• Ferro + Fólico + B12 da Fito Naturais você encontra para comprar na Naturemed. Ferro + Fólico + B12 juntos formam um complexo vitamínico para repor esses nutrientes que seu organismo necessita.
    Fito Naturais
    Product ID: 76
    Product SKU: 76
    New In stock />
    Ferro + Fólico + B12 - 50 Cáps. - 250mg - Fito Naturais
    • -27% OFF
    Ferro + Fólico + B12 - 50 Cáps. - 250mg - Fito Naturais

    Ferro + Fólico + B12 - 50 Cáps. - 250mg - Fito Naturais

    De:R$29,90
    Por: R$ 21,90

Ferro

 

Para manter uma vida saudável, nosso organismo depende de vários elementos essenciais. Esses elementos são nutrientes que irão trabalhar em várias partes do corpo, mantendo-o em pleno funcionamento diário.

O ferro atua principalmente na fabricação das partículas vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio pelas células do corpo. 

Veja agora tudo a respeito do ferro, seus benefícios e o que é a vitamina de ferro. 

 

O que é Ferro e para que serve?

O ferro é um mineral essencial. Ele é fundamental para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA e metabolismo energético. Na hemoglobina o ferro tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Como componente da mioglobina, atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético, para proteger de lesão muscular durante os períodos da privação de oxigênio.

O ferro trabalha na produção de elastina e colágeno, junção essa que trabalha para manter a integridade do tecido conjuntivo, nas organização do sistema de imunidade do corpo, na produção e controle de vários neurotransmissores cerebrais.

O ferro é recebido pelo organismo de duas formas. A primeira é através de alimentos. Esse processo chamamos de Ferro Exógeno, e temos o ferro gerado pelo próprio organismo, que chamamos de ferro endógeno. 

Um adulto, em média, tem no seu organismo de 4 a 5 gramas de Ferro, se dividindo entre Ferro não heme, e ferro heme, sendo o ferro heme melhor absorvido pelo organismo. 

A falta de ferro no organismo é um problema comum, e enfrentado principalmente por mulheres. Quando se tem um baixo nível de ferro no organismo, cria-se um segundo problema chamado anemia ferropriva. Em todo o mundo, aproximadamente um terço das mulheres possuem esse problema. 

As principais fontes do ferro são: peito de franco, marisco, carnes vermelhas, principalmente o fígado, ostras, legumes, feijão, lentilha, vegetais verdes escuros agrião, couve-flor, espinafre, rúcula, pistache, arroz, cereais, abobora cozida e uva passa.

Lembra que falamos sobre os ferros heme e não heme? Pois bem, os alimentos de origem animal produzem ferro heme, enquanto os de origem vegetal produzem ferro não heme. 

A deficiência de ferro contribui para falhas cognitivas incluindo menor desempenho neuropsicológico em bebês, crianças em idade pré-escolar e em idade escolar, adolescentes e adultos. Algumas descobertas de pesquisas indicam que a deficiência precoce de ferro (na infância) pode causar consequências neuropsicológicas irreversíveis. Entretanto, o fornecimento adequado na pré-escola e em crianças mais velhas parece melhorar a performance cognitiva.


Quais são os Benefícios do Ferro e para que serve?

 

Ótimo para o coração: O ferro atua na produção de mioglobinas, que são importantíssimos para a formação de proteínas. As mioglobinas estão presentes nos miocárdios, que é o músculo do coração, servindo para geração de oxigênio para esse último. 
Necessário para a oxigenação: Toda a estrutura do corpo humano necessita de oxigênio, e é o Ferro um dos responsáveis por esse transporte. 


Ajuda com a imunidade: em períodos de baixa imunidade, o organismo fica propenso e exposto à bactérias e vírus, aumentando a probabilidade e o risco de aquisição de alguma doença. O Ferro auxilia no aumento da imunidade, ajudando consequentemente no controle de vírus e bactérias. 


Previne anemia: o ferro é o componente que auxilia na formação das células vermelhas do sangue. Quando acontece a falta dessas células, o organismo deixa de produzi-la, consequentemente, gerando o quadro que chamamos de anemia. Essa condição geralmente é mais comum ser encontrada em gestantes, crianças e adolescentes. Uma questão importante, é que nem sempre a falta dessa célula vai representar o quadro de anemia, ela pode também ser diagnosticada com fadigas, diminuição da concentração e fraqueza muscular. 


Ajuda no cuidado da pele: Sim, pensa num mineral que ajuda demais a manter a pele saudável! O ferro atua na produção de colágeno e elastina, que auxiliam na integridade da pele. 


Vitamina de ferro: para que serve? 

Bem, até aqui você entendeu tudo a respeito do que é o Ferro e todos os seus benefícios. Mas afinal, para que serve a vitamina de ferro? 

O uso do suplemento geralmente é indicado quando a pessoa está deficiente dessa vitamina no organismo. Essa necessidade geralmente é maior em veganos, vegetarianos, gestantes e lactantes. O uso desse tipo de suplemento só pode ocorrer após orientação de um médico ou nutricionista. 


Mas afinal, onde encontrar Vitamina de Ferro?

Os suplementos de ferro (na forma de tabletes, cápsulas, xaropes ou gotas contendo ferro) são amplamente usados para prevenir e tratar essa condição. A suplementação diária com ferro é efetiva na redução da prevalência de anemia e de deficiência de ferro, aumenta os níveis de hemoglobina e as reservas de ferro, melhora o desempenho físico e reduz a fadiga sintomática. 

Blog Naturemed