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Licopeno

 

O Licopeno é um importante composto dentro dos alimentos com funções essenciais para corpo, devido ao seu funcionamento. Com a complementação dos teores destacáveis de vitamina C e colágeno, pode atuar contra radicais livres e auxiliar na desintoxicação, além de ser benéfico contra problemas de visão.

 

É simples reconhecer alimentos ricos em licopeno, basta apenas verificar se há um tom avermelhado, característica principal dessa substância. Por isso,muitos indivíduos estão dando maior importância para os sucos de frutas vermelhas, exemplificando.

 

Como atualmente, cuidar da saúde se tornou algo frequente no cotidiano das pessoas, a prática de exercícios físicos, a alimentação regrada e controlada, a musculação na academia ou a intensidade nos treinos de força, como no Crossfit, e várias outras alternativas são optadas para quem quer ter um estilo de saudável.

 

Porém, ao decorrer do tempo, tais práticas não são mais vistas como suficientes para nutrir as necessidades do organismo, sendo necessária a suplementação, seja in natura ou por cápsulas. Com isso, o licopeno se destaca nesse assunto. Sendo protagonista para a saúde de nossos órgãos, tornou-se importante para quem se preocupa com o sistema digestório, respiratório e pele. A seguir, vamos te dizer o que é licopeno, para que serve, seus benefícios, formas de uso, como consumir e possíveis contraindicações. Leia adiante.

 

O que é Licopeno?

É uma substância que é responsável por cores vermelhas nos alimentos em que está presente. Atua como antioxidante, que ajuda o organismo em situações de radicais livres danosos. É transportado por lipoproteína no sangue, como a LDL, que leva o licopeno para o fígado. Além disso, o tecido adiposo é capaz de armazena-lo quando está acima dos níveis necessários para o corpo.

 

É um carotenoide, ou seja, possui Caroteno, importante composto que associado à vitamina A, pode causar fortes efeitos positivos para a visão. Pode ser encontrado em vários alimentos com tons avermelhados, amarelados ou alaranjados também, como Goiaba, Melancia, Cenoura, Mamão, Uva, Gojiberry e Pimentão Vermelho. Sua melhor fonte, entretanto, é o tomate, pois é pouco calórico, fonte de fibras e tem ação antioxidante mais concentrada.

 

Ademais, essa potente substância pode ser aliada na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer. Por isso, ultimamente está sendo muito recomendada por nutricionistas, para que as pessoas façam um consumo diário de licopeno naturalmente.

 

Como o Licopeno atua em nosso organismo?

No nosso corpo, os radicais livres são produzidos por funcionalidade naturais do nosso organismo, como respiração ou hábito de tabagismo, exposição ao sol (de forma excessiva), estresse e poluição do ar.

 

Quando criados, podem ser danosos às células, resultando no desenvolvimento de doenças, como cardiovasculares e cancerígenas. O licopeno então, é locomovido pelo sangue, por meio de lipoproteína até o fígado. No meio desse processo, o licopeno é capaz de interferir a ação dos radicais livres, impedindo que enfermidades sejam surgidas no nosso organismo.

 

Para que serve o Licopeno?

Como é um forte antioxidante, alimentos que contém licopeno atua na proteção celular, prevenindo doenças, como citado anteriormente. Ele também é capaz de retardar o envelhecimento da pele, visto que seu armazenamento no tecido adiposo pode ser benéfico para a melhora da epiderme indiretamente.

 

A refeição que contém licopeno pode desenvolver o sistema imunológico, já que combate os radicais livres e com isso, ajuda os glóbulos brancos a produzirem células de memória para aquele determinado radical, vírus ou bactéria. E ajuda a coagulação sanguínea, meio onde é transportado.

 

O licopeno é considerado um aliado do coração, pois como é uma fonte rica de carotenoide, ele pode prevenir a oxidação e regular os níveis de colesterol do sangue, nas vias vasculares do organismo. Porém, ainda não é comprovado se esse efeito é por causa de dieta rica em vegetais, visto que o licopeno está presente em muitos, ou por causa do carotenoide.

 

Além do mais, o Licopeno pode ter ações benéficas no controle da pressão arterial, pois suas propriedades são capazes de reduzir e regular o estresse oxidativo, que quando agravada, pode danificar a vasodilatação, reduzindo a área circular dos vasos. Em termos de física, se algo circular e prolongado como os vasos reduz sua área, a velocidade do sangue fica muito maior, causando chances de hipertensão.

 

Quais os outros benefícios do Licopeno?

Outras vantagens podem ser adquiridas no consumo de licopeno, já que previne o câncer de próstata, por exemplo. A substância age impedindo o crescimento e desenvolvimento de células cancerígenas. Já foi comprovado em pesquisas que, pessoas com alto nível de licopeno, possuem menos incidência de câncer. Porém, ainda existem controvérsias sobre o assunto, podendo este efeito ser causado pela dieta rica em vegetais.

 

Os produtos vendidos que obtém Licopeno e vitamina C podem ser importantes principalmente para aqueles que estão em um tratamento pós cirúrgico, ou sofreram com lesões graves no corpo, como a ocorrência de grandes queimaduras. Justifica-se essa importância pelo fato de que a referida vitamina auxilia nos processos de cicatrização do corpo, rejuvenescendo o tecido e acelerando a recuperação do consumidor.

 

A quantidade de Colágeno que acompanha o licopeno em algumas substâncias também deve ser ressaltada no artigo. Geralmente, com o passar da idade, as pessoas vão perdendo níveis de colágeno de forma gradual, uma situação normal. Entretanto, para aqueles que buscam vantagens estéticas, os produtos que possuem licopeno mais colágeno podem fornecer uma pele mais saudável e sem chances para intoxicações.

 

Por fim, é preciso ressaltar a ação antioxidante. Com esta propriedade, muitos nutricionistas sempre recomendam o consumo de tomate, goiaba e melancia, por terem maiores índices de licopeno em suas composições. Combatendo os radicais livres com baixo teor calórico, esses vegetais tornam-se opções interessantes para quem quer seguir uma dieta benéfica e regulada.

 

Quais as formas de uso ou como tomar?

As maneiras de consumir o licopeno pode ser várias, pois como é encontrado em muitos vegetais, são derivações de consumo desses vegetais que podem servir como opções de consumo, como in natura, sucos, no meio de saladas, etc. Há também as suplementações de licopeno em cápsulas, que podem ser ingeridas com orientação médica ou nutricional.
Veja alguns exemplos:

 

Tomate: O licopeno tomate é um dos alimentos mais ricos em licopeno que existe. O seu uso pode ser tanto in-natura, suco, sopa ou molhos. O uso de derivados de tomate consiste em garantir a proteção do nosso DNA, controle de colesterol e possíveis doenças cardiovasculares e prevenção do câncer de próstata.

 

Aspargos: Com seu grande potencial em purificar e suas propriedades diuréticas devido à Asparagina e grande quantidade de água existente em sua composição, os Aspargos ajudam no processo de desintoxicação do organismo, combate artrite, diabetes e auxilia na prevenção de doenças no coração. Contém 30mg de licopeno em 100 gramas de Aspargos.

 

Abóbora: Uma fonte excelente de licopeno, cada quilo de abóbora pode chegar a ter cerca de 36 mg da substância. Como é composta por diversos tipos de molécula (Carboidratos, proteína, fibras, vitaminas e sais minerais), o licopeno age com maior eficiência, já que possui muitos aliados para intensificar seus benefícios. Pode substituir o tomate.

 

Caqui: Sua cor avermelhada já possibilita reconhecer a presença de licopeno em sua composição química. Cada quilo de Caqui pode oferecer até 35mg de carotenoide. As fibras e frutoses abundantes no alimento, permitem que o organismo tenha bom funcionamento do intestino e libere mais hormônios que causam a sensação de prazer, como a serotonina. Por ora, é recomendado especialmente para quem é diabético. É aconselhável comer na forma in natura, pois o suco pode resultar na perda de Licopeno,Vitamina C e E.

 

Mamão: Se caso sofrer com intestino preso, o mamão é perfeito para solucionar esse problema. Como fonte de licopeno, vitamina A, Vitamina C, Folato e Potássio,a casca pode servir como incentivo à catalisação de alimentos no corpo, pois fornece a enzima papaína, que consegue quebrar carnes duras e moléculas consistentes.

 

Pitanga: Rica em Licopeno e Vitamina A, Vitamina C e Complexo B, possui também minerais como cálcio, fósforo e ferro, tornando-a ideal para a substituição do tomate, alimento mais rico em licopeno. Cada quilo chega a ter 38mg da substância, o que gera menor risco de chance de doenças cardiovasculares e câncer. Pode-se usar para fazer sucos, doces, molhos, vinhos e bolos.

 

Pimentão vermelho: Se trata de um vegetal rico em vitaminas A e C e com alguns minerais como fósforo, cálcio e ferro, o pimentão vermelho é um antioxidante natural. Considerado um de baixa caloria, pode ser usado no processo de emagrecimento, reduz inflamações, ajuda a eliminar vermes no intestino, previne câncer, melhora a visão e saúde do coração. Cada 100g de pimentão vermelho, possui 484mg de licopeno. 

 

Cenoura: Rica em vitaminas A que ajuda nos cabelos e unhas mais saudáveis, a cenoura também possui alto teor de fibras que ajuda a emagrecer, mantém os níveis de colesterol baixo, e com seus baixos níveis de glicêmico, proporciona o controle da diabete. 200ml de suco de cenoura possui até 5mg de licopeno.

 

Goiaba: Rico em vitaminas A e C, a goiaba vermelha é considerada um super alimento, pois, além das vitaminas, possuem licopeno que é um antioxidante natural com funções de proteger o organismo. 

 

Melancia: Alimento perfeito para hidratação do corpo já que possui em sua composição, 90% de água, além de vitaminas, minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro), além o licopeno que é capaz de prevenir diversos problemas de saúde.

 

Manga: A manga é uma fruta fenomenal. Riquíssima em vitaminas A, B, C, E, e K, possui fibras, minerais como Ferro, Potássio, Magnésio e Zinco e age como antioxidante. Com todos os benefícios, a manga auxilia no combate ao câncer, diminui o colesterol ruim, reduz acidez no estômago, e ainda regulariza os açucares no sangue. A cada 100 gramas da fruta, possui aproximadamente 3mg de licopeno.

 

Em Cápsulas: Composto por diversas vitaminas e nutrientes que compõem o licopeno em cápsulas, a dose diária (o recomendado do Licopeno é adosagem de 1 cápsulas por dia) trás benefícios para saúde por ser 100% natural, antioxidante e ainda reduzir os radicais livre.

 

Colágeno mais Licopeno: Com o adicional da proteína de colágeno, o produto poder fornecer benefícios como o auxílio ao combate contra radicais livres, melhorar a aparência da pele, ser excelente antioxidante, auxiliar na redução de chances da ocorrência de doenças cardiovasculares (como hipertensão, enfarto e baixa pressão arterial), desenvolve maior proteção do tecido epitelial contra os raios solares UV que ultrapassam a camada de ozônio, rejuvenesce a pele (retardando o envelhecimento) e diminui marcas e linhas de expressão causadas por estresse e passar da idade. Cada cápsula possui cerca de 40mg de licopeno, 34mg de selênio e 10mg de Vitamina E.

 

Como extrair o Licopeno do tomate?

Para um viés mais laboratorial e científico, para a extração de licopeno em tomates, é preciso que ocorra uma esterilização das frutas arrecadas. Posteriormente, com os padrões físico-químicos já estabelecidos e verificados, utiliza-se a retirada de água do tomate antes da extração, com intuito de adquirir um extrato mais concentrado da substância.

 

Posteriormente, é usar alguns compostos como o etanol, diclorometano, acetona e acetato de etila para finalmente realizar a extração de licopeno. Em seguida, é necessário realizar a purificação do extrato, impedindo que impurezas estejam presentes com o composto desejado. Por isso, a cristalização em um banho de gelo com redução gradual da temperatura, levando ao freezer no final, é o método ideal para esse tipo de procedimento.

 

Por fim, é repetir novamente o processo. Lavar os cristais com etanol gelado, secos em estufa, para obter novos cristais com maior teor de pureza. Assim, o extrato retirado possuirá no mínimo cerca de 75% de teor de licopeno.

 

Tem contra-indicação?

Alguns cuidados devem ser aderidos quanto a ingestão de licopeno no corpo. O primeiro deles se relaciona ao excesso, que podem ocasionar uma coloração na pele, com tons amarelo-alaranjados. Há também chances de diarreia, náuseas, cólicas, gases, dor de estômago, vômitos e perda de apetite.

 

O suplemento de licopeno deve ser ingerido apenas com orientação, nunca por conta própria. Consulte seu médico e nutricionista antes de compra-lo. É contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. Pessoas que possuem problemas estomacais devem ter cuidado ao consumir licopeno. Indivíduos que tomam anticoagulantes ou qualquer outro tipo de medicamento, devem ter uma maior atenção quanto ao consumo de licopeno.

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