Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Óleo de Girassol

 

É certo que todo nós já ouvimos falar do óleo de girassol em algum momento de nossas vidas, mas, o que poucas pessoas sabem é que a planta pode nos proporcionar grandes benefícios através de seus derivados. Cada vez mais os produtos extraídos de plantas vêm tomando espaço e invadindo a rotina de cuidados de cada um, e hoje iremos falar de mais um desses poderosos produtos naturais.

 

O óleo de girassol, é extraído da semente da planta que por ser rica em nutrientes pode ser muito benéfico para o corpo humano, tanto em questões de saúde, como também de beleza, afinal o óleo de girassol no rosto tem tido resultados satisfatórios e conquistado cada vez mais adeptos. Abaixo, vamos falar melhor sobre todos os benefícios do óleo de girassol.

 

O que é óleo de Girassol?

Hoje em dia o número de pessoas que buscam uma alimentação de qualidade vem crescendo de maneira significativa, e por isso acabam optando por alimentos de origem natural que possam auxiliar para ter uma qualidade de vida melhor. Por esse motivo é tão importante trazer informações sobre o óleo de girassol, onde, vem ganhando espaço tanto na culinária, como na medicina alternativa e até mesmo para fins estéticos.

 

O óleo de girassol como dito anteriormente é extraído da semente do girassol, cujo nome cientifico é Helianthus annus, conhecida também como flor do sol, nome esse devido a habilidade de se movimentar seguindo a direção do sol. Sendo originária da América do norte as sementes são extraídas e prensadas a frio, sendo muito vantajoso, pois,o processo que não utiliza o calor e o aquecimento como mecanismo de extração consegue preservar quase todos os nutrientes presentes na semente do girassol são mantidos e preservados.

 

É um óleo bastante versátil, sendo possível encontrar no mercado o óleo de girassol ozonizado, onde vai ser um poderoso bactericida e fungicida.Apesar da produção em sua maioria ser destinada à culinária, o óleo também pode ser usado para melhorar a beleza, óleo de girassol na pele por possuir ação antioxidante e também é um ótimo aliado no combate de irritações e outros problemas na pele, pode ser usado no cabelo por ter ação hidratante e ate mesmo auxiliar no tratamento de inflamações.

 

Vale ressaltar que para que o óleo de girassol seja saudável e que contenha todos os seus nutrientes é necessário que seja feita somente uma única prensagem a frio para extração, é recomendado que seja armazenado sem conservantes e em um recipiente que não seja transparente para que não venha a sofrer nenhuma modificação por qualquer fonte de luz e perder suas propriedades e seus efeitos.

 

Quais os nutrientes do óleo de girassol?

Que é um óleo rico em gorduras saudáveis nós já sabemos, mas quais seriam essas gorduras e quais seriam os outros nutrientes presentes no óleo de girassol? Na bula do óleo de girassol é composto basicamente de ácidos graxos, em sua maioria ômega 3 e ômega 6 que são gorduras fundamentais para diversos processos bioquímicos que ocorrem em nosso organismo.

 

O óleo também contém uma quantidade significativa de vitaminas como a vitamina E, C, B1, B5 entre outras, que vão dar suporte ao nosso sistema imunológico. Além, das vitaminas, também encontramos alguns minerais como cobre, zinco, magnésio e fósforo. Essas substâncias juntas ajudam a manter a fama de ser um dos óleos mais saudáveis que temos disponíveis no mercado e principalmente a sua capacidade de versatilidade.

 

Sendo ótimo para ser usado até mesmo como cicatrizante, isso mesmo! O óleo de girassol para feridas é um ótimocicatrizante ajudando a fechar qualquer machucado. E claro, não podemos falar que, apesar de depois de refinado o óleo acaba perdendo vários nutrientes que citamos acima, mas, ainda continua sendo uma das opções mais saudáveis para quem deseja ter uma alimentação equilibrada.

 

Para que serve o óleo de girassol?

Afinal, depois de tudo que explicamos acima,para que serve esse óleo de girassol? Pois bem!Como já foi dito, o óleo de girassol é considerado uma gordura boa, o consumo diário e adequado de gorduras boas pode ajudar na saúde do sistema cardiovascular, ajudar no peso e em inflamações que venham a ocorrer.

 

Isso porque, os componentes presentes no óleo de girassol acabam formando uma mistura de gorduras mono e poli-insaturadas que são muito boas para manter nossa saúde em perfeito estado, como: a pele, do organismo, sistema imunológico entre outros que vamos explanar melhor abaixo.

 

Outros benefícios do óleo de girassol:

Cada vez mais as pessoas estão em busca de melhorar a sua vida e diminuir os maus hábitos que possa prejudicar a sua saúde e até mesmo a pele, sendo um dos objetivos mais comum da população, afinal, os métodos e opções que encontramos hoje são variadas.

 

E é assim que, podemos dizer que, o óleo de girassol tem caído no gosto popular e se tornado o queridinho de todos. Claro que, isso se dá a sua grande versatilidade e a riqueza de propriedades em sua composição. Abaixo, vamos falar os principais benefícios do óleo de girassol, como:

 

Pele: o óleo de girassol para a pele exerce diversas funções, onde tem uma ação antioxidante que ajuda no envelhecimento precoce da pele. Suas vitaminas podem contribuir para uma hidratação profunda, promovendo maciez e nutrindo a pele. Outro benefício que já é bem conhecido é a cicatrização que esse óleo pode trazer, o óleo de girassol cicatrizante age na reparação dos tecidos, podendo ser usado em feridas, ou até mesmo queimaduras. O último benefício para pele, mas não menos importante, é que o óleo de girassol no rosto é capaz de combater algumas bactérias causadoras de acne, por ser um óleo leve e não gorduroso, é absorvido rapidamente pela pele, sem entupir os poros, reduzindo assim as temidas espinhas.

 

­Cabelos e unhas: o óleo de girassol no cabelo é rico em nutrientes, o qual, vai ser responsável por deixar os cabelos e unhas bem mais fortes do que o normal. A quantidade de vitaminas que são encontradas exerce funções diversas, além de promover uma hidratação, são capazes de promover um crescimento capilar acelerado, diminuindo o frizz nos fios deixando-os mais alinhados, além de aumentar significativamente o brilho do cabelo. Assim, podemos dizer que o óleo de girassol para o cabelo é capaz de ser usado como tratamento capilar e até mesmo auxiliar na prevenção de queda e afinamento.

 

Ação detox: quando é feito uma ingestão diária e constante do óleo, ele pode promover uma desintoxicação do organismo. É necessário fazer um processo diário, usar uma colher de chá do óleo e bochechar três vezes ao dia. Este processo é indicado para melhorar problemas intestinais ou estomacais, melhorar o sistema digestivo e respiratório, e ate mesmo ajudar na saúde bucal, deixando os dentes mais limpos e brancos. É importante lembrar que depois desse processo é necessário que seja feita uma boa escovação dental, para retirar qualquer resquício de toxinas que possam ser prejudiciais.

 

Saúde cardiovascular: todos sabemos que é de extrema importância manter o nosso sistema cardiovascular em boas condições. O mix de gorduras saudáveis junto com as vitaminas contidas no óleo tem a capacidade de diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, e também diminui o risco de haver um infarto.

 

Colesterol ruim: o óleo de girassol pode ajudar a diminuir o colesterol ruim e manter um equilíbrio entre os colesteróis bons e ruins, isso é possível devido a grande quantidade de ômega 6 e 9 que são encontrados no óleo. Por não conter gorduras saturadas ajudam no equilibro de colesterol ruim no sangue. Além disso, o óleo ainda tem a capacidade de evitar que se acumule gordura na região abdominal, isso pelo fato de ser rico em fibras.

 

Prevenção de câncer: esse papel tem como destaque a vitamina E, por seu poder antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres que são encontrados nas células de nosso corpo, esses radicais são responsáveis pelo dano das células, e sua neutralização ajuda a prevenir o câncer. Estudos apontam que alguns nutrientes também contribuem para essa prevenção, reduzindo o estresse oxidativo das células.

 

Saúde Óssea: estudos recentes vêm revelando que o óleo de girassol é capaz de equilibrar a relação de cálcio e potássio nas células, sendo um forte aliado para pessoas que sofrem com osteoporose, câimbras, artrite entre outras doenças ósseas. Esse equilíbrio é feito pela quantidade de magnésio, nutriente esse que, além de equilibrar a relação de cálcio e potássio que são de extrema importância para o corpo, também é o nutriente responsável por manter a estrutura do esqueleto humano saudável.

 

Combate e prevenção de asma: um dos benefícios do óleo de girassol é sua potente ação anti-inflamatória, essa ação é resultado do teor de vitaminas e ácidos graxos. Pesquisas apontam que o óleo vem sendo relacionado com uma menor porcentagem de pessoas que são acometidas pela asma, e com uma melhora no quadro de gravidade de pessoas que já tem a enfermidade estabelecida, justamente por seu efeito anti-inflamatório.

 

Sistema imunológico: fica evidente o quão benéfico o óleo de girassol pode ser para nosso sistema imunológico de maneira geral. Seus nutrientes são responsáveis por manter um bom funcionamento das células e de todos os sistemas do nosso corpo, fazendo com que nosso sistema imune se torne mais forte.

 

Fonte de energia: mais uma vez as vitaminas são as estrelas, mas dessa vez com um foco especial para o complexo de vitamina B. O óleo de girassol é rico em vitamina B, mas, uma em especial tem uma participação direta no metabolismo energético. A responsável por isso é a vitamina B5, ela atua como uma coenzima que participa nas reações químicas do nosso corpo que são produtoras de energia.

 

Combate estrias e cicatrizes: já falamos que o óleo de girassol é um ótimo cicatrizantes, dessa forma, o óleo de girassol para estrias é um ótimo tratamento e até mesmo uma ótima prevenção, isso porque o seu poder cicatrizante é alto e as suas propriedades de hidratar a pele são grandes, sendo indicados especificamente para as mulheres grávidas durante a gestação.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de todos esses benefícios que o uso do óleo de girassol pode fazer, você deve estar em dúvida de como e onde você pode adquirir esse produto, não é mesmo?! Pois é, bem simples e fácil, afinal, hoje encontramos o óleo de girassol nos supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais.

 

Graças a sua versatilidade, encontramos diversas formas o preço do óleo de girassol é bem diversificado, no qual, podem variar de acordo com o uso e a definição de uso.

 

Se você optar em obter os benefícios do óleo de girassol para a pele e no rosto, é importante buscar um produto adequado vendido em farmácias. Mas, se sua opção é na alimentação, o óleo de girassol é bem fácil de encontrar em qualquer prateleira de supermercado, sendo fácil de integra-lo em saladas ou até mesmo em outros alimentos, lembrando que, não se deve super aquecer o óleo para não perder suas propriedades e não ultrapassar de uma colher de sopa por dia.

 

Tem efeitos colaterais e contraindicações?

Quando falamos do óleo de girassol, encontramos uma vasta gama de benefícios que ele pode trazer para o nosso corpo, contudo, vale a pena ressaltar que, nem tudo é flores e é por isso que devemos prestar atenção nos efeitos colaterais e contraindicações que ele pode ter.

 

Por ser um produto natural, dificilmente ele provocar algum efeito colateral ou terá alguma contraindicação, ou até mesmo reação alérgica se usado de forma correta, sendo assim, sua restrição fica para pessoas que já tenha uma grande oleosidade na pele e no couro cabeludo. Além disso, o uso em excesso do óleo de girassol pode causar alguns desconfortos abdominais, diarreia, dor de cabeça, e em casos mais severos levar o paciente a acumular gordura nas artérias. Ademais, se consumido de forma correta trará inúmeros benefícios ao organismo se associado principalmente a uma mudança de estilo de vida.

Blog Naturemed