Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Pata de Vaca Emagrece! Para que Serve e os Benefícios?

 

A Pata de Vaca, diante de todos os seus benefícios, possui um grande destaque entre as pessoas por ela ser considerada uma opção natural no mundo fitoterápico, onde ela consegue melhorar inúmeras condições e problemas de saúde. Essa é uma planta que tem o seu uso principalmente por pessoas que possuem problemas com um alto teor de açúcar sangue e até mesmo outras doenças.

 

Além disso, a Pata de Vaca vem em vários tipos, incluindo alguns que podem até fornecer flores semelhantes a orquídeas para decoração. Um ponto muito importante a ser destacado a respeito dessa planta é que, sua atividade é tão benéfica para a saúde que ela está incluída na lista de plantas medicinais que são utilizadas e indicadas no uso para tratamento por diversos médicos e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Esta é uma planta muito fácil de encontrar, sendo ela originada do Brasil, a Pata de Vaca pode ser encontrada em diversos países e sua principal característica no aspecto da planta, é que suas folhas parecem muito com garras de animais. Mas, o mais importante são as suas propriedades medicinais. 

 

Por isso, se você quiser saber mais sobre a Pata de Vaca e todos os seus benefícios para a saúde, continue lendo este artigo, nós contamos tudo! Aqui, iremos analisar se a Pata de Vaca emagrece mesmo e como ela deve ser consumida, se em forma de chá, de cápsulas e ainda quais são os seus demais benefícios.

 

O que é a Pata de Vaca?

A Pata de Vaca é uma árvore que é bastante conhecida em todo o Brasil e possui um fácil acesso, porém é preciso atenção, porque existem dois tipos dessa planta, as que possuem benefícios para a saúde e as plantas que contém propriedades ornamentais. Essa última pode ser facilmente utilizada para decorações de casas e espaços verdes. Em contrapartida, existe também a planta medicinal, que diferentemente da ornamental, não possui espinhos.

 

Porém, esta possui inúmeras propriedades que ajudam no tratamento de diversas doenças e infecções. Para que você possa usufruir de todos os benefícios desta da Pata de Vaca, é muito importante compreender a diferença existente entre esses dois tipos, uma vez que todos esses benefícios já são devidamente testados e comprovados por diversos especialistas. O seu uso é indicado para diversos tratamentos fitoterápicos. 

 

Essa planta pode chegar até 10 metros de altura e as suas folhas podem medir de 7 a 11 cm, suas flores são maravilhosamente bonitas, tanto que são constantemente utilizadas para ornamentação, elas possuem pétalas compridas. Por fim, você pode reconhecer a Pata de Vaca através de suas principais características, uma vez que a planta utilizada para fins medicinais são das espécies do gênero Bauhinia, e elas não possuem nenhum espinho em suas extremidades.

 

Quais os nutrientes da Pata de Vaca?

Além de essas funções aqui mencionadas, a Pata de Vaca é uma planta medicinal brasileira muito importante, usada popularmente para apoiar de forma totalmente natural as diferentes enfermidades desde a há milhares de anos. Assim, com uma variedade de ações terapêuticas que se obtém, devido aos inúmeros constituintes químicos que estão ativamente presentes na planta, algumas delas como:

 

Taninos: Os taninos são compostos naturais que são basicamente produzidos por diversas plantas. Sua atuação se dá geralmente como um mecanismo de defesa, os taninos trabalham incansavelmente para impedir que predadores comam suas frutas, folhas e sementes antes do amadurecimento completo, é exatamente por isso que algumas frutas possuem um gosto tão cítrico ou amargo.

 

Glicosídeos: Os glicosídeos são substâncias que desempenham um papel importantíssimo na saúde do coração, porque elas atuam na bomba de sódio, contribuindo para o coração exercer bem uma capacidade na contração da musculatura cardíaca. Muitos dos glicosídeos são utilizados como forma terapêutica, e é por isso que essa substância está presente em diversas plantas medicinais, e a Pata de Vaca é uma delas.

 

Flavonoides: Os flavonoides são compostos bioativos, suas propriedades possuem a atividade de antioxidantes e anti-inflamatórias, que são importantes para a manutenção da boa saúde em todo o organismo. Trabalha ativamente combatendo as diversas infecções que podem surgir e ainda contribui para regular os níveis do colesterol. Os flavonóides, que estão presentes na Pata de Vaca, também podem contribuir para aliviar significativamente os sintomas da menopausa e na absorção de vitamina C.

 

Para que serve a Pata de Vaca?

Um motivo pelo qual essa planta é amplamente conhecida é pelos benefícios do chá de Pata de Vaca para a diabetes, uma vez que ela possui nutrientes e ricas propriedades capazes de baixar os índices glicêmicos e melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue. E como se dá esse processo? O consumo do chá de Pata de Vaca garante uma interação com as células, resultando assim em uma degradação da glicose. 

 

Mas ainda sim é muito importante destacar que essa a Pata de Vaca é comumente utilizada em conjunto de um tratamento para diabetes, através de recomendação médica, pelos seus bons resultados para a saúde de quem possui essa condição. Ou seja, o chá de Pata de Vaca é constantemente utilizado como uma complementação aos medicamentos e não uma substituição. Por isso seu uso deve ser sempre com acompanhamento médico.

 

Além disso, as ricas propriedades da Pata de Vaca podem incluir uma poderosa ação antioxidante, analgésica, diurética, laxante e vermífuga, por isso, seu uso é constantemente indicado como forma de complementar o tratamento de problemas na bexiga ou até mesmo nos rins, tratar a hipertensão arterial, a anemia, obesidade, doenças do coração e ainda algumas doenças do sistema urinário.

 

Pata de Vaca emagrece?

Como mencionamos mais acima, a Pata de Vaca possui ricas propriedades que atuam firmemente no controle do nível de glicose no sangue, e isso garante que a ingestão deste chá seja um grande aliado no combate a diabetes e assim, consecutivamente à eliminação gradativa da gordura acumulada no corpo, de forma bastante específica na região do abdômen.

 

Mas, muito mais do que apenas ser muito reconhecida como o chá para Diabetes, a Pata de Vaca pode ajudar de forma significativa também no emagrecimento. Uma vez que em suas propriedades a planta também possui uma função diurética, que ajuda a evitar o inchaço e retenção de líquidos no corpo. 

 

Porém, é muito importante mencionar que o seu uso para o emagrecimento deve ser feito sempre com um acompanhamento médico e combinados com uma dieta saudável e com a prática de exercícios físicos, pois assim é possível obter todos os resultados esperados para o emagrecimento. 

 

Inúmeras pessoas buscam os benefícios da Pata de Vaca porque acreditam que essa planta pode ajudar a queimar gordura, de forma especial a gordura abdominal e, por fim, vir a contribuir para a perda de peso. Como aqui descrito, isso pode ser alcançado. No entanto, é imprescindível não se esquecer de que Pata de Vaca não é uma planta milagrosa para emagrecer, ela apenas pode te ajudar no processo.

 

Dessa forma, podemos afirmar que sim, é possível que a Pata de Vaca emagreça, isso, claro, devido a propriedades existentes em sua composição, e que ajudam o corpo a evitar o acúmulo de depósitos de gordura e a diminuir a retenção de líquidos, todos esses efeitos são importante e podem auxiliar qualquer pessoa em processo de emagrecimento.

 

Quais os benefícios da Pata de Vaca?

Todas essas propriedades, vem acompanhada de diversos outros benefícios oferecidos por essa planta. Hoje, a Pata de Vaca é muito mais do que uma planta belíssima, que pode ser utilizada para ornamentar e tornar um ambiente bonito, ela pode garantir inúmeros benefícios para toda a saúde, sendo melhor usufruir da sua função e profunda capacidade medicinal. 

 

E, como foi possível ver, as folhas da Pata de Vaca também possuem diversos benefícios muito maiores para o organismo, benefícios esses que vão muito além de ajudar no tratamento e controle da diabetes. Ela pode controlar os níveis de colesterol no corpo, aumentando o bom colesterol e diminuindo o mau colesterol. Além desses, tantos outros benefícios são assegurados pelo uso da Pata de Vaca, e eles podem ser: 

 

Uma importante arma contra a diabetes: Como vimos, as folhas da Pata de Vaca possuem nutrientes importantes como o flavonoide, que são capazes de atuar no metabolismo de carboidratos. Por isso, essa substância pode garantir a melhor utilização da glicose pelas células, não permitindo assim, que o açúcar se acumule no sangue. Por fornecer uma solução natural para diversos problemas de saúde, essa planta possui uma fama inconfundível. 


 
Atuação como um poderoso antioxidante:
Os flavonóides existentes na da Pata de Vaca, possuem uma poderosa ação antioxidante. E porque isso é importante para pessoas que possuem diabete? Quando a taxa de glicose no sangue está muito alta, os lipídeos e proteínas podem iniciar uma oxidação muito grande, e o resultado disso, são exagerados danos nas células do pâncreas. A ação antioxidante garantida pela Pata de Vaca pode proteger de forma significativa todo o pâncreas desses danos. 

 

Um benefício diurético: Mencionamos aqui a capacidade desta planta de ser um bom diurético, no qual auxilia significativamente para o emagrecimento. A Pata de Vaca, através de suas propriedades, podem estimular a filtragem dos rins, aumentando a produção de urina, resultando em um bom benefício diurético. Toda essa ação diurética é facilmente percebida em pouco tempo após a ingestão deste chá.

 

Uso da Pata de Vaca para pressão alta: Quem possui problemas de pressão alta, pode se beneficiar também do uso do chá da Pata de Vaca, uma vez que esse pode, de forma bastante significativa, atuar na diminuição da pressão alta, isso porque em suas propriedades possuem um efeito muito importante para quem possui essa condição, que são as ações relevantes das veias e artérias, e essas ações contribuem para uma maior prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Como fazer uso e tomar a Pata de Vaca?

Diante de todos os benefícios citados aqui a respeito do uso da Pata de Vaca, agora é a hora de finalmente entendermos quais são as suas formas de uso e como tomar esse chá, bem como os seus suplementos. É muito importante fazer o seu uso da forma correta, uma vez que assim os seus benefícios são bem mais eficazes e alcançados muito mais facilmente. 

 

Primeiro, é importantíssimo que você procure não abusar da quantidade de chá, e nem acrescentar mais folhas, é importante ser utilizado somente o recomendado. E isso vale para as cápsulas, o seu uso deve ser somente o orientado para o dia. A Pata de Vaca tem uma forte e poderosa ação. Por isso, qualquer excesso pode provocar diversos efeitos desagradáveis, seu uso deve ser:

 

Chá de Pata de Vaca: O chá de Pata de Vaca pode ser feito adicionando 1 colher de planta picada na água fervente. Ao terminar de ferver, tire do fogo e espere alguns minutos, em seguida beba conforme orientação médica. O chá pode ser ingerido em cerca de uma xícara do chá de 2 a 3 vezes ao dia.

 

Cápsulas: As cápsulas são bastante utilizadas por quem procura a praticidade, o que não encontra geralmente no chá. Porém seus benefícios sem mantém das formas. A recomendação do uso da Pata de Vaca em cápsulas é de até 500mg duas vezes ao dia, de preferência nas refeições principais do dia. 

 

Quais os efeitos colaterais da Pata de Vaca?

Em diversos estudos já foram comprovados que a Pata de Vaca não apresenta nenhum tipo de toxicidade e ela pode ser muito bem consumida sem grandes preocupações. Entretanto, é muito importante estar atento à quantidade de consumo recomendada, sempre olhando os excessos, que não fazem bem com a ingestão de nenhum remédio, seja ele natural ou não.

 

A Pata de Vaca não causa nenhum tipo de dano maior ao fígado, rins ou pâncreas. Entretanto, por conter uma grande ação anticoagulante, quem possui dificuldade de coagulação deve expressamente evitar o seu uso. Sendo assim, mesmo a Pata de Vaca sendo uma planta natural e medicinal, o seu uso deve ser sempre feito com a orientação de um médico ou profissional de saúde capacitado.

 

Destacamos também alguns pontos importantes a se atentar, com se você estiver grávida ou amamentando, não faça o uso do chá de Pata de Vaca sem consultar seu médico, pois os efeitos do chá podem não ser benefícios para gestantes. Além disso, procure não dar esse chá para crianças sem antes consultar um médico. 

 

Por fim, um dos principais efeitos colaterais que foram comprovados a respeito do chá de Pata de Vaca é na sua ação sob uma diminuição do colesterol bom, uma vez que esse colesterol é responsável por limpar as placas de gorduras das veias e artérias, é importante ficar atento quanto ao consumo desse chá pessoas que possuem o colesterol bom baixo. Em todo caso, se utilizado da forma correta, seus benefícios se destacam. 

 

Blog Naturemed