Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Eucalipto


A planta com o nome científico de Eucalyptus globulus Labill, conhecido popularmente como Eucalipto, vem sendo cada vez mais usada e vem se tornando mais conhecida, por todos. Isso porque, a planta possui uma série de benefícios e vantagens para nosso corpo, podendo ser um grande aliado para nossa saúde em geral.


É uma planta bastante versátil, podendo ser encontrada em diversas formas de uso, a mais conhecida forma são as folhas de Eucalipto que, são usadas muitas das vezes para fazer inalação. O Eucalipto é bastante conhecido por sua grande melhora na respiração, e por este motivo, cada vez mais pessoas vêm adquirindo esse produto maravilhoso. 

 

É bastante comum encontrar o Eucalipto em suas diversas formas em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Continue acompanhando para ficar por dentro de tudo sobre essa maravilha natural.

 

O que é o Eucalipto?

Antes de começarmos a explicar sobre os diversos benefícios do Eucalipto, é importante saber o que é o Eucalipto? Pois, bem! O Eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania. Existem mais de 700 espécies de Eucalipto reconhecidas botanicamente, é uma planta que, pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, apesar de ser considerada uma árvore exótica.


O Eucalipto é uma árvore que pode chegar até 90 metros de altura, possui flores e frutos que usados da maneira correta pode fazer maravilhas em nossas vidas, isso porque o Eucalipto possui vários benefícios para nosso organismo, entre eles, podemos citar o alivio da tosse, asma e sinusite, prevenção de infecções, efeito antiparasitário, relaxante e analgésico. A seguir, vamos destacar sobre os principais nutrientes que podem ser encontrados no Eucalipto, continue acompanhando.


Quais os nutrientes do Eucalipto? 

Sabemos que o eucalipto é bastante conhecido pelas suas árvores enormes e seu cheiro refrescante, não é mesmo?! Contudo, o que muitos não sabem é que tanto as sementes do eucalipto quanto as suas folhas possuem propriedades únicas que vão trazer diversos benefícios ao corpo.


Vimos que é uma planta medicinal utilizada pelos povos antigos como forma de tratamento natural para diversas doenças, como: gripes, bronquites, asma entre outras. Entretanto, o que ninguém sabe é quais sãos os nutrientes do eucalipto capaz de tratar essas doenças respiratórias. Dessa forma, vamos cita alguns que encontramos em sua composição, como:


Terpeno: Quando falamos em aromaterapia, encontramos diversos tipos de benefícios quanto á sensação de cheiro, por exemplo, os terpenos encontrados no Eucalipto vão promover sensação de relaxamento e alívio do estresse.


Pineno: Os benefícios do pineno encontrado no Eucalipto vão agir diretamente como expectorante, antisséptico e o aumento do foco, além de, ajudar a neutralizar o comprometimento da memória e cognição.


Flavonoides: A presença dos flavonoides vai contribuir com a ação anti-inflamatória e antioxidante, ou seja, vai contribuir com o sistema de defesa do organismo, além de ajudar no combate dos radicais livres.


Taninos: Um dos grandes benefícios de conter os taninos é a sua ação antioxidante, no qual, vai trazer benefícios como: reforçar as paredes arteriais, reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular.


Esses são alguns nutrientes que encontramos no Eucalipto, que como forma de aromaterapia trará vários benefícios como veremos logo abaixo.


Quais os tipos de Eucalipto? 

Como já foi dito existem mais de 700 tipos de Eucalipto, o nome Eucalipto faz referência aos gêneros botânicos Eucalyptus e Corymbia, todos pertencentes a família Myrtaceae. No Brasil as espécies que tem mais destaque são os híbridos de Eucalyptus urophylla e Eucalyptus grandis, por possuir grande qualidade de matéria prima. Os principais tipos de Eucaliptos encontrados são:


Eucalyptus grandis: No Brasil esta espécie é a base da indústria de papel e celulose, é uma espécie que se adapta a solos arenosos que possui pouca exigência de água, isso acaba fazendo com que se distribua por todas as regiões do Brasil.

 

Eucalyptus cloeziana: É uma espécie rústica que possui um crescimento rápido, é adequada para reflorestamentos destinados á produção de madeira. É adaptada para solos rasos e pedregosos, e por isso se desenvolve melhor em regiões como sudoeste e sul do Brasil.


Eucalyptus dunni: Com o nome popular de Eucalipto-cidra, esta é uma árvore que oferece uma madeira de boa qualidade e fibras para polpa celulósica. É bastante cultivada no Sul do país, principalmente em solos catarinenses e paranaenses, tolera muito bem o frio, diferente do que se esperaria pela origem da planta.


Eucalyptus benthamii: Esta espécie prefere as planícies de rios ou ladeiras brandas, onde os solos são moderadamente bons. É muito utilizada para reflorestamento, indústria e comercio, por exemplo, celulose, lenha carvão e madeira cerrada.


Eucalyptus globulus: Este foi o primeiro a se tornar amplamente conhecida fora da Austrália, sua madeira é bastante usada para celulose e lenha. No Brasil seu plantio é mais indicado em regiões de clima ameno, como nos estados do Sul do país. Esta espécie que produz um dos óleos essenciais mais conhecidos atualmente, que ajuda a combater a febre da malária.


Existem muitos outros tipos de Eucaliptos, a grande vantagem dessa planta é que ela se adapta muito bem a diversos climas e solos diferentes. Além disso, possui uma grande versatilidade já que, existe um tipo para cara finalidade, por isso é importante conhecer alguns dos diversos tipos de arvores de Eucalipto e saber qual se encaixa melhor para o que você precisa.


Para que serve o Eucalipto?

Ficou bem claro que o Eucalipto é uma planta que pode ser bem diversificada e que pode trazer alguns benefícios para nosso corpo, já que seus compostos são ricos em excelentes vitaminas e nutrientes. Mas você deve estar se perguntando, afinal para que serve o eucalipto?


O Eucalipto é muito utilizado para tratamento de doenças respiratórias em geral, como por exemplo, gripe, resfriados asma, rinite, sinusite, bronquite, entre outras. Isso devido à suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias, descongestionantes, antissépticas e estimulantes de imunidade.

 

Mas esses não são os únicos benefícios do Eucalipto, ele pode ainda ser usado no cabelo melhorando o ressecamento e coceira do couro cabeludo, auxiliar no tratamento de acne e até mesmo para melhorar o bem estar físico e mental.


O Eucalipto pode ainda ser usado como um calmante e relaxante natural, através de seu poderoso aroma balsâmico das folhas de Eucalipto, esse aroma pode estimular os sentidos e limpar a mente, sendo muito utilizado em aromaterapia. Além disso, o óleo de Eucalipto pode estimular o sistema nervoso e promover uma maior concentração, diminuindo a fadiga mental.


Outros benefícios do Eucalipto?

Se engana quem pensa que, são somente esses os benefícios do Eucalipto, existem muitas outras ações maravilhosas, além das já citadas acima, que merecem um destaque especial, abaixo listaremos outras principais vantagens do uso do Eucalipto, acompanhe.


Alívio da tosse: O óleo essencial de Eucalipto é o responsável por esse alívio, muitos remédios que são vendidos para tosse, possuem o óleo de Eucalipto em sua composição. O alívio se dá por meio de uma massagem aplicada diretamente sobre o tórax e garganta, os efeitos de alívio dos sintomas da tosse e resfriado, são quase que imediatos. Além de aliviar a tosse, o Eucalipto também ajuda na expulsão de muco do peito, o óleo quando usado por meio de inalação de vapor é capaz de soltar o muco e fazer com que ele saia por meio da tosse.


Anti-insetos: Uma alternativa natural e eficaz para quem não deseja utilizar produtos repelentes com químicos fortes. Neste caso, o uso do óleo essencial de Eucalipto-limão é capaz de deixar mosquitos e outros insetos que se alimentam de sangue, bem longe, basta colocar algumas gotas em um difusor ou até mesmo fazer um spray de água. 


Tratamento de feridas: O Eucalipto possui ação cicatrizante e por isso é muito bom para feridas em geral. As folhas de Eucalipto e o óleo essencial de Eucalipto, além de, ter ação cicatrizante, podem ainda serem usados para combater e prevenir infecções. Além disso, também são bastante usados em queimaduras pequenas ou lesões que podem ser facilmente tratadas em casa.


Anti-inflamatório: O Eucalipto possui algumas ações anti-inflamatórias que, são capazes de aliviar os sintomas principalmente do herpes. Para esse alívio, o óleo deve ser aplicado sobre uma afta, isso acaba reduzindo a dor e ajudando no processo de cicatrização.


Antibacteriano: Por ter ações antibacterianas, o Eucalipto pode ajudar na saúde bucal, eliminando e combatendo germes e bactérias causadoras de mau hálito, sendo tão eficaz que muitos enxaguantes bucais utilizam óleo essencial de Eucalipto em sua formulação.


Alivio de dores articulares: não só dores articulares, o óleo essencial de Eucalipto é capaz de reduzir dores nas costas e em músculos lesionados, além disso, também é capaz de reduzir inflamações nesses mesmos locais.


Auxilia no tratamento de diabéticos: Estudos apontam que, além de tudo, as folhas de Eucalipto podem ajudar a reduzir a taxa de açúcar no nosso sangue, sendo um grande aliado no tratamento de diabetes. Mas, vale lembrar que, o uso recomendado é de somente uma xícara de chá por dia.


Realmente maravilhoso, não é mesmo? São inúmeros benefícios e vantagens que fazem do Eucalipto em suas diversas formas uma maravilha natural, usado da maneira correta fica evidente do tamanho do benefício sobre o corpo humano, a seguir comentaremos sobre as formas de uso.


Quais as formas de uso e como tomar?

Já foi dito que o Eucalipto é uma planta muito versátil e bastante benéfica para nosso organismo, é um produto de fácil acesso que, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação em diversas formas. A parte mais utilizada do Eucalipto são suas folhas, que podem ser usadas desde chás até inalações.


Dessa forma, encontramos hoje uma gama imensa de formulas e jeitos diferentes de usar esse produto natural no mercado atualmente, sendo de fácil acesso por toda população. Abaixo, citaremos as principais formas de Eucalipto que encontramos hoje, como: 


Chá de Eucalipto: O chá de Eucalipto é uma das formas mais utilizadas hoje em dia, para fazer o chá basta acrescentar uma colher de sopa de folhas de eucalipto picadas em uma xícara e cobrir com 150 ml de água fervente, depois tomar de 2 a 3 vezes por dia. Mas, para que serve o chá de Eucalipto? O chá é responsável por aliviar os sintomas de gripe e resfriados, além de, ser um dos responsáveis por eliminar as secreções pulmonares em geral.


Inalação: Essa é uma opção que envolve a essência de Eucalipto. Para fazer a inalação do vapor basta colocar 5 gotas de óleo essencial de Eucalipto em 1 litro de água fervente. É recomendada a inalação por alguns minutos e para obter um melhor efeito, pode ser colocada uma toalha sobre a cabeça de maneira que cubra a tigela. Desta forma será inspirada uma maior quantidade de vapor, sendo mais eficaz no alívio dos sintomas.


Uso tópico: Nesta forma também é utilizado o óleo essencial, colocando 2 gotas de óleo de Eucalipto em 100 ml de óleo mineral. Depois é só massagear o local desejado, e pronto, o efeito é bastante rápido e muito bom para aliviar incômodos no peito e garganta.


É sempre bom lembrar que a dose diária do produto deve ser sempre respeitada para que não haja efeitos indesejáveis, além disso, vale ressaltar que, de maneira alguma o uso do Eucalipto substitui um tratamento médico em casos mais graves, então caso já esteja com sintomas persistentes procure sempre ajuda profissional.


Tem efeitos colaterais e contraindicações?

Geralmente o uso do Eucalipto não possui muitos efeitos colaterais, porém como tudo em excesso faz mal, o uso excessivo do eucalipto pode incluir alergias, dificuldade para respirar, diarreia, náuseas, vômitos e até mesmo taquicardia. 


Para ser usado de maneira tópica é recomendado fazer antes um teste de alergia, para descartar quaisquer possíveis problemas, além disso, não deve ser usado muito próximo dos olhos, pois, pode causar irritação e sensação de queimação.


O produto é contraindicado em grávidas e em pessoas que tenham problemas no fígado, já que, o mesmo pode aumentar a ação do fígado. As inalações estão contraindicadas em crianças menores de 12 anos e não devem ser aplicados de maneira alguma em bebês, já que, eles têm uma pele muito sensível que pode acabar ocasionado alergias.


Não é recomendado que o óleo de Eucalipto seja usado oralmente, é um produto venenoso, portanto, não deve ser ingerido de forma alguma. Em alguns casos a ingestão ao invés de beneficiar pode piorar o quadro. Sintomas como tontura e sensação de sufocamento, podem indicar um sinal de intoxicação por Eucalipto.


Por isso, o recomendado é que sempre antes de fazer o uso de tais produtos, seja feita antes uma avaliação médica, para que ele possa adequar as doses e ver se realmente o uso é seguro para determinado caso, assim, sintomas indesejados podem ser evitados e poderá aproveitar mais os benefícios dessa maravilha.

 

Blog Naturemed