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Selênio

 

O Selênio é um mineral essencial muito importante no desenvolvimento de diversos processos do organismo, assim como os componentes existentes em sua propriedades trabalham para que todo o seu corpo consiga funcionar bem. Talvez você já tenha ouvido falar sobre esse nutriente, mas se você ainda não tem idéia do que o Selênio pode realmente faz por você, dos benefícios oferecidos por ele, conheça aqui o selênio.

 

Esse importante nutriente pode aparecer naturalmente no solo, na água e também em alguns alimentos. Algumas pesquisas já demonstraram que ele pode fornecer efeitos bastante positivos para toda a saúde, isso porque a sua ação tem o poder de aumentar a imunidade, combater o câncer e algumas doenças cardiovasculares. O Selênio age ainda melhorando problemas de tireóide, infertilidade e asma.

 

As fontes provenientes do Selênio são um dos nutrientes mais essenciais para o bom funcionamento da saúde em geral, e o que isso quer dizer? Isso significa que nosso corpo não pode produzi-lo e, neste caso, é necessário que tenhamos que obtê-lo através da nossa dieta. Sem a presença do Selênio em nosso organismo, alguns dos nossos sistemas como o coração, as articulações, os olhos, nosso sistema imunológico e o nosso sistema reprodutivo podem acabar por entregar algumas sérias complicações.

 

Mas o que esse mineral pode realmente fazer e qual benefício podemos obter através de suas propriedades? Existem uma gama de evidências quanto aos benefícios de saúde oferecidos pelo Selênio, e é exatamente por isso que ele se tornou extremamente popular em diversas discussões sobre vitaminas que contribuem para uma boa manutenção da saúde. Portanto, neste texto entenderemos quais são todos os benefícios oferecidos por essa vitamina.

 

O que é Selênio?

Como citado mais acima, o Selênio é um mineral encontrado no solo, na água e pode ainda ser encontrar em diversos alimentos, bem como os ovos, atum, bacalhau, aves, cogumelos e as famosas castanhas-do-pará são excelentes fontes naturais de selênio. Além de ser um mineral poderosamente oxidante, ele ainda pode atuar  especialmente na saúde da tireóide e em desenvolvimento saudável.

 

Por não conseguimos produzir Selênio em nosso próprio organismo, é necessário que neste momento possamos recorrer em uma dieta com alimentos ricos em Selênio, suplementos de Selênio ou (de preferência) em uma combinação dos dois para obter os níveis suficientes de vitamina de Selênio no organismo. Isso porque, por mais que exista uma boa fonte de Selênio em alguns alimentos, eles não são suficientes para ​​manter seus níveis de selênio elevados apenas através de fontes alimentares, a suplementação de Selênio se torna então necessária.

 

Após a absorção dessa suplementação, o Selênio é incorporado em proteínas como enzimas, que são chamadas de selenoproteínas. As selenoproteínas são uma família de proteínas, nelas contêm Selênio na forma de um aminoácido, e sua ação pode depender de um suprimento adequado de Selênio na dieta. Diversos especialistas afirmam que existem cerca de 25 selenoproteínas diferentes, mas são apenas metade delas que teve as suas funções identificadas.

 

O Selênio ainda possuem grandes propriedades oxidantes, neste caso, ingerir bebidas alcoólicas, cigarros e diversas frituras ao longo da vida pode acabar intoxicando todo o corpo humano. Por possuir propriedade antioxidantes, esse micronutriente age amenizando todo esses efeitos venenosos inseridos no organismo. Mas é preciso estar atento quanto ao excesso do mineral, se ultrapassado, pode ser prejudicial à saúde, isso porque pode acabar aumentando o risco para a diabete tipo 2 e outros diversos problemas relacionados ao metabolismo.

 

Para que serve o Selênio?

O Selênio funciona muito como o iodo quando se trata de ajudar a regular seu metabolismo. O iodo é um mineral necessário para o processo de regulação das funções no organismo dos hormônios tireoidianos. Assim como trabalha o iodo, o Selênio também ajuda o corpo a utilizar a vitamina C para ajudar a melhorar a proteção das células do corpo.

 

Trabalhando com enzimas que contribuem para que o cérebro não envelheça, o Selênio tem uma poderosa ação em toda a oxidação das células em geral e na eliminação de diversas toxinas. Através dessa ação antioxidante, o micronutriente pode manter o sistema nervoso saudável, protegê-lo contra doenças cardíacas nas coronárias e melhorar a capacidade de resposta do sistema imunológico.

 

Esse nutriente está inteiramente ligado produção dos hormônios da tireoide. Alguns estudos têm revelado que a ingestão cuidadosa da suplementação de Selênio durante a gestação pode diminuir em muito risco de doenças na tireoide e também a depressão pós-parto. Porém, a deficiência desse mineral pode causar a tireoide hipoativa e ainda a pressão alta durante a gravidez.

 

E ainda, como mencionado acima, sendo ele um poderoso antioxidante, o Selênio pode ajudar, de forma significativa, a neutralizar os diversos radicais livres tóxicos, reduzindo assim o estresse oxidativo que pode causar doenças originárias de toxicidades, como o câncer e alzheimer. Suas ricas propriedades antioxidantes ajudam a proteger todas as células saudáveis ​​de danos e afastar doenças.

 

Como obter Selênio suficiente:

Para a maior parte das pessoas, consumir uma quantidade de Selênio suficiente para o organismo é muito fácil porque elas estão em sua dieta diária ou semanal, de forma bastante natural. Mas, em outros casos, aumentar os níveis baixos de Selênio no organismo podem nem exigir que você precise comer algumas fontes de alimentos desse mineral diariamente, mesmo que provavelmente você já esteja se alimentando com essas fonte. O fato é que os suplementos de Selênio fazem isso por você!

 

Alguns alimentos comuns como carnes específicas, frutos do mar e laticínios são excelentes fontes de qualidade com a composição apropriada de Selênio, mas até mesmo pessoas que adotam estilos de vida com padrões veganos por exemplo, podem obter facilmente uma quantidade de Selênio de qualidade apenas comendo uma castanha do Brasil algumas vezes por semana.

 

Mas suplementos alimentares tendem a ser necessários e bastante úteis para a complementação de Selênio no organismo de diversas pessoas, a fim de melhorar ou manter o status deste mineral. Os suplementos podem conter diferentes formas de selênio, como selenito de sódio, selenometionina e até ambos. Uma outra questão em que é preciso ter atenção, é de que é possível que sejam necessárias algumas doses mais altas, mesmo que a curto prazo, a fim de corrigir a deficiência de Selênio. No entanto, elas sempre devem ser supervisionadas por um profissional médico.

 

Selênio emagrece?

Os benefícios do Selênio para a perda de peso são claramente significativos do ponto de vista hormonal, isso porque a relação entre o Selênio e o emagrecimento estão ligadas essencialmente às disfunções da tireóide, uma vez que pessoas que sofrem com o hipotireoidismo tem muitas dificuldades de perder peso, isso porque o metabolismo desacelera devido a esse distúrbio.

 

Problemas com tireóide podem desencadear diversos sintomas negativos, como irritabilidade, fraqueza muscular, fadiga, ganho ou perda de peso, problemas para dormir, portanto, a aquisição de quantidades adequadas de Selênio beneficia a tireóide e o corpo de várias maneiras importantes.

 

Além disso, esse micronutriente, por ser anti-inflamatório e antioxidante, pode contribuir consideravelmente para a regulação da produção de hormônios da saciedade. Um estudo recente considerou o papel do selênio, como micromineral altamente essencial no controle de peso. Sabe-se que a glândula tireoide quando está em seu bom funcionamento pode assegurar um metabolismo mais rápido.

 

Assim, com o metabolismo rápido, também existe uma perda de peso mais rápida, já que o corpo queima calorias mais rapidamente, até mesmo quando em repouso. Alguns pesquisadores examinaram a relação entre a ingestão de Selênio na dieta e a obesidade em algumas pessoas. Os participantes responderam ao questionário de frequência alimentar informando a quantidade de sua ingestão diária de Selênio.

 

Os resultados mostraram uma relação bem significativa da dose entre maior ingestão alimentar de Selênio e menor índice de massa corporal e gordura corporal total das pessoas. Essa relação foi independente da idade, ingestão total de calorias na dieta, atividade física, tabagismo, álcool, ou de uso de medicamentos. Os pesquisadores que fizeram o estudo estimaram que a ingestão de Selênio na dieta pode ser responsável por uma grande parte da redução dos percentuais de gordura corporal dos indivíduos.

 

Outros benefícios do Selênio:

Além de todos as ações já citadas, o Selênio possui ainda uma gama de poderosas propriedades antioxidantes que podem ajudar muito no tratamento de câncer e doenças cardíacas. A ingestão adequada de selênio também está ligada à melhoria da saúde cognitiva e de todo o sistema imunológico.

 

Apesar de ser recomendado o uso desse mineral em pequenas quantidades, ele funciona de forma eficiente em todo o nível celular e, por isso, ele é essencial para o bom funcionamento de diversos processos diferentes do corpo humano. Existem algumas principais maneiras pelas quais o Selênio pode beneficiar a saúde:

 

Saúde da tireóide: Ainda destacamos a importante e benéfica ação em toda a saúde da tireóide, isso porque a glândula tireóide controla inúmeras funções importantes do corpo todos os dias, incluindo apetite, sono, temperatura, peso, energia e muito mais.

 

Diversas pesquisas clínicas mostram que o Selênio tomado em combinação com medicamentos para a tireóide ajuda a reduzir os anticorpos autoimunes da tireóide. Esse mineral também pode ajudar a melhorar a função tireoidiana pós-parto.

 

No combate ao câncer: Como o micronutriente tem poderosa ação antioxidante sobre as células, combatendo todos os radicais livres e ajudando-o a fazer o seu trabalho, foi percebido que existem muitos benefícios auxiliados por ele no combate ao câncer.

 

Segundo alguns estudos, esse mineral pode ser eficaz na redução do risco de incidência de câncer, mortalidade causada por câncer e gravidade dos cânceres - especificamente no fígado, próstata, colorretal e pulmões.

 

No período gestacional: Mulheres grávidas com baixos níveis de Selênio no sangue podem ter uma chance maior de desenvolver pré-eclâmpsia. Essa é uma complicação da gravidez marcada por pressão alta e proteínas na urina, para muitos especialista, o consumo do micronutriente de 60 a 10mg por dia, por até 6 meses durante a gravidez, podem ter uma menor chance de desenvolver essa doença.

 

Mas sobretudo, é muito importante que um médico acompanhe a suplementação. Além dos benefícios em relação a pré-eclâmpsia, esse mineral ainda pode atuar poderosamente em todo o período gestacional, foi percebido que níveis mais altos de selênio foram associados à menor chance de restrição do crescimento intra-uterino.

 

Poderosa ação na imunidade: De acordo com pesquisas recentes, o Selênio pode beneficiar significativamente a imunidade porque é necessário para o bom funcionamento de todo o sistema imunológico, assim como pode ser também um nutriente essencial para combater o desenvolvimento de vírus, incluindo o HIV.

 

Uma quantidade adequada desse mineral pode potencializar a imunidade, diminuindo diversas inflamações, evitando dessa maneira a sobrecarga do sistema imunológico e ajudando também pessoas com doenças como tuberculose e hepatite C a terem mais imunidade contra doenças oportunistas.

 

Pode proteger contra doenças cardíacas: Segundo um estudo feito em pessoas que são propensas ou possuem algumas doenças cardíacas, foi possível constatar que o aumento das concentrações de Selênio presentes no organismo diminui o risco de doença cardíaca em uma boa porcentagens dessas pessoas. Os pesquisadores acreditam que isso pode ser influência dos efeitos anti-inflamatórios que estão presentes neste mineral, isso porque a inflamação é um fator de risco para doença arterial coronariana.

 

Por isso, o Selênio pode não apenas diminuir os marcadores de inflamação, mas também aliviar o estresse oxidativo, uma condição na qual os radicais livres e os antioxidantes são desequilibrados no organismo, causando danos celulares. O dano oxidativo também está associado a várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares.

 

Evita danos causados ​​pelos radicais livres: Já mencionamos aqui algumas das propriedades antioxidantes presentes na composição do Selênio. E é exatamente por meio da sua atuação como antioxidante que esse mineral pode equilibrar os diversos radicais livres existentes no organismo e, dessa forma, impedir que eles possam causar os danos celulares que estão associados ao estresse oxidativo.

 

Ainda precisamos mencionar que os radicais livres são produtos secundário, mas naturais de alguns processos essenciais do corpo, como o metabolismo. Mas diversas fontes externas também podem produzir radicais livres, bem como a poluição, consumo de álcool e fumaça de cigarro.

 

Pode suportar a função cognitiva: Alguns estudos ainda evidenciaram que a doença de Alzheimer não é a única condição neurológica à qual o estresse oxidativo está associado. Foi possível perceber, depois de muitas pesquisas, que o Parkinson e à esclerose múltipla também podem estar associada ao estresse oxidativo. E é nesse sentido que o Selênio pode diminuir significativamente todos os danos oxidativos, diminuindo o risco de Alzheimer, cuidando de toda a sua saúde cognitiva.

 

Verificou-se também que, pacientes que possuem Alzheimer podem apresentar baixos níveis de Selênio, assim como tantos outros nutrientes, como vitamina C e vitamina E. Um outro benefício que está associado ao uso do Selênio são as melhorias na memória episódica, funcionamento executivo e memória verbal. Ainda assim, já se sabe que mesmo em diversos casos que envolvem condições neurológicas, o Selênio pode ajudar de forma significativa.

 

Importante para a saúde da tireóide: Os benefícios oferecidos à saúde da tireóide pela ação do Selênio aqui já foram mencionadas. Essa parte bem pequena, mas poderosíssima parte do seu corpo pode ter a maior concentração de selênio de todos os seus tecidos. Além disso, a glândula da tireóide pode fazer muito mais do que apenas regular seu metabolismo através da liberação do hormônio da tireóide. A tireóide contém em suas propriedades o poder de contribuir de forma significativa no crescimento adequado.

 

O Selênio se tornou então um excelente amparo para quem sofre de problemas com a tireóide, com apenas seis meses de suplementação de Selênio é possível verificar que os a possibilidade de desenvolver um hipotireoidismo subclínico, condição na qual a tireóide está de forma subativa, não está de forma avançada no qual médicos precisam prescrever a reposição de hormônio tireoidiano.

 

Pode apoiar a saúde da próstata: Por possuir propriedades antioxidante em sua composição, o Selênio pode proteger as células contra as possíveis alterações no seu DNA que levam à produção de tumores, sendo, portanto, muito importante para a prevenção de diversos cânceres, como por exemplo o de mama, próstata e cólon. Isso porque, como visto mais acima, o Selênio tem se mostrado poderosamente capaz de reduzir os vários danos ao DNA, e o estresse oxidativo, condições essas que estão intimamente relacionadas ao risco de câncer.

 

Segundo algumas pesquisas, pode-se obter resultados demonstrando que os níveis mais altos de Selênio no sangue estavam associados a melhorias de taxas mais baixas de vários tipos de câncer, nessa pesquisa foram incluídos cânceres como o de mama e de próstata. Estudos para encontrar uma associação entre selênio e câncer de pele e o de câncer colorretal ainda estão em processo.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Como vimos, este mineral tem propriedades que auxiliam significativamente na prevenção do câncer, é um excelente estimulante da imunidade e possui propriedades anti inflamatórias. Alguns outros benefícios oferecidos pelo uso do Selênio é de que ele também pode aumentar a potência masculina e o desejo sexual, protegendo contra doenças cardíacas e circulatórias, melhorando a aparência da pele e ainda desintoxicando todo o organismo de metais pesados.

 

Por isso, há inúmeras funções confiadas ao Selênio, além da neutralização de radicais livres, da prevenção de certos tipos de câncer, esse mineral atua também na cura de doenças hepáticas e na cura de infecções nos músculos do corpo. Tudo isso devido as grandes propriedades antioxidantes existentes em sua composição. Diante de tudo apresentado neste texto, certamente conseguimos evidenciar que são muitos os benefícios constatados desse nutriente, no entanto, ele não deve ser ingerido em grandes quantidades.

 

Segundo diversos especialistas, esse mineral pode acabar sendo tóxico quando consumido em quantidades diárias acima de 400 microgramas. Outro estudo ainda demonstrou que o consumo máximo de selênio, sem risco para a saúde, está fixado em 300 mcg por dia, sendo o consumo ideal para o organismo. Por isso sempre recomendamos que um profissional qualificado possa fazer o acompanhamento das suplementações. Dito isso, em qual forma está disponível a suplementação de Selênio.

 

Em Cápsulas: Selênio em cápsulas é um suplemento nutritivo, e os benefícios de sua ingestão diária são diversos, ele atua em quase todas as células do nosso organismo, sendo essencial principalmente para a produção de enzimas antioxidantes. O selênio, como já vimos, é um micronutriente que pode ser encontrado em alimentos como nozes, pescados e tantos outros que também possui função antioxidante. A recomendação de ingestão é de 1 cápsula, 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

 

Quais os efeitos colaterais?

Quando tomado de acordo com as recomendações médicas, o Selênio é geralmente considerado bastante seguro para uso, mas ingerir altas doses podem resultar em certos incômodos como toxicidade, mau hálito, febre e náusea. Se você fazer o uso dessa suplementação dentro das doses diárias recomendadas por um médico ou profissional de saúde capacitado, provavelmente não ocorrerá efeitos colaterais negativos do consumo de Selênio. Porém, ir além das doses recomendadas pode ser um problema no qual você não gostaria de enfrentar.

 

O Selênio também pode conter propriedades leves que afinam o sangue, e isso pode aumentar, de forma significativa, em um maior risco de sangramento quando tomado com anticoagulantes, como a aspirina. É muito importante falar antes com um médico se você estiver fazendo o uso de algum medicamento já prescrito, isso porque o Selênio pode interagir com outros medicamentos e suplementos.

 

Por isso é muito importante sempre se lembrar do que mais você esteja consumindo para evitar complicações negativas em suas suplementação de Selênio. Algumas das coisas com as quais o Selênio pode interagir podem ser antiácidos, medicamentos para tratamentos de quimioterapias, corticosteróides, estatinas para diminuir o colesterol e algumas pílulas anticoncepcionais, portanto, consulte sempre seu médico sobre as interações medicamentosas.

 

Embora seja certamente importante consumir uma quantidade de selênio suficiente, sobretudo à medida que envelhecemos, também é possível possamos exagerar nas doses. Verifique sempre antes a quantidade necessária e suficiente para uso. Por último, é muito importante também, é que se você notar sintomas alguns sintomas como tonturas, náuseas, dores de cabeça ou perda de cabelo constantes, consulte o seu médico imediatamente. E como sempre indicamos, sempre verifique antes de tentar qualquer novo suplemento.

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