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Spirulina

 

Cada vez mais as pessoas estão mais atentas e buscando melhorar sua qualidade de vida, seja em aumentando a prática de atividades físicas, ou mudanças na alimentação buscando sempre uma alimentação mais saudável ou até mesmo usando de alguns suplementos para complementar alguns nutrientes, que não conseguimos a quantidade necessária na alimentação.

E a spirulina tem caído no gosto popular por ser um dos suplementos alimentares mais completos que encontramos hoje, seja no mercado, em farmácias manipuladas ou nas lojas de produtos naturais, os benefícios da spirulina são imensos e você vai conseguir identificar e entender melhor todos esses pontos positivos que ela traz para o nosso corpo.

 

O que é Spirulina?

Hoje vamos falar um pouco sobre o que é a spirulina, esse nome um tanto “estranho” para algumas pessoas, mas que tem propriedades e nutrientes incríveis para o nosso organismo. A spirulina ou então como alguns a conhecem “spirulina azul”, nada mais é que uma cianobactéria que vai ter esse aspecto azul esverdeado, dando origem ao que muitos conhecem como spirulina azul.

 

A spirulina azul ou a spirulina vai ter essa presença de cor devido ao nutriente que lhe proporciona o azul intenso chamado assim, de ficocianina juntando com a presença da clorofila para formar o aspecto esverdeado, dando origem a cor exata da spirulina.

 

Esse produto natural está entre os melhores e um dos mais altos fatores de nutrientes encontrado na sua composição e é por esse motivo que vários profissionais indicam o uso como uma forma de suplementação. A spirulina contém mais de 20 vezes de proteína do que a soja e mais de 400 vezes que a carne vermelha, realmente os números são enormes e bem assustadores.

 

Como já falamos a spirulina é um composto de vários nutrientes com propriedades importantíssimas para o nosso organismo, e é por esse motivo que a suplementação alimentar vai garantir diversos benefícios para a nossa saúde. Esse tipo de produto natural só é possível retira-la em ambientes de água doce como alguns rios, lagos e lagoas, e é por isso que algumas pessoas a conhecem também como uma forma de alga marinha. A diferença da spirulina ou alga marinha como conhecemos também de algumas bactérias, refere-se ao fato dela conseguir fazer sua própria fotossíntese, função essa que só é possível por conter a clorofila em sua composição. No entanto a spirulina azul não é tóxica para o nosso organismo, mais um ponto que a diferencia de outras bactérias.

 

Além disso a spirulina tem uma fonte muito rica de nutrientes e não apresenta muita gordura e caloria em sua composição, correspondendo apenas a 7% em formas de seus ácidos graxos essenciais para o corpo humano. A clorofila existente na spirulina vai ajudar a regenerar as células e a flora intestinal, além claro de facilitar a circulação do sangue em todos os órgãos, mas calma vamos explicar bem detalhado como ela funciona e os benefícios que pode nos trazer. 

 

Enquanto isso, vamos ressaltar somente que a spirulina é um grande potencializador para melhorar nosso organismo ativando as células e desintoxicando nosso corpo, fora a quantidade incrível que contém em sua composição de nutrientes, vitaminas, minerais entre outros.

 

Quais os nutrientes da Spirulina?

Como já falamos essa “microalga” ou como todos a conhecem a spirulina, tem uma gama muito extensa sobre vários nutrientes e é por isso que vamos tentar explanar um pouco sobre os seus principais que encontramos na sua composição. Os nutrientes da spirulina são uma grande fonte rica para atribuir benefícios e melhorar nosso organismo, afinal sempre procuramos alimentos naturais ou suplementação para melhorar nossa saúde não é mesmo?! E é isso que a spirulina vai conseguir fazer.

 

A spirulina é composta de 65 % de proteína vegetal, composta por uma grande variedade de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, além claro que em toda sua composição só encontramos 7% de gordura em formas de ácidos graxos que são essenciais consumi-los. A spirulina é uma alga fundamental para o nosso corpo e é bastante recomendada, é altamente digerível e apresenta quantidades altas de potássio, cálcio e ferro não apresentando sódio em sua composição, abaixo vamos detalhar umas informações nutricionais referente a 100 gramas de spirulina.

 

As informações a seguir vão ser referente a uma porção de 100 gramas de spirulina, claro que esse valor nutricional pode variar de acordo com cada espécie, cultivo e até mesmo com alguns fabricante, por esse motivo é importante sempre comprar marcas já conceituadas no mercado como é o caso do MAXX SPIRULINA da Melcoprol.

 

Em 100 gramas geralmente você vai conseguir encontrar: 280Kcal (quilocaloria) de calorias, 60 a 77gr(grama)  de proteína, 9 a 15gr de gorduras, 10 a 19gr de carboidratos, 38-54mg (miligrama) de ferro, 148-180mg de cálcio, 0,02-230mg de B-caroteno, 270-398mg de magnésio, 5,6-5,8mg de zinco, 2,4-3,3mg de manganês, 500-1000µg (microgramas), 56 µg Vitamina B12, 274 µg Pseudovitamina B12 e 260-1080mg de clorofila, esses são só alguns nutrientes que encontramos na composição referente a 100 gramas de spirulina, mas a spirulina é rica em outros nutrientes que vamos falar mais pra frente.

 

Para que serve a Spirulina?

Já percebeu que a spirulina é rica em vários nutrientes que vão trazer algum tipo de beneficio para o nosso organismo não é mesmo?! Mas, afinal depois disso tudo para que que a spirulina serve?A Spirulinavai servir para atuar como uma função auxiliar na suplementação para vegetarianos, podendo ser utilizada como suplemento dietético em pessoas com osteoporose por sua grande quantidade de minerais, atuando também, na área metabólica, ela vai ajudar a melhorar o trânsito intestinal, com um alto nível digestivo e uma absorção próxima de 90%.

 

Além disso, a spirulina possui grande ação no tratamento para anêmicos, contendo um grande teor de vitamina B12, essencial para o bom funcionamento das células vermelhas do sangue saudáveis. Por ser uma fonte rica em fontes minerais e sendo uma das maiores fontes de ferro do mundo, sendo considerada como um dos principais minerais para ajudar no processo do transporte de oxigênio. A spirulina vai ajudar na produção das hemoglobinas, ou seja, as células vermelhas do sangue, auxiliando no transporte do oxigênio e no armazenamento dele pelos tecidos, além disso ela ajuda a formar as enzimas que atua no processo de respiração celular.

 

A spirulina serve também para proteger as ações dos raios ultravioletas, isso mesmo ela vai proteger a pele contra essas radiações e estimular a produção do colágeno, elemento esse importantíssimo para preservar a elasticidade e brilho da nossa pele, isso só é possível graças a alta concentração de betacaroteno que encontramos em sua composição.

 

Graças a grande quantidade que encontramos de magnésio na composição dessa “alga marinha” ela vai conseguir evitar o ressecamento do cabelo e aumentar o seu brilho, sendo um dos nutrientes fundamentais para controlar o fluxo de nutrientes no couro cabeludo.

 

Sabemos que existe inúmeros pontos que podem enfraquecer nosso sistema imunológico, podemos citar até alguns que podem contribuir para algumas doenças, como o estresse, sedentarismo, alcoolismo, excesso de açúcar e mal noites de sonos, por esse motivo a suplementação com a spirulina é importante, pois sabemos que a presença da vitamina E em sua composição ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. 

 

A vitamina E que encontramos na spirulina vai ser responsável pela produção de defesa das nossas células, juntamente com a ficocianina, ou seja, o antioxidante que encontramos nela, vai estimular a produção das células estaminais, que vão dar origem aos glóbulos brancos do nosso organismo, células essas que são responsáveis pelas nossas defesas e ao glóbulos vermelhos.

 

Além disso já falamos que a composição que deixa a spirulina azul é graças a ficocianina, mas também vai servir para estimulara produção de sangue no organismo, renovando assim, sempre nossas células de defesa. Incrível, não é mesmo?! A alta gama de propriedades nutrientes que encontramos na sua composição, é capaz de servir desde a melhorar o aspecto da nossa pele, a protegendo e evitando seu envelhecimento precoce ao desenvolvimento de doenças, pois ela vai manter as células do corpo saudáveis evitando assim que os radicais livres entre em ação.

 

Quais os benefícios da Spirulina? 

Com tantos nutrientes que muitas das vezes é impossível citar todos eles presentes na alga marinha, fica sempre o questionamento quais os benefícios da spirulina?A Spirulina é um suplemento que fornece à saúde, de forma rápida após o consumo, um conjunto de benefícios. Principalmente para o nosso sistema imunológico, pois ele vai ser um dos grandes beneficiados, devido ao alto teor de nutrientes a proteção do organismo contra doenças, são imediatas. 

 

A disposição e energia oferecidas pela spirulina também garantem a resistência e uma redução da fadiga maior para o corpo.Além disso, todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do coração, fígado e rins estão presentes nela, que vai atuar também, como um desintoxicante natural, permitindo a oxigenação do sangue e contribuindo para a eliminação de todas toxinas presentes no corpo, assim, diversas outras impurezas que podem estar causando doenças ou outras complicações de saúde também são eliminadas.

 

Claro que a spirulina vai ser também um grande inibidor natural de apetite, o que contribui muito na melhoraria do sistema digestivo do corpo. Por fim, com propriedades antioxidantes bastante ricas, toda a inflamação presente no corpo pode ser reduzida, devido ao equilíbrio do pH. Abaixo vamos citar alguns benefícios que o uso da spirulina pode trazer para o nosso corpo.

 

Efeitos contra a anemia

Na composição da spirulinaencontramos uma concentração altíssima de ferro., os valores nutricionais que vai ser explicado aqui terá como referência 100 grama de spirulina, dessa forma encontramos: 123mg  de ferro, ultrapassando fortemente outras fontes de ferro como por exemplo o feijão, e o espinafre, que também são excelentes fontes de ferro.Segundo um estudo feito para medir a absorção de ferro comparando cápsulas de suplemento artificial e com a cianobactéria, foi comprovado que os indivíduos que utilizaram a spirulina obtiveram um melhor resultado de absorção se comparado ao uso artificial.

 

Efeitos antioxidantes

O papel principal dos antioxidantes é defender as células saudáveis do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Esses radicais contribuem nos processos inflamatórios, que mantém a pele jovem e previnem diversas doenças. Alguns estudos, como um artigo europeu publicado na revista científica Real Raw Food, têm revelado quea Spirulina tem maior poder de antioxidantes e anti-inflamatório do que o consumo de grande número de frutas e vegetais. Segundo a pesquisa comparando os níveis de fito nutrientes, ou seja, antioxidantes encontrados nos vegetais conhecidos como isoflavonas, carotenoides e flavonoides, foi constatado que a spirulina é 31 vezes mais potente que o mirtilo, 60 vezes mais potente que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã. 

 

Efeitos contra a desnutrição

A falta de nutrição tem sido um dos grandes problemas mundiais hoje, devido à alta concentração de nutrientes e vitaminas, a Spirulina ajuda a combater a desnutrição com a suplementação de suas grandes fontes proteicas, se introduzida a alimentação humana diariamente, são mais de 50 nutrientes presentes nesse complemento alimentar, claro que para conseguir ter toda essa gama de riqueza nutrientes que ela disponibiliza é necessário fazer o uso de forma continua, para poder ser  benéfica para o corpo, uma vez que cada grupo de nutrientes atua especificamente para manter o bom funcionamento dos seus órgãos.

 

Efeitos Antiobesidade

Com uma gama alta de nutrientes e proteínas, com a ingestão, a Spirulina ajuda na saciedade, e assim, inicia-se o processo de emagrecimento. O bom funcionamento do intestino, que também está na lista de benefícios da Spirulina, contribui para toda a desintoxicação do organismo, que acelera o metabolismo, e atua severamente no tratamento para a obesidade.

 

Cálcio para os ossos

Segundo uma pesquisa realizada em 2011 pelos pesquisadores farmacêuticos da  Cyanotech Corporation, realizado nos Estados Unidos e publicado na Real Raw Food, consta na spirulina 180% mais cálcio do que o leite, seguindo claro as mesma regras de quantidade para a comparação, um poderoso nutriente, o cálcio é um forte aliado para o fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose.

 

Diminui o colesterol

De acordo com a analise feita por pesquisadores europeus da Liverpool University Hospitals, na Inglaterra, em parceria com o Hippocrateio Hospitals e a University od Ioannina, ambos da região da Grécia, a spirulina contém ácidos graxos essências, principalmente o Ômega 6 que encontramos na sua composição, esse acido graxo, principalmente o gama-linolênico, vai ajudar a prevenir o acumulo de colesterol, ajudando assim a reduzir o colesterol ruim(LDL) com seu consumo diário.

 

Mais betacaroteno que a cenoura

De acordo com a pesquisa realizada pela Cyanotech Corporation foi possível afirmar que a spirulina contem 3.100% mais de betacaroteno do que as cenouras, pesquisa realizada com a mesma quantidade de cada produto. Esse nutriente que encontramos na spirulina irá ser convertida no organismo como Vitamina A, que por sua vez, ajuda na produção e manutenção dos fios dos cabelos, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele.  Contudo, ainda que a spirulina seja uma grande fonte de betacaroteno, é importante ressaltar que não é possível mensurar quanto desde nutriente será convertido em vitamina A, sendo necessário para o nosso corpo de 800mcg por dia, dessa forma é importante sempre mantermos uma alimentação equilibrada e saudável junto com as formas suplementares. 

 

Mais ferro que o espinafre

A mesma pesquisa realizada sobre os valores do cálcio na spirulina, foi possível encontrar também informações sobre o ferro, cujo nutriente é cerca de 5.100% mais que o espinafre. Esse nutriente vai ser importante, pois o mesmo atua no organismo transportando o oxigênio, evitando assim problemas como a anemia, dor de cabeça e cansaço. Foi identificado também que uma porção da spirulina é possível conter cerca de 6,5mg de ferro, sendo que, nosso corpo necessita diariamente de 8mg a 11mg para os homens e 15mg a 18mg para as mulheres variando claro com a idade de cada um. 

 

Cérebro funcionando com magnésio

O nutricionista Israel Adolfo explica que foi encontrado na spirulina cerca de 3 a 15 vezes a mais de magnésio do que o arroz, farinhas de trigo, milho e soja. Importante nutriente para nosso corpo, visto que, o magnésio vai atuar no funcionamento dos músculos, na manutenção do ritmo cardíaco, na resistência óssea, síntese de proteínas e regulação da pressão arterial.

 

Zinco para fortalecer a imunidade

De acordo com a pesquisa realizada pelo nutricionista Israel Adolfo a quantidade de zinco na spirulina é de 4 a 24 vezes maior do que nas farinhas de trigo, milho e soja. Esse tipo de nutriente é importante para reforçar nosso sistema imunológico, sendo um grande anti-inflamatório.

 

Outros Benefícios da Spirulina:

Os benefícios da spirulina ou spirulina azul são imensos, isso se dá devido ao grande número de nutrientes que tem na sua composição. Graças ao seu grande teor de nutrientes, a spirulina vai ajudar a auxiliar na recuperação dos tecidos musculares, a proteger os glóbulos vermelhos e será um ótimo suplemento para aminoácidos, vitaminas e ferro.

 

Além de tudo que já falamos acima, sobre todos os tipos de nutrientes e benefícios para o nosso corpo, não só são esses pontos positivos que a spirulina possui, abaixo vamos mostrar outros benefícios da spirulina no nosso organismo.

 

Diminuir a pressão arterial: a spirulina vai relaxar os vasos sanguíneos promovendo assim a produção de óxido nítrico;

 

Diminuir o colesterol e os triglicerídeos: ela vai inibir a absorção de lipídios e ajudar a aumentar o colesterol bom (HDL);

 

Melhora os sintomas de rinite alérgica: a spirulina vai fortalecer o sistema imunológico, reduzindo assim, as secreções nasais, congestão, espirros e coceiras.

 

Favorece a perda de peso: ela vai conseguir diminuir a inflamação do tecido adiposo e aumentando a perda de gordura em pessoas com síndrome metabólica;

 

Melhora o humor, a disposição e aumenta a atenção: como é rica em magnésio, mineral esse, que ajuda a produzir o hormônio do bem-estar, a spirulina vai evitar sinais da depressão;

 

Melhora a memoria e exerce efeito neuro-protetor: como a spirulina é rica em ficocianina e antioxidantes, ela vai ser um ótimo suplemento para beneficiar pessoas que tem Alzheimer, pois vai reduzir o comprometimento cognitivo que acontece com a idade;

 

Impedir o envelhecimento precoce: um conjunto com a vitamina A e C juntamente com os antioxidantes que encontramos em sua composição, ela vai ajudar a diminuir os danos celulares que são causados pelos radicais livres;

 

Preveni o câncer: os micronutrientes zinco e selênio juntamente com os antioxidantes presente na spirulina, vão evitar os danos celulares causados pelos radicais livres prevenindo assim as células cancerígenas.

 

Spirulina Emagrece?

São inúmeros os benefícios que o consumo diário da spirulina pode fazer no nosso organismo, como já vimos a spirulina vai conseguir te ajudar até na sua dieta para obter os resultados mais rápido, pois vai conseguir eliminar as toxinas do corpo, diminuir a inflamação do tecido adiposo e favorecendo na queima de gordura.

 

Além do que a spirulina vai atuar na inibição do apetite, pois ela vai ter a capacidade de revestir toda a parede do estômago, promovendo uma grande sensação de saciedade, contribuindo para manter a dieta em dia e diminuir a compulsão alimentar, claro que, vale sempre ressaltar que o uso diário da spirulina só trará esses benefícios juntamente com uma mudança no estilo de vida ou seja ter uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

 

Como consumir a Spirulina?

Depois disso tudo você deve estar se perguntando como consumir a Spirulina, não é mesmo? Pois, bem ela é encontrada em duas formas uma em pó e a outra em cápsula. A quantidade ideal do uso da spirulina é recomendada de 1 a 8 gramas, isso vai depender para qual o objetivo que você deseja tomar a spirulina. Lembrando sempre que, a spirulina deve ser tomada 20 minutos antes das principais refeições e é de suma importância que você passe por um profissional adequado, pois ele vai conseguir adequar as quantidades necessárias de acordo com o seu objetivo.

 

Se você optar por tomar a spirulina em pó, você pode misturar ela nos alimentospara retirar um pouco do seu amargo. Uma boa forma de usa-la é nos líquidos seja na água, suco, vitamina ou smoothie, abaixo vamos deixar umas dicas simples de como usar a spirulina:

- Como suplemento: 1 g por dia;

- Para baixar o peso: 2 a 3 g por dia;

- Para ajudar no controle do colesterol: 1 a 8 gramas por dia;

- Para melhorar a performance muscular: 2 a 7,5 g por dia;

- Para ajudar a controlar a glicemia: 2 g por dia;

- Para ajudar no controle da pressão arterial: 3,5 a 4,5 g por dia;

- Para o tratamento da gordura no fígado: 4,5 g por dia.

 

Lembrando sempre que é importante conferir essas dicas com o seu médico, pois ele vai conseguir auxiliar a quantidade necessária para chegar no seu objetivo.

 

Quais os efeitos colaterais da Spirulina?

Sempre ressaltamos a importância de uma orientação adequada de um profissional, isso se deve, porque algumas pessoas devem evitar usar a spirulina, como é o caso de pessoas com fenilcetonúria, pessoas que tem problemas com aminoácidos, mulheres grávidas e amamentando e as crianças.

 

Além do mais, consumir a spirulina em excesso pode causar alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, diarreias e até alguns casos raros de alergias, por isso é importante buscar uma orientação adequada afinal queremos os benefícios que a spirulina traz para o nosso corpo e não os efeitos colaterais.

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