Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Semente de Abóbora

 

A Semente de Abóbora tem alcançado um papel de destaque e vem sendo cada vez mais procurada e inserida na dieta alimentar de diversas pessoas. Nesse sentido, ela é um alimento muito versátil, podendo ser utilizada de diversas maneiras e incorporada em diversas receitas, como pães, bolos e tortas.


Ainda, é importante ressaltar que a Semente de Abóbora apresenta um baixíssimo nível calórico, o que a torna extremamente benéfica à saúde humana. Sendo assim, esse alimento, além de apresentar inúmeras vantagens para o bom funcionamento do organismo, seu consumo não faz ganhar peso.


Nesse sentido, outro ponto importante a ser destacado é a utilidade da Semente de Abóbora na promoção de um sono bom e tranquilo. Dessa forma, diversas pessoas buscam consumi-la para garantir o descanso merecido após longas jornadas de trabalho, além de termos conhecimento de que a insônia atinge milhares de brasileiros.


Portanto, é de suma importância aprofundar os conhecimentos acerca dos benefícios da Semente de Abóbora e todas as suas utilidades no organismo, bem como seu mecanismo de ação. Além disso, aprender como consumir a Semente de Abóbora da melhor maneira para obter todos os seus benefícios.

 

O que é Semente de Abóbora?

A Semente de Abóbora (Cucurbita maxima) é oriunda da abóbora (Cucurbita sp.) e representa a parte mais rica desse alimento, sendo fonte de diversos nutrientes para o organismo humano. Dito isso, ela é muito importante para a manutenção da saúde humana e pode promover incontáveis benefícios ao organismo.


Sendo assim, vale ressaltar que as sementes e o óleo extraído delas, conhecido como Óleo de Semente de Abóbora, são muito benéficos principalmente para a saúde da próstata. Além disso, ela é muito conhecida por suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória, que garantem inúmeros benefícios à saúde humana.


Ainda, a Semente de Abóbora é um alimento muito versátil, podendo estar presente em diversas receitas e ser apresentada de diferentes formas. Dito isso, algumas das alternativas de consumo desse riquíssimo alimento são: Semente de Abóbora torrada, farinha de Semente de Abóbora e até mesmo inclusa na receita de pães, bolos e tortas.


Por fim, esse alimento apresenta uma quantidade baixíssima de calorias, sendo uma colher de sopa dele, correspondente a cerca de 50 a 60 calorias. Sendo assim, pode-se afirmar que consumir Semente de Abóbora irá trazer inúmeros benefícios sem o ganho de peso, pelo contrário, ela auxilia no processo de perda de peso.

 

Quais os nutrientes da Semente de Abóbora?

Como dito anteriormente, a Semente de Abóbora é muito rica em nutrientes, fator que garante o bom funcionamento do organismo humano, além de outros benefícios. Dito isso, apesar da abóbora apresentar muitos nutrientes em sua composição, a maior riqueza deles está presente na Semente de Abóbora.


Ainda, faz-se necessário entender que os benefícios proporcionados pela semente são oriundos da função e ação dos nutrientes no organismo. Sendo assim, é importante compreendê-las e o papel que exercem no corpo humano, ou seja, compreender o mecanismo de ação.


Sendo assim, torna-se necessário obter conhecimento sobre cada nutriente e como agem no organismo humano. Dito isso, preparamos uma lista exclusiva abaixo, em que foram listados os principais nutrientes que constituem a Semente de Abóbora e suas respectivas funções no corpo humano. Confira a seguir!


Ômega 3: O ômega 3 atua no corpo humano como um anti-inflamatório e protetor das células do organismo. Sendo assim, dentre suas principais funções, podemos destacar a promoção do bom funcionamento do cérebro, sendo responsável pela melhora da memória e do raciocínio lógico.

 

Fibras: As fibras são responsáveis por auxiliar na redução dos níveis de glicose do sangue, diminuição da pressão e dos lipídios e prevenção contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes melito e câncer de cólon.


Proteínas: As proteínas exercem importantes funções no transporte de oxigênio, na proteção do corpo contra organismos patogênicos, como catalizadora de reações químicas, receptora de membrana, atuação na contração muscular, além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios.


Ferro: O ferro é fundamental para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA e metabolismo energético. Dito isso, ele tem a função, na hemoglobina, de transportar oxigênio para o músculo em atividade, além de exercer um importando papel na produção de colágeno e elastina, na manutenção do sistema imunológico, na produção e regulagem de vários neurotransmissores cerebrais e na proteção contra danos provocados por oxidantes.


Magnésio: O Magnésio é importante para a formação dos ossos e dentes, além de ser fundamental para o funcionamento adequado dos nervos e músculos. Além disso, diversas enzimas do corpo humano, dependendo do magnésio para funcionarem normalmente.

Gordura boa: A gordura presente na Semente de Abóbora é a gordura boa, responsável por auxiliar na regulação da coagulação do sangue, dos níveis de triglicérides sanguíneos e insulina. Além disso, algumas também atuam na diminuição da pressão arterial e na prevenção de batimentos cardíacos irregulares.


Zinco: O zinco é responsável pela realização das reações químicas vitais, tendo impacto no metabolismo celular. Além disso, esse mineral exerce um importante papel no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução.

 

Para que serve a Semente de Abóbora?

Sabe-se que a Semente de Abóbora apresenta benefícios incontáveis, sendo eles advindos da riqueza de nutrientes presentes nesse alimento. Sendo assim, é importante observar que introduzi-la em sua alimentação, trará inúmeros benefícios a sua saúde, além de garantir o bom funcionamento de seu organismo.


Ainda, é possível afirmar que o motivo que mais leva pessoas a quererem consumir essa semente, é seu poder em auxiliar a ter melhores noites de sono, proporcionando um sono tranquilo e leve, além de conseguir atuar como um relaxante natural, devido as suas funções no sistema nervoso.


Nesse sentido, a Semente de Abóbora ainda é muito conhecida por auxiliar na perda de peso, uma vez que já foi dito que ela apresenta um nível calórico baixíssimo. Além disso, sua riqueza em fibras garante uma maior saciedade após as refeições, o que acaba facilitando até mesmo na permanência firme nas dietas realizadas.

 

Por fim, esses são os benefícios mais conhecidos da Semente de Abóbora, são eles que mais atraem os consumidores no momento da compra. No entanto, não pense que as vantagens ao consumi-la para por aí! Ainda há inúmeros outros benefícios, advindos do consumo regular e adequado, dessas sementes que abordaremos mais a frente.


Outros benefícios da Semente de Abóbora?

Como sabemos, a Semente de Abóbora apresenta incontáveis benefícios, além de ser a parte mais rica em nutrientes da abóbora. Sendo assim, é importante que você compreenda bem cada uma das vantagens proporcionadas pelo consumo da semente, para que você tenha ainda mais certeza em introduzi-la em sua rotina alimentar.


Ainda, é de suma importância entender que os benefícios citados anteriormente, como a perda de peso e seu poder em melhorar as noites de sono, são apenas algumas das diversas vantagens dessa semente. Por isso, faz-se necessário enxergar além deles, para entender a variedade de benefícios que estão ao seu alcance.


Desse modo, não há motivos para não introduzi-la em sua rotina alimentar e, sem dúvidas, os resultados irão te surpreender! Pensando nisso, preparamos uma lista exclusiva com os principais benefícios da Semente de Abóbora para que você possa conhecê-los ainda mais e fazer o melhor uso possível dela. Veja a seguir!


Auxilia no aumento da massa muscular: O consumo da Semente de Abóbora pode auxiliar no aumento da massa muscular! Isso se deve ao fato da semente ser rica em proteínas e, desse modo, favorece muito o ganho da massa muscular, principalmente quando combinada com a prática regular de atividades físicas. Ainda, é possível combiná-la em diversas receitas, como saladas, vitaminas e cereais.


Diminui inflamações: Por se tratar de uma rica fonte de ômega 3, a Semente de Abóbora exerce uma importante função anti-inflamatória no organismo. Ainda, é capaz de evitar processos de estresse ou doenças que possam estar causando inflamação no corpo.


Fortalece o sistema imunológico: O consumo da Semente de Abóbora também é eficaz para o fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que é rico em antioxidantes. Além disso, essa semente também apresenta carotenóides e vitamina E, que auxiliam ainda mais no fortalecimento do sistema imune.


Combate a anemia: O combate à anemia é possível pelos elevados níveis de ferro na composição da Semente de Abóbora. Sendo assim, o próprio nutriente irá agir no organismo, impedindo que o consumidor desenvolva anemia. Além disso, é indicado consumi-la juntamente com algum tipo de vitamina C, como kiwi, laranja, tangerina, mamão ou morango.


Melhora a saúde da próstata e tiroide: É possível, com o consumo adequado da Semente de Abóbora, alcançar a melhora da saúde da próstata e tireoide, visto que, a semente é rica em zinco, nutriente responsável pelo fortalecimento do sistema imune e por ajudar na regulação do funcionamento da tireoide. Ainda, alguns estudos apontaram que o consumo diário do alimento auxilia a reduzir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata.


Cuida da saúde do coração: A manutenção da saúde do coração por meio do consumo da Semente de Abóbora é possível devido à presença de fitoesteróis, magnésio, zinco, ácidos graxos, e ômega 3, produzindo um efeito cardioprotetor. Sendo assim, auxiliam no controle da pressão arterial, reduz o risco cardiovascular e reduz os níveis de colesterol.


Alivia dor de barriga: O magnésio presente na composição da Semente de Abóbora é responsável por diminuir as contrações musculares e o funcionamento dos nervos. Dessa forma, como consequência, alivia a dor de barriga e, ainda, cólicas menstruais. 


Regula os níveis de açúcar no sangue: A regulação dos níveis de açúcar no sangue é possibilitada pela presença de fibras e magnésio. Dessa forma, elas são de extrema importância para pessoas diabéticas e que possuem obesidade com resistência à insulina ou hiperinisulinismo. 


Promove o bem-estar: O consumo de Semente de Abóbora promove o bem-estar, uma vez que apresenta uma quantidade elevada de magnésio e triptofano, substâncias que atuam à nível cerebral, prevenindo excesso de estresse, cansaço e ainda estimulam a memória.


Ação antioxidante: A Semente de Abóbora apresenta uma importante ação antioxidante e, dessa forma, é responsável pelo combate aos radicais livres, causadores de enfermidades como o câncer e envelhecimento precoce. Sendo assim, auxilia na manutenção da saúde da pele, impedindo o envelhecimento celular precoce e ainda previne alguns tipos e câncer, além de fortalecer o sistema imunológico.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Como dito anteriormente, a Semente de Abóbora pode ser consumida de diversas maneiras, podendo se adequar a sua rotina, sem demandar muito tempo. Dessa forma, as sementes podem ser incorporadas em inúmeras receitas, como bolos, tortas, saladas e ainda serem preparadas como Semente de Abóbora torrada.


Dito isso, faz-se necessário conhecer a fundo, cada uma das formas de uso da Semente de Abóbora, bem como a dosagem diária recomendada, a fim de não exagerar no consumo. Por isso, preparamos uma lista exclusiva com as principais formas de uso da Semente de Abóbora e como administrá-las. Confira abaixo!


Óleo de Semente de Abóbora: Recomenda-se o consumo de 2 colheres do óleo ao dia durante duas semanas em caso de parasitas intestinais. Caso esse não seja o caso, aposte em usá-lo frio em saladas.


Farinha de Semente de Abóbora: A Farinha de Semente de Abóbora pode ser preparada em casa e introduzida em bolos e massas. Além disso, é possível encontrar a farinha em lojas de produtos naturais.


Semente de Abóbora Torrada: A Semente de Abóbora Torrada é saborosa e pode ser incorporada em diversas receitas como, bolos, pães, entre outros.

 

Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Por se tratar de um alimento 100% natural, a Semente de Abóbora raramente apresenta efeitos colaterais em seus consumidores. No entanto, é preciso atentar-se para não exagerar nas dosagens e acabar apresentando efeitos indesejáveis, como coceira ou até mesmo inchaço na boca.


Por fim, o uso de Semente de Abóbora também não possui contraindicações. Todavia, lembre-se sempre de consultar seu médico ou nutricionista antes de inseri-la em sua rotina alimentar, a fim de lhe receitarem a dosagem diária correta e identificar se há alguma restrição quanto ao consumo da semente.  

 

Blog Naturemed