Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Tanchagem


Já ouviu falar do chá de Tanchagem? É uma poderosa bebida com propriedades medicinais importantes para o seu corpo! Nela, é possível encontrar diversos benefícios que são considerados essenciais em tratamentos para um globo de doenças! Além disso, também pode ser usada para fins estéticos, como nos cabelos!


Você pode encontrar Tanchagem em qualquer jardim, não é muito difícil cultivar ou achar para comprar produtos que obtenham alguma forma de extração sua. Mas, para via de dúvidas, fizemos esse artigo com a finalidade de distribuir todas as informações importantes sobre essa planta, que ganha espaço no Brasil cada vez mais!


Quer saber como a Tanchagem pode te ajudar no dia a dia? Veja abaixo o que ela é e onde pode ser encontrada!


O que é Tanchagem?

Tanchagem, na verdade, é o nome dado dentro do território brasileiro para as plantas que pertencem ao gênero Plantago. Nisso, podemos observar que esse gênero chega a apresentar 158 espécies registradas na ciência global. Mas, a planta que é mais usada, é aquela que apresenta cerca de 7 veias na folha!


É notório também perceber que o gênero dessa planta sofre muito cladogênese. Esse é um processo biológico em que as espécies são separadas por fronteiras geográficas, como continentes e diferentes regiões com climas distintos. Isso faz com que as plantas apresentem diversas características que diferenciam uma das outras, o que acontece com a Tanchagem em todo o mundo! Sendo possível encontrar vários tipos dessa planta!


Dessa maneira, não existe algo 100% comprovado, mas as experiências confirmam que se a Tanchagem tiver as 7 veias nas folhas, significa que ela é útil para curas de variadas doenças e afins. Dessa maneira, percebe-se como a planta possui multifuncionalidade para diversos problemas de saúde, potencializando sua importância na área da medicina!


Quais os nutrientes da Tanchagem?

Para conhecer melhor sobre o poder que a Tanchagem tem no seu corpo, você precisa saber como é importante obter um grande número de nutrientes que ela é capaz de oferecer! A capacidade de fornecer uma nutrição completa para o organismo é impressionante! Escrevemos esse tópico para abordar esse assunto em específico!


Os benefícios da Tanchagem e seu chá podem ser justificados e comprovados com sua composição química abaixo, no qual relatamos sobre os seus componentes e suas principais tarefas dentro do corpo humano. E aí, Se interessou? Confira, quais são esses poderosos nutrientes e o que eles podem fazer!


Fibras alimentares: Já pensou em emagrecer de maneira saudável e segura, bebendo um chá super potente e nutritivo para o seu organismo? O chá de Tanchagem é capaz de fazer isso, por obter as fibras alimentares! São compostos encontrados em grandes concentrações nos vegetais, com características importantes para o emagrecimento!


Quando as fibras são ingeridas, um gel específico é produzido para cobrir as paredes estomacais do seu corpo. Quando isso acontece, esse gel consegue distribuir nutrientes essenciais que buscamos em nossas alimentações, fazendo com que a sensação de satisfação alimentícia seja adquirida de modo mais rápido!


Com isso, o usuário tende a comer menos quantidades de alimentos, porém sem prejudicar a nutrição do seu corpo. Por isso, consideramos as fibras alimentares, como uma forma natural e segura de perder peso!


Vitamina C: Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é uma importante colaboradora para a cicatrização de feridas e procedimentos de cura na pele! Sua capacidade em regenerar o tecido epitelial, chama a atenção de diversas áreas da medicina, sendo sempre recomendada para os pacientes que sofrem com problemas envolvendo o revestimento corporal.


Ademais, ela também é útil quando se trata da proteção do seu organismo! A vitamina C da Tanchagem estimula a produção de anticorpos no sistema imunológico, principalmente os linfócitos-B, que são destinados a eliminação dos agentes etiológicos das enfermidades. Com isso, a qualidade de vida do consumidor aumenta consideravelmente!


Cálcio: O cálcio também pode ser um componente presente em alta concentração na planta! Ele é o mineral responsável por controlar e manter as estruturas do corpo em ordem. Estamos falando sobre o tecido ósseo e a estabilidade dos ossos! Problemas que envolvem desgaste das articulações, por exemplo, podem ser solucionados com esse mineral.


Outro ponto positivo é o fato de melhorar e manter o controle da coagulação sanguínea do seu consumidor! Ele ajuda mantendo a circulação adequada para a saúde cardiovascular. Isso faz com que muitos problemas envolvendo o coração, como a hipertensão ou até mesmo o enfarto, sejam solucionados!


Vitamina K: Esse composto também serve para promover os benefícios da Tanchagem, na questão da coagulação sanguínea! Porém, de uma maneira diferente do cálcio! A vitamina K atua no estímulo da síntese hepática das proteínas responsáveis por controlar a coagulação! São os fatores II (denominada de pró-trombina), VII, IX e X.


Além disso, auxilia também na produção de proteínas com caráter de inibição da coagulação, como as proteínas C, S e Z. Com isso, dar pra ver que a Tanchagem possui alta influência contra enfermidades como a trombose, perda de sangue e adversidades cardiovasculares no corpo! Uma situação que é bastante prevenida com a vitamina K, são as hemorragias de ferimentos graves!


Para que serve a Tanchagem?

Agora que você já viu, qual é a origem e seus nutrientes mais importantes, deve estar se perguntando: “para que serve, exatamente, a Tanchagem? O que faz ela ser uma planta medicinal tão chamativa?”


As folhas de Tanchagem possuem inúmeras aplicações no cotidiano para nós, seres humanos, que desejamos aproveitar o máximo de benefícios naturais que conseguirmos! A primeira delas é o uso como curativo para queimaduras e ferimentos com sangramentos consideráveis. Graças ao cálcio e vitamina K, a Tanchagem dá conta do recado!


Elas também podem ser usadas, por via oral, quando as doenças afetam a respiração, como inflamações e comprometimento do Sistema Respiratório. A Tanchagem age como um fluidificante, aliviando as tosses de maneira significativa. Outros problemas de garganta também são solucionados com o gargarejo de chá de Tanchagem!


Outros tipos de uso dessa planta podem ser em casos de infecções urinárias ou algo relacionado com o comprometimento do fígado. Como possui uma forte ação diurética e propriedades que favorecem essas regiões do corpo, o controle de retenção de líquido e do funcionamento do Sistema urinário é eficaz com seu consumo.


Outros benefícios da Tanchagem;

Como vimos acima, as principais funcionalidades da Tanchagem no nosso organismo, chegou o momento de ver, quais são os outros pontos positivos que seu uso pode nos oferecer! Graças á variedade de nutrientes na sua composição química, a diversidade de benefícios também é extensa!


As propriedades da Tanchagem permitem que ela seja aplicável para útero ou até para menstruação! Ela possui ações analgésica, depurativa, sedativa, laxativa, digestiva, diurética, descongestionante, cicatrizante, anti-inflamatória, antioxidante, adstringente, antibiótica e tônica!
Quer saber mais sobre quais os outros benefícios da Tanchagem? Veja abaixo!


Proteção da pele: Como possui postura anti-inflamatória, o chá de Tanchagem oferece uma proteção completa para o tecido epitelial de seu consumidor. Os antioxidantes impedem que os compostos que geram acne, por exemplo, se desenvolvam e façam com que surja esse incômodo. Isso graças aos taninos e flavonóides.


Outro detalhe é que a regeneração dos tecidos em ferimentos e queimaduras é algo que pode ser destacado! A presença de vitamina C faz com que a planta seja referência na aceleração da cicatrização da pele ao mesmo tempo, que nutre, e evita o aparecimento de marcas. Também é usada para picadas e furúnculos!


Fortalece a imunidade: O chá pode ajudar no fortalecimento da sua proteção corporal, já que oferece quantidades significativas de ácido ascórbico, taninos e flavonóides! São verdadeira mistura de uma excelente prevenção de doenças e enfermidades. Tudo isso pelo fato de que aumentam a produção de anticorpos.


Além do mais, a ação antioxidante da Tanchagem, também colabora para que ocorra a remoção dos radicais livres, que são substâncias capazes de gerar diversas doenças no corpo humano. Elas atuam na conexão com o glicocálix das células, afetando o diretamente o DNA celular e impedindo a produção de energia!


Inflamações vaginais: Como vocês já sabem, o chá de Tanchagem possui ação antifúngica e ainda diminui inflamações locais. Esse é o kit completo para resolver os problemas genitais femininos que envolvem os dois detalhes citados. Um bom exemplo seria o tratamento contra candidíase.


Muitas mulheres utilizam o próprio líquido do chá, depois de frio, para realizar uma lavagem vaginal contra os agentes etiológicos das infecções. Tal método serve para a profilaxia de doenças vaginais e também para diminuir as inflamações causadas por essas enfermidades. Os benefícios para esse tipo de situação, já foram devidamente comprovados! Portanto, pode usar à vontade!


Quais as formas de uso e como tomar?

Antes de começar a falar sobre os principais modos de consumo e como utilizá-los, é preciso ressaltar alguns detalhes da compra e do preço. Sobre onde comprar e encontrar Tanchagem, a melhor opção é sempre priorizar as lojas de produtos naturais.

 

Primeiramente, os produtos industrializados possuem compostos aditivos, que servem para prolongar a vida útil da mercadoria. Entretanto, são justamente eles que colocam os consumidores em perigo de reações alérgicas! E para acrescentar, produtos naturais apresentam maiores teores da essência da planta, o que promove mais benefícios.


Outro detalhe é que o preço da Tanchagem irá variar de acordo com a forma de uso que procura! Você pode encontrar em cápsulas, chá ou em pomada para ferimentos! Tudo isso você verá aqui! Quer saber como usar e quais são as dosagens necessárias, para cada método de consumo? Confira, a seguir!


Chá: O chá de Tanchagem é o método mais conhecido para adquirir os benefícios que a planta pode fornecer para o seu organismo! Para começar, é a receita mais antiga utilizada, desde as civilizações da antiguidade. Com a ação antioxidante e vasodilatadora, é a principal forma de obter uma coagulação sanguínea melhorada!


Para preparar, ferva um litro de água por 15 minutos, até que a água comece a formar bolhas e entrar no estado de ebulição. Depois, acrescente cerca de 20 gramas de folhas de Tanchagem no seu recipiente. Por fim, é só coar e beber. É recomendado beber, cerca de 2 a 3 vezes por dia, podendo variar de acordo com sua necessidade nutricional.


Cápsulas: As cápsulas de Tanchagem também estão tomando conta do mercado e sendo cada vez mais aderidas pela sociedade! Se você deseja obter os benefícios dessa planta em altas concentrações, as cápsulas são a alternativa ideal para quem precisa de uma elevada taxa de absorção no corpo!


Para consumir, é preciso consultar um médico antes de qualquer decisão. As taxas de absorção são tão altas, que devem ser manuseadas com o devido cuidado. Como um médico ou nutricionista é capaz de medir a sua necessidade de nutrientes da Tanchagem, ele saberá estabelecer uma dosagem certa para seu organismo. Mas, de modo geral, recomenda-se 2 cápsulas por dia.


Pomada: Uma forma de uso recentemente criada é a pomada de Tanchagem ou pomada à base de Tanchagem! São pomadas que foram utilizados princípios ativos da composição química da planta para serem criadas, com intuito de aproveitar ao máximo os benefícios e propriedades que exerce diante de ferimentos e queimaduras!


Para passar a pomada, aplique uma pequena dose por cima do ferimento. Depois disso, massageie em movimentos circulares, até que a pele absorva completamente. Com o tempo, a ferida irá se cicatrizar de maneira mais rápida e você sentirá menos dores locais! A pomada tem efeito cicatrizante e analgésico!


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Por fim, precisa-se abordar sobre os cuidados necessários para que o período de tratamento fitoterápico com os produtos derivados de Tanchagem não apresente nenhum dano aos consumidores. Primeiramente, o uso deve obedecer, completamente, as dosagens estabelecidas pelos profissionais de saúde e bula.


Ademais, é totalmente contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou em fase de amamentação, já que a ação diurética pode alterar o sabor do leite e, em casos mais sérios, resultar em aborto. Por fim, os efeitos colaterais podem ser náuseas, problemas ao urinar, vômitos, tontura e mal-estar.

Blog Naturemed