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Quinoa


Sabemos que, cada vez mais as pessoas estão buscando por opções naturais e mudanças nos hábitos alimentares, com o intuito de ter uma qualidade de vida melhor e mais duradoura. Além disso, a busca por um corpo mais bonito e agradável tem aumentado a quantidade da busca por alimentos naturais, que trazem mais benefícios ao corpo e a saúde. 


E isso, tem mudado constantemente a maneira de alimentação de cada um. Integrando diariamente no cardápio alimentos mais saudáveis e novos, como é o caso da Quinoa. Manter um cardápio variado hoje em dia, tem se tornado fácil, com tanta opção natural no mercado. 

 

É claro que, a Quinoa tem sido um ótimo substituto do arroz no prato dos brasileiros. Se tornando mais nutritiva do que o próprio arroz. As sementes da Quinoa são conhecidas como um “cereal” rico em diversos nutrientes, no qual, vamos falar mais abaixo. Continue acompanhando para conhecer todos os benefícios e suas formas de uso.

 

O que é Quinoa?

Antes, é necessário entender o que é esse alimento. Assim, surge a grande questão, o que é Quinoa? Podemos dizer que, a Quinoa é uma planta com três tipos, podendo ser vermelha, preta e branca, nativa das regiões do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia utilizada pelos povos cerca de 3 mil anos atrás. 

 

Contudo, temos registros de que, as sementes da Quinoa foram utilizadas pelos povos Incas, tendo como referência de “grão de ouro”, sendo considerado como alimento sagrado por eles, por ser um alimento extremamente saudável e nutritivo para o consumo humano.


Além disso, é pertencente da mesma família do espinafre, conhecida como: Amaranthaceae, encontrada atualmente mais de 3 mil espécies de Quinoa no mundo. Portanto, pode ser utilizada para vários fins na cozinha, ou seja, ela pode ser consumida pela produção do seu óleo, milho, farinhas, trigos e cevada.

 

Dessa forma, temos a Quinoa como um tipo de grão capaz de substituir vários alimentos no cardápio trazendo diversos benefícios ao organismo, no qual, iremos destacar melhor todos os nutrientes que encontramos nela.


Quais os nutrientes da Quinoa?

Mas, qual é a composição da Quinoa, que a faz ser um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis do mundo? Antes de citarmos todos os nutrientes que, encontramos nos grãos da Quinoa, é preciso destacar um ponto importantíssimo principalmente para quem é alérgico.


Além de, ser considerada um dos alimentos mais saudável e nutritivo, podemos dizer que ela é um ótimo componente para quem é alérgico ao glúten, isso porque, os grãos da Quinoa, não possui glúten em sua composição podendo ser utilizada por essas pessoas para enriquecer a dieta. Abaixo, vamos destacar todos os principais nutrientes que encontramos em uma porção de 185 gramas de Quinoa, como:


Proteína: Encontramos 8 gramas de proteínas na Quinoa, no qual, vai desempenhar um papel fundamental no organismo, como transportar oxigênio no sangue, ajudar a proteger o corpo contra os organismo criando anticorpos, ajudar no crescimento e formação dos hormônios, catalisar as reações das enzimas e atuar na contração muscular.


Fibra: 5 gramas que vai ajudar diretamente nas funções dos grupos dos carboidratos, ajudando a prevenir doenças e regulando todo o funcionamento do corpo.


Manganês: 58% é o valor recomendado diariamente desses nutrientes, encontramos eles, numa porção de Quinoa, no qual, vai atuar nas enzimas antioxidantes, ajudando o metabolismo dos carboidratos, colesterol, aminoácidos e lipídios. Podemos dizer que, ele desempenha um papel especial para a absorção do cálcio, formação dos ossos, cicatrização de ferimentos, regular a glicose no sangue e ajudar na função nervosa.


Magnésio: Encontramos 38% do mineral na quinoa, sendo importante para a síntese de proteínas, ajuda no funcionamento de algumas enzimas, ajuda no transporte de energia para o corpo, no equilíbrio de potássio, cálcio e sódio, ajuda a atividade hormonal e no bom funcionamento celular.


Fósforo: Sua composição possui 28% de fósforo, e vai ter várias funções no organismo, como: ajudar na estrutura óssea, nas membranas celulares, no metabolismo dos glicídios, na contração dos músculos entre outras funções.


Folato: 19% de folato ou como conhecemos ácido fólico, e vai atuar diretamente na reparação do DNA, crescimento celular, formação das hemácias, ajuda na saúde do coração e do sistema nervoso e na produção de novas proteínas.


Cobre: 18% desse mineral, sendo essencial para o organismo, principalmente par garantir o bom funcionamento do cérebro, ajuda na formação das células sanguíneas, ajuda o ferro a fixar nas hemoglobinas, atua na produção do colágeno, na formação dos hormônios e enzimas, ajuda na síntese de neurotransmissores, na formação da bainha mielina e regulação da expressão gênica no organismo.


Ferro: Encontramos 15% de ferro na Quinoa, no qual, vai atuar nas células vermelhas, no transporte de oxigênio para as células do nosso corpo, ajuda no crescimento saudável e no aprendizado das crianças, além claro, de ajudar na resistência do organismo contra as infecções.


Zinco: 13% principal nutriente, pois, podemos dizer que praticamente, as enzimas dependem dele para fazer suas reações, além de, ajudar no crescimento, ajudar o sistema imune, ativar a reprodução e a função neurológica.


Potássio: Temos 9% desse mineral nas sementes de Quinoa, sendo importante para os órgãos humanos, tecidos e células, ajuda na função do coração e na contração muscular.


Vitamina B1: 10%, conhecida também como tiamina, no qual, vai ter papel principal na formação de ATP- trifosfato de adenosina, além de ajudar, a converter os carboidratos transformando em glicose para o corpo e no metabolismo de gorduras e proteínas.


Vitamina B2: 10%, conhecida como riboflavina, tem ação diretamente no organismo, estimulando a produção do sangue e no metabolismo de forma correta no corpo.


Vitamina B6: 10%, ajuda a converter as proteínas e gorduras em energias para manter o funcionamento do corpo, além de, atuar no sistema nervoso produzindo os hormônios neurotransmissores, como: dopamina, serotonina e noradrenalina, auxiliando ainda na depressão e ansiedade.


Cálcio: Ainda encontramos pequenas quantidades do cálcio nos grãos de Quinoa, onde vão atuar na formação dos dentes e ossos, ajudar as funções neuromusculares e na regulagem de coagulação.


Vitamina E: Também temos pequenas quantidades de vitamina E, conhecida pela sua ação antioxidante, importante para retardar o envelhecimento e na prevenção de doenças como: câncer, doenças do coração, diabetes e mal de Parkinson.


Vimos que, encontramos uma vasta gama de nutrientes na composição da Quinoa, no qual, vai servir para diversas funções no nosso organismo, contribuindo para manter os valores nutricionais em dias melhorando a qualidade de vida. Abaixo, vamos explicar melhor para que serve a Quinoa?


Para que serve a Quinoa?

Percebemos acima que, as sementes de Quinoa possuem uma vasta gama de nutrientes, que serão benéficos em nosso organismo, não é mesmo? Contudo, a grande duvida é para que serve a Quinoa? Afinal, ela tem se tornado o queridinho de muitos para substituir o arroz.


Os benefícios da Quinoa são extensos, mas, no geral podemos dizer que, ela vai agir em todo processo do nosso corpo, desde ao fortalecimento ósseo até mesmo a manter o sistema nervoso funcionando de forma correta. Além de, ser um ótimo alimento para quem tem alergia ao glúten. Mas, se você ficou interessado em saber mais sobre a Quinoa e seus benefícios, continue acompanhando que vamos falar melhor sobre ela.


Outros benefícios da Quinoa?

Sabemos que, todos os dias nosso organismo sofre vários ataques, ocasionando assim, o surgimento de algumas doenças e claro que, manter uma vida saudável com alimentação adequada e a prática de atividades físicas é essencial para evitar alguns desses problemas.


Dessa forma, temos a Quinoa, onde é utilizada por vários povos antigos como um alimento sagrado capaz de auxiliar em diversas doenças como: hipertensão, osteoporose, anemia entre outras. Abaixo, vamos explicar detalhadamente todos os benefícios da Quinoa, acompanhe!


Fortalecimento muscular: Para quem deseja manter os músculos fortes, com toda certeza esse é o alimento certo, isso, graças a quantidade de proteína que encontramos na sua composição, no qual, irá ajudar a fortalecer os músculos, ajudando principalmente quem pratica atividades físicas.


Previne doenças cardiovasculares: Além de, todos aqueles nutrientes que citamos acima, devemos ressaltar que ela possui os ácidos graxos que, vão auxiliar para manter a saúde do coração, além claro, de conseguir reduzir o colesterol LDL, ajudando a prevenir diversas doenças do coração.


Fortalecimento dos ossos: Devido a quantidade de cálcio que encontramos na Quinoa, ela vai ser um ótimo alimento para contribuir com o fortalecimento dos ossos evitando e prevenindo a doença como osteoporose.


Alivia os sintomas da TPM: Para as mulheres que sofrem com a tensão pré menstrual, com toda certeza a Quinoa é um ótimo aliado. Graças a quantidade de fito estrógenos que, encontramos em sua composição, no qual, pode auxiliar a reduzir os sintomas desconfortáveis da TPM. Além de, ser indicado para quem está na menopausa, pois, diminuindo os sintomas da mesma, como ondas de calor, ganho de peso, alteração no humor entre outros.


Combate a anemia: Sabemos que, a anemia é um tipo de doença que pode atingir qualquer um, isso porque, ela é caracterizada pela falta de nutrientes, podendo ser até mesmo o ferro. E o consumo da Quinoa pode ajudar a combater essa doença, pois, existe quantidade de ferro superior do que o próprio feijão.


Bom para imunidade: Manter a imunidade do nosso corpo alta é essencial, afinal, é ela que protege nosso corpo contra as doenças. E a Quinoa é o tipo de alimento que vai conseguir manter o sistema imune forte evitando algumas doenças, como gripes e resfriados.


Melhora a memória: Sabemos que, encontramos os ácidos graxos nesse alimento, tipo de nutrientes essenciais para manter o bom funcionamento do cérebro, afinal, estudos realizados indicaram que pessoas pobres nesse tipo de gordura tem pouca concentração e são mais esquecidas.

 

Quinoa emagrece ou engorda?

Depois de entender todos os benefícios da Quinoa e todos os nutrientes que ela possui, fica difícil saber se realmente ela consegue te auxiliar no emagrecimento, não é mesmo? Afinal, o consumo da Quinoa engorda ou emagrece? 

 

Podemos dizer que, a Quinoa vai auxiliar no emagrecimento, contudo, isso vai depender da quantidade que será consumida. O que podemos dizer que, para quem deseja buscar um aliado na dieta, a Quinoa é uma excelente opção. Isso porque, ela possui a ação de acelerar o metabolismo, através da quantidade de proteínas que ela possui, além de possuir fibras, no qual, vai proporcionar a sensação de saciedade.


Assim, com o metabolismo acelerado a queima de gordura acumulada no nosso corpo será mais facilmente queimada. Além de, ajudar a ganhar massa muscular. O grande foco é saber consumir a quantidade ideal para seu objetivo. Se você deseja emagrecer com a Quinoa, é importante não exagerar no seu consumo.


Por isso, é indicado buscar uma orientação de um profissional, no qual, vai te auxiliar na quantidade que deve utilizar as calorias da Quinoa, sem contar que, ela sozinha não é capaz de fazer milagre, ou seja, para obter bons resultados é importante modificar alguns hábitos alimentares, integrando a atividade física e a alimentação equilibrada.


Quais as formas de uso e como tomar?

Saber utilizar a Quinoa é um dos principais objetivos para conseguir bons resultados e todos os benefícios que ela pode contribuir. E esse alimento é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e até mesmo supermercado sem falar que o preço da Quinoa é bem acessível.


Dessa forma, encontramos a Quinoa em três tipos de formas atualmente no mercado, podendo ser: em grãos, farinha e flocos, podendo ser acrescentada em diversos alimentos, no geral, podemos falar que 2 colheres da Quinoa seria suficiente, contudo, isso dependerá do seu objetivo e da orientação do profissional. Abaixo, vamos detalhar melhor as formas de uso da Quinoa. 


Quinoa em flocos: A quinoa em flocos é muito utilizada para incrementar outras receitas, como: saladas de frutas, iogurtes, vitaminas, bolos, pães e até mesmo sucos. Sendo uma ótima opção para as refeições de café da manhã.


Quinoa em grãos: Saber como preparar a quinoa é importante para evitar o desperdício, afinal, a Quinoa em grãos é capaz de triplicar depois de cozida. Então, para preparar uma xícara de Quinoa, você precisará acrescentar duas xícaras de água e um pouco de sal, deixe ferver e cozinhar por 15 minutos, depois retire e peneire. Após, você poderá conserva-lo até 3 dias na geladeira.


Farinha de Quinoa: É claro que, a opção de farinha de Quinoa, seria utilizada como substituta da farinha de soja, sendo o principal ingrediente para as receitas de bolos, biscoitos, massas e pães.


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Vimos que a Quinoa possui grandes benefícios para o nosso organismo, contudo é importante buscar informações sobre quem pode utilizar esse alimento e os efeitos colaterais que ela pode causar se consumida em excesso. Visto isso é indispensável buscar uma orientação de um profissional para indicar a quantidade ideal de acordo com o seu quadro. 


No geral, podemos dizer que, a Quinoa pode ser utilizada por todos desde crianças até mulheres grávidas ou em amamentação, em sua forma natural. Contudo, é importante salientar em observar as embalagens dos produtos, pois, no processo podem vir alguma composição que pode causar algum efeito colateral ou alergia.

 

Além disso, deve-se evitar o uso em excesso desse alimento, pois, pode causar alguns efeitos colaterais, como: reduzir a absorção de minerais no organismo e a formação de pedras nos rins, no mais, o uso adequado da Quinoa pode trazer grandes benefícios como vimos.

 

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