Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Óleo de Abacate


Com o passar dos anos, cada vez mais os alimentos naturais estão sendo incluídos em nossas vidas, de diversas maneiras. É certo que, todos nós já ouvimos falar de abacate, ou já consumimos essa fruta alguma vez na vida. O que nem todas as pessoas sabem, é que essa fruta é repleta de nutrientes que podem ser benéficos para nosso corpo.


O óleo de abacate é uma substância vegetal, que é extraído dos frutos do abacateiro, uma árvore originária da região da América Central e do México, sendo muito comum e fácil de ser encontrada no Brasil. Podemos dizer que, o abacate é muito conhecido por ser uma fruta bastante calórica que, contém gorduras boas para nosso organismo. E hoje vamos falar um pouco mais sobre esse maravilhoso composto que, cada vez mais vem se tornando querido por todos, tanto em questão de saúde quanto da beleza.


O que é o Óleo de Abacate?

Antes de falarmos sobre todos os benefícios que o óleo de abacate pode fazer no nosso organismo, é preciso sanar todas as dúvidas, por isso, surge o grande questionamento, afinal, o que é o óleo de abacate? Pois bem, vou te contar agora! O óleo de abacate é um óleo 100% natural, que é extraído do abacate por prensagem a frio. A extração do óleo ocorre quando os frutos estão maduros, pois, é exatamente nesse momento que apresenta o maior teor de óleo. É um dos óleos mais benéficos para saúde, apesar de não ser tão conhecido como o azeite por exemplo.


Hoje em dia o número de pessoas que buscam por uma alimentação saudável está crescendo muito, por tanto optar por alimentos naturais que possam ajudar a ter uma saúde de ferro, é sempre a melhor opção. Por esse motivo é tão importante trazer informações sobre esse óleo, que vem tomando espaço não só em nossa culinária, mas também em nossa estética.


O abacate é uma fruta rica em nutrientes e o seu óleo não seria diferente! O óleo de abacate possui vários compostos que, vão auxiliar em nossa imunidade, ajudar na prevenção de doenças cardíacas, ajuda nas questões hormonais e até mesmo ajudar em nossa pele e cabelos. Iremos ver mais pra frente sobre todos esses benefícios, então acompanhe até o final!


Quais os nutrientes do Óleo de Abacate?

Mas afinal, o que faz o abacate ser uma fruta tão importante para entrar no nosso cardápio? Quais são os benefícios que o consumo constante pode trazer ao nosso corpo. Afinal, conseguir identificar a composição desse alimento é indispensável para entender como ajuda na nossa saúde.


Portanto, quais seriam os nutrientes que contém no abacate, que fazem esse óleo ser tão poderoso? Esse óleo tem propriedades incrivelmente saudáveis, que muitas vezes nem são de nosso conhecimento, é por isso que vamos citar abaixo os principais nutrientes que encontramos no abacate, como:


Vitamina E e C: As vitaminas E e C, estão presentes em grande quantidade no óleo de abacate, e vão atuar como antioxidantes naturais, evitando o aparecimento de rugas, deixando nossa pele mais bonita e jovem.


Beta-sitosterol: Esta é uma molécula muito parecida com o colesterol, e por isso ela vai ajudar na regulagem dos níveis do mesmo, ajudando assim em nossa saúde cardíaca. Além disso, pode ajudar também na redução do câncer de próstata, isso por que auxilia no tratamento da hipertrofia prostática.


Sais minerais: O óleo de abacate possui alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, que juntos vão auxiliar na mineralização óssea, ajudando a combater a osteoporose. Além disso, os sais minerais também desempenham um importante papel no sistema imunológico.


Vitaminas do complexo B: Isso mesmo! O abacate possui vitaminas desse complexo tão importante para o corpo humano. Entre elas podemos citar em especial a vitamina B5 que, vai atuar em conjunto com outros nutrientes reduzindo o nível do colesterol. Mas, não só isso, também previne a queda de cabelo e promove um crescimento saudável de nossas células e tecidos.


Ômega 9: O ômega 9 é uma gordura monoinsaturada, que apesar de não ser uma gordura de consumo essencial, pode ajudar no sistema cardiovascular, evitando doenças posteriores. Também é capaz de auxiliar diretamente na função cerebral.


Fibras alimentares: As fibras alimentares atuam principalmente em nosso intestino, melhorando sua função, de maneira que, pode aumentar a velocidade do trânsito intestinal.


Realmente são muitos nutrientes não é mesmo? Todos eles trabalhando em conjunto, são capazes de desempenhar funções essenciais, para nosso organismo, e por isso, o consumo do óleo de abacate é bastante indicado para que, nossas funções corporais sejam cada vez mais aprimoradas.

 

Para que serve o Óleo de Abacate?

Com todos esses nutrientes, fica evidente que o óleo de abacate é essencial e que deve ser incluído em nossas vidas. Ao contrário do que muitos pensam o óleo de abacate, assim, como a fruta, devem ser consumidos regularmente para que suas ações possam ser claras em nosso corpo.


A sua vasta gama de nutrientes é capaz de nos proporcionar tantas coisas positivas que, podemos encontrar benefícios específicos para homens e mulheres. Mas com todos esses compostos, o que o óleo de abacate pode nos trazer de bom? Para que serve o óleo de abacate? Irei te explicar agora mesmo.


Pois bem, vamos começar por nossa saúde! O óleo de abacate possui propriedades de ações bactericidas, antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes, e todas essas ações podem prevenir o envelhecimento precoce, auxiliar na proteção solar, e até mesmo o óleo de abacate pode servir para pele como um remédio natural. O óleo de abacate no cabelo também produz benefícios, assim como na pele, os nutrientes podem auxilia na nutrição e hidratação dos fios, estimulando o crescimento e dando brilho.


Estudos apontam que o óleo de abacate pode ter ação antiestresse, isso devido aos seus altos níveis de gordura monossaturada e potássio, podem diminuir a pressão sanguínea. Além disso, também contribui para aumentar a produção de serotonina em nosso sangue, no qual, vai aliviar os sintomas de ansiedade e estresse. Há quem diga que, pode ajudar inclusive, nos efeitos da tensão pré menstrual (TPM), por estimular substâncias que, influenciam diretamente no nosso humor.


Dessa forma, podemos dizer também que, o óleo de abacate pode ser usado para cozinhar. Isso mesmo! Podemos incluir ele diretamente em nossas comidas, sendo um dos melhores óleos para ser levado ao fogo, pois, possui pontos de aquecimento muito altos e isso o torna resistente a oxidação, fazendo com que, não perca seus nutrientes quando superaquecido, como acontece com a maioria dos outros óleos. Então você pode ficar despreocupada e cozinhar sem medo com o óleo de abacate.


Outros benefícios o Óleo de Abacate:

Mas, depois de identificarmos os nutrientes e entendemos para que serve o óleo de abacate, é quase impossível não conseguir destacar todos benefícios do óleo de abacate e se engana quem pensa que acabou. Além dos que já citamos, o óleo de abacate pode atuar em áreas especificas do nosso corpo, como:


Reduz o colesterol: Já foi dito que, o óleo de abacate é muito bom pra saúde cardiovascular, isso ocorre principalmente por suas gorduras boas. Essas gorduras podem ajudar a controlar os níveis de colesterol e de triglicérides no nosso organismo. E isso acaba ajudando a prevenir doenças cardíacas, como por exemplo, o infarto.


Auxílio no sistema imunológico: Isso é claramente, devido a diversas vitaminas presentes no óleo. Ele é capaz de aumentar a produção de células que defende o nosso corpo, auxiliando no fortalecimento do sistema imune e prevenindo infecções e gripes.


Melhora a digestão: As vitaminas, os minerais e as fibras combinadas são responsáveis por isso. Elas podem auxiliar o nosso organismo a processar os alimentos com mais facilidade e eficiência. Evitando incômodos como, azia, má digestão e até mesmo constipação intestinal.


Ajuda no emagrecimento: Esse ponto está ligado diretamente com ansiedade. Por auxiliar de diversas formas no estresse em geral, o óleo de abacate acaba auxiliando na liberação e controle de dois hormônios fundamentais quando se trata de redução do estresse: cortisol e serotonina. Com níveis de estresse muito alto nós acabamos por também desenvolver compulsão alimentar. Então o uso do óleo combinado com exercícios físicos, pode diminuir o acúmulo de gordura corporal.


Cicatrização: O óleo de abacate é bastante usado em tratamentos pós-cirúrgicos, por que, acaba auxiliando no processo de cicatrização da pele. Além de auxiliar no tratamento de acne, devido a sua ação anti-inflamatória.


Reduz a dilatação da próstata: Essa é especialmente para os homens. A dilatação da próstata ocorre por uma queda da testosterona, e é aí que, o óleo vai agir. O óleo de abacate é capaz de inibir uma enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona. Isso acaba ajudando na conhecida hiperplasia prostática, e ajudando consequentemente na prevenção e no tratamento do câncer de próstata.


Antiestrogênico: Já esse, vai para as mulheres de plantão. Esse é um efeito especifico do que vai prevenir que os índices de estrógenos no corpo feminino fiquem elevados. Isso acabará impedindo uma série de coisas no corpo da mulher, tais como: ginecomastia, que é um inchaço mamário por desequilíbrio de hormônios, retenção de liquido e aumento de peso.


Agora que você já sabe todos esses benefícios do óleo de abacate, não restam dúvidas, de que pode ser um grande aliado para nós. Tanto na parte estética como em relação a saúde, é capaz de fazer coisas incríveis que as vezes outros óleos não são capazes de fazer com tanta eficiência. 


Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tudo isso que foi falado, é importante destacarmos as várias formas de uso, que vão desde a culinária e cosmética até tratamentos terapêuticos. Mas afinal, aonde encontramos o óleo de abacate? E qual o preço do óleo de abacate?


Pois, bem! O óleo de abacate pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, em farmácias de manipulação e até mesmo em supermercados na sua forma in natura. Isso vai variar da forma em que o consumidor deseja adquirir. Abaixo, citaremos suas principais formas encontradas no mercado, assim como, de que maneira você deve usar o óleo de abacate.


Em cápsulas: O óleo de abacate em cápsulas é uma ótima opção pra quem deseja fazer uma suplementação em sua dieta. É preferível por muitas pessoas pela rapidez e praticidade que as cápsulas podem nos oferecer. E mesmo que, em cápsulas vale lembrar que, o óleo de abacate, mantém seus nutrientes e benefícios, o que chama ainda mais atenção do cliente. No geral, a dose recomendada é de duas cápsulas por dia, antes das refeições, mas lembrando que, para uma dosagem correta, é necessário um acompanhamento profissional.


Óleo de abacate: Essa é a opção para quem não gosta de ingerir cápsulas. O óleo de abacate para cozinhar é facilmente encontrado realmente como um óleo, e pode ser usado de diversas formas. Na culinária ele pode ser usado para temperar saladas, como alternativa ao azeite, pode ser usado em comidas. Além claro, de que o óleo de abacate para o cabelo é um ótimo tratamento para quem deseja acelerar o crescimento dos fios. Claro que, para esses cuidados, o óleo é utilizado tanto de maneira tópica como para uso interno.


Agora, fica ao seu critério, como vai preferir consumir essa maravilha natural! E se você está se perguntando quanto custa o óleo de abacate, fique tranquilo. Apesar de não ser um dos óleos mais baratos existentes, o preço do óleo de abacate é justo e proporcional aos seus diversos benefícios. 


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Agora que, já informamos sobre os nutrientes e os benefícios do óleo de abacate, precisamos lembrar alguns cuidados necessários na hora de consumir ou utilizar este óleo. Leia atentamente o próximo parágrafo, para ficar por dentro de tudo.


Tudo em excesso faz mal, e com o óleo de abacate não é diferente. Seu consumo pode fazer com que, venham a aparecer problemas digestivos, causando inchaço, cólicas, gases, e algumas vezes diarreia. Também não é recomendado o consumo em pessoas que, tenham problemas renais e hepáticos, pois, pode haver uma sobrecarga dos mesmos. 


Por esses motivos e por ser um pouco calórico, a dose diária recomendada é de uma ou duas colheres de sopa. Caso deseje utilizá-lo de maneira tópica para tratamentos de feridas, por exemplo, deve-se lembrar que é muito importante fazer um teste com o produto antes, por que, ainda que seja raro, algumas pessoas podem ter alergias, o que pode acabar sendo prejudicial.


Vale ressaltar a importância de um acompanhamento profissional antes de utilizar o óleo de abacate. Um profissional adequado irá avaliar o paciente e sua real necessidade, adequando a dose necessária para determinado caso, então não se esqueça, sempre tome muito cuidado e procure ajuda médica, dessa maneira, o óleo será muito benéfico para seu corpo!

 

Blog Naturemed