Vitamina A

 

Sabemos que cada dia mais as pessoas tem buscado por opção naturais que podem contribuir para a sua saúde e aqui vamos falar mais uma vez de uma das “queridinhas” das pessoas a vitamina A, têm se tornado popular como uma das formas de suplementação para garantir que o corpo trabalhe e funcione melhor.


Afinal, sempre escutamos que deveríamos comer bem alguns alimentos, como por exemplo a cenoura, isso claro que, esta envolvido ao poder nutritivo que a cenoura tem, no qual vai ser um dos grandes precursores da vitamina A, contribuindo assim, para a melhora da saúde e dos olhos, aliás o boato popular era que, se comer bastante cenoura conseguiria ver melhor.


Aliás, a vitamina A é um nutriente essencial para fornecer e melhorar a saúde de vários aspectos no nosso corpo, contudo antes de entender os benefícios da vitamina A é necessário identificar e saber o que é esse micronutriente, continue acompanhando para entender melhor.

 

O que é Vitamina A?

Sabemos que ter uma alimentação adequada e equilibrada nem sempre é possível, isso porque geralmente nos toma muito tempo e dedicação e hoje atualmente as pessoas estão preferindo por praticidade e conforto, contudo sabemos que os resultados no nosso corpo não são bons, sendo necessário ter uma suplementação equilibrada para manter o corpo em bom estado.


Muito se fala sobre a vitamina A, mas poucos conhecem e sabem exatamente a definição desse nutriente. Sabemos que, a vitamina A é extremamente importante ao nosso organismo, contudo o que a define.


Podemos dizer que, a vitamina A é uma substância orgânica não fabricada pelo corpo, ou seja, nós seres humanos não conseguimos sintetizar essa vitamina no nosso organismo, sendo assim necessário consumir alimentos para absorver esse nutriente.


Além disso, podemos definir a vitamina A em pequenas classes da família de composto lipossolúveis, chamados de ácidos retinóicos, onde vai existir duas formas principais de encontrar a vitamina A. Podendo ser a provitamina A carotenoides, conhecida como betacaroteno encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes e a pré vitamina A, chamada de retinol, encontrada em alimentos como, rins, fígado, gema de ovo e manteiga.


A vitamina A vai ser um grupo composto de antioxidantes, combatendo vários danos as células do nosso corpo, desempenhando um papel fundamental tanto na visão como também no crescimento ósseo e no sistema imunológico. Além disso, podemos dizer que, a vitamina A vai ter ação antioxidante, ajudando a proteger e a combater as ações dos radicais livres.


Resumidamente identificamos o que é a vitamina A e entendemos a necessidade e a importância de ter uma alimentação equilibrada e saudável, afinal vimos que, o nosso corpo não consegui sintetizar esse nutriente, sendo assim, a responsabilidade de manter os níveis adequados desse nutriente é somente nosso para continuar manter a saúde do corpo, até porque a deficiência dessa vitamina pode acarretar vários problemas que vamos destacar melhor no próximo tópico.

 

Qual a função da Vitamina A?

Sabemos que, as vitaminas são nutrientes extremamente necessários para manter o funcionamento do corpo, contudo elas não são sintetizadas, ou seja, não são feitas pelo nosso organismo. Sendo assim, necessárias fazer o consumo de alimentos, no qual é importante saber onde encontra-las para manter os níveis adequados desses nutrientes.


Assim, podemos dizer que, para os médicos a vitamina A é uma das vitaminas mais importantes para o corpo, sendo chamada de retinol com grande poder de ação antioxidante de diversas funções no corpo, sendo encontrada principalmente em alimentos de cores vivas.


Basicamente podemos destacar que o retinol, ou como chamamos de vitamina A, vai estar ligada diretamente as funções e benefícios para a visão, aliás esse nutriente não cria somente a pigmentação da retina dos olhos, mas também é essencial para manter o funcionamento e a saúde da visão, especialmente da visão noturna.


Além disso, a vitamina A ainda vai ter função de ajudar a manter e a formar os dentes, dos tecidos esqueléticos e moles, membranas mucosas e da pele, ainda vai ter a função de ajudar no crescimento e manutenção da estrutura da pele e a fortalecer o sistema imunológico.


Por esse motivo, é extremamente importante consumir os alimentos de origem animal como, ovos, leite, fígado, atum, queijo e os vegetais folhosos de cores verde escura e as frutas alaranjadas e vermelhas para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.


Afinal, além disso, devemos também destacar que a falta da vitamina A pode acarretar vários problemas sérios com a deficiência desse nutriente, como: a queratinização das membranas mucosas do trato respiratório e do tudo digestivo e urinário, alterações na pele, diminuição do paladar e apetite, cegueira noturna e problemas nas córneas, inibição do crescimento, problemas ósseas e aumentar a frequência de infecções. Continue acompanhando que vamos citar sobre todos os benefícios da vitamina A.

 

Para que serve a Vitamina A?

Nos dias de hoje, sabemos que, as pessoas tem buscado e preocupado cada vez mais em ter uma alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida, isso tem modificado muito o cenário das pessoas que buscam por alternativas mais saudáveis.


Depois de todos esses pontos que falamos sobre a vitamina A, fica o questionamento para que serve a vitamina A? Resumidamente, a vitamina A vai servir de diversas maneiras no nosso organismo, contribuindo para melhorar a visão, proteger a córnea, ajuda no desenvolvimento do feto, sendo extremamente importante para as mulheres grávidas e ajuda no processo de formação da pele.


Além disso, tudo que já foi mencionada, a vitamina A ainda pode ser usada em diversos casos, como tratamentos para a acne e outras condições da pele, como a ruga. Se utilizada oralmente, pode ser importante no tratamento para os sarampos e o olho seco com pessoas que possuem baixos níveis da vitamina, e estudos demonstraram ainda que, a vitamina A pode ser utilizada para um tipo específico de leucemia.


Esse micronutriente também estimula a produção e a atividade dos glóbulos brancos, ajudar a manter células que revestem as superfícies interiores do corpo, contribuir ativamente para a remodelação óssea e regular de forma significativa o crescimento e a divisão celular.


Além dessas funções que a vitamina A possui no organismo, a sua deficiência pode levar a alguns problemas, como: cegueira noturna, pele seca e esburacada, grande risco de infecções, atraso no crescimento em crianças e possíveis complicações no quadro fertilidade.

 

Outros benefícios da Vitamina A:

Sabemos que os benefícios da vitamina A é indiscutível para a saúde, além de ser um super alimento rico em nutrientes, cada vez mais a ciência tem buscado a estudar esse alimento para entender melhor e compreender todos os seus benefícios no corpo.

 

Além disso, a vitamina A é rica em antioxidantes, essenciais para garantir um valor nutricional enorme para o nosso corpo, trazendo assim, vários pontos positivos com o consumo da vitamina A, no qual vamos poder explanar melhor todos os benefícios desse nutriente.

 

Diminuindo o risco de câncer: diversos estudos ao redor do mundo constataram que uma adequada ingestão de frutas e vegetais que são ricamente presentes na vitamina A, podem contribuir para um menor risco de diversos cânceres, dentre eles estão o câncer de pulmão e o câncer de próstata, o poder antioxidante e outras diversas propriedades presentes nessa vitamina podem diminuir sua incidência. 


Pele e cabelo saudáveis: Esse micronutriente, através da sua alta concentração de produção de sebo, óleo responsável pela manutenção dos níveis de umidade da pele e do cabelo, podem garantir o crescimento saudável de todos os tecidos corporais, isso quer dizer que pelos existentes em toda estrutura corporal, principalmente cabelo e pele pode ser bem desenvolvidos.


Tratar diabetes tipo 2: para um controle melhor do açúcar no sangue e da resistência insulínica, a vitamina A pode ser uma excelente aliada para a normalização da diabete tipo 2, o ácido retinóico, derivado deste micronutriente, tem sido um poderoso agente no combate à grandes níveis de açúcares no sangue.


Boa para os olhos: esse nutriente é extremamente importante para proteger a saúde da córnea, no qual tem função em transmitir e concentrar a luz que entra nos olhos. 


Contribui para o crescimento: a vitamina A vai ajudar e contribuir para o crescimento de diversas maneiras no corpo, sendo essencial para a proliferação e divisão celular, regulando a pressão do gene e a formação do hormônio de crescimento, conhecido como GH.


Evita infecções: a vitamina A vai ser um nutriente essencial para manter a integridade das células e evitando as infecções que podem atacar as células da pele, mucosas, das vias respiratórias, do trato urinário, aparelho digestivo, ajudando na linha de defesa do corpo.


Ação antioxidante: a vitamina A tem grande ação antioxidante no nosso corpo, sendo essencial para evitar as ações dos radicais livres, no qual podem ter efeitos nas nossas células, evitando vários problemas e ajudando a manter a saúde da pele evitando o envelhecimento precoce.


Boa para gestantes: ainda existe estudos para comprovar os benefícios davitamina A, por mais polemico que possa ser, apesar disso tudo, a vitamina A é essencial para as mulheres grávidas, isso porque, ela vai ajudar no crescimento embrionário, ajudando a formação de ombros, do coração, olhos e ouvidos, além de regular a formação do hormônio do crescimento.


Antirrugas: além disso, podemos dizer que o uso da vitamina A, seja em suplementação ou em loções, vai ajudar a diminuir as rugas e as linhas de expressão, devido a sua ação antioxidante, sendo um grande aliado para as mulheres que desejam manter a saúde da pele.


Cicatrização: a vitamina A, ainda é um ótimo aliado para ajudar na cicatrização e suavidade da pele, ajudando a regular e regenerar o metabolismo celular.
Antiacne: o retinol que temos na vitamina A é um grande aliado para as peles que contém acne, isso porque, com o uso e a alimentação adequada, ele conseguira diminuir e controlar a formação de sebo, diminuindo a oleosidade da pele.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar da vitamina A você já deve estar se perguntando como e onde pode adquirir esse alimento rico em nutrientes com grandes benefícios para o corpo, não é mesmo?! Pois, então não se preocupe porque vamos explanar agora todas as formas que você encontra a vitamina A e como tomar.


Antes de tudo, é importante destacar a necessidade em buscar uma orientação de um profissional de saúde para saber se é necessário fazer a suplementação da vitamina A, até porque, conseguimos encontrar esse nutriente numa alimentação equilibrada. Contudo, caso seja necessário suplementar a vitamina A, encontramos essas opções no mercado.


Alimentos saudáveis: encontramos especificamente a vitamina A nos alimentos saudáveis de forma vegetal como as folhas escuras e amareladas, espinafres, cenouras, repolho, alface, abobora e milho, e na origem animal, como: leite, ovo, carnes vermelhas e alguns peixes. 


Cápsulas de Vitamina A: a suplementação da vitamina A é feita com uma orientação de um profissional, no geral podemos dizer que pode ser tomado 1 cápsula ao dia.


Vitamina A liquida: essa forma é ideal para quem tem dificuldade em engolir comprimidos, sendo recomendado tomar 05ml por dia, preferencialmente de manhã ou conforme a orientação médica.

 

Quais os efeitos colaterais?

Depois de tanto falar sobre a vitamina A, seus benefícios no organismo e o que a sua deficiência pode causar, fica a dúvida se esse nutriente pode causar algum efeito colateral, não é mesmo?! 


Antes de destacar os efeitos colaterais da vitamina A, é importante falar que mesmo a suplementação das vitaminas devem ser feitas após um exame clínico, no qual, o médico vai constatar a real necessidade de suplementar o nutriente que está faltando.


Esses cuidados devem ser tomados para evitar o excesso de vitaminas no organismo, isso porque, o excesso pode causar alguns efeitos indesejáveis como: náuseas, vômitos, coceira na pele, dor nos ossos entre outros, sendo importante buscar uma orientação, afinal uma alimentação adequada e equilibrada já é suficiente para garantir quantidades ideais da vitamina A.

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