Saw Palmetto
Renhecido por ajudar em problemas como a impotência sexual, a Saw Palmetto tem feito cada vez mais sucesso no mercado e é destaque dentre muitos produtos vendidos para tal função. Dessa forma, é procurada principalmente por homens que sofrem desses problemas, além de outros relacionados ao mau funcionamento do sistema urinário.
Sendo assim, é uma planta versátil que oferece diversas formas de consumo, o que a torna fácil de ser utilizada, podendo se enquadrar sem muitos problemas na rotina do indivíduo. Desse modo, é possível encontrá-la em cápsulas, como chá ou até mesmo como loção feita a partir de seu extrato seco.
Nesse sentido, vale a pena destacar que ela apresenta uma série de benefícios para a saúde humana quando consumida da maneira correta. Ainda, ela ajuda na correção e no tratamento de inúmeras doenças e é capaz de ajudar na regulação do funcionamento do organismo humano.
Portanto, é importante conhecer um pouco mais sobre a Saw Palmetto, assim como suas propriedades, a forma como age no organismo, qual a forma correta de ingestão e quais os possíveis efeitos colaterais decorrentes de seu consumo inadequado. Por isso, preparamos esse post para que você possa entendê-la e utilizá-la da melhor forma possível.
Saw Palmetto: o que é?
A Saw Palmetto, de nome científico Serenoa repens, é uma planta medicinal muito utilizada para tratar a impotência sexual, problemas urinários ou próstata aumentada. Originária dos Estados Unidos, da região que vai do Texas até a Carolina do Sul, ela é muito procurada principalmente pelo público masculino, embora também seja utilizada de forma benéfica por milhares de mulheres.
Também conhecida como Sabal, a planta é uma palmeira de pequeno porte que apresenta hastes espinhosas e serreadas que alcançam no máximo 4 metros de altura. Ainda, apresenta pequenos frutos de cor preto azulados, semelhantes a amoras e folhas branco-amareladas de 5 mm produzidas com panículas densas de até 60 cm de comprimento.
Além disso, ela apresenta uma série de propriedades medicinais que são muito importantes para a saúde humana e responsáveis pela maioria dos benefícios proporcionados pela planta. Dito isso, suas principais propriedades são: diuréticas, anti-inflamatórias, anti-seborreicas, antiandrogênicas e afrodisíacas.
Por fim, a parte da planta que é mais usada é o fruto, que concentra a maioria dos benefícios da Saw Palmetto. Sendo assim, ela é muito importante para a saúde humana e suas características e propriedades ajudam na manutenção da saúde e do funcionamento adequado do organismo em geral.
Saw Palmetto: Para que serve?
A Saw Palmetto tem como principal função o tratamento da impotência sexual, de problemas urinários e próstata aumentada. Dessa forma, pode-se dizer que é uma planta que ajuda muito na atividade sexual e na saúde – juntamente com o funcionamento adequado – do sistema urinário, sendo capaz de regular o funcionamento destes.
Sendo assim, suas propriedades medicinais diuréticas, anti-inflamatórias, anti-seborreicas, antiandrogênicas e afrodisíacas atuam em conjunto de modo que garanta o funcionamento adequado de todo o sistema urinário. Desse modo, problemas como a próstata aumentada, ou hipertrofia prostática benigna, são evitados.
Tal fato se deve principalmente ao fato da planta inibir o crescimento das células da próstata e, consequentemente, evitar que esse problema ocorra. Dito isso, é possível dizer que essa é a principal funcionalidade da planta, uma vez que é o benefício pelo qual ela é tão conhecida, principalmente pelo público masculino.
Por fim, ao evitar esse problema, a Saw Palmetto aparece como destaque para o público masculino. Tal fato acontece porque a hipertrofia prostática acomete a maioria dos homens, principalmente após os 50 anos de idade, podendo prejudicar e incomodá-los em questão de conforto com o próprio corpo, podendo levar a uma série de outros problemas e, por isso, deve ser prevenida.
Saw Palmetto: Benefícios?
A Saw Palmetto apresenta uma série de benefícios para a saúde humana, principalmente quando se trata do funcionamento adequado do sistema urinário. No entanto, é importante compreender que esse não é o único sistema em que a planta atua, muito pelo contrário, ela é responsável por trazer inúmeras outras vantagens por meio de seu consumo.
Sendo assim, é necessário conhecer todos os principais benefícios por ela proporcionados, a fim de aproveitá-los em sua totalidade, além de conhecê-los e ficar por dentro de tudo sobre a planta. Por isso, preparamos a seguir uma lista com seus principais benefícios e de que forma eles ajudam no funcionamento do organismo. Confira:
1. Aumenta a libido
A redução da libido está associada aos níveis baixos de testosterona nos homens e mulheres. O consumo da planta ajuda aumentar a libido, uma vez que é responsável por interromper o colapso de testosterona no corpo e, dessa forma, manter os níveis de testosterona, assim como a libido, equilibrados.
2. Fortalece a imunidade
O consumo da planta pode ser responsável por estimular o sistema imunológico devido as suas propriedades, fortalecendo-o. Dessa forma, ajuda a evitar resfriados, tosses e dores de garganta, além de também ser benéfico para dores de cabeça e enxaqueca, tendo em vista que apresenta ação anti-inflamatória.
3. Ajuda a reduzir inflamações
A Saw Palmetto pode ajudar na redução de processos inflamatórios, uma vez que apresenta importante ação anti-inflamatória. Desse modo, os anti-inflamatórios galato de metila e epicatequina presentes em sua composição podem ajudar diminuir a inflamação e proteger as células dos danos e certas doenças.
4. Aumenta a massa muscular
A planta pode ser utilizada como um suplemento para treino, uma vez que ela apresenta um grande impacto sobre os níveis de testosterona. Sendo assim, torna-se mais fácil ganhar massa muscular quando há o apoio de treinos juntamente com o consumo do suplemento, tendo em vista que os níveis de testosterona se relacionam diretamente com o amento da massa muscular.
5. Trata problemas urinários
Incontinência urinária e dificuldade para urinar são problemas comuns entre pessoas de idade mais avançada. Dessa forma, ao ajudar na melhora da hiperplasia benigna da próstata (BPH), a próstata se mantém do mesmo tamanho e problemas no fluxo urinário são evitados.
6. Aumenta a energia
As propriedades presentes na planta fazem com que ela seja responsável pelo aumento da energia, tanto sexual quanto para realizar atividades diárias, além de também aumentar a resistência física.
Saw Palmetto funciona para queda de cabelo?
Sim, a Saw Palmetto exerce uma função impressionante contra a queda de cabelo. Dito isso, foram realizados alguns estudos acerca do assunto que puderam comprovar que o consumo da planta agia de forma benéfica contra o problema da calvície, impedindo que os fios caíssem constantemente.
Dessa forma, o estudo desenvolvido por Rossi e colaboradores em 2012 foi feito da seguinte maneira: 100 homens calvos foram monitorados durante dois anos fazendo o uso de 320 mg de Saw Palmetto. Foi constatado que houve uma melhora em 38% dos casos, principalmente na região da coroa.
Ainda, vale ressaltar que a planta é mais benéfica em evitar a queda do que estimular o crescimento do cabelo. Por isso, seu uso é indicado principalmente para quem deseja evitar a calvície, utilizando-a como forma de prevenção e não como forma de tratamento, uma vez que outros produtos são mais benéficos para o tratamento.
Por fim, pode-se dizer que a planta de fato funcionada para queda de cabelo, evitando que esta ocorra. Desse modo, é possível evitar a calvície por meio do consumo adequado dessa planta, fazendo com que a queda capilar não se torne mais um problema na vida de milhares de homens.
Saw Palmetto: Como tomar e a dosagem recomendada?
Por se tratar de um produto versátil, existem diversas formas de consumir a Saw Palmetto, o que facilita durante sua administração. Dessa forma, é possível consumi-la em cápsulas, em chá, loção e também no formato de extrato seco, sendo que cada um desses formatos seguem uma dosagem máxima diária recomendada.
Dito isso, é importante compreender como tomar cada um desses formatos, a fim de conseguir aproveitar todos os seus benefícios sem o comprometimento com a saúde e garantindo que atuem em nosso organismo. Por isso, preparamos uma lista com o modo de consumo correto da Saw Palmetto. Confira:
Saw Palmetto em cápsulas: Recomenda-se o consumo de 1 cápsula de 160 mg duas vezes ao dia, após café da manhã e jantar.
Chá de Saw Palmetto: Coloque 1 colher (sopa) do pó da planta em 1 copo de água e misture até dissolver o pó completamente. Beba duas vezes ao dia.
Extrato seco de Saw Palmetto: Recomenda-se o consumo de 150 mg duas vezes ao dia, após as refeições.
Loção de Saw Palmetto: Aplique massageando suavemente com movimentos circulares o couro cabeludo por cerca de 2 a 3 minutos onde há queda de cabelo após lavar e secar o cabelo.
Saw Palmetto: Quanto tempo para fazer efeito?
O tempo para a Saw Palmetto fazer efeito irá variar de pessoa para pessoa. Dessa forma, pode ser que em alguns casos o problema comece a ser resolvido com poucas semanas ou um mês de uso, enquanto outros irão demorar cerca de dois a três meses para começar a apresentar resultados de fato.
No entanto, recomenda-se que a cada dois ou três meses de tratamento seja realizada uma avaliação, para avaliar como está sendo o desenvolvimento do tratamento. Além disso, nesse tempo deve-se alternar o extrato, a fim de proporcionar resultados melhores, mais satisfatórios e duradouros.
Saw Palmetto: Efeitos colaterais e contra indicação
Por se tratar de um produto natural, a Saw Palmetto não apresenta efeitos colaterais significativos. No entanto, é importante sempre seguir as dosagens máximas diárias recomendadas, visto que o consumo excessivo da planta pode desencadear alguns efeitos colaterais indesejados. Em algumas pessoas é comum causar tonturas, dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vômitos, gosto amargo na boca, prisão de ventre ou diarreia.
Ainda, seu uso é contraindicado para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação, além de pessoas com problemas de coagulação do sangue, problemas no pâncreas ou que usam anticoagulantes. Por isso, é indicado que se cosulte um médico antes de iniciar o consumo da planta.
Saw Palmetto causa impotência?
Não, muito pelo contrário. O consumo de Saw Palmetto não causa impotência e, além disso, ajuda pessoas que apresentam tal problema, aumentando a libido e permitindo que a impotência sexual seja corrigida, de forma que o indivíduo possa voltar a ter normalmente sua rotina de atividade sexual.
Sendo assim, a planta reduz a inflamação da próstata e garante que ela esteja funcionando adequadamente, assim como todo o sistema urinário. Dessa forma, a impotência é tratada e a genitália volta a atuar normalmente, retornando ao seu funcionamento comum e saudável, sem comprometer na vida sexual do homem.