Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Hamamelis: O que é, Para que Serve e os Benefícios?

 

Cada vez mais os produtos naturais estão sendo incluídos em nosso cotidiano, por suas propriedades que podem fazer maravilhas em nosso corpo. A cada dia que passa mais pessoas vem tomando conhecimento dos benefícios das plantas naturais e acabam optando por usá-las em suas diversas formas, como por exemplo, ervas para chás, extratos, pomadas ou até mesmo medicamentos com bases naturais.


E é exatamente por isso que hoje, iremos falar de mais uma das maravilhas naturais. O destaque de hoje vai para Hamamelis, uma planta medicinal que vem se popularizando cada vez mais por seus diversos benefícios. A Hamamelis possui ações diversas como, anti-inflamatória, anti-hemorrágica, laxante e adstringente podendo ser usada como remédio para vários tratamentos caseiros. Quer saber mais sobre os benefícios e propriedades da Hamamelis? Continue acompanhando até o final e ficará por dentro de tudo!


O que é o Hamamelis?

Ficou evidente a quantidade de ações que a Hamamelis pode ter em nosso corpo, mas afinal, o que é Hamamelis? Pois bem, a Hamamelis, como já foi dito acima, é uma planta medicinal utilizada há muito tempo como um potente fitoterápico. O nome científico da Hamamelis é Hamamelis virginiana, mas, ela é popularmente conhecida também como amieiro-mosqueado ou flor-de-inverno.


A parte da planta Hamamelis que contém propriedades medicinais são suas folhas e cascas, e elas podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulações e até em algumas feiras livres. O seu preço geralmente é bastante acessível, dependendo é claro, da forma de apresentação que deseja adquiri-la.


Com todas as propriedades e ações já comentadas acima, fica explícito a quantidade de benefícios da Hamamelis, a planta pode ser muito útil em casos de varizes, flebites, hemorróidas, dermatites e pode ainda ser utilizada com fim de ter um efeito semelhante ao efeito de vitaminas. Continue acompanhando, todos os benefícios e para que serve a Hamamelis que serão comentados adiante!


Quais os nutrientes do Hamamelis? 

Além de, conhecer os diversos benefícios que a Hamamelis pode nos proporcionar, é sempre importante conhecer os responsáveis por esses benefícios, ou seja, é de extrema importância conhece os compostos presentes na Hamamelis. A seguir iremos comentar sobre os principais compostos que se pode encontrar na Hamamelis:


Taninos: Os Taninos são popularmente conhecidos como polifenóis, este nome quer dizer que, são substâncias orgânicas que, combinam diversas ligações de hidrogênio e oxigênio. Os Taninos são principalmente encontrados nas cascas das uvas, e são bastante famosos por serem encontrados em vinhos. Os Taninos nas plantas possuem a função de servir como mecanismo de defesa, já em nosso organismo, possui propriedades antioxidantes, o que acaba sendo bastante útil, de maneira geral, para nossas células.


Ácido Gálico: Este é um ácido orgânico que possui uma ampla aplicação como antioxidante na indústria farmacêutica. Estudos apontam que, o Ácido Gálico possui atividades biológicas tais como antiviral, antibacteriana e antitumoral, o que faz com que ele seja bastante útil para o nosso organismo.


Ácido Cafeico: Este ácido é um composto orgânico que é derivado do ácido hidroxicinâmico, é uma substância que, possui um alto efeito antioxidante. Estudos apontam que, o Ácido Cafeico pode ser usado como um inibidor cancerígeno, isto mesmo! Por isso, é uma substância essencial para prevenção de doenças coronárias, canceres e até mesmo prevenir a oxidação de nossas células corporais.


Flavonoides: Os flavonoides são compostos bioativos, também do grupo dos polifenóis. Esses compostos são encontrados em hortaliças e sua principal função é proteger as plantas contra danos oxidativos. Em relação a benefícios corporais, os flavonoides protegem nossos tecidos e células contra os radicais livres, o que acaba melhorando o desempenho tecidual corporal. Os principais flavonoides encontrados na Hamamelis são miricetina, quercetina e kaempferol.


Basicamente, esses são os compostos responsáveis pelos benefícios da Hamamelis, cada um possui uma particularidade especial em nosso organismo, e com certeza, todos eles juntos, são capazes de grandes feitos em nosso organismo em geral.


Para que serve o Hamamelis?

Agora que já sabemos o que é a Hamamelis e quais são os seus principais compostos, vem a pergunta mais importante de todas, afinal, para que serve a Hamamelis? Como já foi dito acima, a Hamamelis é uma planta medicinal muito versátil que pode ser usada para diversos tratamentos diferentes.


A Hamamelis é bastante conhecida, pelo seu poder adstringente, que é lhe dado graças aos Taninos presentes na mesma, e por esse alto poder, muitas vezes a Hamamelis pode ser utilizada como um tônico natural para o rosto. Além disso, estudos apontam que produtos que tem como base a Hamamelis, são capazes de tratar queimaduras solares, ferimentos em geral, acne e algumas outras coisas que podem vir a afetar a pele.


A Hamamelis pode tratar ainda, contusões e equimoses pequenas, além de aliviar picadas de insetos, cortes e feridas pequenos, assaduras e até mesmo hemorróidas. Mas, para fazer todos esses tratamentos, vale lembrar que, a Hamamelis deve ser usada de maneira tópica para que seja efetiva, ainda não existem evidencias de que se utilizada de outra forma como, por exemplo, via oral, o efeito seja o mesmo.


Quais os benefícios do Hamamelis? 

Se engana, quem pensa que os benefícios da Hamamelis pararam por aí, os benefícios da Hamamelis são imensos e vão muito além de um simples tratamento em nossa pele, além de todas as utilidades que já foram citadas acima, a Hamamelis possui muitas outras ações que, são capazes de surpreender a todos, acompanhe.


Fortalece a imunidade: Graças á quantidade de antioxidantes, dando em destaque especial aos flavonoides e os taninos encontrados na Hamamelis, quando o uso da planta é constante, nossa imunidade ficará muito mais forte do que normalmente é, isto ocorre porque as propriedades antioxidantes são capazes de proteger nossas células contra os radicais livres, fortalecendo elas e consequentemente fortalecendo o nosso corpo em geral.


Ajuda na circulação sanguínea: Estudos apontam que, se usar a Hamamelis chá ou de Hamamelis creme, pode tratar problemas como dilatação e deformação de veias ou até mesmo inflamação das mesmas. Se colocada sobre o local de inflamação, a Hamamelis é capaz de fazer com que, ela diminua de maneira significativa os sintomas de inflamação e melhora de forma geral a circulação sanguínea.


Urticária: Já sabemos que a Hamamelis é ótima para tratamento de pele em geral, e mais uma vez, a Hamamelis vai fazer uma ação incrível. Estudos apontam que, se for aplicado Hamamelis pomada no local em que está a urticária, sua ação adstringente vai contrair os vasos sanguíneos e evitar que eles façam a liberação de histamina, o que vai causar um efeito de alivio na região que foi afetada.


Ajuda na dor causada por varizes: Mais uma vez, os taninos sendo os responsáveis. Como já foi dito acima, os taninos são substâncias que possuem uma alta ação adstringente, e isso pode aliviar temporariamente a dor causada pelas varizes. Para que esse alívio seja imediato, basta refrigerar a Hamamelis e depois deitar-se com as pernas elevadas e colocar o pano sobre a região, o alivio é quase instantâneo.


Alivio da sensibilidade do couro cabeludo: Este problema pode ocorrer devido a condições dermatológicas, como por exemplo, a psoríase ou dermatite. Por isso, se for aplicado um pouco de Hamamelis no couro cabeludo antes de fazer a lavagem dos fios, haverá o alivio dos sintomas principais como coceira e irritação.


Trata varizes: Para as mulheres de plantão, fiquem sabendo que a Hamamelis é um ótimo composto natural no qual, pode ajudar nos desconfortos que as varizes podem causar nas pernas. Para isso, basta molhar panos e aplicar no local, obtendo o alivio.


Alivia picadas de insetos: Sabemos que os compostos presentes na planta de Hamamelis é um ótimo produto natural capaz de aliviar vários sintomas, e a picada de insetos não seria diferente. A aplicação do produto no local é capaz de reduzir a coceira, inchados, inflamações e até mesmo o desconforto que a picada pode causar. 


Combate a acne: Sua composição rica em propriedades anti-inflamatórias é um ótimo aliado para quem tem problemas de acne, visto como, um tratamento natural, no qual, o extrato de Hamamelis pode ser usado e aplicado diretamente no rosto após a limpeza. Dessa forma, vai agir como adstringente, reduzindo os poros, aliviando a inflamação e acalmando o local, ajudando a impedir que as bactérias infectem a pele e causem mais espinhas.


Trata a queimadura solar: Isso mesmo, para quem tem problemas com insolação fique sabendo que o composto de Hamamelis é um ótimo produto, devido as suas propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir o desconforto. Para isso, você precisará colocar o produto diretamente no local, usando um pano ou algodão para te ajudar. Além disso, você encontra uma mistura de Hamamelis e aloe vera, capaz de aumentar a eficácia em acalmar os desconfortos das queimaduras solares. 


Depois de todos esses benefícios que encontramos na Hamamelis fica difícil, não ter esse produto natural em casa, não é mesmo?! 


Como fazer uso e tomar o Hamamelis?

Depois de tanto falar dos compostos da Hamamelis e de todos os seus benefícios, você deve estar se perguntando quais as formas de uso e como tomar esse produto não é mesmo?! Pois bem! Sabemos que esse produto é facilmente encontrado.


Seja em lojas de produtos naturais, feiras ou farmácias, suas formas de uso estão cada vez mais presente no dia-a-dia e claro que, não poderia ser diferente da Hamamelis ter cada vez mais adeptos em sua composição. Assim, abaixo vamos explicar melhor as formas disponíveis que, encontramos e como usá-las, como:


Hamamelis Chá: Podemos dizer que, a forma mais comum de usar esse produto é fazendo um chá afinal, o chá de Hamamelis vai servir para diarréia, garganta inflamada e melhorar a circulação. Para isso basta você ferver uma xícara de água e acrescentar uma colher de chá das cascas, deixar 10 minutos em repouso e depois coar, depois é só tomar 2 a 3 xícaras por dia do chá de Hamamelis.


Hamamelis extrato: Com toda certeza essa é uma das melhores opções para melhorar a irritação da pele, queimaduras e até mesmo problemas de varizes, para isso basta você colocar o extrato de Hamamelis sobre o local 2 a 3 vezes ao dia.


Pomada de Hamamelis: Você deve estar se perguntando, para que serve a pomada de Hamamelis, simples e fácil. Ela vai ser usada para melhorar ferimentos na pele, hematomas, hemorróidas e até queimaduras. Para isso, você vai precisa aplicar a pomada na região fazendo movimentos circulares pelo menos 3 vezes ao dia.


Hamamelis cápsulas: Para que serve as cápsulas de Hamamelis, vai ajudar no tratamento de prisão de ventre, varizes e problemas de circulação, para isso deverá tomar 2 cápsulas na parte da manhã e 2 cápsulas depois do jantar durante 2 semanas ou segundo recomendação médica. 


Claro que, é importante ressaltar a importância da orientação médica para adequar a dosagem de acordo com seu quadro clinico evitando assim o excesso do produto e possíveis efeitos colaterais. 


Quais os efeitos colaterais do Hamamelis?

Quando falamos em produtos naturais, geralmente é difícil ter ou causar algum efeito colateral, contudo vale lembrar que, é importante obedecer às orientações de uso e evitar o excesso do produto para não causar nenhum desconforto ou outro problema.


Claro que, quando falamos em uso da Hamamelis como tópico podemos dizer que, geralmente é uma forma segura, contudo, algumas pessoas podem sofrer alergia, por isso é importante fazer o teste alérgico antes, para evitar qualquer tipo de reação como: coceiras, vermelhidão ou irritações na pele.


Além disso, seguir as orientações do médico ou do fabricante do produto é importante para evitar o seu excesso, no qual a bula de Hamamelis pode causar náuseas, vômitos, problemas ao fígado e até mesmo dor no estômago. Vale ressaltar também que, o produto é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, pacientes com úlceras, problemas no estômago e com gastrite, caso necessite fazer o uso deverá buscar orientações médicas antes de usar o Hamamelis. Dessa forma, você conseguirá absorver todos os benefícios que a planta Hamamelis pode oferecer de forma segura.

Blog Naturemed