ainda possui um papel muito importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de toda a estrutura da pele, assim como no sistema imunológico. É possível encontrar esse nutriente em alimentos de origem animal, como ovo, leite, fígado, atum e queijo, encontra-se também em vegetais folhosos verde-escuros, frutas alaranjadas e vermelhas.

Blog Naturemed