Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Chá de Melissa

 

O Chá de Melissa é muito conhecido e muito utilizado no dia-a-dia principalmente dos brasileiros, sendo considerado um calmante natural. Tal efeito se deve as suas propriedades e, cada vez mais, tem ajudado milhares de brasileiros a terem uma noite de sono tranquila, longa e relaxada.


Como foi citado, o Chá de Melissa é popular e vem sendo utilizado por milhares de pessoas. No entanto, observa-se que são pouquíssimos os consumidores que têm conhecimento sobre os benefícios do chá, bem como o mecanismo de ação dele no corpo humano, além do conhecido efeito relaxante.


Dito isso, é certo que muitas vantagens que poderiam ser aproveitadas com o consumo do chá estão passando despercebidas e deixadas para segundo plano. Por outro lado, essa falta de conhecimento pode trazer consequências negativas para quem o consome ou então apenas impedir que o chá seja utilizado adequadamente.


Portanto, é de extrema importância conhecer um pouco mais sobre essa planta tão comum e todos os seus benefícios e modos de preparo. Por isso, também iremos abordar nesse post sobre o Chá de Melissa e para que serve, como fazer Chá de melissa, Chá de Melissa e contraindicação, dentre outros tópicos importantes.

 

O que é o Chá de Melissa?

O Chá de Melissa, também conhecido como erva-cidreira ou apenas cidreira, é originado da Melissa officinalis, uma planta que apresenta propriedades importantíssimas para a saúde humana. Ainda, essa planta tem origem no Mediterrâneo e na Ásia, sendo a planta medicinal mais cultivada e utilizada nos últimos tempos.


Ainda, a planta apresenta um cheiro e sabor muito semelhantes ao limão e apresenta folhas verde-escuras na parte superior e verde-claras na parte inferior. As principais propriedades do Chá de Melissa são calmante, diurético e expectorante, sendo muito utilizado como remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e o catarro, quando associado ao limão.


Nesse sentido, o Chá de Melissa pode ser preparado de diversas maneiras, podendo exercer diversas funções no organismo humano. Sendo assim, faz-se necessário entender que o consumo desse chá não se limita apenas à função calmante, muito pelo contrário, pode ser muito benéfico em diversos outros aspectos.


Desse modo, deve-se dar uma atenção especial a esse chá tão comum em nossa rotina, mas tão benéfico e positivo para a manutenção da saúde do organismo. Isso, ainda, se deve à riqueza de nutrientes em sua composição e à riqueza de propriedades que auxiliam no tratamento de inúmeras enfermidades.

 

Quais os nutrientes do Chá de Melissa?

Como dito anteriormente, o Chá de Melissa é muito benéfico ao organismo humano e pode exercer funções surpreendentes quando utilizado da maneira correta. Tal processo ocorre por causa da riqueza de nutrientes na composição do chá, podendo trazer diversas vantagens ao funcionamento do corpo humano.


Nesse sentido, é certo que essa riqueza de nutrientes em sua composição é responsável por todos os benefícios proporcionados pelo consumo do chá. Dessa forma, ao conhecê-los melhor, nos é possível compreender a origem de cada benefício garantido pelo consumo dessa planta.


Sendo assim, faz-se necessário conhecer melhor cada nutriente constituinte do Chá de Melissa, bem como seus respectivos papéis e funções no organismo humano. Por isso, preparamos uma lista exclusiva com os principais nutrientes do Chá de Melissa e como atuam no organismo. Confira a seguir!


Polifenóis: Os Polifenóis são responsáveis por fornecer proteção contra doenças cardíacas; reduzir a inflamação que pode causar problemas de saúde, como artrite reumatóide e doença inflamatória intestinal; impedir a formação de coágulos sanguíneos; e, por fim, apoiar o controle do açúcar no sangue.


Terpenos: Além de serem importantes para afastar organismos indesejáveis das plantas, também são responsáveis por atuar no processo de desintoxicação do fígado, além de estimular as funções glandulares. Além disso, os terpenos aumentam a quantidade de oxigênio das glândulas endócrinas hipófise e pineal, localizadas no cérebro, e interferem na liberação de monoaminas, como dopamina e serotonina. Por fim, apresentam efeito antiviral, antisséptico, bactericida e anti-inflamatório.


Taninos: Os taninos agem como um antioxidante natural e, além disso, são responsáveis pela proteção das plantas contra animais herbívoros.


Flavonoides: Os flavonoides possuem uma importante função antioxidante, capazes de reagir com vários tipos de radicais livres, formando assim compostos estáveis e retardando o envelhecimento das células. Além disso, também apresenta ação anti-inflamatória, vasodilatadora, analgésica, anticancerígena, anti-hepatotóxica, bem como atividade antimicrobiana e antiviral.


Ácido rosmarínico: O ácido rosmarínico apresenta importantes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.


Fibras: As fibras são responsáveis, principalmente, pela melhora do trânsito intestinal. Além disso, atuam na redução dos níveis de glicose no sangue, diminuição da pressão e dos lipídios e prevenção contra problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, diabetes melito e câncer de cólon.

 

Para que serve o Chá de Melissa?

Muitas dúvidas se têm acerca de para que serve o Chá de Melissa e qual é a sua principal função no organismo humano. A Melissa é um chá que, principalmente, atua como um calmante natural, um relaxante que auxilia a ter melhores noites de sono e combater a insônia.


Sendo assim, ele é responsável pelo combate de inúmeras enfermidades que têm como consequência noites de sono mal dormidas. No entanto, essa não se configura como a única função do chá, muito pelo contrário, apenas se caracteriza como a mais conhecida entre os consumidores do Chá de Melissa.


Nesse sentido, o consumo do Chá de Melissa, também é responsável por diversas outras funções no organismo humano. Dentre tais funções, podemos citar seu importante papel no combate a problemas digestivos, devido, principalmente à presença de fibras em sua composição, que atuam na melhora do trânsito intestinal.


Por fim, sua função calmante atua na regulação do sono, proporcionando noites tranquilas e bem dormidas, pode auxiliar no controle da ansiedade. Desse modo, essas mesmas propriedades que auxiliam na boa noite de sono podem ajudar no combate e tratamento da ansiedade.

 

Outros benefícios do Chá de Melissa?

Como dito anteriormente, o Chá de Melissa é um importante aliado no combate a diversas enfermidades e exerce funções importantíssimas na manutenção da saúde do organismo humano. Sendo assim, seu consumo é de extrema importância para auxiliar em diversos problemas de saúde.


Dito isso, é importante ressaltar que cada benefício adquirido pelo consumo regular do Chá de Melissa é advindo da riqueza de nutrientes na composição do chá. Desse modo, é importante conhecer a função de cada um deles e como podem beneficiar na manutenção da saúde do organismo humano.


Ainda, faz-se ainda mais necessário conhecer os outros benefícios proporcionados pelo consumo do chá, uma vez que são necessários para que você aproveite as vantagens em sua totalidade. Por isso, preparamos uma lista exclusiva com os principais benefícios do Chá de Melissa. Veja a seguir!


Alivia o estresse: Estudos realizados apontaram que o consumo do Chá de Melissa pode auxiliar na redução dos efeitos negativos causados pelo estresse psicológico. Tal processo se deve a sua propriedade calmante, aumentando a sensação de calma, auxiliando a relaxar, melhorando o humor e ainda auxiliando na redução do sentimento de alerta.


Melhora a função cognitiva: Um estudo realizado em 2014 constatou que os participantes que consumiram o Chá de Melissa obtiveram melhores resultados em atividades relacionadas à memória, matemática e concentração do que os que não consumiram a planta. Sendo assim, foi constatado que o consumo do chá pode afetar positivamente a função cognitiva.


Reduz a ansiedade: Ainda em relação ao sistema nervoso, foi constatado que o consumo do Chá de Melissa pode ser muito benéfico para a redução da ansiedade, uma vez que atua como um calmante. 


Melhora o trânsito intestinal: A presença de fibras na composição do Chá de Melissa é a principal responsável pela melhora do trânsito intestinal, uma vez que esse nutriente atua principalmente no bom funcionamento digestivo. Dito isso, é certo que o consumo desse chá age potencializando os efeitos positivos na digestão.


Auxilia no tratamento de náuseas: Considerando suas vantagens quanto ao bom funcionamento do sistema digestivo e melhora do trânsito intestinal, o consumo regular e adequado do Chá de Melissa também pode auxiliar no tratamento de náuseas.


Alivia a dor de cabeça: O consumo adequado do Chá de Melissa também pode ser responsável pelo alívio de dores de cabeça. Tal fator se deve às propriedades calmantes presentes no chá, visto que estas podem auxiliar na liberação da tensão e no relaxamento dos músculos.


Alívio de cólicas menstruais: Pesquisas realizadas apontaram um resultado benéfico do uso do Chá de Melissa no tratamento de cólicas menstruais. Tais resultados se devem a uma experimentação que mostrou que os efeitos das cólicas menstruais foram reduzidos em meninas que consumiram o chá em relação às que não consumiram.


Diminui gases: O Chá de Melissa, ou erva-cidreira, tem a capacidade de reduzir a produção de gases pelo organismo. Tal efeito se deve à capacidade do chá em relaxar os tecidos.


Ação antioxidante: O Chá de Melissa apresenta uma importante função antioxidante. Dito isso, é responsável pelo combate aos radicais livres no organismo, podendo auxiliar no combate ao envelhecimento precoce das células, desenvolvimento de células cancerígenas, degeneração da mácula, doenças cerebrais degenerativas e, além disso, auxiliar na proteção as saúde do coração. 


Abaixa a febre: O consumo do chá pode auxiliar no combate á febre, uma vez que promove a transpiração, o que acaba reduzindo a febre e diminuindo a temperatura corporal. Além disso, é capaz de combater a gripe e enxaqueca.


Propriedades antiespasmóticas: As propriedades antiespasmóticas presentes na composição do Chá de Melissa são responsáveis por aliviar a rigidez muscular e nas juntas, além de auxiliar no combate a dores musculares e cãibras.


Auxilia no emagrecimento: O consumo de Chá de Melissa emagrece! Tal efeito é advindo do seu potencial em acalmar a mente, combatendo a ansiedade que pode levar à vontade de comer mais. Além disso, apresenta propriedade diurética, sendo responsável pelo combate de gases, inchaço na barriga e, com o auxílio das fibras, melhora o trânsito intestinal e aumenta a saciedade.


Combate à insônia: O consumo do Chá de Melissa auxilia no combate à insônia, principalmente devido a sua propriedade calmante, além de ser a solução para problemas como irritação e estresse gerado durante o dia, proporcionando, desse modo, melhores noites de sono.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Como vimos, o Chá de Melissa apresenta benefícios incontáveis e até mesmo inimagináveis à saúde humana, além de garantir o bom funcionamento do organismo, principalmente do sistema digestivo. Dito isso, pode ser um fiel aliado a diversos problemas, como o estresse e insônia, além de também auxiliar no emagrecimento.


Sendo assim, vale ressaltar que o modo de preparo do Chá de Melissa pode potencializar seus resultados e efeitos. Dessa forma, ele pode ser combinado de diferentes maneiras para agir da melhor forma possível para algumas enfermidades, dando diferentes prioridades dependendo do modo de preparo.


Desse modo, é importante conhecer os melhores modos de preparo desse chá, bem como o modo de administrá-los da melhor maneira possível, a fim de conseguir os resultados almejados. Por isso, preparamos uma lista com as principais formas de uso e como prepará-las. Veja a seguir!


Chá de Melissa: O Chá de Melissa pode ser preparado de diferentes formas e apresenta benefícios potencializados quando combinado com limão. No entanto, seu modo mais comum de preparo é:


- Separe 3 colheres (sopa) de folhas de melissa e 1 xícara de água;
- Adicione as folhas à água fervente e deixe repousar por alguns minutos, devidamente tampado;
- Coe e beba de 3 a 4 xícaras por dia.


Melissa em cápsulas: Recomenda-se o consumo de 2 cápsulas de 500mg ao dia.

 

Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Por se tratar de um chá feito a partir de plantas naturais, o consumo do Chá de Melissa não costuma apresentar efeitos colaterais. No entanto, fique atento às dosagens diárias para não exagerar no consumo do chá, visto que ele em excesso pode causar diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão.


Por fim, de um modo geral, não há contraindicações quanto ao consumo do chá. Contudo, deve-se atentar aos riscos do consumo do Chá de Melissa na gravidez. Desse modo, lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista antes de introduzi-lo em sua dieta alimentar, principalmente gestantes.

 

Blog Naturemed