• Guaraná da Fito Naturais você encontra para comprar na Naturemed. O Guaraná contém propriedades afrodisíacas, revigorantes e que podem reduzir a sensação de fadiga e cansaço causado pelo esforço físico ou intelectual.
    Fito Naturais
    Product ID: 86
    Product SKU: 86
    New In stock />
    Guaraná - 60 Cápsulas - Fito Naturais
    • -32% OFF
    Guaraná - 60 Cápsulas - Fito Naturais

    Guaraná - 60 Cápsulas - Fito Naturais

    De:R$24,90
    Por: R$ 16,90
  • Guaraná com Acaí da Apisnutri você encontra para comprar na Naturemed. O Guaraná com Açaí proporciona uma combinação energética, tônica e estimulante geral, auxiliando o aumento da concentração mental.
    Apisnutri
    Product ID: 380
    Product SKU: 380
    Guaraná com Açai - 60 Cápsulas - Apisnutri
    • -18% OFF
    Guaraná com Açai - 60 Cápsulas - Apisnutri

    Guaraná com Açai - 60 Cápsulas - Apisnutri

    Esgotado!
    • -23% OFF
    Guaraná e Cacau em pó - Turbo X Caps - 60 Cápsulas - Katiguá

    Guaraná e Cacau em pó - Turbo X Caps - 60 Cápsulas - Katiguá

    Esgotado!
  • Guaraná da Apisnutri você encontra para comprar na Naturemed. O Guaraná contém propriedades afrodisíacas, revigorantes e que podem reduzir a sensação de fadiga e cansaço causado pelo esforço físico ou intelectual.
    Apisnutri
    Product ID: 549
    Product SKU: 549
    Guaraná - 60 Cápsulas - Apisnutri
    • -39% OFF
    Guaraná - 60 Cápsulas - Apisnutri

    Guaraná - 60 Cápsulas - Apisnutri

    Esgotado!
  • Katiguá
    Product ID: 1053
    Product SKU: 1053
    Guaraná - 60 Cápsulas - Katiguá
    • -17% OFF
    Guaraná - 60 Cápsulas - Katiguá

    Guaraná - 60 Cápsulas - Katiguá

    Esgotado!

Pó de Guaraná

 

Sempre ouvimos falar do pó de guaraná como um energético natural, indicado principalmente para os estudantes, que segundo o ditado popular é um ótimo produto natural para deixar acordado e aumentar a concentração nos estudos.

 

Bom, o ditado popular não está errado, mas os benefícios do pó de guaraná vão além desses dois que estamos mais habituados a escutar, além do mais é um produto super simples, encontrado principalmente na nossa Amazônia e de alto consumo até mesmo em algumas bebidas gaseificadas que encontramos no mercado. Encontrar o guaraná é simples e fácil, seja ele em cápsulas ou em pó, esse produto está disponível nas lojas de produtos naturais, supermercados ou até mesmo feito como fórmulas manipuladas, confere abaixo todos os benefícios que você pode agregar na sua saúde ao utilizá-lo.

 

O que é o Pó de Guaraná?

Cada vez mais as pessoas tem buscado formas de produtos naturais para usar com intuito de melhorar seus rendimentos e até mesmo sua saúde, e é por isso que hoje vamos falar desse produto “pó de guaraná”, aposto que você já deve ter ouvido alguém indicar o pó de guaraná, seja para aqueles que estudam ou prática atividade física não é mesmo?!

 

Mas, será que você sabe realmente o que é o pó de guaraná? Esse elemento natural é reconhecido por todas as pessoas pela sua propriedade energética, e é uma planta nativa da nossa Amazônia, cujo seu nome cientifico é Paullinia cupana, conhecido com o Guaraná.

 

O pó de guaraná é extraído através das sementes da planta, contendo um sabor ligeiramente adstringente e amargo e com o aroma pouco perceptível, após a extração, as sementes do pó de guaraná são torradas e moídas, dando origem a várias formas de consumi-la.

 

Estima-se que o pó de guaraná é uma das formas mais utilizadas, representando 30% do consumo direto por cápsulas ou em diluição, o resto dos 70% fica representados por vários tipos de bebidas gaseificadas que encontramos hoje no mercado.

 

A utilização desse produto natural é bastante comum, não é mesmo?! O pó de guaraná é muito popular e é utilizado por todos para combater o cansaço físico e mental, ou seja, ele vai repor as energias e te ajudar a concentrar melhor. O pó de guaraná é considerado como um energético natural, pois na sua composição encontramos a cafeína e o teobromina, vamos explicar melhor os principais nutrientes que encontramos no guaraná.

 

Principais nutrientes do Pó de Guaraná:

Como já percebemos até aqui as sementes do pó de guaraná tem grandes benefícios para ajudar a melhorar o cansaço físico e a concentrar melhor, mas, quais será os principais nutrientes do pó de guaraná para poder fazer e trazer esses benefícios para o nosso corpo?!

 

Até agora já vimos que ele é considerado um energético natural e que contém propriedades como a cafeína e a teobromina, além disso as sementes do guaraná vão apresentar 60% de quantidade de amido, encontra-se também: taninos, metilxantinas que são as cafeínas, teobromina e teofilina.

 

Além disso, encontramos no pó de guaraná alguns compostos bioativos, como é o caso dos flavonoides. Já em relação aos sais minerais temos diversos compostos desses nutrientes como: fósforo, ferro, magnésio, potássio e cálcio. E claro que não podemos esquecer de ressaltar as vitaminas que estão presentes nesse produto natural como é o caso da vitamina A (que é importante para a saúde ocular) e a vitamina B1 (nutriente que envolve o metabolismo energético).

 

Como já explanamos um pouco sobre os nutrientes que encontramos no pó de guaraná, abaixo vamos especificar melhor sobre esses nutrientes e os efeitos que cada nutriente pode causar no nosso organismo, confere abaixo:

- Carboidratos, correspondem cerca de 60% do peso seco;

- 3% de fibras;

- Potássio, fundamental para a contração muscular;

- Fósforo, faz parte da membrana celular e é importante para dentes e ossos;

- Ferro, essencial para o transporte de oxigênio e nutrientes para os glóbulos vermelhos;

- Vitamina A, importante para saúde ocular e cicatrização de tecidos;

- Vitamina B1, reações do metabolismo energético;

- Flavonoides, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL);

- Metilxantinas, tem efeitos positivos sobre a capacidade de concentração;

- Polifenóis, são as catequinas e as epicatequina, importantes bioativos com capacidade antioxidante que vão atuar protegendo os radicais livres, responsável pelo envelhecimento precoce.

 

É importante ressaltar e especificar bem esses nutrientes que contém no pó de guaraná para que as pessoas possam idêntica lós e entende-los corretamente para aplicar o uso adequado de acordo com seus objetivos.

 

Para que serve o Pó de Guaraná?

Depois de todos esses nutrientes do pó de guaraná você deve estar se perguntando, se fizer o uso dele, o que vai causar no meu organismo, quais os pontos positivos que vou ter e todos os benefícios desse produto, são vários questionamentos que ficamos pensando não é  mesmo, mas não se preocupe que vamos te explicar exatamente para que serve o pó de guaraná.

 

O pó de guaraná é um composto natural que têm várias propriedades terapêuticas, mas é conhecido popularmente pelo seu poder energético, por conter um alto teor de cafeína. Além disso o guaraná possui capacidade de proteger as células do estresse oxidativo, ou seja, processo de morte celular, que vai estar relacionados a doenças cardiovasculares e neurodegenerativas como: diabetes, câncer e envelhecimento precoce, isso só é possível pelas catequinas e antioxidantes nutrientes do pó de guaraná.

 

Além disso a cafeína que está presente no pó de guaraná vai atuar no organismo estimulando a adrenalina e fornecendo energia, vai controlar a produção de neurotransmissor dopamina que têm como objetivo despertar a sensação do prazer, possui propriedades lipolíticas, ou seja, colabora para a quebra de gordura e vasodilatoras, podendo ser utilizadas para tratamentos de enxaqueca e celulite, acelera o metabolismo e reduz o cansaço e vai aumentar a resistência física em atividades de força, exaustivas e resistência.

 

O pó de guaraná ainda tem poder de te ajudar a melhorar o humor, isso mesmo, o uso do guaraná vai estimular a produzir hormônios dopamina e serotonina que são responsáveis para melhorar a sensação de bem estar, melhorando o humor, isso só é possível através do alto teor de cafeína e antioxidante que estão presentes no pó de guaraná, pois esses vão melhorar o funcionamento do sistema nervoso central.

 

Bem interessante não é mesmo, como o uso de um produto natural conhecido popularmente, não é usado somente para aliviar seu cansaço e te deixar “acordado” para cumprir suas atividades naqueles dias que você se encontra sem energia, já deu pra perceber que os benefícios são imensos.

 

Outros benefícios do Pó de Guaraná:

Como falamos os benefícios do uso do pó de guaraná constante são imensos e vai além de uma forma de energético natural que encontramos para utilizar naqueles dias que estamos praticamente sem energia para realizar tarefas simples. O pó de guaraná tem vários outros benefícios que vamos citar abaixo para entender melhor, confere!

 

- Alivia dores de cabeça: o pó de guaraná tem sido utilizado em alguns casos como uma forma terapêutica para aliviar os sintomas da dor de cabeça e da enxaqueca, utilizando do seu princípio ativo do nutriente da cafeína, onde ela vai diminuir o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, fazendo o efeito de vasodilatação em tecidos periféricos.

 

- Melhora a concentração e o raciocínio: com a junção da cafeína e o composto bioativo como a teobromina e teofilina, essas substâncias vão agir no tálamo, área especifica do cérebro, que tem mostrado efeito positivo na concentração, envolvendo a atenção focalizada, seletiva e alerta, de acordo com alguns estudos.

 

- Controla os níveis de colesterol: alguns estudos mostram que o uso dopó de guaraná tem tido benefícios para auxiliar no controle do colesterol, em particular o colesterol ruim (LDL), devido aos flavonoides e saponinas que encontramos no guaraná. Além disso, a teobromina tem tido benefícios para aumentar o colesterol bom (HDL).

 

- Bom para quem tem diabetes: o pó de guaraná tem benefícios para controlar a glicose devido a presença de pectina e as fibras que vão absorver água formando uma espécie de gel junto aos alimentos. A digestão vai ficar mais lenta e a glicose elevada gradualmente, isso vai fazer com que se previna os picos de glicose e consequentemente a insulina.

 

- Melhora a circulação sanguínea: melhora a circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas, ou seja, menor formação de gordura em vasos sanguíneos, permitindo assim maior o fluxo de oxigênio, nutrientes e tecidos.

 

- Aumenta o rendimento do treino: o pó de guaraná vai aumentar a disposição e estado de alerta gerando uma maior dedicação na hora do treino, retardando a fadiga, permitindo que se tenha uma maior dedicação e esforço nos exercícios.

 

Quem imaginou que um pó que é extraído de uma planta existente na nossa Amazônia poderia e teria tantos efeitos positivos no nosso organismo, com grande valor de nutrientes que só trazem benefícios para o nosso corpo.

 

Pó de Guaraná Emagrece ou Engorda?

Falamos tanto do pó de guaraná com vários benefícios para nos ajudar a ter melhor desempenho nas atividades do dia-a-dia, só não explicamos ainda se esse simples produto natural encontrado na nossa Amazônia é capaz de ajudar a emagrecer.Claro que quando falamos em melhorar as condições físicas e de ter melhores resultados em perda de peso, devemos levar em conta que primeiramente, para todo tipo de produto natural conseguir ter esse objetivo, deve ser aliado a uma mudança de estilo de vida.

 

Sim! Essa é a resposta para aquele questionamento que está na sua cabeça “O pó de guaraná emagrece?” Sim! O pó de guaraná pode contribuir para a perda de peso, isso porque ele têm efeito termogênico, ou seja, ele vai elevar o gasto energético diário, favorecendo o processo de lipólise, claro que estamos falando de você conciliar o uso do pó de guaraná com a mudança de estilo devida, ou seja, ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, começar a praticar os exercícios físicos e fazer o uso do pó de guaraná, é importante ressaltar que buscar uma ajuda profissional de um nutricionista ou nutrólogo, vai conseguir te auxiliar e adequar as quantidades necessárias e ideais do uso do pó de guaraná  juntamente com sua alimentação para que os resultados sejam melhores e mais rápidos.

 

Como Usar e Tomar o Pó de Guaraná?

O uso do pó de guaraná pode ser diversos, como falamos no inicio é um produto natural que é vendido em forma de cápsula, em pó ou até mesmo em bebidas gaseificadas, mas se você preferir fazer o uso dele em pó, pois é a maneira mais fácil de se agregar a outros alimentos, recomendamos que misture o pó a outros tipo de bebidas como vitaminas, iogurte, sucos naturais ou batidos em smoothies afim de melhorar o amargo e o sabor adstringente do pó devido à alguns nutrientes presentes em sua composição.

 

Além disso para quem prática atividades físicas é recomendado fazer o uso do pó de guaraná no pré-treino, pois a ingestão por via oral chega ao organismo mais rápido, atingindo o pico no organismo cerca de uma hora depois, por esse motivo é recomendado o uso no pré-treino para intensificar os exercícios físicos, mas para as pessoas que desejam fazer o uso normal sem ser associados ao exercícios a recomendação da ingestão é que se faça no período da manha ou inicio da tarde, longe das refeições.

 

Como já falamos é importante passar por um profissional para ele indicar a quantidade necessária do uso do pó de guaraná, uma vez que não têm um consenso certo sobre a quantidade indicada por dia, a dosagem que muitos indicam para adultos é que seja de 0,5g a 2g, ou seja, 1 a 4 colheres de café distribuídas ao longo do dia, é importante respeitar essas dosagem para que você tenha os benefícios adequados do uso desse produto para não te causar efeitos adversos.

 

Tem contraindicação?

Estamos sempre batendo na mesma tecla que é indicado e recomendado procurar um profissional adequado, que de acordo com seu histórico e necessidade irá indicar a quantidade necessária para consumir o pó de guaraná diariamente, isso é importante, pois o consumo excessivo dele pode provocar vários sintomas, além do que, não é recomendado o uso em crianças e mulheres grávidas.

 

Os sintomas que o pó de guaraná em excesso pode causar tem haver com a sua principal propriedade a cafeína, que ao consumi-la em excesso pode causar sintomas como: ansiedade, irritabilidade, tremores e aumentar os batimentos cardíacos, além de causar problemas com o sono, produzir a dependência psicológica; pode ainda ter risco dos taninos reduzirem a absorção de alguns nutrientes, pois a quantidade em excesso do pó de guaraná pode aumentar a excreção da urina, dessa forma enfatizamos a importância de buscar um profissional adequado para analisar a quantidade necessária que deve tomar de acordo com seu histórico.

Blog Naturemed