Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Guaco


Hoje vamos falar sobre o Guaco. Essa planta medicinal tem conquistado várias pessoas, com o intuito de ajudar a tratar várias enfermidades como gripe, resfriados entre outros. Contudo, você sabe para que serve o Guaco? Aposto que não, não é mesmo?!


Sabemos que desde os povos antigos as plantas foram utilizadas com o intuito de tratar várias doenças, tornando assim, os remédios naturais e isso não se tornou diferente nos dias de hoje. A busca por opções naturais vem crescendo e mais pessoas estão se adaptando no uso medicinal, para aliviar suas dores e sintomas. 


Dessa forma, o Guaco tem se destacado principalmente para aqueles que sofrem com alergia, gripes, resfriados entre outros. Como é um tratamento natural ele vem trazendo mais benefícios ao nosso corpo e melhorando a qualidade de vida. Acompanhe para saber tudo sobre os cuidados como Guaco.


O que é Guaco?

es de explicarmos melhor sobre o Guaco e para que serve, é preciso identificar de onde surgiu essa planta medicinal. Pois, bem! Podemos dizer que as folhas de Guaco, cujo nome cientifico é Mikania glomerata spreng, é nativa das regiões da América do Sul, podendo ser encontrada no sul e sudeste.


Muito utilizada pelas pessoas, principalmente na forma de chá de Guaco, para tratar problemas respiratórios graças a sua composição, no qual tem efeito bronco dilatador e expectorante, sendo conhecida através do nome de ervas-das-serpentes ou erva de bruxa.


Sabemos que, não é de hoje, que as pessoas têm buscado por opções naturais como forma alternativa e mais segura para tratar suas enfermidades, não é mesmo?! E segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso de plantas medicinais tem crescido e ganhando mais adeptos para a primeira opção de tratamento chegando a 80% da população mundial.


É claro que o uso do Guaco não seria diferente. Ele tem se popularizado e ganho cada vez mais espaço, sendo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, graças ao seu poder de aliviar as infecções, gripes, resfriados, entre outros. Mas, o que essa planta medicinal tem, que é capaz de trazer tantos benefícios ao corpo? Abaixo, vamos destacar os principais nutrientes do Guaco.


Quais os nutrientes do Guaco?

Podemos falar que, o chá de Guaco, ou como conhecemos aqui no Brasil, erva-de-cobra é uma propriedade natural utilizada pela medicina convencional e pelos povos antigos para diversos tratamentos, mas o grande questionamento é o que a torna tão importante? 


Afinal, sabemos que, o Guaco é capaz de promover uma reação no organismo capaz de aumentar e melhorar o sistema respiratório, trazendo diversos benefícios ao corpo. Isso porque, sua composição vai desde a ação expectorante a bronco dilatadora. Abaixo, vamos destacar os principais ativos dessa planta, como:


Cumarina: Tem ação anticoagulante, ajudando a reduzir o excesso das proteínas nos tecidos, tem ação antitumoral, antifúngico sendo utilizada para diversos tratamentos.
Flavonoides: Presente praticamente em todo tipo de alimento, vão ser capaz de agir contra vários tipos de radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e o envelhecimento das células. Além de, ter ações anti-inflamatória, analgésica, vasodilatadora, antiviral e até anticancerígena.


Saponina: Vai ser um poderoso antioxidante capaz de proteger as células contra os radicais livres, atua na prevenção das alterações do DNA, ajuda a reduzir a formação das placas de gorduras nos vasos sanguíneos, evitando doenças como infarto e AVC.


Vitamina C: Conhecida também como, ácido ascórbico, é responsável por trazer vários benefícios ao organismo, como: melhorar a imunidade, pois aumenta a produção de glóbulos brancos, evita o envelhecimento precoce ajudando a neutralizar os radicais livres, além, claro de aumentar a absorção do ferro no organismo.


Vitamina B: O complexo de vitamina B tem diversas funções no organismo, como ajudar a regular a produção de energia no corpo, manter a saúde do sistema nervoso, manter a saúde dos cabelos, pele e do intestino e ajudar a prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.


Antioxidante: A função dessa substância no organismo é extremamente importante, pois, é ela que consegue inibir ou atrasar a oxidação do substrato oxidável, ajudando a proteger as células sadias do organismo contra os radicais livres.


Antialérgico: A ação antialérgica ou como é conhecida os anti-histamínicos tem a função de reduzir os efeitos da histamina, um processo químico, no qual é produzido pelo corpo durante o período de alergia.


Analgésico: A ação dessa substância no organismo, nada mais é do que, bloquear os receptores sensoriais do corpo ao enviar a mensagem ao cérebro que existe um foco de dor ou inflamação, assim, quando para de receber o aviso a dor some.


Expectorante: Podemos dizer que, a ação do expectorante nada mais é do que, reduzir a viscosidade das secreções que ocorre no nosso pulmão, ou seja, sua função é diminuir a viscosidade da secreção e aumentar o volume do catarro para ser liberada nas vias aéreas.


Minerais: O conjunto de minerais são extremamente importante para manter o bom funcionamento do corpo, pois, eles ajudam a contribuir com a formação de dentes e ossos, a regular a pressão sanguínea, da contração muscular, no transporte de oxigênio ao sangue entre outras funções desses minerais.


Visto isso, percebemos que a composição do Guaco é rica em nutrientes e composições que vão ser benéficas e agir diretamente para diminuir as inflamações, dores entre outros tipos de doenças, trazendo assim um produto natural com vários efeitos positivos no organismo.

 

Para que serve o Guaco?

Depois de falar de toda a composição e propriedades que as folhas de Guaco possuem você deve estar se perguntando para que serve o Guaco, não é mesmo?! Pois, bem! Podemos falar que a planta Guaco e recomendada fazer o chá para aliviar vários sintomas.


Dentre eles, é extremamente eficaz para doenças respiratórias, sendo considerado como um medicamento fitoterápico feito de suas folhas naturalmente, sendo segura e eficiente. 


O xarope de Guaco por exemplo é um ótimo produto natural, recomendado para tratar principalmente gripes, bronquites, infecções na garganta e até mesmo asma, graças a sua composição que possui a ação expectorante e bronco dilatador. Além disso, ele é ótimo para o corpo recuperar de infecções e inflamações que podem ser atingidos pelos vírus e bactérias.


Se você ficou interessado em conhecer mais sobre os benefícios do Guaco, continue acompanhando que vamos falar melhor sobre ele, abaixo.


Outros benefícios do Guaco?

Claro que os benefícios do chá de Guaco são indiscutíveis e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma compreendemos que o seu uso contínuo, pode trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.


Desde já, podemos dizer e destacar que as ações anti-inflamatórias e antioxidantes que são presentes no Guaco, podem variar para beneficiar desde a nossa imunidade até mesmo com problemas de infecções de garganta, mas se você ficou interessada acompanhe abaixo sobre todos os benefícios que esse produto pode te trazer.


Nutritivo: Exatamente, se você deseja dar uma melhorada na saúde, o Guaco é a opção certa, isso porque ele é muito nutritivo, devido a sua composição ser rica em vitaminas e minerais, que são fundamentais para manter o bom funcionamento do corpo. Além disso, os componentes que tem ação antioxidante, vão se destacar, como os flavonoides, a saponina, a vitamina C e vitamina B ajudando a manter o funcionamento adequado do corpo.


Combate infecções respiratórias: Sabe quando você procura tratamentos alternativos que sejam naturais, essa é uma ótima opção. A planta Guaco tem poderes de expectorante e bronco dilatador, como já falamos acima e é extremamente indicada para tratamentos de infecções respiratórias, como tosse, rouquidão, gripes e resfriados, podendo conseguir até mesmo pelo sistema único de saúde (SUS).

 

Faz bem para o sistema digestivo: Como o chá de Guaco é bastante utilizado, as pesquisas com essa planta não param, afim de, conseguir informar todos os benefícios que ele pode oferecer ao corpo. E para quem pensou que ele só serviria para tratar infecções respiratórias se enganou. O Guaco ainda é utilizado para diminuir a ulcera estomacal, resultado que pode ocorrer quando tem o excesso do consumo de bebidas alcoólicas, estresse e anti-inflamatório.


Tem potencial anticancerígeno: Além disso, que falamos, os pesquisadores tem buscado identificar se o Guaco possui ação anticancerígena e a resposta é sim. Segundo os pesquisadores ele consegue diminuir o crescimento do câncer e evitar o seu surgimento. Claro que, os estudos realizados mostram que, seus componentes conseguem ate mesmo acabar com as células tumorais, no entanto os estudos realizados não foram suficientes para comprovar esse mecanismo. Torcemos que, os estudos consigam ajudar no tratamento dessa doença.


Tratamento para picada de cobra: Como sabemos, as pessoas usam fontes alternativas para tratamento de picada de cobras e os estudos foram feitos com a planta de Guaco, para indicar se teria alguma capacidade de inibir o efeito do veneno e claro que, para algumas espécies de cobra o uso do Guaco conseguiu inibir totalmente a atividade do veneno, enquanto que, para outras não obteve nenhum resultado satisfatório. Além disso, o extrato de Guaco foi possível inibir a atividade hemorrágica dos venenos, inibiu a atividade de coagulação devido a sua interação com as enzimas trombina.


Atividade antimicrobiana: Sabemos que, todos os dias a indústria farmacêutica consegue criar medicamentos novos com o intuito de melhorar a resistência que, o organismo cria dos medicamentos por microrganismo, contudo, apesar dos esforços isso só tem aumentando, sobrando assim, a opção de utilizar a medicina convencional para combater esses agentes. E é por isso que, os estudos realizados com o Guaco têm sido promissores, mostrando que pode ser usado para o tratamento de S. aureus.


Periodontite: Estudos realizados em animais com o extrato do Guaco, tem constatado que, o seu uso pode melhorar a doença periodontal inflamatória, ou seja, doença que atinge a gengiva até o osso que o suporta e envolve o dente. Dessa forma, o uso de Guaco tem conseguido diminuir a perda óssea, a diminuição da migração de neutrófilos nos tecidos gengivais e ajuda na reabsorção óssea durante o tratamento, claro que, os estudos ainda estão sendo realizados em animais, mas esperamos boas noticias para o uso em humanos.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar do Guaco, você deve estar se perguntando como e onde você pode adquirir essa especiaria, não é mesmo. Pois então, o Guaco é uma planta simples e fácil de ser encontrada em diversas formas, seja ela em sua forma “natural” ou como um composto em xarope não importam, pois, você conseguirá encontra-la em qualquer loja de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.


Para quem deseja utilizar as folhas de Guaco para fins terapêuticos, viu que, ele tem uma gama rica em propriedades diversas que pode trazer vários benefícios ao corpo, não é mesmo?! E é por isso que, abaixo vamos destacar as formas de uso e como tomar.


Folhas de Guaco: Para quem deseja utilizar as folhas de Guaco como remédio natural, basta colocar 10 gramas de folhas em 500 ml de água fervente, durante 10 minutos, após coe e beba 2 xícaras ao dia.


Vitamina de Guaco: Outra forma diferente para acalmar a tosse é a vitamina de Guaco, no qual, pode ser feita com 20gramas de Guaco com 250 ml de leite da sua preferência e 2 colheres de açúcar mascavo. Para isso basta levar ao fogo todos os ingredientes e mexer até que o açúcar esteja diluído e o aroma do Guaco esteja evidente, mexa de 5 e 10 minutos, depois acrescente o leite quente e beba uma xícara morna antes de dormir.


Xarope de Guaco: O xarope de Guaco é outra excelente opção, no qual, você pode comprar em farmácia e seguir as orientações do fabricante ou pode fazer em casa, basta aquecer 1 maço de Guaco, 1 xícara de açúcar mascavo e 1 litro de água, deixa cozinhar até a consistência desejada.


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Mas então! Depois disso tudo que falamos de todos os benefícios, como e onde encontrá-la é extremamente importante se informar sobre o uso do Guaco diariamente, para evitar assim algum efeito colateral, afinal ninguém gosta de ter imprevisto ou ficar com sintomas indesejados.


É importante sempre ressaltar a importância de respeitar as dosagens de cada fabricante e buscar uma orientação adequada de um médico, pois, ele vai ser capaz de indicar as quantidades necessárias do produto de acordo com seu quadro clinico, evitando assim qualquer complicação que possa ter.


No geral, podemos dizer que, o chá de Guaco para bebe menor que 1 ano de idade é contra indicado, assim, como as gestantes, pessoas com alergia a planta e doenças no fígado ou que usam anticoagulantes. Além disso, a ingestão deve ser entre 0,1 mg por kg, quantidade recomendada para evitar os efeitos que podem surgir como: hemorragia, hipertensão, diarreia e aumento dos batimentos cardíacos. Visto isso, se tomar todos os cuidados com o Guaco seus benefícios podem ser grandes ao organismo.

 

Blog Naturemed