• Quitosana (Quitomaxx) você encontra para comprar na Naturemed. Quitosana com menor preço, que é um derivado da quitina utilizado em dietas de emagrecimento, agindo como uma “esponja" diminuindo sua absorção da gordura.
    Melcoprol
    Product ID: 344
    Product SKU: 344
    New In stock />
    Quitosana (Quitomaxx) - 60 Cáps. - 500mg - Melcoprol
    • -30% OFF
    Quitosana (Quitomaxx) - 60 Cáps. - 500mg - Melcoprol

    Quitosana (Quitomaxx) - 60 Cáps. - 500mg - Melcoprol

    De:R$32,90
    Por: R$ 22,90
  • Na Naturemed é onde você encontra para comprar o Multi Fibras da Apisnutri com menor preço, que a junção de todos esses ingredientes faz do composto um produto com alto teor de fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
    Apisnutri
    Product ID: 360
    Product SKU: 360
    Multi Fibras - 60 Cáps. - 500mg - Apisnutri
    • -27% OFF
    Multi Fibras - 60 Cáps. - 500mg - Apisnutri

    Produto indisponível

    Produto indisponível

Quitosana

 

A Quitosana é um tipo de fibra que é comumente conhecida por possuir propriedades que contribuem para a prevenção da obesidade, diminuindo significativamente todo o peso corporal. As pessoas também utilizam os grandes benefícios dos seus nutrientes para melhorar positivamente não só a perda de peso, mas também para diminuir o colesterol, proporcionar melhorias para toda a saúde da pele e muito mais.

 

Assim como algumas outras formas de fibra, como o farelo de aveia, a quitosana não é muito bem digerida pelo corpo humano. Quando ela passa pelo trato digestivo, pode ter a capacidade de se ligar à gordura ingerida, e assim, executá-la nas fezes. Por esse motivo, os benefícios da quitosana foram considerados como um poderoso agente para contribuir na diminuição do colesterol e redução total do peso.

 

Existem alguns exemplos de onde a quitosana atua no organismo das pessoas, e ela pode ainda ajuda na cura de ferimentos, na eliminação de proteínas, sejam elas dentro ou fora do organismo, essas proteínas muitas vezes são responsáveis por causar alergias a diversos alimentos. Além disso, a quitosana serve também como um excelente suplemento que torna o processo de emagrecimento mais facilitado.

 

Diferentemente das outras substâncias, a quitosana é considerada a única substância natural que carrega carga positiva, enquanto as bactérias carregam carga negativa; por isso, quando as bactérias se deparam com as propriedades da quitosana, acontece o que chamamos de uma neutralização e, assim, as bactérias não conseguem sobreviver dessa maneira. É exatamente por isso que a quitosana é considerada um antibacteriano e desodorizante natural.

 

Além disso, essa carga positiva que está presente na quitosana pode funcionar de maneira impressionante na “coagulação” de bebidas, que é onde elas são tratadas, isso porque a quitosana possui uma grande capacidade de trabalhar na absorção de metais pesados, resíduos corporais e assim por diante.

 

Portanto, um suplemento de excelente qualidade, assim como a quitosana, pode ajudá-lo a muito mais que perder peso e melhorar sua composição corporal, podem beneficiar todos essas condições mencionadas e ainda contribuir para o suporte na atividade física para melhorar sua saúde e fitness. Neste texto, entenda todo o processo em que a quitosana contribui para o emagrecimento, bem como os benefícios encontrados em suas propriedades.

 

O que é Quitosana?

Todos querem manter um peso ideal, deixar a auto estima elevada. Quando o assunto é a perda de peso e da estética do nosso corpo, muitos meios podem ser usados além das atividades físicas . Um deles é uso da quitosana, suplemento que auxilia na redução e absorção de gordura. A quitosana é uma fibra derivada da quitina, que é uma substância fibrosa, que se desenvolve nas conchas externas duras de crustáceos como caranguejo, lagostim, camarão e lula.

 

A quitosana é um polissacarídeo que age como uma fibra, sendo ela uma substância natural consequente da casca desses crustáceos que possui diversas fibras, e que são capazes de inibir a absorção de gordura pertencentes no corpo. Segundo alguns estudos, foram identificados que a quitosana possui várias propriedades medicinais importantes e aplicações biomédicas, tão benéficas para toda a saúde.

 

Esse poderoso polissacarídeo pode ser utilizada para o tratamento da obesidade, do colesterol alto e também da doença de Crohn. Também é bastante utilizado para o tratamento de diversas complicações que pacientes com insuficiência renal em diálise podem geralmente enfrentar, com destaque especial para o colesterol alto, anemia, uma progressiva perda de força e de apetite e ainda alguns problemas para dormir, como a insônia.

 

Algumas pessoas geralmente aplicam quitosana diretamente em suas gengivas, esse é um método utilizado para tratar a periodontite, inflamação que pode levar à perda de dentes. Há relatos de que usa-se chiclete de mascar que contém quitosana para evitar, com o objetivo de evitar cáries, mas não há comprovações do seus reais efeitos. Em diversas lesões, como forma de contribuir para que ferimentos se reconstrua com maior facilidade, alguns cirurgiões plásticos aplicam a quitosana diretamente a locais com resultados já comprovados.

 

Quais os principais nutrientes do Quitosana?

A quitosana é uma substância riquíssima em diversos nutrientes, como vimos, ela é uma fibra dietética de origem não vegetal, e não pode ser absorvida nem digerida porque não pode ser hidrolisada pelas enzimas digestivas do corpo humano. Porém, se comparada com outros tipos de fibra, ela pode conter em sua estrutura alguns aminoácidos que, podem, a partir da dissolução da molécula quitosana, formar um gel carregado com carga positiva.

 

Uma função atribuída a este gel é o de captar algumas moléculas com carga negativas, como por exemplo os lípidos. Estes géis também podem ter a função sobre o organismo que é o de captar diversas vitaminas lipossolúveis e alguns minerais. As fibras, que são substâncias capazes de contribuir para um melhor controle da glicemia e ainda ajudar a reduzir o colesterol é o principal nutriente da quitosana, tendo a sua funcionalidade voltada para o emagrecimento por meio da regulação do sistema digestivo. 

 

Para que serve o Quitosana?

Como vimos, a quitosana é um polissacarídeo derivado da quitina. Como outras formas de fibra, a quitosana é não é uma substância a ser digerida, seu processo se dá em mover por todo o sistema gastrointestinal, isso sem ser absorvida. Esse polissacarídeo serve como um poderoso suplemento alimentar para ajudar diversas pessoas a perder peso e diminuir os níveis de colesterol, e não só isso, mas possui ainda uma infinidade de benefícios em suas propriedades. Entretanto, antes de consumi-lo consulte um médico qualificado antes de tomar suplementos de quitosana.

 

Diversos estudos já comprovaram que as propriedades presentes na quitosana tem uma ação benéfica no emagrecimento, pois ela liga a gordura da dieta no intestino. Assim como diversas outras fibras, a quitosana, quando ingerido pode dar uma sensação de saciedade e, assim, reduzir poderosamente o apetite. É exatamente por isso que a quitosana pode e é utilizada geralmente como um complemento para pessoas que desejam perder e manter o controle de peso, bem como reduzir os níveis de colesterol.

 

Foi possível identificar em diversos estudo também que a quitosana pode conter um benefício adicional muito maior do que a maioria dos outros tipos de fibra. Segundo o resultado dos estudos dessa fibra, quando a quitosana percorre pelo intestino, ela tem a capacidade de se ligar a uma gordura na dieta, não muito grande, e assim levando-a para fora do corpo, evitando que essa gordura seja absorvida.

 

Quitosana emagrece?

Agora que já vimos todo o processo de como essa fibra pode agir no sistema digestório, fica evidente de que as propriedades existentes na quitosana podem sim contribuir para o emagrecimento. É através da sua capacidade de eliminar toda a gordura do corpo, acelerando ativamente o metabolismo, e ainda contribuindo para uma maior sensação de saciedade que, na junção de todos esses fatores, quando combinados, podem resultar em um efeito positivo na queima e eliminação de gordura sem nenhum esforço de quem consumiu.

 

Porém no caso de perder gordura sem nenhum esforço, só ocorre realmente porque já foi comprovado que o carboidrato tem a capacidade de atuar no organismo contribuindo significativamente para um processo ágil de emagrecimento. Para compreender ainda melhor esse processo, a ação quitosana é de ser como uma esponja, isso porque ela possui a função de absorção as gorduras do corpo que, logo após esse processo, se resultam em ser eliminadas nas fezes.

 

Assim, através da diminuição e também absorção de gorduras, como o processo acima citado, resultando na eliminação das fezes, a quitosana influencia muito na perda de peso, no entanto, somente a quitosana não será o suficiente para que o processo de perder peso seja concluído, além do suplemento alimentar as atividades físicas e alimentação saudável precisam fazer parte do dia a dia para a perda de gorduras boas e para que os efeitos da quitosana possam começar a surgir.

 

Por isso, é de suma importância para o uso de quitosana, a orientação de um nutricionista, sendo possível obter um grande resultado, manter uma dieta adequada e equilibrada e não se esquecendo ainda a prática de exercícios, a qual é muito importante. Uma pessoa que leva uma vida sedentária não conseguirá ver de forma fácil os resultados ao consumir a quitosana. Os efeitos dessa fibra pode ser cada vez menos evidentes em quem não pratica exercícios e não se alimenta de forma correta.

 

Outros benefícios da Quitosana:

Sobre os benefícios e uso da quitosana é comumente dito que a fibra é sempre boa, especialmente para digestão. Você pode obter vários outros benefícios ao usar este produto, como por exemplo, sendo a quitosana conhecida por seu extraordinário potencial para curar feridas. Quando uma solução de quitosana é aplicada diretamente na ferida, forma imediatamente fibroblastos, que tem a função de sintetizar colágeno e elastina, o que resulta em uma aceleração do tecido normal.

 

Além disso, a também tem uma poderosa ação sobre a coagulação, melhorando as condições de grande perda de sangue. Hoje, de forma bastante abrangente, a quitosana é bastante utilizada na medicina com seus efeitos curativos e antimicrobianos. Este polissacarídeo também pode ser utilizado como ingrediente em alguns cremes dentais com destinos específicos.

 

Queremos então detalhar aqui alguns desses benefícios citados ao longo do texto, bem como evidenciar tantos outros oferecidos pela quitosana. E eles podem ser:

 

Fazendo intestino funcionar melhor: Os efeitos da quitosana sobre a saúde se estendem a contribui ricamente para um melhor funcionamento do intestino ajudando assim uma frequência melhor de evacuações, por se tratar de uma fibra. A quitosana fornece ao intestino um trabalho mais qualitativo, isso pode ajudar na formação do bolo fecal, proporcionando assim cada vez mais evacuações e estimulando as bactérias benéficas no intestino.

 

Deixando o colesterol regulado: Os géis solúveis produzidos por efeitos causados pelas fibras da quitosana fazem com que seja alterado os níveis de colesterol do nosso organismo, contribuindo e ajudando a controlar e regular a quantidade de substâncias encontradas no sangue. Alguns  pesquisadores descobriram que os grupos amino da quitosana se ligam a lipídios, ou seja, à gorduras e bile, reduzindo assim drasticamente sua absorção no organismo, contribuindo para a saúde geral do coração.

 

Melhora a cicatrização: Contribuindo diretamente para uma coagulação sanguínea, a quitosana ajuda na cicatrização de feridas, fazendo com esse processo aconteça de uma forma mais rápida. Diversas pesquisas demonstraram que a quitosana pode acelerar a cicatrização de feridas devido às propriedades de colágeno e alginato presentes nela.

 

Contribui para a manutenção da beleza: Unhas, pele e cabelos: por ela possuir uma certa facilidade de aderência na pele e cabelos, a quitosana também está presente na formação da substância que atua no fortalecimento de unhas, propiciando um maior brilho e uma melhor espessura nos cabelos, fazendo com que a pele reduza sua flacidez de forma significativa.

 

Reduz o apetite: A quitosana, de forma bastante significativa, pode causar uma sensação de saciedade, isso porque agir como uma fibra, as refeições podem possuir um processo ainda mais lento, fazendo com que essa sensação de saciedade possa ser de forma prolongada, o que contribui para a diminuição da ingestão de alimentos.

 

Diminui chance de câncer: A quitosana pode ser um poderoso agente na luta contra o câncer. Produzidos pelo fígado, ácidos biliares convivem diretamente com gorduras do corpo. A ação da quitosana se dá diminuindo a quantidade de ácidos biliares no sangue, o que reduz significativamente todas as chances de câncer de próstata e de cólon.

 

Antimicrobiano natural: Por conter propriedades antimicrobianas naturais, a quitosana pode agir eliminando bactérias que causam diversas infecções por estafilococos no organismo. Sua ação ainda pode extinguir diversas bactérias que causam doenças dentárias. A ação da quitosana ainda se dá inibindo o crescimento de bactérias formadoras de cáries se combinadas à gomas de mascar.

 

Aumenta a eficácia da insulina: Existem propriedades presentes na quitosana que podem, ativamente, contribuir para a prevenir a diabetes, de forma específica a diabetes relacionada à obesidade. A cápsula de quitosana trabalha diminuindo os níveis de açúcar no sangue, equilibrando as ações das células que produzem insulina e, fazendo assim, com que a insulina atue com mais eficiência na redução do açúcar no sangue.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Uma forma bastante comum de utilizar a quitosana é por meio de cápsulas, o recomendado é que o consumo seja feito 30 minutos antes das principais refeições, sejam elas almoço ou janta, isso para que comece a ter resultado no organismo. Você pode encontrar suplementos de quitosana de várias formas diferentes, e elas podem ser  comprimidos, pílulas e cápsulas, sendo as cápsulas mais comumente formuladas e em uso.

 

Você também pode encontrar pó de extrato de quitosana, ele também contém uma excelente concentração de compostos benéficos. A seguir, conheça detalhadamente as principais formas de uso e como consumir cada uma delas:

 

Pó de Extrato: O extrato de quitosana em pó, considerado um suplemento dietético, contribui ativamente para a manutenção de uma dieta balanceada e a perda de peso. Para melhores resultados, são recomendados ingerir cerca de 1.000 mg, que dá em média 1/3 de colher de chá, em até três vezes ao dia, ou conforme orientado e recomendado por seu médico. Para a eficácia em sua dieta, é importante utilizar o chá cerca de 30 minutos antes de cada refeição, com pelo menos 8 litros de água.

 

Cápsulas: As cápsulas são geralmente as mais indicadas para os diversos tratamentos com a quitosana, isso porque não elas possuem a mesma quantidade de nutrientes da forma natural da quitosana e pela sua facilidade de ingestão. A recomendação de ingestão é de duas cápsulas ao dia, com água, mantendo uma ótima hidratação ao longo do dia a dia. É importante ainda que elas sejam ingeridas todos os dias antes do almoço e jantar, sempre 30 minutos antes de cada refeição.

 

Efeitos colaterais e contra-indicação:

Os efeitos colaterais da quitosana são geralmente bem leves, eles podem incluir alguns incômodos como gases, constipação ou uma pequena dor de estômago. O uso do quitosana não foi estudado em crianças, mulheres grávidas ou lactantes, por isso, é muito importante conversar com um médico antes de iniciar qualquer tratamento com essa fibra, principalmente se estiver amamentando ou grávida. É necessário ter cuidado também ao tomar quitosana se tiver alergia a frutos do mar, assim como anticoagulantes.

 

Por exemplo, se você possui alergia à lagosta, polvo, lula e a mariscos, provavelmente é necessário que você evite este suplemento. Mesmo que você não seja alérgico a moluscos, é preciso que esteja ciente de que a quitina pode aumentar significativamente os níveis de arsênico em seu sangue. Além disso, se você estiver tomando medicamentos com o objetivo de afinar o seu sangue, é ainda mais importante conversar com seu médico antes de começar a usá-lo, isso porque utilizá-lo é equivalente a tomar qualquer tipo de medicamento para diabetes.

 

Diversos profissionais da área da saúde, como médicos e nutricionistas, em suas consultas na maioria das vezes sempre indicam e recomendam o uso da quitosana para tratamentos contra a obesidade como forma natural, justamente por não existir nenhum tipo de contraindicação. O seu uso combinado de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos pode ainda, potencializar todo o tratamento contra a obesidade.

 

Também evidenciamos que a utilização sem acompanhamento da quitosana pode reduzir significativamente a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis, como a D, E, A, K e ainda alguns minerais bem como o selênio ou o magnésio. Um outro ponto a se atentar é na redução da absorção de vitamina D, onde uma grande quantidade de quitosana pode diminuir a absorção de cálcio. Para que sejam evitadas as diversas deficiências no uso de quitosano, recomenda-se que ingerir suplementos de vitaminas e minerais.

Blog Naturemed