Panacéia
Conhecida por ser útil para o tratamento e prevenção de uma série de enfermidades, a Panaceia ocupa um lugar de destaque entre as plantas medicinais. Dito isso, sua fama se tornou tão grande que o próprio nome da planta é utilizado para designar os fitoterápicos que servem para uma infinidade de funções no organismo.
Nesse sentido, pode-se dizer que a planta pode ser utilizada de distintas maneiras e é capaz de atuar em diferentes órgãos do nosso corpo, beneficiando nossa saúde como um todo. Desse modo, seja para gripes, resfriados, problemas intestinais, infecções urinárias, ou quaisquer outros problemas, ela atua de forma positiva, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando no combate dessas doenças.
Sendo assim, ela apresenta uma quantidade significativa de nutrientes e propriedades que são responsáveis por garantir todos os benefícios proporcionados. Ainda, deve ser consumida em formato de chá, podendo este ser feito a partir das folhas ou raízes da planta, também podendo ser encontradas as folhas trituradas em sachê para facilitar o preparo.
Portanto, é importante conhecer um pouco mais sobre a Panaceia e entender como ela pode ser tão benéfica para o organismo humano, ou seja, compreender como ela atua no corpo, como consumi-la e quais são os cuidados a serem tomados ao utilizá-la. Por isso, preparamos esse post para que você possa conhecê-la melhor.
O que é a Panaceia?
A Panaceia, de nome científico Solanum cernuum, é uma planta medicinal conhecida por ajudar no combate e prevenção de uma série de enfermidades, sendo originária da região centro-sul brasileira. Desse modo, é um fitoterápico que, como dizem coloquialmente, “serve para tudo”, sendo utilizado para inúmeras utilidades, desde resfriados a infecções urinárias.
Em relação às características da planta, é interessante ressaltar que ela pode chegar a cerca de 2 a 3 metros de altura. Ainda, apresenta caule extremamente piloso, ou seja, com muitos pelos e pouco ramificado; flores que saem de pequenas cimeiras; e, por fim, possui folhas de coloração verde escuro intenso e brilhante e no verso do limbo apresenta um verde bem claro.
Além disso, apresenta um aroma muito intenso, podendo não ser do agrado de algumas pessoas, mas os benefícios compensam o sabor. Sendo assim, como alternativa, é comum utilizar outros ingredientes no preparo do chá, como forma de torná-lo mais saboroso ao paladar.
Por fim, a Panaceia é uma planta muito benéfica, com características, nutrientes e propriedades próprias, capazes de torná-la necessária para a manutenção da saúde humana e de uma riqueza incomensurável. Por isso, ela tem se tornado cada vez mais famosa na alimentação humana.
Valor Nutricional - Porção de 10g |
||
Quantidade por Porção |
%Valor Diário |
|
Valor Energético |
0 kcal |
0% |
Carboidratos |
0 g |
0% |
Proteínas |
0 g |
0% |
Gorduras Totais |
0 g |
0% |
Gorduras Saturadas |
0 g |
0% |
Gorduras Trans |
0 g |
0% |
Fibras Alimentares |
0 g |
0% |
Sódio |
0 mg |
0% |
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**)Valores diários não estabelecidos.
Panaceia: Para que serve?
A Panaceia serve para uma infinidade de utilidades, podendo ser consumida para diferentes fins, o que a torna uma planta versátil e muito rica em benefícios e propriedades. Tais propriedades e nutrientes tornam-se os principais responsáveis pela série de vantagens proporcionadas pelo consumo da planta.
Sendo assim, seu consumo é muito comum para o tratamento de cálculos renais, uma vez que é um remédio natural que atua principalmente na região dos rins. Além disso, também é possível usar a planta para o tratamento de outros problemas nessa região, tais como infecções urinárias, sendo um medicamento muito eficiente para atuar de forma natural contra esse problema.
Ainda, há uma série de outras funcionalidades relacionadas ao consumo da planta, tais como contra doenças hepáticas, ou seja, que afetam o fígado. Ademais, também pode ser utilizada como forma de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguínea e ainda melhorar a saúde e regular o funcionamento do sistema digestivo.
Sendo assim, é certo que a Panaceia pode ajudar de diferentes formas na manutenção da saúde do organismo. Ou seja, ela é capaz de atuar, juntamente com seus nutrientes e propriedades, em diferentes órgãos e tecidos, favorecendo o bom funcionamento destes e garantindo melhor promoção da saúde.
Veja as Vantagens e os benefícios da Panaceia
Para muitos, a Panaceia era uma planta totalmente desconhecida! Mas, como estamos observando ao longo desse texto, podemos ver que ela possui variados benefícios que são considerados muito importantes para o corpo humano. Dessa maneira, fique atento! Os pontos positivos da planta não acabaram!
É fato que todo alimento ou produto possui um benefício principal, que é a razão pela qual os consumidores compram. Porém, devido a composição e diversidade de componentes, o número de vantagens é extenso. Sendo assim, confira agora, os variados benefícios da Panaceia, a seguir!
1. Limpa o Fígado
Com propriedade diurética, a planta pode ser útil para as funções do fígado serem otimizadas. De modo geral, a principal maneira de ajudar na remoção de toxinas e purificação do sangue é a limpeza na área hepática. Doenças que interferem o funcionamento ou comprometem o órgão, por exemplo, são facilmente evitadas.
De maneira mais simples, quando ingerimos muito álcool, o nosso fígado tende a trabalhar mais para a filtração ocorrer. Entretanto, é claro que isso não poderia passar em branco. O teor alcoólico impede que o órgão volte ao seu estado normal, após a realização de suas funções. Por isso, o uso de Panaceia é tão significativo para o fígado, a fim de resolver essa situação.
2. Combate a gonorreia
Gonorrea, para quem não sabe, é uma doença sexualmente transmissível , que pode atacar tanto homens quanto as mulheres. Sua transmissão ocorre pelo contato sexual entre uma pessoa infectada e outra nula. Acarretada por uma bactéria, ela necessita de tratamentos com uso de antibióticos.
Como a Panaceia possui ação antibiótica, ela não é milagrosa na profilaxia, mas pode ser útil com a doença. Ela impede o desenvolvimento maior das bactérias presentes e ajuda a retardar o avanço da enfermidade. Além disso, ela também possui grandes ações anti-inflamatórias no corpo, resolvendo a dor e ardência local.
3. Trata doenças da Pele
O uso de Panaceia ainda conta com a proteção da pele ao longo do corpo, já que sua composição pode ser bastante nutritiva para o tecido epitelial e sua regeneração. A capacidade da proteção do revestimento corporal é eficaz quando tratada em acompanhamento de outros produtos como protetor solar e cremes hidratantes.
O ressecamento da pele, por exemplo, é um problema que assola muitas pessoas atualmente. Já foi observado que o uso de derivados de Panaceia ajuda contra esse empecilho, diminuindo o avanço e hidratando a pele aos poucos, colaborando com a ação de outros produtos hidratantes. Dessa forma, podemos ver que a Panaceia realmente é para todos os males.
4. Previne de arritmia
Também é conhecida como palpitação ou disritmia. É o processo em que o coração sofre alterações nos batimentos cardíacos, podendo ser taquicardia ou bradicardia. No primeiro caso, trata-se da aceleração de batimentos por minuto, enquanto o segundo significa o contrário.
A Panaceia apresenta uma propriedade vasodilatadora, que consiste na ação de relaxar os vasos sanguíneos, para que o sangue percorra constantemente em velocidade normalizada. Dessa maneira, os problemas cardiovasculares são normalmente evitados com o uso dos derivados da planta, impedindo que ritmos cardíacos se alterem.
5. Contribui para transpirações
Quem disse que a Panaceia não pode ajudar a emagrecer? Caso esteja realizando um exercício físico, ela induz seu corpo a queimar muito mais calorias durante as atividades. Isso ocorre pelo fato de que são produzidas maiores quantidades de glândulas, incentivando o suor.
Além do mais, o suor estimulado pela planta é capaz de remover os radicais livres que causam doenças constantemente. Por isso, a Panaceia é considerada fundamental e contra todos os males. Veja como apenas uma ação gera vários benefícios simultâneos! Ainda tem dúvida de que ela é o produto certo para você?
6. Protege o organismo
É comum obter informações, por meio do feedback de consumidores, de que o corpo é mais protegido durante o consumo de Panaceia. Entre outros produtos, a Panaceia é o destaque para o estímulo de glóbulos brancos no organismo. Linfócitos-beta, também são sintetizados imensamente.
Essas unidades são responsáveis pela detecção e eliminação de substâncias e compostos invasores no corpo humano. Como por exemplo, o número de radicais livres eliminados pela ação da planta cresce constantemente. Por isso, é altamente recomendada por médicos frequentemente em tratamentos para variadas enfermidades.
7. Combate os fungos
Já falamos que o uso de Panaceia é útil e efetivo contra bactérias e vírus, mas também não podemos deixar de abordar sobre sua efetividade contra doenças fúngicas. A aparição de enfermidades fúngicas é solucionada de maneira complicada com apenas medicamentos industrializados, com tratamentos longos e difíceis.
Entretanto, o número de pessoas que apresentam melhora significativa com a ação da Panaceia é impressionante! Graças aos estímulos psicológicos e imunológicos, o consumo da planta adquire maior avanço de recuperação para o corpo humano, efetivando as ações das células protetoras!
8. Atua como calmante natural
A planta ainda pode servir, como um verdadeiro calmante para o organismo em geral. Graças ao consumo frequente, a Panaceia regula a velocidade sanguínea nos vasos, impedindo que problemas cardiovasculares ocorram, o que acalma o coração. Isso faz com que o usuário se sinta mais confortável.
Outro detalhe é o benefício em nível hormonal. As substâncias encontradas na composição da planta fazem com que os hormônios que apresentem maior sensação de prazer e satisfação pessoal para o consumidor. Dessa forma, quando o psicológico está em estado favorável, é comum o usuário se sentir mais calmo e tranquilo.
9. Otimiza a saúde gástrica
O chá de Panaceia, ainda pode colaborar para a saúde e estabilidade de compartimentos do estômago, melhorando a digestão de alimentos. O consumo de muitos produtos industrializados gera lesões internas e comprometimento de muitas funções digestivas, surgindo a úlcera, por exemplo.
Entretanto, com o uso de Panaceia, os benefícios internos do sistema digestivo, podem ser aumentados consideravelmente. Ela ajuda na recuperação das lesões e ainda colabora na prevenção de futuros problemas nessa região. Com isso, Panaceia é uma planta completa que você precisa adquirir!
Panaceia é bom para diabetes?
Sim. O consumo da Panaceia pode ser positivo para a diabetes. No entanto, é preciso entender que a planta não controla o nível glicêmico e, por isso, deve-se procurar os medicamentos adequados quando se trata de diabetes, tendo em vista que é uma doença séria que precisa de cuidados profissionais.
Por outro lado, é possível que diabéticos consigam se beneficiar pelo uso da planta, mesmo que não haja comprovação científica quanto ao controle de nível glicêmico. Dessa forma, o ponto positivo dela em relação à doença é a ação depurativa apresentada pela planta que pode ajudar as pessoas diabéticas.
Plantas depurativas são aquelas que ajudam a limpar e purificar o sangue. Ou seja, essa ação depurativa irá auxiliar as pessoas diabéticas, tendo ação positiva contra a doença e pode até mesmo auxiliar no tratamento, embora não apresente uma ajuda tão significativa quanto às plantas que ajudam no controle de níveis glicêmicos.
Portanto, é possível afirmar que a Panaceia, embora não seja a planta mais indicada para o controle de nível glicêmico por falta de pesquisas científicas sobre o assunto, é boa para quem tem diabetes devido a sua ação depurativa. Desse modo, ela pode auxiliar de forma positiva no tratamento da doença.
Panaceia ajuda no tratamento do câncer?
A Panaceia pode ajudar no tratamento de uma série de enfermidades e, dentre elas, destaca-se o câncer. É certo que essa doença tem preocupado cada vez mais pessoas e atingido um número mais de indivíduos a cada ano que passa, daí a preocupação com novas formas de tratamento e prevenção contra ela.
Sendo assim, essa planta pode ajudar no tratamento do câncer, uma vez que ela apresenta propriedades anticancerígenas que foram observadas em diversos estudos. Ou seja, ela oferece uma ação que impede o desenvolvimento do câncer, ajudando, dessa forma, no tratamento e também impedindo a metástase.
Ainda, pode-se dizer que é uma planta que apresenta uma série de outras propriedades, como antioxidantes, que irão auxiliar também no tratamento ao câncer. Essa propriedade antioxidante ajuda o organismo no combate a radicais livres que, quando em excesso, podem vir a se tornar doenças crônicas, como o câncer.
Portanto, pode-se afirmar que a Panaceia é eficaz e pode ser usada com segurança como um elemento extra no tratamento contra o câncer. Por isso, é importante que essa planta seja cada vez mais estudada, para que essa e outras doenças possam ter outras alternativas eficazes de tratamento e prevenção.
Panaceia: Como tomar?
O principal modo de consumir a Panacéia é como chá. Sendo assim, este pode ser preparado de diferentes maneiras, além de permitir que distintas partes da planta sejam utilizadas. O interessante é que mesmo os diferentes modos de preparo do chá garantirão os benefícios por ele proporcionados, basta seguir as orientações que serão passadas.
Sendo assim, separamos a forma de preparo de diferentes formas do chá, a fim de que ele possa ser preparado corretamente e que todos os benefícios sejam garantidos. Confira:
Chá de Panaceia a partir das folhas ou raízes: Para preparar o chá feito a partir das folhas ou raízes, basta ferver uma quantidade de água, respeitando a quantidade desejada para ingestão – indica-se cerca de 500 a 750 ml. Passados 10 minutos – após a formação de bolhas – coloque as folhas amassadas ou raízes no recipiente e espere 15 minutos. Após os 15 minutos, coe o chá e estará pronto para o consumo!
Chá de Panaceia em sachê com folhas trituradas: O sache já vem com as folhas trituradas, ou seja, não precisará ter o trabalho em triturá-las ou amassá-las ao preparar o chá. Ainda, basta seguir os mesmos passados citados anteriormente.
Por fim, lembre-se que a quantidade diária máxima indicada é de 2 a 3 xícaras do chá de Panacéia em ambos os modos de preparo.
Quais os efeitos colaterais da Panaceia?
Para terminar, é preciso ressaltar alguns pontos sobre o consumo de Panaceia. O primeiro deles é a recomendação da prévia consulta com algum profissional da saúde, antes de adquirir os produtos. Enquanto fora de recomendação, é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças.
Ademais, é preciso que muitas pessoas tenham discernimento quanto á dosagem diária do chá. A ação diurética em excesso, pode gerar diversos efeitos colaterais para o corpo do consumidor. Sintomas como franqueza, falta de energia, perda significativa de sódio e potássio, dores musculares e câimbras.