• Eros Plus da Nature Center você encontra para comprar na Naturemed. O Eros Plus é um suplemento de estimulante natural, rico em compostos afrodisíacos que aumentam energia e disposição para a vida íntima.
    Nature Center
    Product ID: 454
    Product SKU: 454
    Eros Plus - 60 Cápsulas - Nature Center
    • -22% OFF
    Eros Plus - 60 Cápsulas - Nature Center

    Eros Plus - 60 Cápsulas - Nature Center

    Esgotado!

Maná Cubiu

 

O Maná Cubiu ganha cada vez mais presença na culinária brasileira. Nascida na Amazônia e muito utilizada por indígenas desde os tempos de guerra entre tribos antes da colonização, a fruta Mana Cubiu possui benefícios contra venenos, dores de cabeça, enxaqueca e promove rejuvenescimento da pele, além de acelerar cicatrizações.

 

Usada para várias finalidades devido sua variedade de propriedades, há tratamentos, por exemplo, que usam Mana Cubiu para diabetes! Rica em Vitamina C, Ferro, Fibras e outros nutrientes, neste artigo abordaremos sobre quais são as vantagens de consumo, receitas, onde encontrar e muito mais! Confira;

 

O que é Maná Cubiu?

Também denominado de tomate de índio, o Maná Cubiu é uma planta de origem amazônica pertencente à família Solanaceae, que consequentemente é a mesma família dos tomates, berinjelas e batatas, justificando sua outra nomeação. Sua plantação geralmente é favorável para locais que possuem temperatura elevada, como o clima tropical continental.

 

O sabor do Fruto Maná Cubiu e suas características, devido ao parentesco genético, podem lembrar ao gosto da berinjela. Entretanto, sua casca pode ser um pouco mais dura e seu gosto mais específico e único. Tem cor vermelha, laranja ou amarela e uma pele resistente e fina, além de ser revestida por um tipo de pelugem parecida com a do pêssego.

 

O sabor do Maná Cubiu também pode lembrar o gosto da laranja e sua polpa possui acidez semelhante ao do limão, o que é responsável pelos benefícios no intestino que veremos logo mais à frente. Seu pH alto pode favorecer principalmente problemas com excesso teor básico no estômago.

 

Principais Nutrientes do Maná Cubiu?

Fonte rica de nutrientes essenciais para o corpo humano, o fruto Maná Cubiu pode ser utilizado para várias finalidades profiláticas ou tratamentos para enfermidades que são causadas pela falta dos componentes presentes na composição do Maná Cubiu. Por exemplo, para a pele, existem quantidades significativas de vitamina C que podem curar feridas e prevenir acne.

 

Já para o sangue, o Maná Cubiu apresenta teor do Sal Mineral mais importante para o transporte de oxigênio pelos glóbulos vermelhos, o Ferro. Por fim, existem ainda outras partes importantes na composição do fruto, como a Vitamina B5, Vitamina B3 e Fibras. Quer saber mais? Confira a lista a seguir, especificando as funções de cada um dentro do corpo! Veja;

 

Fibras: Além de aumentar a sensação de saciedade para quem está fazendo dietas de emagrecimento, as fibras que são presentes no Maná Cubiu podem ser benéficas para o sistema imunológico, funcionamento eficiente do coração e melhoras de respostas séricas de glicose e colesterol.

 

Ferro: Principal componente da hemoglobina (proteína responsável por transportar moléculas de gás oxigênio para o sangue, inserida nas hemácias), o que é importante para a respiração celular, processo de energização do organismo, tornando o corpo mais disposto para atividades diárias e mantendo a homeostase (estabilidade da saúde).

 

Vitamina B5: Se o ferro é responsável por transportar o oxigênio pelas hemácias, a vitamina B5 da fruta Mana Cubiutem o dever de produzir essas hemácias, além do colesterol bom (HDL) e hormônios importantes para o corpo humano. Pode ser chamada de Ácido Pantotênico.

 

Vitamina C: Sua função mais destacada é a capacidade de acelerar a regeneração de tecidos, ou seja, a cicatrização. Ademais, essa vitamina presente no Fruto Mana Cubiu pode ajudar na produção de colágeno, deixando a pele mais resistente e aparentemente melhor. Denominada de ácido ascórbico, colabora para a absorção de ferro e desenvolvimento de anticorpos.

 

Niacina (Vitamina B3): Atua na eliminação de radicais livres que podem ser tóxicos para o organismo, ajuda no processo de digestão (controlando os níveis ideais de HCL, ácido importante para a degradação de estruturas químicas) e absorção de moléculas para a produção de energia no corpo.

 

Para que serve Maná Cubiu?

Como observou acima, a riqueza de nutrientes do Maná Cubiu considera-o fruto medicinal e essencial para a vida! As indústrias que são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos que são de essência mais natural possível, já utilizam o Mana Cubiu como principal ingrediente, visando maior qualidade de vida de seus consumidores.

 

Os benefícios do Mana Cubiu, assim como suas propriedades, são muitos. Na lista a seguir, veja para que serve Mana Cubiu e como são os principais usos do fruto para o nosso dia a dia, como no combate a depressão, agindo como hidratante, colaborando contra anemia, ajudando no colesterol e diminuindo enxaquecas.

 

Hidratante natural: O Maná Cubiu tem quantidades significativas de vitamina C, o que justifica suas vantagens para uso na pele. Sendo assim, muitos dermatologistas recomendam o uso de hidratante de Maná Cubiu para curar doenças que atacam a epiderme, inclusive contra acne e seborreica.

 

Antidepressivo: o sistema nervoso também pode ser ajudado pela Maná Cubiu, obtendo um efeito melhor que antidepressivos farmacêuticos. A presença do fruto no organismo diminui os impulsos nervosos que são maléficos à sanidade mental do usuário. Como colabora para a produção de hormônios importantes, um deles é a serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

 

Contra enxaqueca: Para as pessoas que sofrem com a doença de enxaqueca, o Maná Cubiu pode ser útil para a medicação. Ele é capaz de relaxar os músculos que influenciam na enfermidade, que nesse caso, são os músculos cerebrais. Assim, ele tonifica e fortalece os nervos, aliviando dores de cabeça crônicas.

 

Controle de Colesterol: Vimos acima que o Maná Cubiu é rico em Niacina, responsável pela metabolização de lipídeos (gorduras). Dessa forma, o controle de gordura ruim, que nos casos seria o Colesterol de tipo LDL, é diminuído e consequentemente a taxa de HDL é aumentada. Isso previne doenças cardíacas causadas pelo entupimento de vasos.

 

Anemia: o Maná Cubiu é uma excelente fonte de ferro, fator crucial para o tratamento contra a Anemia, visto que é caracterizada pela falta desse mesmo mineral no sangue. Portanto, o fruto pode ser utilizado como tratamento natural para essa enfermidade, ingerido de variadas formas veremos adiante), sem precisar de remédios industrializados que possuem chances de alergia.

 

Outros benefícios do Maná Cubiu

As vantagens de consumo do fruto mana cubiu ainda não acabaram. Por ser um alimento altamente nutritivo, ainda colabora mesmo que de forma indireta (Ou sendo quase um substituto para muitos remédios e produtos) para vários aspectos do organismo humano, como sistemas imunológico e endócrino.

 

Enquanto na parte digestiva e excretora, o Maná cubiu é capaz de melhorar e otimizar as funções que os órgãos (que possuem determinadas responsabilidades) realizam todos os dias. Nesse caso, o fruto mana cubiu chega a ser importante complemento para tratamentos de diversas enfermidades. Confira mais detalhes abaixo:

 

Efeito antiviral contra gripe: Como dito, o Maná Cubiu colabora para desenvolver o sistema imunológico devido suas quantidades de fibras, vitamina C e etc. Por isso, o principal anticorpo produzido é o que ataca o vírus da gripe. Então, caso tenha muita frequência com gripes passageiras, o fruto pode ser uma ótima opção para tratamento natural e prático.

 

Efetiva o funcionamento de órgãos que realizam absorção: o Maná Cubiu favorece a absorção de vários nutrientes e seu reaproveitamento no corpo. Por isso, órgãos como bexiga, fígado e rins que absorvem minerais e reutilizam caso preciso, podem ser avantajados com a ingestão do fruto, principalmente para estruturas que realizam a absorção de ferro.

 

Estimulante Sexual: Como auxiliador na síntese de hormônios essenciais para o corpo, o Maná Cubiu pode servir como estimulante sexual para seus consumidores devido à produção avantajada de progesterona e testosterona, o que o torna um tônico sexual para homens e mulheres.

 

Elimina mau hálito: Como colabora nos níveis de HCL do estômago, isso aumenta a degradação de alimentos de maneira eficaz, fazendo com que as causas de hálito ruim possam ser removidas e garantindo maior estabilidade da saúde bucal.

 

Combate hipertensão: o teor de fibras significativo no Maná Cubiu pode ser útil para aliviar a pressão arterial do organismo. Com isso, casos de hipertensão e outras doenças cardiovasculares podem ser diminuídos de maneira considerável, garantindo melhor funcionamento do coração em transporte sanguíneo.

 

Como funciona Maná Cubiu para diabetes?

O Maná Cubiu é importante para o tratamento de diabetes de forma direta e indireta. Explicaremos o porquê dessa afirmação. Primeiramente, sabemos que a fruta é capaz de purificar o sangue, seja pela presença excessiva de gorduras ou glicoses, que é o caso da doença. Então, podemos dizer que Maná Cubiu contribui diretamente na diminuição de hiperglicemia na corrente sanguínea.

 

Como falamos anteriormente, o Maná Cubiu auxilia na efetivação do funcionamento de órgãos que realizam absorção de nutrientes ou reaproveitam eles. Órgãos como bexiga, rins e fígado. O interessante é que uma característica da Diabetes é o excesso de urina produzida pelo corpo. Com a efetivação dos órgãos como Bexiga e Rins, esse problema pode ser resolvido indiretamente, ajudando no tratamento contra a enfermidade.

 

Por isso, médicos optam por recomendar o Maná Cubiu para o processo de controle e possível cura da Diabetes ao invés de remédios farmacêuticos que possuem muitos efeitos colaterais e riscos de alergia no usuário, como uma medida natural e segura de tratar seu paciente. 

 

Importância do óleo de Maná Cubiu

O óleo de Maná Cubiu é uma forma facilitada de adquirir os benefícios do fruto de maneira que possui uma melhor absorção. Como óleo de toda planta, o extrato possui maior aproveitamento dos benefícios que podem ser fornecidos. Por isso, é tão importante para o consumo diário daqueles que querem desfrutas das vantagens oferecidas pela fruta.

 

O óleo pode ser encontrado principalmente em lojas de produtos naturais, sendo a fonte mais segura para esse tipo de produto, visto que farmácias costumas inserir componentes adicionais que são responsáveis por gerar certos efeitos colaterais e possíveis reações alérgicas. Para dicas de consumo, é necessário consultar um profissional em nutrição.

 

Como plantar Maná Cubiu?

Para plantar o Maná Cubiu, o ideal é realizar esse processo em locais muito quentes, sendo as áreas Norte e Nordeste perfeitas para a ocasião. Porém, clima tropical continental também pode favorecer a plantação. Para o plantio, é necessário esterco de curral, terra adubada e humus de minhoca, além da semente.

 

Basta colocar as sementes na terra e misturar bem (pois é muito sensível).Posteriormente, molhe e ele infiltrará na terra. Se quiser, pode colocar um pouco de torta de mamona por cima e areia para ajudar a manter a umidade do Maná Cubiu, fazendo com que nasça bastante forte! Depois, é esperar, cuidar e colher os frutos!

 

Como tomar e usar?

Existem variadas maneiras de consumir o Maná Cubiu, seja por meio líquido ou até in natura. Dessa forma, veremos a seguir os principais meios de aproveitas os benefícios que o tomate de índio tem para oferecer. A forma mais antiga é o suco, seja para beber por vontade própria, ou agir contra ações de venenos como os índios faziam antigamente.

 

Mas onde encontrar Maná cubiu?A resposta é simples: No norte do Brasil, região onde há maior predominância da vegetação amazônica, é possível encontrar diversos locais com Mana Cubiu à venda. Entretanto, nas demais regiões brasileiras, pode ser restrito a lojas de produtos naturais, como a Naturemed. Confira a seguir algumas formas de consumir o Mana Cubiu.

 

Suco de Maná Cubiu: A primeira receita para consumir o Maná Cubiué o seu potente suco. É importante para os processos digestivos e desenvolvimento do sistema imunológico do corpo. Pode ser tomado à vontade durante as refeições, com intuito de facilitar o trânsito intestinal durante a alimentação.

Os ingredientes são:

- 6 frutos de Maná Cubiu (70g)

- ½ xícara de açúcar

- ½ litro de água

Para preparar, descasque os frutos e retire as sementes. Depois, insira na água com açúcar e bata no liquidificador por 3 minutos. Pronto! agora é colocar numa jarra e servir com gelo! Se quiser, pode adicionar leite no preparo, como se fosse uma vitamina de Maná Cubiu.

Como conservar o suco? Você pode conservá-lo na geladeira normalmente, porém não coloque muito gelado, pois poderá estragar o suco. Lembre-se que o fruto gosta de calor, devido suas propriedades! Então, maneire no frio.

 

Cápsulas: Você também pode comprar Maná Cubiu em cápsulas, que são vendidas em sites de produtos naturais, como meio de suplementação para aqueles que possuem uma rotina mais apertada durante o dia, sem tempo para fazer receitas. Entretanto, tome cuidado! Sempre consulte um profissional da saúde antes de qualquer suplementação.

 

Maná Cubiu em Pó: É difícil de encontrar, porém existem estabelecimentos que vendem o Maná Cubiu em pó! Principalmente para a dissolução em água para o preparo de sucos, vitaminas, suplementação e etc. Basta colocar duas ou três colheres no líquido e misturar bem. Caso prefira, pode usar um liquidificador.

 

Fruto: O método de consumo in natura pode ser ideal para quem quer utilizar o Maná Cubiu dentro das refeições. Como possui parentesco com o tomate, é claro que você pode acrescentar ele picado na sua salada, tanto para o almoço, quanto para o jantar. O interessante é que usar Maná Cubiu em saladas deixa o prato mais sofisticado e diferente. Experimente!

 

Bala de Maná Cubiu com Gengibre ou Mangarataia: Também é possível preparar balinhas de Maná Cubiu com alguns complementos, como gengibre, Mangaratiba ou Mangarataia. Para preparar, é preciso dos seguintes ingredientes:

- 4 frutos de Maná Cubiu

- 100g do complemento que escolher

- 500g de açúcar

Para o preparo, descasque os frutos, retire as sementes e jogue tudo no liquidificador. Depois, rale a mangarataia/Mangaratiba ou insira gengibre em uma panela com Maná Cubiu, junto com o açúcar e coloque no fogo. Mexa de forma suave até que a polpa fique apurada. Agora é só enrolar em papéis de balinha!

 

Tem contraindicação?

Como é algo natural e próprio do maior ecossistema do mundo, não possui contraindicações, já que pode contribuir de diversas maneiras para o organismo. Porém, caso ainda tenha alguma desconfiança sobre o fruto Maná Cubiu, consulte um nutricionista para saber melhor suas ações em seu corpo.

 

Aproveitando sobre o assunto de consultas, as pessoas que optarem por suplementação em cápsulas precisam de um acompanhamento com algum profissional em nutrição, pois somente eles poderão julgar quais são os níveis necessários e adequados ao funcionamento de cada organismo.

Blog Naturemed