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Ômega 3

 

Buscar formas cada vez mais saudáveis, tem se tornado um hábito comum em toda população, afinal as mudanças de hábitos alimentares e suplementações podem trazer grandes benefícios para a saúde do corpo e é quase impossível que você não tenha ouvido falar sobre o ômega 3.

 

O ômega 3 nada mais é conhecido popularmente como gordura boa, onde vamos encontrar principalmente em alimentos provenientes como frutos do mar, sendo umas das fontes mais ricas e necessárias para o corpo. Muito se fala sobre o ômega 3, mas poucos sabem exatamente o que essa gordura faz no organismo e é exatamente isso que vamos falar, então continue acompanhando.

 

O que é Ômega 3?

Hoje em dia é extremamente importante buscar formas e maneiras mais saudáveis capazes não somente de melhorar nosso aspecto, mas também em melhorar o funcionamento do nosso organismo e hoje vamos dar o devido destaque ao ômega 3. 

 

Muito se fala sobre o ômega 3 mais poucos sabem exatamente como essa gordura funciona e seu real significado, então vamos lá. É importante começarmos definindo que o ômega 3, nada mais é que um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas.

 

Esse grupo de lipídios são extremamente importantes e uma das formas mais saudáveis que podemos encontrar, afinal fica aqui o destaque de que a suplementação do ômega 3 é importante considerando que, nosso corpo não consegue produzir esse tipo de ácido graxos.

 

Além disso é importante destacar a diferença entre os ômega 3 e 6, pois apesar de ambos serem classificados como ácidos graxos poli-insaturados, não produzida pelo nosso organismo e sendo essencial, ambos vão ter papel diferente no organismo, resumidamente podemos dizer que o ômega 6 está associado a redução do colesterol ruim e o ômega 3 está associado a melhora das funções cognitivas, lembrando que ao existir quantidades suficientes desses dois surge assim, o ômega 9 no qual está associado a melhora da circulação, mas não se preocupe continue acompanhando que vamos explicar melhor cada função e contribuição que o ômega 3 tem no nosso corpo.

 

Quais os principais nutrientes do Ômega 3?

Como vimos acima o ômega 3 é um importante ácido graxo para melhorar o funcionamento do nosso organismo e é por isso que cada vez mais as pessoas tem se preocupado em tornar a sua vida com mais qualidade, melhorando e trocando muitos maus hábitos a uma alimentação de maior qualidade, agregando ingredientes e suplementos como forma de aumentar a imunidade e a qualidade de vida e é assim que a suplementação do ômega 3 está ganhando o seu espaço.

 

Além disso como já vimos acima é importante destacar os 3 tipos diferentes de ômega 3, onde encontramos nos alimentos naturais e falar do nutriente que é similar ao ômega 3, confira abaixo:

Ácido docosaexaenoico (DHA): esse tipo de acido graxo é encontrado principalmente nos peixes de águas geladas;

Ácido eicosapentaenoico (EPA): encontrado em todos os peixes;

- Ácido alfa-linolênico (ALA): obtido através das fontes vegetais como a linhaça, chia e oleaginosas (castanhas);

Ácido estearidonico: obtido através dos óleos de prímula, borragem disponível principalmente em formas de suplemento.

 

Nutriente similar ao ômega 3: estamos falando nada mais do que o ômega 6 é um outro ácido graxo poli-insaturado importante para o organismo, no qual vai agir na cicatrização, imunidade e na queima de gordura.

 

Além disso encontramos os alimentos naturais que ao consumi-los diariamente podemos ter todos esses ácidos graxos de forma natural e eficaz, achados em:

- Salmão: pode ter até 400mg;

- Sardinha: contem até 990mg;

- Atum enlatado: possui 290mg;

- Linhaça: possui 19810 mg;

- Abacate: contém 80mg.

 

Como atua o Ômega 3?

Como sabemos a ingestão do ômega 3 é extremamente importante para manter o funcionamento do nosso organismo, afinal ele por si só não é produzido no nosso corpo, não é mesmo, sendo considerado como uma ótima fonte de “gordura boa” sempre fica a dúvida como que o ômega 3 atua no organismo?

 

E vamos dar o destaque aqui para aqueles que são amantes em praticar exercícios físicos, afinal não existe forma melhor de entender o ômega 3 explicando como ele vai atuar no organismo ao praticar atividade física, não é mesmo, segundo a pesquisa publicada pelo National Institutes of Heatlth, o ômega 3 possui propriedades anti-inflamatória e antioxidante, sendo capaz de reduzir os níveis de estresse oxidativo.

 

Dessa forma é importante entendermos que quando estamos praticando exercício físico automaticamente se tem um aumento na respiração celular, ocorrendo maior produção de radicais livres, sendo assim, quando essa produção ultrapassa as defesas celulares ocorre o que chamamos de estresse oxidativo, podendo elevar os quadros inflamatórios, assim quando fazemos a suplementação do ômega 3 em quantidades adequadas ele vai inibir a oxidação das moléculas e diminuindo os radicais livres, além claro de melhorar o desempenho nas atividades e é dessa forma que ele vai atuar no nosso organismo.

 

Para que serve o Ômega 3?

Fazer a ingestão do ômega 3 é realmente importante afinal ele é um grande aliado para combater várias doenças no nosso organismo, um alimento rico em gordura boa, capaz de ter propriedades anti-inflamatória e antioxidantes importantes para diminuir os radicais livres no nosso corpo. 

 

Afinal todos os dias é necessário consumir alimentos que garantem a ingestão dessa gordura para garantir o estimulo de funções importantes do nosso corpo, os quais tem objetivo de proteger nossas células, armazenar a energia e a manter a temperatura corporal.

 

Alias todos os dias consumimos vários tipos de gorduras sendo elas saturadas e trans de forma excessiva, além do mais temos vários agentes que interagem no ambiente externo causando perturbações no nosso organismo como: excesso de açúcar, poluição, atividades físicas, vírus e micro-organismo, são vários agentes que podem causar ambientes inflamatórios no nosso organismo, gerando vários problemas sérios de saúde como: obesidade, aumento dos triglicérides, entupimento das artérias, aumento da pressão arterial entre outros.

 

Dessa forma, encontramos no ômega 3, uma fonte rica em gordura boa para o organismo, pois essa molécula vai desempenhar funções que vai permitir a produção de substância para atuar a combater esses processos inflamatórios, trabalhando assim no sentido contrário das outras gorduras, promovendo benefícios e pontos positivos para o nosso corpo, fortalecendo o nosso sistema de defesa.

 

Além disso como o ômega 3 é um ótimo anti-inflamatório capaz de proteger as células do organismo ele vai trazer os principais benefícios que são:

- Melhorar a capacidade de aprendizagem;

- Ajudar a regular a coagulação sanguínea;

- Reduzir a inflamação, sendo bom para doenças inflamatórias intestinal;

- Melhora a função cardíaca e pressão arterial;

- Ajuda a combater alergias e asma;

- Melhora os níveis de colesterol;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Ajuda a manutenção dos níveis de testosterona e desenvolvimento muscular.

 

Outros benefícios do Ômega 3?

Os benefícios do ômega 3 é indiscutível e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma compreendemos que o seu uso continuo pode trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.

 

Desde já, podemos dizer e destacar que as ações anti-inflamatório e antioxidantes que são presentes no ômega 3, podem variar para beneficiar desde a fortalecer nossa imunidade até mesmo com problemas de inflamações intestinais, sendo eficaz em tratamentos como combate da depressão e alergias, além claro de outros benefícios que vamos destacar detalhadamente abaixo.

 

Bom para o coração: o consumo diário do ômega 3 tem capacidade de proporcionar dois tipos de benefícios para o sistema cardiovascular, sendo que vai regular a atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue que podem levar a um AVC ou infarto e ajuda a reduzir os níveis de triglicérides evitando as arritmias cardíacas, além do mais uma pesquisa realizada pelo centro de pesquisas médicas de Cardiff, no país de Gales constatou que vítimas de ataques cardíacos é possível  aumentar suas chances em 29% com o consumo diário do ômega 3 evitando ter novos problemas.

 

Diminui o colesterol: ao consumir diariamente esses ácidos graxos eles são capazes de modificar a composição química do sangue, provocando assim o aumentos dos níveis de colesterol HDL e a diminuição do colesterol LDL, sendo um risco grande quando o colesterol ruim (LDL) está em excesso, pois ele pode levar a doenças cardiovasculares como: hipertensão, aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

 

Regula a pressão arterial: uma pesquisa realizada pela Harvard School of Public Health dos Estados Unidos comprovou que a pressão arterial elevada é responsável por 31% do aumento dos riscos de doenças cardíacas e 65% de derrame, dessa forma o uso continuo do ômega 3 é uma ótima forma de evitar a formação de placas de gordura nas artérias garantindo a flexibilidade das veias e artérias afastando riscos de doenças como: hipertensão, infarto, derrame e aterosclerose.

 

Bom para visão: o ômega 3 é essencial para a visão isso porque ele recobre a retina, parte dos olhos no qual tem o papel principal de transformar o estimulo luminoso em estimulo elétrico para o cérebro fazendo assim o processo de enxergar, além disso a degeneração da mácula, parte da retina que é responsável pela percepção de detalhes é prevenida através do seu consumo, dessa forma de acordo com o estudo publicada pelo Optalmology Universidade Tufts de Boston nos Estados Unidos, comprovou que a degeneração macular é baixa entre as pessoas que consomem diariamente o ômega 3.

 

Bom para o cérebro: o ômega 3 vai agir diretamente na formação da bainha de mielina, um dos componentes dos neurônios, dessa forma ocorre a melhora cognitiva, atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. Uma pesquisa realizada pela Northumbria University, do Reino Unido, comprovou que o consumo diário melhora a circulação cerebral, ou seja, melhora o efeito vasodilatador e o aumento do aporte de oxigênio e nutrientes, diminuindo os riscos de demência ao envelhecer, Alzheimer, redução de ansiedade e cansaço mental, além disso outro estudo apontou que houve melhora no desenvolvimento escolar em crianças e adolescentes.

 

Alivia os sintomas da artrite reumatoide: consumir o ômega 3 pode aliviar ainda os sintomas dessa doença, pois ele possui ação anti-inflamatória que vai contribuir para produzir enzimas que façam o bloqueio do processo inflamatório.

 

Combate a depressão: pessoas que tem essa doença possuem níveis baixos de ômega 3 e consequentemente diminui os números de funções dos neurotransmissores e receptores, dessa forma, com a ingestão diária do ômega 3 vai melhorar a fluidez das membranas e aumentar a produção de diversos neurotransmissores como: serotonina, dopamina e noradrenalina melhorando o humor e o bem-estar.

 

Diabetes: de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Valencia, na Espanha, descobriram que com o consumo diário do ômega 3 a incidência de diabetes e da concentração de glicose é menor, ou seja, eles acreditam que o ômega 3 é capaz de ajudar a melhorar a sensibilidade a insulina.

 

Obesidade: com a ação anti-inflamatória que é presente no ômega 3 a sua ingestão é capaz de combater a obesidade, pois vai conseguir modular a expressão de neurotransmissores que controlam a fome reduzindo assim o apetite, além disso ela produz prostaglandinas, substâncias químicas capazes de combater as inflamações dos vasos sanguíneos.

 

Gravidez: o ômega 3 é altamente indicado para as mulheres grávidas principalmente em sua forma natural de alimentação, através de consumo de peixes e oleaginosas, além disso um estudo realizado pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, mostrou que o ácido graxo ajuda as mulheres a ter bebes mais fortes e a reduzir a incidência de partos prematuros, além disso no último trimestre da gestação foi possível perceber um aumento do QI dos bebês, contudo é importante ter a orientação de um médico, pois em outra pesquisa em fase inicial ainda do Medical College of Georgia, dos Estados Unidos, observou que o feto e filhotes eram sensíveis ao excesso de ômega 3 podendo afetar negativamente o desenvolvimento do feto.

 

Epilepsia, síndrome do espectro autista e câncer: Vários estudos estão sendo realizado para poder comprovar a eficaz do consumo diário do ômega 3 para diversas doenças como: epilepsia, síndrome do espectro autista e câncer, até o momento os resultados foram positivos, até mesmo para alguns tratamentos de câncer em sua fase inicial, esperamos que em breve temos mais notícias sobre os benefícios do ômega 3 nessas doenças e a quantidade ideal de consumo para esses tratamentos.

 

Ômega 3 emagrece?

Falar do ômega 3nem sempre é fácil, um composto de ácido graxo de alto poder e vários benefícios no corpo, tem crescido e caído cada vez mais no gosto popular, não falta motivos para querer começar a agregar o ômega 3 na nossa rotina, não é mesmo, seja em forma de suplementação ou até mesmo a consumir mais alimentos que contém esse ácido graxo, mas será que o ômega 3 é capaz de emagrecer?

 

Uma serie de pesquisas foram usadas e utilizadas para obter essa informação, tendo como resultado um leque grande para o seu uso como uma forma para ajudar o tratamento dessas patologias relacionadas a obesidade. A questão é o ômega 3 pode te ajudar a perder peso, contudo como nem tudo é flores, só a suplementação e ingestão sozinha não tem essa capacidade.

 

Isso porque, ele é um grande aliado para você conseguir chegar mais rápido no seu objetivo, já que ele tem grandes efeitos positivos na melhora da saúde do corpo de modo geral, além disso o consumo diário do ômega 3 é um ótimo aliado para controlar o apetite, evitar a compulsão alimentar e auxiliar na inflamação causada pelo excesso de peso.

 

Além do mais, ele é um ótimo composto e fácil de ser encontrado em vários alimentos, seus benefícios são imensos desde que você opte em mudar sua forma alimentar, buscando uma alimentação mais equilibrada e saudável juntamente com a prática de atividades físicas, além do mais para melhores resultados busque uma ajuda de um profissional como um nutricionista ou nutrólogo, pois eles vão conseguir te ajudar a ter uma alimentação mais saudável, trazendo grandes efeitos no corpo.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar do ômega 3 você deve estar se perguntando como e onde você pode adquirir esse produto, não é mesmo. Pois então, o ômega 3 é um composto simples e fácil de ser encontrado em diversas formas, seja elas em forma de alimento natural, como suplemento ou combinado com outro nutriente, não importa, pois, você conseguirá encontra-la em qualquer loja de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

 

Podemos destacar uma loja de produto natural altamente qualificada e segura com vendas do ômega 3como é o caso da Naturemed, tendo a venda as formas de suplementação de ômega 3 das marcas melcoprol, Life suplementos e katigua todos esses produtos estão disponíveis no site deles para você fazer a compra imediatamente.

 

Alimentos naturais: é importante consumir pelo menos 2 vezes na semana qualquer alimento que contém ômega 3 como os peixes e a oleaginosas.

 

Suplemento de ômega 3 em cápsulas: o ideal é consumi 1 a 4gramas de ômega 3 por dia 30 minutos antes das refeições ou após.

 

Além do mais é importante sempre ressaltar em buscar a ajuda de um profissional adequado e respeitar as informações de cada produto, pois ele vai passar a quantidade necessária de acordo com o que você precisa no momento.

 

Quais os efeitos colaterais?

Depois disso tudo que falamos, de todos os benefícios, como e onde encontra-la, é extremamente importante se informar se ouso do ômega 3 diariamente pode te trazer algum efeito colateral, afinal ninguém gosta de ter imprevisto ou ficar com sintomas indesejados.

 

É importante ficar atento, pois algumas pessoas devem evitar fazer o uso do ômega 3 sem passar por uma orientação médica, isso porque pessoas que tem problemas de coagulação, portadores de hemofilia, podem ter o risco de ter hemorragia, já que o ômega 3 deixa o sangue mais fluido, além disso pessoas com próteses cardíacas também devem evitar o consumo, e para as mamães de plantão é importante fazer a suplementação com a orientação correta de um médico levando em conta que já explicamos que o seu excesso pode afetar o feto. Por isso sempre ressaltamos que apesar de ser um produto com um alto teor de benefícios no nosso organismo é sempre importante buscar uma orientação médica adequada para fazer o uso de forma correta sem correr nenhum risco.

Blog Naturemed