• Valeriana você encontra para comprar na Naturemed. A Valeriana é uma remédio medicinal, que pode ajudar no combate a insônia, ansiedade, cansaço excessivo, esforço mental, falta concentração e auxiliar nos sintomas da menopausa.
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Valeriana

 

A valeriana é uma planta medicinal de raiz seca, bastante utilizada por suas propriedades terapêuticas. O Chá de Valeriana tem sido utilizado constantemente na medicina alternativa como uma ajuda significativa para o tratamento de problemas de insônia. Diversos estudos ainda evidenciam benefícios do uso da valeriana no tratamento de ansiedade, estresse, síndrome da fadiga crônica, epilepsia, sintomas da menopausa e diversas outras condições.

 

Hoje, as raízes da valeriana são colhidas e preparadas em chás e cápsulas. A valeriana possui plantas brancas ou rosada, tendo ela um perfume bastante agradável e doce, muito utilizada nos tempos antigos como uma fragrância corporal, no entanto, no seu processo de pulverização, a sua cor se torna em torno de um castanho claro e um odor bastante desagradável.

 

Diversas pessoas do mundo todo usam valeriana para combater os sintomas que levam à insônia e a ansiedade. Os estudos sobre os efeitos e benefícios da valeriana atribuem bastante sucesso e eficácia em sua utilização. Portanto, neste texto, evidenciaremos todos os benefícios da raiz de valeriana, como usá-la para obter ótimos resultados e quais efeitos colaterais esperar. Boa leitura!

 

O que é Valeriana?

A valeriana officinalis, como é conhecido em seu nome científico, é uma erva perene que é bastante utilizada por suas propriedades sedativas em pacientes com insônia e, menos comumente, como um ansiolítico (mas ainda pode ser utilizada como ansiolítico). Ela está disponível em diversas preparações, e a erva é comumente combinada com outros medicamentos à base de plantas. Esta revisão aborda apenas estudos que usaram a raiz de valeriana como uma erva isolada.

 

A raiz de valeriana é um remédio tradicional comumente utilizado para o sono, ela é à base de plantas, de cunho medicinal, que garantem uma gama de benefícios não somente relacionados ao sono, mas a valeriana é usada também para tratar outros tipos de distúrbios nervosos, bem como os espasmos musculares, inchaços intestinal, estresse ou esgotamento mental, mas a sua concentração está direcionada em resolver problemas relacionados ao sono.

 

A valeriana atua melhorando o sono quando tomada à noite por períodos de uma a duas semanas, diversas pessoas que estão tentando diminuir o uso de pílulas para dormir optam por recursos naturais para diminuir os efeitos negativos das pílulas, e os principais ativos existentes na valeriana podem garantir a diminuição de todos os efeito de pílulas farmacológicas para dormir.

 

O chá ou cápsulas de valeriana também pode ser utilizada em pacientes com o objetivo em diminuir a ansiedade leve, sendo necessário ainda obter alguns estudos a respeito para maiores comprovações, mas os resultados obtidos até agora são satisfatórios quanto ao uso de valeriana para as condições de depressão e ansiedade.

 

Quais os principais nutrientes do Valeriana?

Os principais nutrientes encontrados na composição da valeriana são os iridoides, ácidos fenólicos, flavonoides, taninos. Todos esses agentes podem resultar em ações antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas, anticonvulsivantes, relaxantes e soporíferas, sendo esses especialmente o que provocam o sono.

 

Todos esses compostos presentes na valeriana parecem afetar os receptores cerebrais de uma substância química dos nervos chamada de ácido gama-aminobutírico, ou como também é bastante conhecido, o GABA. E é por meio dessa interação que a valeriana promove o sono, e assim, trabalha aliviando a ansiedade.

 

Para que serve o Valeriana?

A valeriana, como mencionamos acima, há tempos é bastante utilizada como apoio para uma noite de sono normal e revigorante. Ela tem uma poderosa ação também como um agente calmante em situações estressantes que enfrentamos durante o dia a dia. Sendo utilizada para os tratamentos contra a ansiedade e diversas outras doenças que pioram com o estresse, a raiz da valeriana se destaca por seus muitos benefícios oferecidos à saúde.

 

Para se ter uma ideia mais concreta das propriedades valerianas, sabe-se que os preparos com a raiz da valeriana já eram recomendados para a insônia há muito tempo, por nada mais nada menos que o famoso médico grego Hipócrates. Já outros diversos estudos recentes, têm obtidos resultados surpreendentes sobre as melhorias tanto na duração quanto na qualidade do sono. A valeriana é ainda formada de compostos sedativos, isso quer dizer que suas propriedades podem acalmar os espasmos musculares que bloqueiam as transmissões de sinais ao cérebro.

 

Valeriana Emagrece?

Para não fazer nenhum rodeio sobre este assunto, sim, a Valeriana pode ajudar a emagrecer. Mas antes de irmos mais a fundo, é preciso que fique extremamente claro que remédio natural algum sem um acompanhamento médico, uma alimentação adequada e a prática de esportes físicos pode não surtir tanto efeito por si só, todo tratamento para emagrecimento é preciso de uma junção de medidas.

 

Um outro ponto importante a ser destacado é que a Valeriana não é indicada de forma específica para pessoas que desejam perder peso, a ação do extrato da raiz de valeriana sobre o organismo está em diminuir a ansiedade e o nervosismo, o que pode resultar em perda de peso indicada por muitos profissionais da saúde e médicos à diversas pessoas.

 

E embora não seja esse o seu objetivo principal, as cápsulas de valeriana podem sim ser utilizadas como um suplemento alimentar para contribuir com a perda de peso por muitas pessoas. Mas como é que a valeriana pode realmente ajudar a emagrecer? A sua ação está intimamente ligada no controle dos nervos, ajudando a todos que possuem aqueles momentos de compulsão por comida a diminuírem o desejo e a ansiedade por eles.

 

Um outra forma bastante eficaz da valeriana em contribuir com o emagrecimento é através das propriedades existentes em sua composição que estimulam o sono e proporcionam uma melhor noite de descanso. É por meio do acúmulo de sono que o nosso metabolismo fica mais desacelerado, o que acaba diminuindo a perda calórica e aumentam os níveis do cortisol, hormônio que em excesso pode ocasionar o ganho de peso.

 

Tenha sempre em mente que a ação da Valeriana em ajudar a emagrecer está justamente em ajudar a pessoa a dormir melhor e a controlar a ansiedade. É exatamente assim que a pessoa acaba não tendo mais crises quando está ansiosa e passa a não sentir mais tanta fome, e assim, consequentemente, pode emagrecer.

 

Outros benefícios do Valeriana:

Os benefícios da valeriana apresentados ao longo do textos foram de grande direcionamento para tudo que essa planta pode fornecer ao organismo, além de atuar poderosamente no combate à insônia e problemas relacionados ao sono, como já vimos o extrato da raiz de valeriana também possui grande ação sobre a depressão, ansiedade e nos vários problemas derivados dos distúrbios nervosos.

 

Existem ainda indicações de que seu uso seja eficiente para tratar epilepsia, câimbras, histerias e ainda pode ser extremamente útil para quem está tentando se livrar de vícios, como o tabagismo ou transtornos alimentares causados pela ansiedade. Além de todos esses citados, diversos estudos ainda sugerem que a raiz de valeriana pode fornecer tantos outros benefícios para a saúde, e eles podem ser:

 

Ajuda no controle da pressão: As propriedades relaxantes e calmantes existentes no extrato de valeriana podem, de forma bastante significativa, atuar no controle da pressão. A valeriana acalmando até mesmo o coração se torna uma excelente aliada aos que têm problemas de hipertensão.

 

É ansiolítica: Como mencionado acima, a valeriana pode ser utilizada também como ansiolítica, isso porque ela emagrece, e isso só é possível porque ela tira a ansiedade. Pessoas ansiosas estão constantemente buscando conforto em comidas durante ao longo do dia, fazer o uso de algumas gotas ou até mesmos cápsulas de valeriana e podem ajudar no controle da ansiedade, e assim sobre a comida.

 

Menopausa: Segundo um estudo em mulheres na fase da menopausa, foram encontradas algumas diminuições significativas sobre as ondas de calor, e isso se deu somente em  algumas semanas, onde foram conduzidos o tratamento utilizando valeriana diariamente.

 

Alivia dores menstruais: Sabe-se que as cólicas que originam a menstruação estão relacionadas à tensão muscular. Como a valeriana tem ação de um relaxante natural, as dores podem ser diminuídas com seu consumo. Algumas mulheres que sofrem de forma aguda com a síndrome pré-menstrual (TPM), podem também utilizar a valeriana para o alívio dos sintomas, tantos físicos como emocionais da tpm.

 

Síndrome das pernas inquietas: Um dos principais sintomas decorrente da ansiedade e nervosismo é a síndrome das “pernas inquietas”, segundo um estudo de sete semanas em pessoas com essa síndrome, demonstrou que utilizar o chá de valeriana diariamente melhorou significativamente todos os sintomas e diminuiu ainda a sonolência diurna.

 

Doença de Parkinson: Um estudo ainda revelou que o uso do extrato da raiz de valeriana no tratamento de doença de Parkinson levou a um melhor comportamento dos pacientes que utilizaram pelo período de 3 meses consecutivos, segundo os especialistas houve ainda uma grande diminuição na inflamação e um aumento nos níveis de antioxidantes tão importantes para o aumento da dopamina.

 

Contribuição para o transtorno obsessivo compulsivo (TOC): Os resultados de uma pesquisa sobre a ação da valeriana realizada em pacientes que possuem o diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) se mostrou bastante promissor, no qual sua ação se deu diminuindo a reincidência dos episódios, mas novos estudos para a comprovação são ainda aguardados.

 

Ajuda no tratamento da hiperatividade: Segundo estudos feitos em uma junção do extrato da raiz de valeriana e a erva-cidreira em crianças de 6 a 9 anos, obtiveram resultados excelentes para o tratamento de hiperatividade apresentados por elas, em que as manifestações conseguiram ser reduzidas graças a combinação dessas duas ervas.

 

Como Usar e Tomar?

A valeriana não é utilizada apenas como um chá, mas ela também é bastante usada em fórmula de cápsula e ainda pode ser aplicada de forma externa em algumas partes do corpo, como em erupções cutâneas ou inflamações. É importante mencionar que as cápsulas de valeriana precisam ter um acompanhamento médico quanto ao seu uso.

 

Se você for passar por um processo de cirurgia, é necessário interromper o uso de valeriana por pelo menos 2 semanas antes da data marcada. Em todo caso, é sempre muito importante estar em constante contato com um médico, principalmente se a situação em que você está tratando com valeriana não melhorar.

 

A dosagem eficaz do extrato da raiz de valeriana para o tratamento da insônia, de acordo com diversos estudos e especialistas, varia de 200 a 500 mg. Uma dose equivalente de raiz de valeriana de ervas secas é de 2 a 3 gramas, embebida em um copo de água quente por 10 a 15 minutos. 25 O produto deve ser ingerido 30 minutos a duas horas antes de dormir.

 

Se você está pensando e considerando o uso do suplemento de ervas valeriana, antes de qualquer coisa, procure a orientação do seu médico. Se você optar por usar valeriana, é preciso utilizá-lo de acordo com a embalagem ou conforme prescrição indicada pelo seu médico ou outro profissional de saúde. Não use a valeriana em excesso ou fora do indicado.

 

Tem Contra-indicação?

A valeriana não demonstrou nenhuma contra-indicação para a saúde, e ela é provavelmente seguro para a maioria das pessoas. Diversos estudos ainda demonstraram que a valeriana não causa nenhuma alteração adversa ao DNA e não apresenta perigo de consumo em conjunto à tratamentos de câncer, no qual utilizam para aliviar a ansiedade, ou no desempenho mental e físico, se assim for utilizado.

 

E, ao contrário de diversos medicamentos, muitos desses tomados para a depressão e ansiedade, que causam diversas dependência no organismo, a valeriana se mostrou livre de causar muitos desses problemas de abstinência, caso for necessário ou desejado descontinuar o uso.

 

E é importante ressaltar ainda que, embora os efeitos colaterais se mostrem em muitas pesquisas incomuns, em alguns casos o uso excessivo ou incorreto da valeriana pode apresentar sintomas como dores de cabeça, tonturas e dores de estômago leve. E até mesmo a insônia entra nessa questão, mesmo embora a valeriana seja para tratar este sintoma, se utilizado uma maior quantidade, o efeito pode ser adverso.

 

Por fim, se recentemente você tem doença hepática ou qualquer outra condição em que precisou de acompanhamento médico constante, é muito importante conversar com seu médico se é realmente seguro tomar valeriana. Também é aconselhável que mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos não tomem valeriana sem uma supervisão ou acompanhamento médico.

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