Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Porangaba 

 

Hoje vamos destacar sobre a planta porangaba, que tem conquistado muitas pessoas atualmente, principalmente com o intuito de emagrecer. Afinal, é quase impossível não conhecer alguém que usou o chá de porangaba, para conseguir os resultados desejados.

 

Podemos dizer que, aqui no Brasil a porangaba tem diversos nomes populares, frequentemente ela é conhecida como a planta milagrosa para quem deseja emagrecer, sendo utilizada por muitos, como a erva porangaba, capaz de tirar as impurezas do organismo. Mas, se você ficou interessado em saber tudo sobre essa planta, continue acompanhando que vamos falar mais sobre a porangaba.

 

O que é Porangaba?

Antes mesmo de começarmos a falar sobre os benefícios da porangaba, é necessário entender primeiramente o que é a porangaba. Então vamos lá! Podemos dizer que, a porangaba é originária das regiões do Norte e Nordeste, mas é conhecida em todo o Brasil. 

 

Sua árvore pode chegar até 10 metros de altura, com flores brancas e os frutos semelhantes aos grãos de café, o qual se origina o apelido de cafezinho do mato ou chá de porangaba, além de ser conhecida pelo chá de bugre, no qual faz referência aos nativos brasileiros pelo seu uso. 

 

Dessa forma, a porangaba tem sido conhecida pelos seus benefícios em auxiliar no emagrecimento, isso porque, além de conter um valor alto de cafeína, ela possui outra propriedade, que vamos citar abaixo que, vão auxiliar na perda de peso e na cicatrização de feridas.

 

Quais os nutrientes da Porangaba?

Se você ficou curioso para saber mais sobre os benefícios da porangaba, saiba que esse fruto tem sido usado há muito tempo, pelos povos antigos como uma medicina alternativa, devido as suas propriedades terapêuticas que encontramos em sua composição.

 

Graças a sua vasta gama, ele pode ser utilizado como diurético, cicatrizante, adstringente, estimulante, antiviral, supressor de apetite e antitussígena, além claro de ajudar no emagrecimento. Continue acompanhando para saber mais dos valores nutricionais da porangaba.

 

Cafeína: podemos dizer que, a cafeína é a queridinha de todos para não se sentir cansado, não é mesmo? E teoricamente podemos dizer que é exatamente isso que ela faz no nosso organismo. Isso porque, a molécula de cafeína presente nos alimentos é bem parecida com a adenosina, ou seja, neurotransmissor responsável por indicar que estamos cansados e precisamos dormir.

 

Contudo, quando a cafeína chega ao cérebro, ela se conecta com os receptores e cria um tipo ilusão, ou seja, continuamos cansados, mas não sentimos isso, assim, ela começa a circular pelo corpo e libera a adrenalina. Além disso, ela ajuda a regular a dopamina que é um neurotransmissor do bem estar, aumentando os seus níveis e deixando mais abundante.

 

Taninos: os taninos, presente na porangaba são capazes de ajudar a manter a saúde do organismo, isso porque, eles vão reforçar as paredes arteriais, vão ser antioxidantes, vão evitar que as veias fiquem entupidas, ajudar a retardar o envelhecimento celular e diminuir o colesterol ruim -LDL.

 

Alantoína: essa substância é capaz de favorecer a proliferação celular, ajudando a regenerar a pele que está lesionada, desgastadas, ajudando a desaparecer os estados irritativos da pele ou outras manifestações.

 

Vitamina A: as vitaminas são substancias extremamente essenciais para o nosso organismo, isso porque, elas participam de vários processos metabólicos do corpo, seja celular ou não. De fato! A vitamina A presente na porangaba não seria diferente, é capaz de ajudar no crescimento adequado dos tecidos dos órgãos, como: olhos, boca, nariz e estomago deixando-os saudáveis.

 

Vitamina C: conhecida como ácido ascórbico, capaz de ajudar em vários processos de formação no organismo, como: sanguíneos, músculos, colágenos, cartilagens e até mesmo para ajudar o corpo a se curar. Ela é rica em antioxidante que, irá proteger as células contra os radicais livres, diminuindo assim, o risco do surgimento de algumas doenças, como: câncer.

 

Fibras: as fibras fazem papel fundamental no nosso organismo, pois é capaz de regular o funcionamento do corpo e prevenir algumas doenças. Além disso, ela ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue, diminui a quantidade de vezes que se alimenta e diminui a pressão dos lipídios, ajudando a prevenir várias doenças, como: doenças do coração, câncer de cólon, diabetes e melito.

 

Potássio: a presença do potássio na porangaba é extremamente importante para manter o funcionamento adequado dos tecidos, células e dos órgãos. Além disso, esse mineral é responsável por conduzir a energia do corpo juntos com outros nutrientes e minerais. Assim, consegue manter as funções normais do coração, do músculo esquelético e ajuda a digestão.

 

Para que serve a Porangaba?

Com essa variedade de nutrientes, você deve estar se perguntando, para que serve a porangaba, não é mesmo? Já vimos que a vasta gama de nutrientes pode nos proporcionar vários benefícios. Então podemos dizer que, ela é muito conhecida por possuir ação estimuladora, cardiotônica, antiviral, antioxidante, inibidor de apetite, beneficiando nosso organismo em várias formas.

 

Em sua forma mais popular, como o seu chá, pode ser usado de forma medicinal, para aliviar a tosse por ter propriedades antitussígenas, combater a febre, edemas e até mesmo infecções. Além do mais, pode ser usada para reduzir a constipação intestinal, pode atuar no combate da celulite por melhorar a circulação sanguínea, evitar a retenção de liquido e ser utilizada como um ótimo cicatrizante de feridas se usado na forma de emplasto.


Outros benefícios da Porangaba:

Podemos dizer que, os benefícios da porangaba são imensos e está se tornando uma das queridinhas de todos. Vimos que, ela tem uma vasta gama de nutrientes capaz de melhorar todo o conjunto do nosso organismo, não é mesmo? Visto isso, ficamos sempre com o questionamento, para que serve a porangaba?


A porangaba em si, é utilizada há anos por vários povos, como métodos de tratamento natural, seja para combater infecções, ajudar a cicatrizar e até mesmo como uma forma de emagrecimento. Por esse motivo, resolvemos destacar todos os benefícios da porangaba que você pode conseguir com o seu uso. Abaixo vamos citar os principais, como:


Melhora a saúde renal: para quem deseja melhorar a saúde renal, com toda certeza o chá da porangaba é uma ótima opção. Isso porque, há quem diga que, o seu chá pode melhorar a saúde dos nossos rins, pois, tem a capacidade de eliminar toxinas do nosso corpo como vimos acima nas propriedades da erva porangaba.


Prevenção de doenças cardíacas: já foi dito acima que a porangaba melhora a circulação sanguínea, e justamente por isso pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, mas você deve estar se perguntando, como? Simples, a porangaba pode diminuir o depósito de gordura em nossas artérias, e isso consequentemente, vai ajudar no controle do nosso nível de colesterol, ajudando a prevenir e a evitar as doenças do coração.


Acelera o metabolismo: isso mesmo! A porangaba pode acelerar o metabolismo por ser rica em cafeína, isso faz com que, ela atue como termogênico, dando energia para o nosso corpo e consequentemente acelerando o nosso metabolismo, sendo ótima para quem deseja emagrecer.


Potente antiviral: estudos apontam que o chá de porangaba pode agir contra o vírus do herpes tipo 1. O chá age inibindo a ativação do vírus, além disso, o chá de porangaba também atua melhorando a imunidade do nosso corpo, evitando assim infecções em geral.


Combate a celulite: para quem deseja se livrar dessas terríveis imperfeições que ficam na pele principalmente das mulheres, fique sabendo que, o uso da porangaba é um ótimo aliado, isso porque, ela atua diretamente na circulação sanguínea, aliviando a retenção de líquidos e diminuindo as celulites.

 

Porangaba emagrece?

A porangaba é bastante conhecida e bastante vendida por ser um grande aliado no emagrecimento e por potencializar as dietas de emagrecimento, mas na questão, a porangaba realmente emagrece? Podemos dizer que sim! Ela tem a capacidade de te auxiliar no emagrecimento, por quê?


Simplesmente o que acontece é que, a porangaba possui alguns compostos que podem atuar como diuréticos e inibidores de apetite, podendo assim controlar a fome. O seu uso pode ser indicado no auxilio da perda de peso, porque além das suas propriedades, ela pode diminuir o acúmulo de gordura e liquido que estejam em excesso no nosso corpo. Uns dos grandes responsáveis por isso são a cafeína e as fibras. Esses compostos além de todos os outros, podem trazer uma sensação de saciedade para nosso corpo, dando a entender que estamos ‘’cheios’’, diminuindo assim até mesmo a compulsão alimentar.


Mas, devemos lembrar que a porangaba é utilizada em casos de obesidade mórbida ou de retenção de líquidos, que acabam se acumulando nas extremidades do nosso corpo. Essas são ocasiões que, necessitam um acompanhamento profissional para que seu uso seja seguro para o emagrecimento sem causar nenhum efeito colateral, dessa forma, a mesma deve ser prescrita por um profissional da área, como forma de auxiliar no tratamento.


Além disso, vale ressaltar que, nenhum processo de emagrecimento seja tratamento estético ou suplementação natural é capaz de fazer “milagre” sozinho. Lembrando que, a porangaba pode auxiliar no processo de emagrecimento, no qual, para melhores resultados, deve ser orientado por um profissional, ter a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.


Quais as formas de uso e como tomar?

Nesse ponto, você deve estar se perguntando como fazer o uso e onde encontrar a planta porangaba. Pois, bem! Podemos dizer que hoje o mercado está com diversas formas de uso, contudo a forma mais comum de utilizar a porangaba é através do seu chá.


Visto isso, podemos dizer que atualmente você encontra a porangaba em diversas formas, como: chás, cápsulas e extratos, sejam em farmácias ou lojas de produtos naturais. Abaixo, vamos explicar melhor como utilizar as principais formas da planta porangaba.


Em forma de drágeas ou cápsulas: as cápsulas da porangaba são bastante procuradas por oferecer uma praticidade muito maior para o consumidor, porém é necessária uma orientação profissional. O recomendado é o consumo, somente de duas cápsulas ao dia, mas, pode variar de acordo com o profissional, de acordo com a necessidade de cada paciente ou conforme a orientação do fabricante.


Em pó ou extrato: é uma forma bem prática e fácil, de se encontrar. Seu efeito é semelhante ao das folhas da planta, o que acaba sendo uma vantagem para quem a adquire. Para utiliza-la, basta ferver um litro de água e acrescentar 4 colheres de sopa, em seguida desligue deixe abafada por 10 minutos, coe e beba até 4 xícaras ao dia.


Folhas da planta: essa é para ser preparada em infusão, em água e é a forma mais comum de se encontrar no mercado. O chá deve ser preparado da seguinte forma: 1 colher de sopa de folhas secas de porangaba para 200 ml de água fervente, depois deve esperar por mais ou menos 10 a 15 minutos. Quando estiver morno, o chá deve ser coado e pronto! Já pode ser bebido.


Além disso, vale ressaltar que, quando se trata das cápsulas, a mesma poderá haver um efeito menor em relação ao extrato e em relação as folhas usadas para preparar o chá. Isso ocorre por que, no processo de produção das drágeas e das cápsulas, a planta é triturada, e os princípios ativos são selecionados, o que pode acarretar uma menor ação no organismo. Por isso é indicado um acompanhamento profissional, para que ele possa estabelecer a melhor forma de uso e a quantidade necessária para determinado problema, garantindo assim, todos os benefícios da erva.


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Apesar de ser um produto natural com grandes componentes da porangaba, capazes de trazer grandes benefícios ao organismo, é importante fazer o seu uso de forma correta. Isso porque, o consumo exagerado e sem uma ajuda médica, pode trazer efeitos colaterais, como: enxaqueca, náuseas e dores estomacais, causando desconforto ou incomodo.


Pode haver uma sobrecarga dos rins e aumento dos batimentos cardíacos. Vale lembrar ainda que, o produto é contraindicado a gestantes e as pessoas que possuem problemas cardíacos ou que tenham hipertensão, além disso, o produto não é indicado em pacientes que tenha insônia, gastrite, hipertireoidismo, problemas com ansiedade e taquicardia, devido ao alto teor de cafeína que contém a planta.


O seu uso, ainda pode alterar exames médicos, por isso é de extrema importância que o produto não seja usado por conta própria evitando qualquer efeito colateral ou desconforto que possa causar, garantindo assim, somente os benefícios da porangaba.

 

Blog Naturemed