• Fósforo da Melcoprol você encontra para comprar na Naturemed. Fósforo é uma vitamina presente nos vegetais, principalmente, por que eles absorvem esse mineral e também faz parte e é transportado pelas correntes de água.
    Melcoprol
    Product ID: 581
    Product SKU: 581
    New In stock />
    Fósforo - Suplemento Alimentar -  100 Cápsulas - Melcoprol
    • -30% OFF
    Fósforo - Suplemento Alimentar -  100 Cápsulas - Melcoprol

    Fósforo - Suplemento Alimentar - 100 Cápsulas - Melcoprol

    De:R$42,90
    Por: R$ 29,90

Fósforo

 

Sabemos que cada dia mais as pessoas tem tomado uma preocupação maior sobre a sua saúde e a qualidade de vida, afinal sabemos que todos os dias sofremos vários ataques de agentes nocivos no nosso corpo e manter uma saúde “forte” é o ideal para evitar que esses agentes diminuam nossas defesas.

 

E hoje vamos falar de um dos minerais mais importantes para o nosso corpo, sabemos que as vitaminas, minerais e outros nutrientes são necessários para manter nosso corpo saudável, mas você sabe para que serve o fósforo e todos os benefícios que ele pode trazer para a nossa saúde?

 

Aposto que não, afinal é impossível saber tudo e sobre todos os nutrientes que são responsáveis para o nosso organismo, mas continue acompanhando que vamos falar tudo sobre o fósforo.

 

O que é o Fósforo?

Com o passar dos anos as pessoas tem tomado o hábito de buscar uma alimentação mais rica e conhecer diversos produtos que possa agregar de alguma forma em melhorar a saúde, hoje vamos falar sobre esse mineral importantíssimo e entender exatamente o que é o fósforo?

 

Podemos dizer que o fósforo nada mais que um mineral extremamente abundante e essencial no organismo, para manter o funcionamento adequado do corpo, pois ele vai auxiliar na formação do DNA, ou seja, é um mineral essencial e que não pode faltar na alimentação de ninguém.

 

Atualmente o fósforo é o único macronutriente não encontrado na atmosfera terrestre, ou seja, só podemos encontrar esse mineral não rochas, dentro dos rios e mares, sendo assim os alimentos como peixes e frutos do mar vão ter um alto teor de fósforo, além claro, das plantas e vegetais.

 

Podemos dizer que no organismo, o cálcio e o fósforo são parceiros, afinal eles vão atuar de forma conjunta para fortalecer os dentes e os ossos, além de ajudar na formação de várias proteínas do organismo, no trabalho dos rins, coração e cérebro. 

 

É importante falar também que em média, 80% de todo o fósforo que encontramos no corpo humano, ele vai estar localizado na estrutura óssea e nos dentes, dessa forma os outros 20% são localizados nos tecidos, além disso podemos dizer que só cerca de 70% do fósforo que ingerimos através dos alimentos são recebidos pelo organismo.

 

Já deu para perceber que o fósforo é um mineral extremamente importante para o nosso corpo, não é mesmo, mas continue acompanhando que vamos falar mais sobre esse mineral.

 

Quais a função do Fósforo?

Como falamos o fósforo é um mineral extremamente importante para manter o bom funcionamento e uma saúde adequada, contudo falar desse mineral não é fácil, aliás, sempre surgi aquela dúvida sobre a real função do fósforo no nosso organismo, não é mesmo?!

 

Então vamos explicar melhor, sabemos que o nosso corpo sofre todos os dias ataques de agentes nocivos, sendo assim 24 horas por dia, dessa forma é importante mantermos uma alimentação equilibrada com frutas, legumes, vegetais e carnes magras, afim de conseguir absorver todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, principalmente o fósforo.

 

Quando falamos, principalmente o fósforo, é porque ele é o segundo mineral mais importante do nosso organismo, podemos dizer que as funções básica do fósforo no nosso organismo é, ajudar na formação dos ossos e dentes junto com o cálcio, claro, até porque as maiores concentrações de fósforo está no esqueleto, nos tecidos moles, músculos, fígado e baço.

 

Além disso, podemos dizer que o mineral fósforo participa nas contrações musculares, vai ser um dos elementos que vai ajudar a armazenar e a transportar energia para o corpo, formando assim o que chamamos de ATP - adenosina trifosfato, ajudando ainda para o papel da constituição da membrana celular, pois ele participa da composição dos fosfolipídios.

 

Depois de falar das funções que o fósforo têm no nosso organismo, é importante destacar também o que pode ocorrer no nosso organismo se esse mineral sofrer deficiência no corpo, aliás podemos dizer que pode acarretar diversos problemas de saúde como: dores nos ossos, osteomalácia, pseudofraturas, hipoparatiroidismo, resistência a insulina, hipocalciúria, taquicardia e dificuldades em raciocínio e memorização.

 

Quais os tipos de Fósforo?

Sabemos que o fósforo é um mineral essencial para o corpo humano, dessa forma é importante sempre mantermos os níveis desse mineral alto no nosso organismo para evitar os danos que pode causar quando tem a sua deficiência como vimos acima.

 

Além disso encontramos alguns produtos que contém o fósforo em sua composição que vai servir para tratar alguns dessas deficiência imunológica, contudo é valido lembrar que é importante buscar uma orientação de um profissional adequado para ter o diagnóstico e o tratamento certo, mas vamos vê alguns tipos de fósforo e seus detalhes que estão disponíveis hoje no mercado, como:

 

Trioforma: esse produto tem como principio ativo o ácido fosfórico e sulfato ferroso heptaidrato.

O que é?  É um produto no qual só deve ser utilizado como um suplemento mineral para auxiliar no tratamento de anemia e em dietas inadequadas, principalmente para anemias que são por deficiência do ferro, o composto de ácido fosfórico e sulfato ferroso deve ser usado com cautela com a ingestão de álcool, hepatites, ulceras e infecções, sendo recomendado uma orientação médica para evitar qualquer efeito adverso.

 

Como usar? é importante destacar aqui que o uso desse produto deve ser feito juntamente com uma mudança na alimentação, além disso o tratamento deve durar até os sintomas desaparecer como: fraqueza, cansaço e indisposição, além disso é importante falar que a ingestão desse produto não deve passar a dose diária de 60 ml, ou seja, 4 colheres de sopa ao dia para adultos e 2 colheres para crianças.

 

Vitônico: esse produto tem como seu principio ativo o fósforo e o ferro.

O que é? É um produto indicado como estimulante de apetite e quando não se tem vontade de se alimentar, no qual chamamos de inapetência, ele vai ser um revigorante a base do ferro e fósforo agindo no metabolismo, sendo muito usado para tratar o desgaste físico e mental, além claro da anemia e convalescença.

 

Como usar?esse produto deve ser orientado por um médico, além de ser administrado por via oral e antes das principais refeições, não ultrapassando 2 colheres de sopa (30ml) para adultos e uma colher de sopa (15ml) para crianças.

 

Dayvit: é um produto com um complexo de vitaminas e sais minerais e dentro dele vamos achar o fósforo sobre a forma de fosfato de cálcio dibásico di-hidratado.

 

O que é?  É indicado para estados de desnutrição e complemento de vitaminas e sais minerais, para garantir o bom funcionamento do organismo, esse produto vai funcionar como forma de completar os nutrientes necessários para manter o corpo perfeito para a sua manutenção, evitando assim as deficiências dessas vitaminas e sais minerais.

 

Como usar?  recomenda-se utilizar um comprimido por dia ou conforme a orientação do seu médico, lembrando que não deve se exceder a dose diária de um comprimido que deve ser ingerida com água.

 

Todos esses produtos e tipos de fósforo que indicamos acima são altamente recomendados por profissionais da saúde, contudo vale lembrar que antes de se auto medicar é importante passar por uma orientação de um médico adequado para definir a melhor forma de fazer o tratamento com o fósforo.

 

Para que serve o Fósforo?

Sabemos que cada vez mais estamos preocupados em manter uma saúde mais equilibrada e saudável, além disso já percebemos a importância que os minerais e as vitaminas tem no nosso corpo, afinal são elas que mantém o corpo com a energia necessária para enfrentar o dia-a-dia.

 

E claro que podemos destacar o fósforo como o nutriente mais importante do corpo, afinal ele é encontrado em abundância no nosso organismo principalmente nos ossos e dentes, atuando assim de maneira geral no nosso corpo, além disso podemos destacar aqui que 85% do fósforo está localizado nos ossos e o restante é dividido nas células e na produção de energia.

 

Sabemos que o fósforo é um mineral de várias funções no nosso organismo, como já falamos ele vai estar presente em todo canto, seja na membrana celular, nos ossos e dentes, além disso,o fósforo participa do metabolismo dos glicídios, ajuda a contração muscular entre outras funções, dessa forma ele vai estar presente em todo organismo.

 

Além disso, nosso corpo vai precisar desse mineral para equilibrar o pH, garantindo assim que as reações químicas responsáveis em todos os órgãos estejam funcionando de maneira adequada, por esse motivo é importante ter uma alimentação rica em alimentos que fornecem o fósforo para evitar a sua deficiência e alguns sintomas como: diminuição de apetite, anemia, fraqueza muscular, infecções e dor nos ossos.

 

Conseguir absorver o fósforo através de uma alimentação adequada é simples e fácil, aliás ele esta presente nos alimentos vegetais que derivam de sementes como podemos dizer os cereais e as nozes, alguns legumes também vão ter números significativos do fósforo, além disso, ovos, leites e seus derivados vão ter níveis alto do mineral e claro não podemos deixar de falar que a farinha de trigo integral vai possuir três vezes mais a concentração de fósforo do que a farinha branca.

 

Já identificamos que, o fósforo é um mineral extremamente importante para o nosso organismo e para manter nossa saúde adequada, consegui-lo em uma alimentação equilibrada é fácil, contudo para algumas pessoas é necessário fazer a suplementação desse mineral, mas continue acompanhando que abaixo vamos falar melhor sobre os benefícios do fósforo.
 

Outros benefícios do Fósforo?

Os benefícios do fósforo é indiscutível e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma compreendemos que manter seus níveis altos podem  trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.

 

Sabemos que o nutriente fósforo é o mais comum no nosso organismo e praticamente podemos dizer que ele é absorvido completamente pelo nosso corpo, aliás o que não é utilizado pelo corpo é eliminado pela urina, diminuindo assim as chances de ter seus níveis em excesso, contudo em alguns casos isso não ocorre, mas depois disso tudo podemos destacar abaixo alguns benefícios do fósforo, como:

 

Ajuda na produção de RNA e DNA: como falamos o fósforo é um elemento essencial para manter o nosso corpo todo funcionando de maneira adequada, assim como já sabemos todos nós possuímos um código genético, e o fósforo atua a formação de moléculas, consequentemente na formação de RNA e DNA do nosso corpo. 

 

Ajuda na formação e na proteção óssea: como já falamos acima podemos dizer que 85% do fósforo está presente nos ossos, assim como o cálcio, ele é importantíssimo para a formação dos ossos e dos dentes deixando-os mais saudáveis e menos propensos em ter problemas de dores ou quebras, podemos afirmar que sem esse mineral nossa densidade óssea teria um risco eminente, pois não teríamos ossos fortes e dentes duros, além disso para os praticantes de atividades físicas que treina “pesado” é extremamente importante para garantir a força dos ossos, dessa forma ele vai ajudar a tratar e prevenir doenças como: de raquitismo e osteoporose, que se formam quando há uma deficiência do mineral fósforo.

 

Atua na formação de proteínas: como falamos o fósforo está presente em todo organismo, garantindo assim que seu funcionamento seja adequado, além disso ele vai ajudar na formação de proteínas, aumentando a capacidade do organismo de absorver os nutrientes adequados pelo organismo, como os carboidratos ingeridos pelo corpo. 

 

Ajuda em uma boa digestão: se você tem pré-disposição a ter prisão de ventre e diarreia, o fósforo pode ajudar no sistema digestivo do seu corpo, isso porque o mineral fósforo tem importante função no sistema digestivo, facilitando assim as reações químicas necessárias para a absorção dos nutrientes no organismo. 

 

É ótimo para os rins: o fósforo vai atuar em todo nosso organismo, e sabemos que ele é um ótimo aliado para os rins, isso porque a função deles é filtrar corretamente as impurezas do nosso corpo, dessa forma o fósforo vai ajudar eliminando toxinas que não são necessárias e equilibrando o organismo. 

 

É muito bom para os músculos: como falamos ele vai atuar em todo nosso organismo, e já explicamos que ele é um ótimo aliado para a formação das proteínas, que vão estar ligadas diretamente com os músculos, isso porque elas atuam significativamente em aumentar o músculo no geral, diminuindo assim as dores que podem surgir principalmente nos treinos, além disso o fósforo vai ser enviado para os tecidos musculares ajudando a reduzir fadigas e cansaços extremos para quem trabalha muito com a estrutura óssea. 

 

​Mantém o cérebro saudável: além disso as quantidade ideias de fósforo pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e uma correta condução de impulsos nervosos, isso porque ele vai atuar diretamente na formação do DNA e do RNA, podendo prevenir as doenças neurológicas, que vão estar ligados diretamente com os distúrbios moleculares, dessa forma é importante manter uma alimentação rica em fósforo para evitar que a nossa saúde cerebral seja afetada.

 

Auxilia no equilibro de hormônios: o fósforo ainda vai atuar em manter os hormônios devidamente equilibrados, isso porque ele trabalha juntamente com o sistema endócrino, favorecendo para o equilíbrio hormonal.

 

Ajuda o coração no controle de batimentos cardíacos: o fósforo vai ser capaz de atuar diminuindo os batimentos cardíacos e atuar a pressão sanguínea, podemos encontrar algumas prescrições de suplementos minerais por médicos, para pacientes que tem algum desses problemas, além disso, sabemos que o fósforo vai atuar diretamente no sistema endócrino, regulando os hormônios, e claro pode auxiliar a amenizar os problemas cardíacos, como: os infartos e AVCs, por esse motivo é importante manter os níveis adequados do fósforo para manter a saúde do nosso corpo.

 

Combate diversas doenças: sabemos que o fósforo vai estar presente 85% nos ossos e claro vai auxiliar a combater diversos problemas como artrite, artrose, osteoporose, dentre outras.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Sabemos que o fósforo é o segundo mineral mais importante para manter o bom funcionamento do nosso organismo, conseguimos perceber a importância através de todos os benefícios do fósforo citado acima, isso mostra que é importante manter os níveis adequados desse mineral.

 

Claro que, depois disso tudo que falamos acima e depois de descobrir como ele pode auxiliar em várias funções do nosso organismo, fica aquela dúvida de quais as formas de uso e como tomar o mineral fósforo, não é mesmo?!

 

Sabemos que se mantermos uma alimentação equilibrada e saudável dificilmente vamos precisar fazer a sua suplementação, afinal ele está presente em vários alimentos como: as sementes, legumes, ovos, leites e seus derivados, com tanta opção fontes de fósforo para absorver esse mineral podemos dizer que a alimentação adequada é suficiente para suprir as necessidades diárias do nosso organismo, isso porque a necessidade diária é cerca de 700mg.

 

Contudo, algumas pessoas podem sofrer um “distúrbio” em seu organismo e não conseguir absorver totalmente esse mineral através da alimentação precisando assim fazer o uso de suplementos a base de fosfato para manter os níveis adequados, mas claro que isso deve passar por uma orientação médica, que realizará testes antes de fazer o tratamento, mas abaixo vamos falar alguns tipos de suplementação do fósforo.

 

Suplemento em cápsulas: hoje no mercado encontramos vários tipos de suplemento a base de fósforo que pode garantir que os níveis desse mineral fique regular no nosso organismo, recomenda-se tomar 4 cápsulas em jejum desses suplementos, antes da primeira refeição para obter melhor absorção no organismo, após isso é só fazer a alimentação normal, além disso é importante seguir as recomendações de cada fabricante e a orientação do seu médico.

 

Podemos dizer que quando precisamos utilizar as formas de suplemento de fósforo para adequar os níveis desse mineral no organismo, encontraremos basicamente em forma de cápsulas como falamos acima, claro que deve ser orientado por um profissional adequado que vai avaliar o seu quadro clínico e deverá ser aliado com uma alimentação equilibrada para ter melhores resultados da absorção desse mineral.

 

Quais os efeitos colaterais?

Depois disso tudo que falamos, de todos os benefícios do fósforo, como e onde encontra-la é extremamente importante se informar se o uso do fósforo diariamente pode te trazer algum efeito colateral, afinal ninguém gosta de ter imprevisto ou ficar com sintomas indesejados.

 

Sabemos que fazer a suplementação do fósforo sem uma orientação médica não é recomendada, nem mesmo para aqueles que deseja se beneficiar de todos os pontos positivos que esse mineral proporciona, isso porque o excesso do fósforo pode causar grandes problemas, dessa forma o recomendado é buscar um médico, seja ele um clínico, nutricionista ou outro da sua confiança para realizar os exames adequado e medir os níveis de fósforo no organismo.

 

Esse cuidado é extremamente importante, afinal já vimos que diariamente nosso corpo só necessita de 700mg que é capaz de absorver numa alimentação adequada, dessa forma vai conseguir evitar os efeitos colaterais do fósforo identificado como hiperfosfatemia, no qual pode causar hipertensão, confusão mental, parestesias, ou seja, sensibilidade no corpo e formação de cristais, no qual pode bloquear a circulação sanguínea e levar a derrames, ataques cardíacos e arteriosclerose, por esse motivo é recomendado antes de fazer a suplementação por conta própria procurar uma ajuda profissional para verificar a necessidade e evitar os efeitos colaterais, afinal só queremos os benefícios do fósforo no nosso organismo e não o contrário.

Blog Naturemed