Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Salsaparrilha


A Salsaparrilha cada vez mais tem se popularizado, principalmente no Brasil. Dessa forma, ela tem ajudado milhares de pessoas no tratamento de inúmeras doenças, além de auxiliar na manutenção da saúde do organismo e promover uma grande diversidade de benefícios para quem a consome regularmente e de forma adequada.


Nesse sentido, a Salsaparrilha é muito conhecida por suas ricas propriedades e, dentre elas, podemos citar: propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, afrodisíacas, depurativa, estimulante e tonificante. Dito isso, são propriedades fundamentais para a manutenção da saúde humana, além de auxiliarem na melhora da qualidade de vida.


Dessa forma, essa planta ainda apresenta diversos modos de uso que facilitam na hora do consumo da Salsaparrilha, adequando-se mais facilmente a sua rotina. Dito isso, as formas de uso que são mais comuns de encontrar são: chá de Salsaparrilha, Salsaparrilha em líquido e até mesmo a versão em cápsulas da planta.


Portanto, é importante compreender melhor o mecanismo de ação da planta, assim como todos os benefícios por ela proporcionados. Por isso, nesse post vamos abordar sobre a Salsaparrilha e para que serve, o que é Salsaparrilha, Salsaparrilha e benefícios, contraindicações, entre outros assuntos relevantes sobre a planta.

 

O que é a Salsaparrilha?

A Salsaparrilha é uma planta medicinal, cujo nome científico é Smilax áspera, muito semelhante à trepadeira. Dito isso, a Salsaparrilha apresenta raiz grossa, folhas ovais em forma de lança, flores pequenas e esbranquiçadas e, por fim, seus frutos contêm um vasto número de sementes e são como bagas avermelhadas.


Nesse sentido, a planta Salsaparrilha é comumente encontrada no sul do Brasil, devido às características do local, favoráveis a essa planta. Ainda, ela apresenta importantes propriedades que auxiliam na eficácia de sua função, como anti-inflamatórias, diuréticas, afrodisíacas, depurativa, estimulante e tonificante.


Sendo assim, pode-se dizer que é uma planta essencial para a manutenção da saúde humana e recheada de benefícios e funções no organismo. Dito isso, é muito comum a produção do chá de Salsaparrilha, sendo feito a partir da raiz da planta, sendo esta a parte mais rica da Salsaparrilha, devido á concentração de testosterona, potássio e flavona.


Por fim, a Salsaparrilha apresenta uma infinidade de benefícios e pode ser uma verdadeira aliada na manutenção da saúde humana. Além disso, é um eficaz meio de prevenir contra alguns tipos de doença e manter o organismo sempre saudável e funcionando corretamente, evitando problemas maiores.

 

Quais os nutrientes da Salsaparrilha?

A Salsaparrilha é extremamente benéfica ao organismo humano e seus benefícios são responsáveis pela manutenção da saúde humana. Dessa forma, é muito importante entender como tais benefícios são proporcionados ao organismo humano, ou seja, conhecer a origem dessas vantagens.


Dito isso, é certo que a planta Salsaparrilha é rica em nutrientes e são eles que proporcionam a infinidade de benefícios proporcionados pelo consumo da planta. Sendo assim, cada um deles vão atuar de modos diferentes no organismo humano e mandar diferentes estímulos para aprimorar o funcionamento de certos órgãos.


Desse modo, é importante conhecê-los e entender o mecanismo de ação de cada nutriente, para compreender melhor a vasta gama de possibilidades proporcionadas por eles. Por isso, preparamos uma lista exclusiva com os principais nutrientes da Salsaparrilha e suas principais funções no organismo. Confira a seguir!


Flavonas: As Flavonas apresentam importante função antioxidante, anti-inflamatória, vasodilatadora, analgésica, anticancerígena, anti-hepatotóxica, antimicrobiana e antiviral. Dessa forma, são responsáveis pelo combate a diversas enfermidades, além de serem responsáveis pelo retardamento do envelhecimento das células.

 

Potássio: O Potássio apresenta uma função importantíssima na contração do músculo esquelético, o que beneficia uma digestão normal e função muscular. Sendo assim, podemos destacar o potássio como uma fonte indispensável para a manutenção da saúde óssea.


Vitaminas: A Salsaparrilha apresenta vitaminas A, C e D. Sendo assim, a vitamina A é responsável pela manutenção da saúde da visão, dos cabelos, do sistema imunológico e da pele, visto que auxilia na cicatrização, textura dos ossos e formação de colágeno. Já a vitamina C é responsável pela produção de colágeno, favorecendo a saúde da pele, absorção do ferro, além de fortalecer o sistema imune. Por fim, a vitamina D tem como função a manutenção da saúde dos ossos, regular o crescimento, fortalecer o sistema imune, além de auxiliar na saúde do sistema cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.


Ferro: O Ferro é responsável por exercer diversas funções no organismo humano. Dito isso, podemos destacar sua participação na formação da hemoglobina, oxidação celular e participação nas reações enzimáticas, além de prevenir a anemia.


Manganês: O Manganês desempenha um papel importantíssimo na absorção de cálcio, regulação da glicose no sangue, para a formação óssea, na cicatrização de feridas e na função nervosa.


Sódio: O Sódio é responsável principalmente por equilibrar os líquidos corporais. Além disso, ele desempenha um importante papel garantindo a excitabilidade de músculos e controle da pressão osmótica.


Zinco: O Zinco é um nutriente muito importante, uma vez que cerca de 100 enzimas dependem dele para realizar reações químicas vitais, ou seja, diversos aspectos do metabolismo celular são dependentes do zinco. Além disso, ele exerce um importante papel no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução.

 

Para que serve a Salsaparrilha?

Como vimos, a Salsaparrilha é uma planta extremamente importante para a manutenção da saúde humana e apresenta inúmeros benefícios. Ainda, pode-se observar também que é um vegetal riquíssimo em nutrientes, que reforçam ainda mais seu importante papel no organismo humano.


Dito isso, suas propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, afrodisíacas, depurativa, estimulante e tonificante auxiliam no papel dela em nosso organismo. Nesse sentido, existem muitas dúvidas acerca de para que serve a Salsaparrilha e discutiremos sobre isso e sanaremos suas dúvidas agora!


Bom, a Salsaparrilha serve, principalmente, para auxiliar no tratamento de doenças como gota, reumatismo e artrite, por exemplo. Isso se deve às propriedades anteriormente apresentadas, que permitem que a planta seja muito eficaz para o combate e prevenção dessas enfermidades e outras mais.

 

Salsaparrilha emagrece?

Em contrapartida ao que muitos acreditam, o consumo regula da Salsaparrilha emagrece! Tal fato acontece, pois essa planta apresenta propriedade diurética e, dessa forma, auxiliar na eliminação da retenção de líquido e, por consequência, do inchaço corporal, o que a permite ser associada ao emagrecimento.


Ainda, é importante observar que esse consumo visando o emagrecimento deve ser feito de forma responsável. Portanto, atente-se às dosagens diárias recomendadas pelo seu médico ou nutricionista, para que efeitos colaterais indesejáveis não lhe peguem de surpresa ou desprevenida.


Sendo assim, aposte na Salsaparrilha como uma aliada ao emagrecimento. No entanto, para que o efeito realmente seja eficaz, é importante ressaltar que o consumo da planta por si só não basta, mas deve ser acompanhado de uma dieta alimentar balanceada e de prática regular de exercícios físicos.

 

Outros benefícios da Salsaparrilha:

Como dito anteriormente, a Salsaparrilha apresenta incontáveis benefícios para quem a consome de forma regular e responsável. Dessa forma, ela pode ser uma verdadeira aliada no tratamento de inúmeras doenças, além de também poder auxiliar no processo de emagrecimento com o auxílio de atividades físicas e alimentação balanceada.


Dessa forma, é uma planta que pode ter diversas serventias na manutenção da saúde. Ainda, como vimos, a Salsaparrilha apresenta uma vasta gama de nutrientes responsáveis pela manutenção de diversas funções no organismo humano e extremamente benéfica para quem a consome.


Sendo assim, faz-se necessário conhecer um pouco mais sobre os benefícios da Salsaparrilha advindos da riqueza de nutrientes em sua composição, a fim de aproveitá-los em sua totalidade. Por isso, preparamos uma lista exclusiva com os principais benefícios da Salsaparrilha. Veja abaixo!


Auxilia no tratamento da Gota: O consumo regular de Salsaparrilha pode auxiliar no tratamento da Gota, uma vez que a aça diurética presente na planta é responsável pela promoção da eliminação do excesso de ácido úrico, principal causador da doença.


Combate a infecções: O combate a infecções proporcionado pelo consumo regular de Salsaparrilha é decorrente, principalmente, de sua propriedade anti-inflamatória, importante aliada no combate a infecções no organismo humano.


Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo: O consumo adequado e responsável de Salsaparrilha ainda pode auxiliar no tratamento de artrite e reumatismo, uma vez que apresenta importantes propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no combate a essa doenças, além da presença de potássio e vitamina D em sua composição.


Ajuda na recuperação muscular: A recuperação muscular pode ser proporcionada pelo consumo de Salsaparrilha, visto que a planta é rica em nutrientes como potássio e vitamina D, responsáveis pela manutenção da saúde muscular, além de possuir um efeito cicatrizante, como é o caso da vitamina A.


Eficaz na manutenção da saúde da pele: O consumo regular de Salsaparrilha ainda pode proporcionar a manutenção da saúde da pele, incluindo a prevenção de doenças de pele, como herpes, acne e psoríase. Tal fato se deve à presença de vitamina C, flavona e, ainda, pela ação anti-inflamatória da planta.


Evita o câncer: A prevenção ao câncer advinda do consumo de Salsaparrilha é possível devido à propriedade anticancerígena presente nas flavonas que compõem a planta. No entanto, o uso da planta não descarta tratamentos anticancerígenos, como a quimioterapia; ela é apenas uma aliada à prevenção da doença.


Protege a saúde do fígado: O consumo regular e adequado de Salsaparrilha ainda pode auxiliar na proteção da saúde do fígado. Tal fato se deve à grande presença de flavonas em sua composição. Ainda, algumas pesquisas apontaram que ela pode ajudar a reduzir danos no órgão e melhorar o seu funcionamento como um todo.


Combate à sífilis: A Salsaparrilha tem sido utilizada há anos no combate à sífilis e à lepra, por mais que não seja tão eficiente quanto os antibióticos atuais. Isso de deve ao fatod ela mostra-se eficaz no combate a bactérias que causam esta e outras doenças. Ainda, pesquisadores analisaram a planta e verificaram que quase 19 de seus compostos são eficientes no combate a bactérias e fungos.


Previne doenças ósseas: Pesquisas comprovaram que o consumo de Salsaparrilha pode ser eficaz na prevenção de doenças ósseas, como gota (articulações), reumatismo (ossos e músculos) e artrite (ossos). Tal fato se explica pela sua ação depurativa auxiliar na prevenção de inflamações nas articulações e acúmulo de ácido úrico.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

A Salsaparrilha, sem dúvidas, é uma planta extremamente benéfica à saúde humana e pode auxiliar no tratamento e prevenção de diversas doenças. Além disso, é responsável pelo combate a inflamações, manutenção da saúde da pele, proteção dos ossos e fígado e, ainda, pode auxiliar no processo de emagrecimento!


Sendo assim, seu uso é muito importante e, por isso, foram criadas diversas formas de uso da planta para facilitar sua administração no dia-a-dia de quem a consome. Dessa forma, versões como o chá de Salsaparrilha, Salsaparrilha em líquido, pó, cápsulas e in natura foram criadas para facilitar para o consumidor.


Nesse sentido, faz-se necessário entender um pouco mais sobre elas, conhecê-las e compreender como administrá-las da melhor forma possível, a fim de evitar efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, preparamos uma lista exclusiva com os principais modos de uso e como tomá-los adequadamente. Confira abaixo!

 

Salsaparrilha em líquido: Recomenda-se o consumo de 30 gotas, de uma a três vezes ao dia, sempre acompanhadas de suco ou água.


Salsaparrilha em cápsulas: Recomenda-se o consumo de 1 cápsula de 500 mg duas vezes ao dia.

 

Chá de Salsaparrilha: Para o preparo do Chá de Salsaparrilha serão necessários 250 ml de água e 2 colheres (sopa) de raiz de Salsaparrilha triturada. Dessa forma, ferva a água, adicione a raiz triturada e deixe por 10 minutos. Após isso, coe e tome de uma a duas xícaras ao dia.


Salsaparrilha in natura: A versão in natura da Salsaparrilha trata-se de sua planta (folhas, raiz, frutos) em sua forma original, podendo ser consumida à vontade, evitando exageros.

 

Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

Por se tratar de um medicamento essencialmente natural, o consumo de Salsaparrilha raramente apresenta efeitos colaterais. No entanto, é preciso atentar-se às dosagens diárias recomendadas, para não exagerar na quantidade, uma vez que o excesso pode ocasionar efeitos colaterais indesejáveis, como irritação gastrointestinal.


Por fim, o consumo da Salsaparrilha é contraindicado para crianças de até 10 anos, gestantes, hipertensos, pessoas com insuficiência cardíaca ou renal e pessoas que estão fazendo uso de outros medicamentos. Por isso, lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de inseri-la em sua dieta alimentar.

 

Blog Naturemed