• Própolis Verde e Vitamina C - Propofort em cápsulas da Katiguá, você encontra para comprar na Naturemed, onde temos o menor preço e enviamos para todo o Brasil.
    Katiguá
    Product ID: 997
    Product SKU: 997
    New In stock />
    Própolis verde e Vitamina C - Propofort - 60 Cápsulas - Katiguá
    • -14% OFF
    Própolis verde e Vitamina C - Propofort - 60 Cápsulas - Katiguá

    Própolis verde e Vitamina C - Propofort - 60 Cápsulas - Katiguá

    De:R$36,90
    Por: R$ 31,90
  • Extrato de Própolis líquido da Apisnutri, você encontra para comprar na Naturemed, onde temos o menor preço e enviamos para todo o Brasil.
    Apisnutri
    Product ID: 553
    Product SKU: 553
    Extrato de Própolis - 30ml - Apisnutri
    Extrato de Própolis - 30ml - Apisnutri

    Extrato de Própolis - 30ml - Apisnutri

    Esgotado!
  • Xarope com Mel e Própolis - Bronco Imune da Apisnutri, você encontra para comprar na Naturemed, onde temos o menor preço e enviamos para todo o Brasil.
    Apisnutri
    Product ID: 1025
    Product SKU: 1025
    Xarope com Mel e Própolis - Bronco Imune - 280ml - Apisnutri
    • -19% OFF
    Xarope com Mel e Própolis - Bronco Imune - 280ml - Apisnutri

    Xarope com Mel e Própolis - Bronco Imune - 280ml - Apisnutri

    Esgotado!

Extrato de Própolis: Seu Benefícios e Como Usar e Tomar?

 

O Extrato de Própolis é um dos medicamentos naturais mais antigos utilizados do mundo. Diversos pesquisas já demonstraram que pode o extrato de própolis pode contribuir significativamente para o combate de infecções, impulsionar o sistema imunológico e melhorar a diabete tipo 2. Usado há muito tempo para diversos benefícios na saúde, para os antigos egípcios a própolis era uma necessidade.

 

Sendo popularmente conhecida como um poderoso antibiótico natural, a Própolis é uma substância proveniente da ação das abelhas, onde existem nutrientes que podem beneficiar de forma ampla todo o organismo humano. As propriedades existentes no Extrato de Própolis podem variar de acordo com a planta coletada para a fabricação e com a espécie da abelha, neste sentido, são identificadas vários tipos, texturas, cheiros e cores.

 

Hoje, algum dos grandes benefícios do Extrato de Própolis é de que ela pode ser encontrada em fórmulas alimentares para complementar cuidados com a saúde respiratória, em enxaguantes bucais e cremes dentais para proteger contra cáries, em pomadas e cremes dermatológicos para apoiar a cicatrização de feridas e a saúde da pele, em cosméticos e ainda em alguns alimentos e bebidas saudáveis.

 

Ainda neste texto saberemos quais são os benefícios do Extrato de Própolis à saúde, juntamente com os efeitos colaterais mais comuns e informações sobre a dosagem.

 

O que é Extrato de Própolis?

Muitos não sabem, mas o mel não é a única coisa que as abelhas produzem. Elas também produzem um composto chamado Extrato de Própolis a partir do líquido nutritivo de árvores com folhas de agulha ou sempre-vivas. Quando são combinadas a seiva com suas próprias descargas e cera de abelha, tem-se um produto pegajoso, com cor marrom-esverdeado, e assim ele é usado como revestimento para construir suas colmeias, assim se dá o própolis.

 

Como dito mais acima, o Extrato de Própolis são utilizados há milhares de anos, e diversos povos antigos utilizavam o Extrato de Própolis por suas propriedades grandes medicinais. Os egípcios o utilizar para embalsamar múmias. Os povos gregos o usavam para tratar abcessos. Os assírios iniciaram o seu uso em feridas e tumores para combater infecções e ainda ajudar no processo de cicatrização.

 

A composição do Extrato da Própolis pode variar significativamente, isso porque ela depende muito do local e das árvores e flores em que as abelhas têm acesso. Um exemplo simples disso é de que a Própolis do Oriente não terá a mesma composição química que a Própolis do Brasil.

 

Principais nutrientes do Extrato de Própolis:

O Extrato de Própolis, que possui uma gama de nutrientes tão benéficas para toda a saúde, é riquíssimo em aminoácidos, diversas vitaminas e bioflavonoides, tornando a Própolis um poderoso antioxidante com ação antibiótica. Com diversos elementos em sua composição, a Própolis pode ser considerada um verdadeiro coquetel de benefícios. Entre outras propriedades, ela tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

 

Além disso, são as vitaminas, os minerais e principalmente flavonoides e flavonas, que age sobre todo o organismo, pode contribuir para inibir consideravelmente o crescimento de micro-organismos. A variedade de compostos e fitonutrientes encontrados no Extrato da Própolis explica um pouco a variedade de propriedades biológicas relatadas, desde antimicrobiana, antioxidante, anti inflamatória, imune, cicatrização da pele, estética da pele, anti-cárie, entre tantas outras.

 

De forma especial a ser mencionada, o Extrato de Própolis contém ainda uma grande variedade de compostos fenólicos naturais, principalmente flavonóides e ácidos fenólicos, que foram atribuídos ao seu uso bem-sucedido como agente anti-inflamatório e cicatrizante.

 

Quais os tipos de Extrato de Própolis?

Como já mencionamos acima, as propriedades e a qualidade do Extrato da Própolis podem variar de acordo com a planta de onde as abelhas retiram o material para sua fabricação. Na Europa por exemplo, ela é extraída principalmente de pinheiros e savanas. A Própolis brasileira é hoje uma das melhores e a mais rica de todo o mundo. Portanto, existem diversos tipos, e eles podem ser:

 

Extrato de Própolis Verde

O Extrato de Própolis verde possui uma alta concentração de compostos fenólicos e flavonoides, portanto ele desempenha uma função antioxidante, anti-inflamatória e podem até prevenir diversas doenças. Há também diversos outros benefícios, como ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, cicatrizante e de fortalecimento do sistema imunológico.

 

Extrato de Própolis Vermelho

O Extrato de Própolis vermelho possui uma maior concentração de isoflavona, substância essa que possui uma grande ação anticancerígena e bactericida, além de estrutura molecular parecida com a do estrogênio, o hormônio feminino que ajuda na ovulação.

 

Extrato de Própolis Marrom

O Extrato de Própolis marrom é um dos mais comuns encontrados no Brasil. Sua cor escurecida se deve ao processo de oxidação, visto que nela existe uma menor concentração de compostos no produto final, quando comparado ao verde ou vermelho. No entanto, também tem ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antioxidante e cicatrizante.

 

Para que serve o Extrato de Própolis?

Diversas pesquisas já demonstraram que o Extrato de Própolis tem uma gama de propriedades depurativas e curativas, incluindo qualidades antimicrobianas, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias e antitumorais. Todas elas encontradas especialmente em pequenas quantidades no mel, a Própolis está amplamente disponível também em forma de suplemento.

 

Bastante utilizada como ingrediente em diversos medicamentos, o Extrato de Própolis também pode ser utilizado e aplicados diretamente na pele, como pomadas e cremes. Além disso, o extrato de própolis é encontrado em sprays nasais e garganta, além de enxaguatório bucal e creme dental. Ele ainda é apresentado como um tratamento natural para os seguintes problemas e condições de saúde:

- Acne;

- Gripe;

- Aftas;

- Queimaduras;

- Resfriados;

- Herpes Labial;

- Diabetes;

- Giardíase;

- Herpes;

- Inflamação;

- Infecções Bacterianas;

- Úlcera Péptica.

 

Uma das grandes utilidades ainda do Extrato da Própolis também é de que ele estimula o sistema imunológico e previne a cárie dentária. É muito importante que o Extrato de Própolis seja usado consoante o problema a tratar e a posologia depende da concentração do produto, da idade, do local de aplicação, entre outros. Por isso, devem ser seguidas sempre as instruções que constam na embalagem, bem como as recomendações médicas.

 

Quais os benefícios do Extrato de Própolis?

Embora não existam tantos exames clínicos que comprovem todos os efeitos à saúde da Própolis, há algumas evidências de que a própolis pode oferecer certos benefícios. Aqui estão algumas das principais descobertas dos estudos disponíveis:

 

Tratamento Afta:

Algumas pesquisas sugeriram que a aplicação tópica de própolis pode contribuir consideravelmente para curar a herpes labial. Em 2010 os cientistas descobriram que Extratos de Própolis possuem efeitos de combate a vírus que podem ajudar a combater o vírus do herpes simples tipo 1, o vírus que causa o herpes labial.

 

Tratamento de herpes genital:

A aplicação de uma pomada à base de Própolis pode ajudar a tratar feridas relacionadas ao herpes genital. Especialista fizeram um estudo de 10 dias, 90 homens e mulheres com herpes genital usaram uma pomada contendo flavonóides provenientes de Própolis. No final do estudo, 24 dos 30 participantes no grupo de Própolis haviam se curado.

 

Diante desse achado, os especialistas concluíram que uma pomada contendo flavonóides provenientes do Extrato de Própolis podem ser mais eficazes que as pomadas aciclovir e placebo nas feridas relacionadas à herpes genital.

 

Tratamento de Queimaduras:

A própolis pode promover a cura de queimaduras leves. Isso foi o que os pesquisadores obtiveram a partir dos efeitos de um creme para a pele à base do Extrato de Própolis, como a sulfadiazina de prata, um medicamento comumente usado no tratamento de queimaduras de segundo e terceiro graus, em pacientes com queimaduras de segundo grau.

 

Os resultados do estudo mostraram que a Própolis e a sulfadiazina de prata foram igualmente eficazes no tratamento de queimaduras. Além disso, foi identificado que a própolis pode oferecer maiores benefícios anti-inflamatórios do que a sulfadiazina de prata.

 

Controle dos níveis de açúcar no sangue:

Os resultados de diversas pesquisas baseadas em animais indicam que a própolis pode ajudar no tratamento da diabetes. Em um estudo de 2005 publicado na Pharmacological Research, por exemplo, testes em ratos diabéticos revelaram que o tratamento com Extratos de Própolis ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. Testes ainda estão sendo feitos em humanos.

 

Como Usar e Tomar o Extrato de Própolis?

O Extrato de Própolis de abelha pode ser comprado fresco, como um extrato ou encapsulado. A própolis deve estar em um recipiente totalmente tampado, e deve cheirar e provar fresco. Ela pode ser facilmente encontrada em combinação com outros produtos apícolas, como geléia real e pólen, ou em fórmulas para aumentar a imunidade ou alergias.

 

É possível adicionar o Extrato de Própolis na pasta de dente, enxaguatório bucal ou outros produtos com o objetivo de refrescar o hálito. Se você estiver usando o Extrato de Própolis para alergias, a própolis local é mais eficaz, pois contém pequenas quantidades de pólen dessensibilizante local.

 

O Extrato de Própolis ainda está disponível em diversas formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pó, extrato e losango, em gotas, sprays e repelentes. Quando usado topicamente, é encontrado em pomadas, cremes, loções e outros produtos para cuidados pessoais. Não existem ainda recomendações de dose diária do Extrato de Própolis, mas é importante que seu uso não seja feito em excesso.

 

Quais os efeitos colaterais do Extrato de Própolis?

Ainda não há evidências suficientes para determinar se os produtos presentes no Extrato de Própolis são seguros ou não, mas não são considerados de alto risco. As pessoas geralmente tomam Própolis quando comem mel de forma in natura, nesses elas estão livre de qualquer risco. No entanto, se você tem alergia ao mel ou às abelhas, também terá uma reação a produtos que contém Própolis. Por isso é importante verificar qualquer tipo de alergia relacionada ao mel ou abelhas antes do uso.

 

É importante mencionar que a própolis também pode causar sua própria reação alérgica se for utilizada por um longo período de tempo. Os apicultores são algumas das pessoas com maior probabilidade de ter alergia à Própolis porque estão em torno do composto, em maior contato. A reação alérgica típica é uma erupção cutânea semelhante ao eczema.

 

É preciso muita atenção, a Própolis pode retardar a coagulação do sangue e aumentar o risco de sangramento em pessoas com distúrbios hemorrágicos ou durante a cirurgia. Não há risco para crianças e gestantes utilizaram o Extrato de Própolis, mas é muito importante verificar um médico antes da utilização. Sempre converse com seu médico antes de adicionar o extrato de própolis ao seu plano de tratamento, especialmente se você tiver alergias ou asma.

Blog Naturemed