Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Mucuna Pruriens

 

A planta Mucuna Pruriens é conhecida a milhares de anos pelos povos antigos e tem sido cada vez mais usado pela população atual. Isso porque, a planta tem inúmeros benefícios para a saúde fornecendo bem estar para a população, capaz de ser usada para diversos tratamentos, sendo assim, um dos produtos naturais mais requisitados pelos cientistas.

 

Conhecida também como feijão-da-florida, sua diversidade vai desde um produto capaz de auxiliar a perda de peso, pois, é considerada como um termogênico, até mesmo um tratamento natural para doenças como Parkinson e depressão. Atualmente, você encontra a mucuna pruriens facilmente nas lojas de produtos naturais ou até mesmo farmácias. Continue acompanhando que vamos falar melhor sobre essa planta.

 

O que é Mucuna Pruriens?

Antes de explicarmos todos os benefícios da mucuna pruriens é necessário entender e identificar de onde surgiu esse produto. Pois, bem! Seu nome cientifico é mucuna pruriens originária da família das Febaceae, conhecida no Brasil por diversos nomes, como: mucuna preta, café beirão e pó de mico.

 

Podemos dizer que, a planta se originou na Índia e foi se espalhando por toda região tropical e subtropical, sendo usada desde de 1500 antes de cristo pelos povos antigos, como um alimento natural afrodisíaco e para tratamentos de doenças, como: Parkinson, transtornos nervosos e até mesmo artrite, servindo até mesmo como alimento para diversos povos.

 

Ao parar para analisar a mucuna pruriens, podemos dizer que, ela é uma trepadeira que possui galhos compridos, suas flores são brancas e arroxeadas fazendo formato de borboleta. A colheita dos feijões da mucuna pruriens é feito através de suas vagens, que contém 4 a 6 grãos e são cobertos de “pelos” que podem causar alergia ao contato com a pele. Logo, podemos destacar sobre os principais nutrientes que encontramos na leguminosa mucuna pruriens.

 

Qual os nutrientes da Mucuna Pruriens?

Podemos falar que, a leguminosa mucuna pruriens, ou como conhecemos aqui no Brasil, mucuna preta, é uma propriedade natural utilizada pela medicina convencional e pelos povos antigos para diversos tratamentos, mas, o grande questionamento é o que a torna tão importante? Quais são os principais nutrientes da mucuna pruriens?

 

Falar das sementes da mucuna pruriens é extremamente fácil, pois, é rica em propriedades capazes de trazer grandes benefícios para a saúde do nosso corpo, sendo recomendada por todos os médicos em utilizar constantemente essa planta. Abaixo, vamos destacar melhor alguns nutrientes que encontramos na mucuna pruriens, como:

 

Levodopa: é rica em levodopa, um dos principais nutrientes presentes na sua composição, esse nutriente é um percursor da dopamina, a par 5-HTP é uma das principais moléculas utilizada no tratamento para a doença de Parkinson.

 

Antioxidante: é uma planta natural rica em ação antioxidante, que vai causar efeito de neuro-protetor e neuro-regenerador, que independentemente do efeito neuro-estimulante que possa ter, essas substâncias vão ser útil no tratamento da depressão.

 

Nicotina: é rica em nicotina, substância essa que é importante para auxiliar o tratamento de tabaco, problema esse que afeta muitas pessoas no mundo todo.

 

Ferro: nutriente essencial para a vida, além claro de ajudar a atenuar a síntese, ou seja, ajuda a fabricação das células vermelhas no sangue e o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

 

Zinco: mineral esse que é extremamente importante para ajudar o corpo a funcionar adequadamente, principalmente o sistema imunológico, servindo até mesmo em alguns tratamentos como: lúpus, artrite, fibromialgia entre outros.

 

Cálcio: é um composto mineral de fonte de manutenção das células do organismo e responsável pela resistência dos ossos, é um dos nutrientes mais importante e em maior quantidade no organismo, no qual, vai atuar na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa das funções neuromusculares.

 

Fósforo: é um nutriente importante para muitas funções das células, ele vai agir na contração dos músculos, na formação dos ossos e dentes, no DNA e RNA, participa na absorção dos carboidratos e no metabolismo de proteínas e minerais.

 

Potássio: é fundamental para o funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos humano, aliás, ele é crucial para a função cardíaca, desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, beneficiando também a digestão normal e funções musculares.

 

Ácido Fólico: conhecida também como, vitamina B9, no qual, tem função de fabricar as células sanguíneas, curar ferimentos, produzir músculos, formar o DNA e RNA, ajuda a produzir substâncias químicas essenciais para o sistema nervoso e o cérebro, além, de ajudar a duplicação das células e o desenvolvimento do feto.

 

Vitamina complexo B: no geral, podemos dizer que, vão servir para regular a produção de energia no corpo, ajudar a manter o sistema nervoso saudável, ajudar na saúde da pele, cabelos e intestino, além de ser uma ótima aliada para prevenir a anemia e fortalecer o sistema imunológico.

 

Vitamina B1: tiamina tem a função de ajudar na formação da ATP- trifosfato de adenosina, molécula no qual, as células utilizam como fonte de energia, além disso, ela ajuda a converter o carboidrato em glicose, combustível para o funcionamento corporal, ajuda no metabolismo das gorduras e das proteínas.

 

Além disso, a mucuna pruriens vai ter inúmeras propriedades como: anti-parkinsoniana, hipoglicemia, hipocolesterolêmica, antioxidante, afrodisíaca, anticoagulante, antimicrobiana, vermífuga, analgésica, anti-inflamatória, antipirética, diurética, anabólica, antiespasmódica, imunomoduladora, antienvelhecimento, aumenta a libido, os níveis de testosterona e melhora a agilidade mental e coordenação motora, todas essas propriedades citada da mucuna pruriens vão trazer algum benefício para o organismo no qual vamos citar abaixo.

 

Para que serve a Mucuna Pruriens?

Fica bem claro que a mucuna pruriens nos traz benefícios, já que sua composição é muito rica em vitaminas e compostos excelentes para o bom funcionamento do nosso corpo. Mas você deve estar se perguntando, afinal pra que serve a mucuna pruriens?

 

Os benefícios da mucuna pruriens podem auxiliar no tratamento de varas doenças, isso vem tornando a vida de pessoas que sofrem dessas doençasuma vida melhor, já que é uma alternativa de tratamento natural.A mucuna pruriens pode ser utilizada para tratamento de depressão, reduzindo o nível de estresse e o nível de ansiedade das pessoas que o consomem.

 

Outra utilidade muito importante da mucuna pruriens para Parkinson,é muito indicada pelos médicos como uma forma de tratamento, isso devido à alta concentração de levodopa natural que é encontrada em suas sementes, essa substância é capaz de agir no cérebro do paciente melhorando os sintomas da doença de Parkinson. Além disso, pode auxiliar no tratamento de diabetes por possuir ação hipoglicemia, pode ser útil também no tratamento de hipertensão, já que é capaz de reduzir os níveis da pressão arterial.

 

Também foi comprovado sua atuação na redução do colesterol no sangue, assim, como ação antimicrobiana, anticoagulante, vermífuga, ação analgésica, e ação protetora neurológica, agindo de maneira direta no cérebro reparando neurotransmissores cerebrais como dopamina, serotonina e norepinefrina.

 

Outros benefícios da Mucuna Pruriens?

Se engana quem pensa que a mucuna pruriens só é capaz de agir no auxílio das doenças que já foram citadas acima, além de todas aquelas utilidades, ela é rica em propriedades que trarão grandes benefícios no organismo que merecem ser destacados.

 

Afinal, já identificamos que a mucuna pruriens é rica em antioxidantes capazes de melhorar e trazer grandes benefícios para diversas doenças, inclusive a de Parkinson, melhora o estresse e diminui os níveis de açúcar no sangue. Mas não se preocupe que vamos explanar melhor todos os benefícios dessa planta, acompanhe.

 

Ótimo para quem malha: o primeiro deles vai especialmente para as pessoas que amam a pratica de atividade física. Foi comprovado que, a mucuna pruriens é um ótimo composto para incluir na sua dieta, isso porque ela tem a capacidade de fixar melhor as proteínas que são consumidas diariamente em nosso corpo, aumentando assim a massa muscular.

 

Efeito energizante: ela também possui efeito energizante, o que pode ajudar no desempenho nos exercícios físicos, já que pode reduzir o cansaço, a fraqueza e também a dor muscular, sendo capaz de renovar a mente e o corpo para um novo dia.

 

Estimulante sexual: para quem não conhece, a mucuna pruriens é considerada uma semente afrodisíaca, sendo um forte estimulante sexual, pode ser utilizada para aumentar a libido, aumentar os níveis de testosterona e estimular a espermatogênese. Em alguns casos também é utilizada até mesmo para disfunção erétil, mas, os resultados só são satisfatórios se for utilizada em conjunto com outros suplementos para que haja uma melhora da circulação sanguínea local.

 

Auxilia no emagrecimento: muitos utiliza a mucuna pruriens como uma fonte de auxiliar no processo de emagrecimento, isso porque supostamente ela teria ação termogênica, o que significa que aumentaria o gasto cardíaco e consequentemente diminuiria a gordura corporal, mas, devemos lembrar que não existe ainda uma prova cientifica de que seja realmente eficaz no emagrecimento.

 

Ação antioxidante: e por último, mas não menos importante que iremos citar é a ação antioxidante que a planta produz em nosso organismo. A mucuna pruriens possui diversos compostos fenólicos que tem ação antioxidante, eles agem combatendo os radicais livres e retardando o processo de oxidação das células presentes em nosso corpo, há estudos que apontam que devido a essa ação antioxidante, a mucuna pruriens seria boa até mesmo para o combate e a prevenção do câncer, além de ajudar a retardar o envelhecimento e diminuir as inflamações.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de descobrir todos esses benefícios que a mucuna pruriens pode trazer para o nosso organismo, você deve estar se perguntando como é a maneira correta de tomar e onde comprar a mucuna prurienspara que possamos incluir em nosso dia a dia essa planta com compostos maravilhosos, certo?

 

Pois, bem! Podemos dizer que atualmente a mucuna pruriens é fácil de ser encontrada nas lojas de produtos naturais e até mesmo farmácia. Sendo encontrada basicamente em duas formas, em pó e em cápsulas. Abaixo vamos explicar melhor comotomar a mucuna pruriens nessas duas formas que encontramos.

 

Extrato de pó: o extrato em pó da mucuna pruriens é a forma mais fácil e diversificada, pois, ela consegue ser misturada em diversas bebidas liquidas, como: água, sucos e vitaminas. Se tornando a opção fácil de ser ingerida. No geral, a quantidade é de 200mg a 400mg diária ou conforme a orientação do médico.

 

Em cápsulas: a mucuna pruriens em cápsulas podemos encontrar nas farmácias de manipulação em duas formas, na sua forma mais pura e na fórmula acrescida a outros suplementos e composições. Essa opção é ideal para quem deseja praticidade. De forma geral, a quantidade recomendada desse produto é de 400mg uma vez ao dia pela manha ou segundo a recomendação médica.

 

Além disso, não podemos nos esquecer de ressaltar a importância de uma ajuda de um profissional de saúde especializado, pois, ele que irá indicar a dose necessária para seu corpo e para o efeito que você deseja, lembrando que, pode variar de acordo com cada paciente. E é exatamente por isso que devemos ter auxilio do profissional, para que ele possa adequar a sua dieta associada com a mucuna pruriens de acordo com seu corpo e suas necessidades para alcançar seus objetivos mais fáceis.

 

Tem efeitos-colaterais e contraindicação?

É necessário ressaltar que, assim como todo produto, o uso indiscriminado de mucuna pruriens trará efeitos colaterais que, podem causar incômodos para algumas pessoas. Pesquisas foram feitas sobre amucuna pruriens para verificar seus efeitos colaterais e contraindicações, e por mais que tenha sido considerado seguro para o uso em adultos, pode trazer sim alguns efeitos colaterais caso ultrapasse as dosagens recomendadas, como por exemplo a insônia, e por isso é recomendado que seu consumo seja feito pela manhã.

 

Além disso, o seu excesso pode causar vômitos, náuseas, assim, como transtornos gastrointestinais, uma super-estimulação do estado de alerta físico e mental, e que também tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, por isso é muito importante respeitar as doses diárias indicadas.

 

A contraindicação da mucuna pruriens fica para as mulheres gravidas, já que a semente tem a capacidade de estimular a atividade uterina, em lactantes e em pessoas com síndromes andrógenas excessivos porque possui ação androgênica. Pessoas com hipoglicemia ou diabetes devem fazer seu consumo somente com orientação médica, por conta de sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue e pode causar algumas interações com medicamentos, como: os inibidores de enzimas, antidepressivos e até mesmo alguns remédios para pressão arterial. Visto isso, ressaltamos mais uma vez a importância em buscar uma ajuda profissional para averiguar a sua situação clinica e adequar sua dosagem conforme seu estado, evitando qualquer desconforto ou problemas que possa surgir.

Blog Naturemed