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    Chia

     

    Sabemos que cada dia mais as pessoas tem buscado por opção naturais que podem contribuir para a sua saúde e aqui vamos falar mais uma vez de uma das “queridinhas” das pessoas a chia, têm se tornado popular como uma das melhores sementes e sendo considerada um dos alimentos mais saudáveis para o nosso organismo.

     

    A chia está cada vez mais presentes na nossa alimentação, sendo fácil de ser encontrada em supermercado e lojas de produtos naturais, tendo vários adeptos pelo mundo por ser uma fonte de alimento rico em nutrientes e versátil, podendo ser agregada em vários alimentos do nosso dia-a-dia e substituindo até mesmo a farinha de trigo. Super interessante né?! Continue acompanhando que vamos explicar tudo sobre a chia e seus benefícios no nosso corpo.

     

    O que é Chia?

    Sabemos que ter uma alimentação adequada e equilibrada nem sempre é possível, isso porque geralmente nos toma muito tempo e dedicação e hoje atualmente as pessoas estão preferindo por praticidade e conforto, contudo sabemos que os resultados no nosso corpo não são bons.

     

    Dessa forma, tem crescido cada vez mais pessoas adeptas a consumir mais alimentos naturais e menos processados, isso claro se deve a preocupação do estado da saúde em si e é assim que os alimentos naturais como ervas, sementes e plantas tem ganhado o espaço no mercado e é por isso que hoje vamos falar sobre o que é a chia?

     

    Chia nada mais é do que as sementes que são extraídas da planta conhecida como salvia hispânica, no qual é originária das famílias das lamiaceas, ou seja, das famílias dos hortelãs, essa planta vai ter origem no México e Guatemala, sendo muito utilizado suas sementes como forma de alimentos pelos povos antigos das civilizações da América Central por muitos séculos.

     

    Se tornou muito comercializada nessa época, por ser considerado um super alimento, utilizada pelos povos antigos como uma forma de agregar ao corpo nutrientes importantes, se tornando assim o alimento básico para diversos povos.

     

    É importante ressaltar aqui que cada vez mais o consumo da semente da chia tem sido reforçado por vários pesquisadores, depois de comprovarem a importância e o tamanho da contribuição que ela proporciona para a nutrição humana, pois nela podemos dizer que são encontradas ácidos graxos, fibras, proteínas e outros nutrientes que vamos explicar melhor, contudo é importante  avaliar a qualidade das sementes da chia, lembrando que as sementes consideradas de boa qualidade para o consumo são a de cor preta ou branca.

     

    Quais os principais nutrientes da Chia?

    Sabemos que cada vez mais as pessoas tem se preocupado em mudar os maus hábitos e melhorar a alimentação para ter uma vida mais saudável e é por isso que as sementes da chia tem ganhado espaço no nosso mercado, sabemos que é uma especiaria antiga utilizada como uma forma de nutrição humano trazendo vários benefícios para o corpo.

     

    A chia é um alimento natural sem ser processado, trazendo altos benefícios para o organismo, como podemos comprovar com várias pesquisas realizada para entender e compreender melhor sobre as sementes da chia, isso graças aos diversos nutrientes que encontramos nela, no qual vamos explicar melhor, assim podemos dizer que 25 gramas de chia você encontra:

     

    Carboidratos: em uma porção da chia você encontrará 10,53g de carboidrato, um nutriente extremamente importante para manter o corpo, isso porque através dele conseguimos a energia necessária para o corpo, ajuda a melhorar o trânsito intestinal equilibrando assim a flora e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

     

    Proteínas: teremos cerca de 4,14g de proteína, no qual vão ser responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos do corpo, além de ajudar a ganhar massa magra elas também ajudam a produzir enzimas de hormônios, anticorpos, neurotransmissores, ajuda a repor o gasto de energia para as células, no metabolismo, na contração dos músculos e transportar substâncias no corpo.

     

    Gorduras: contém 7,69g de gorduras, que são responsáveis em fornecer energia para o corpo e auxiliar na construção de células, que mantem a temperatura do corpo, protege os órgãos vitais e ajuda a transportar nutrientes como vitaminas, enzimas e hormônios para auxiliar o sistema imunológico.

     

    Gorduras saturadas: você encontra 0,833g de gordura saturada que apesar da sua má fama, ele vai conseguir aumentar um pouco o colesterol bom- HDL, ajudando a realizar a limpeza da área, além de ajudar na produção de hormônios e transportes de nutrientes como vitaminas A, D, E e K.

     

    Gorduras monoinsaturadas: contém 0,577g conhecida também como ácido oleico, no qual vai ter a função de participar no metabolismo do corpo, de melhorar a síntese dos hormônios, além do mais é capaz de melhorar a absorção de cálcio, nos ossos deixando eles mais densos e com menores ocorrências de ossos quebradiços e menos doenças como osteoporose.

     

    Gorduras poli-insaturadas: numa porção de chia você vai ter 5,917g de gordura poli-insaturadas, no qual vai trazer vários benefícios para saúde, afinal ela é capaz de ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e diminuir os riscos de doenças cardíacas.

     

    Fibras: encontramos 8,6g de fibras que vão ser responsáveis em manter o funcionamento da microbiota intestinal, estimulam o trânsito intestinal, contribuem para a consistência normal das fezes e colaboram que seja absorvido pelo intestino somente os nutrientes necessários.

     

    Cálcio: contém cerca 158mg de cálcio, ou seja, é um mineral de fonte de manutenção das células do organismo e responsável pela resistência dos ossos.

     

    Fósforo: encontramos 215mg de fósforo na porção de chia, nutriente extremamente importante para garantir as funções das células, ajudar a contração dos músculos, na formação dos ossos e dentes, no DNA e RNA e ajuda na absorção dos minerais, carboidratos e proteínas.

     

    Magnésio: possui cerca de 84mg, no qual é um mineral extremamente importante para manter a manutenção das células no organismo, sendo responsável pela resistência dos ossos.

     

    Potássio: encontramos 112mg de potássio na porção de chia, sendo um nutriente extremamente importante para ajudar a controlar a pressão arterial e prevenir derrames.

     

    Ferro: terá na chia cerca de 1,93mg de ferro, nutriente essencial para a vida, além claro de ajudar a atenuar a síntese, ou seja, ajuda a fabricação das células vermelhas no sangue e o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

     

    Zinco: encontramos cerca de 1,15mg desse nutriente, lembrando que nosso corpo não produz o zinco sendo assim extremamente importante adquirir através da alimentação isso porque o mineral é necessário para manter o sistema imunológico saudável, além de ajudar a tratar várias doenças como: AIDS, artrite, reumatoide, lúpus entre outras.

     

    Vitamina A: encontramos 14ui de vitamina A, ajuda no metabolismo e no crescimento adequado dos tecidos de vários órgãos, sendo assim podemos citar por exemplo os olhos, a boca, nariz e estômago deixando saudáveis.

     

    Vitamina B1 (Tiamina): possuí 0,15mg de tiamina, tem a função de ajudar na formação da ATP- trifosfato de adenosina, molécula no qual as células utilizam como fonte de energia, além disso ela ajuda a converter o carboidrato em glicose, combustível para o funcionamento corporal, ajuda no metabolismo das gorduras e das proteínas.

     

    Vitamina B2 (Riboflavina): encontramos cerca de 0,043mg da riboflavina, ajuda na produção de energia do corpo, no crescimento e desenvolvimento, atua como antioxidantes, mantem saúde das hemácias no sangue que transportam o oxigênio pro corpo, ajuda na saúde dos olhos, da pele, da boca, melhora o funcionamento do sistema nervoso e diminui as enxaquecas.

     

    Vitamina B3 (Niacina): teremos cerca de 2,208mg niacina na porção da chia, mantém o funcionamento adequado do colesterol, ajuda a produzir energia nas células, mantém a saúde do DNA, das células, sistema nervoso, pele, da boca e dos olhos, preveni o câncer de boca e na garganta, melhora o controle da diabetes e artrite e ajuda a prevenir as doenças como: Alzheimer, catarata e aterosclerose.

     

    Para que serve a Chia?

    Sabemos que cada vez mais encontramos mais adeptos a buscar uma alimentação mais adequada e equilibrada, dessa forma podemos vê que a planta chia tem sido usada por muitos anos, mas a grande duvida que fica é para que serve a chia?

     

    Conhecida popularmente por todos e tem se tornado a queridinha do momento, a chia como já falamos chegou a ser usada por muito guerreiros guatemaltecos nas suas longas viagens, claro que, naquela época tínhamos a seguinte lenda, no qual quem consumisse uma colher da semente da chia conseguiria se sustentar por um dia inteiro e claro, eles não estavam errados.

     

    Afinal, esse é um dos principais pontos que a chia serve, como é um alimento rico de alto valor nutritivo, repleto de vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes, ela é conhecida e considerada como um dos poucos vegetais que são capazes de garantir um alto teor nutritivo no nosso corpo.

     

    Simplesmente, a chia vai ter a capacidade de absorver água e criar um gel protetor no estômago misturado com os alimentos, aumentando assim, o volume sem ocorrer nenhuma variação calórica do alimento, fazendo com que a saciedade se mantenha por mais tempo, além disso segundo o jornal Europeu da Clinica Nutricional, a chia tem a capacidade de controlar os níveis de glicose no sangue deixando assim a pessoa mais satisfeita, continue acompanhando que vamos falar melhor sobre os benefícios da chia.

     

    Outros benefícios da Chia?

    Sabemos que os benefícios da chia é indiscutível para a saúde, além de ser um super alimento rico em nutrientes usados desde dos tempos antigos pelos povos, cada vez mais a ciência tem buscado a estudar esse alimento para entender melhor e compreender todos os seus benefícios no corpo.

     

    Além disso, a chia é rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais capaz de garantir um valor nutricional enorme para o nosso corpo, trazendo assim, vários pontos positivos com o consumo da chia, no qual vamos poder explanar melhor todos os benefícios da chia abaixo.

     

    Emagrece: sabemos que a chia é uma ótima aliada para quem deseja emagrecer, isso ocorre porque ela é rica em propriedades como fibras, ômega 3 e proteínas que tem a capacidade de ajudar a manter a saciedade, além disso as fibras ajudam a absorver a água e a transformar em um gel diminuindo a vontade de comer, foi o que o um estudo divulgado na Nutrition Research and Practice conseguiu comprovar, que ao consumir as sementes da chia no café da manhã foi possível aumentar a saciedade e reduzir o consumo de alimentos.

     

    Previne o envelhecimento precoce: uma pesquisa realizada pelo Gerontology Research Center (EUA) foi possível identificar que o consumo da chia regularmente impede a formação dos radicais livres, graças por ser rica em antioxidantes, assim ela evita que os radicais livres possa destruir as membras celulares, contribuindo assim para retardar o processo de envelhecimento,

     

    Doenças cardíacas: várias pesquisas realizadas sobre o consumo da chia, foi capaz de comprovar que esse super alimento é capaz de evitar e combater doenças cardíacas como os infartos e acidentes vasculares (AVC), além de poder diminuir problemas com diabetes, regula a pressão dos vasos sanguíneos e evita a hipertensão, graças aos nutrientes presentes nesse alimento como, os ácidos graxos, fibras, proteínas e os antioxidantes.

     

    Controla e previne diabetes: as sementes da chia quando consumida ajuda a contribuir para manter os níveis de açúcar no sangue, controlando assim a glicemia e prevenindo a diabetes, isso porque quando consome a chia ela forma um gel viscoso no estômago que produz uma separação das enzimas digestivas dos carboidratos, fazendo com que ele seja lenta a conversão em açúcar.

     

    Fortalece a imunidade: o consumo da chia graças ao rico teor nutritivo que tem capazes de auxiliar na função imunológica, inibindo assim a reprodução das células inflamatórias, prevenindo as doenças de membranas celulares e neurotransmissores, além de reforças as defesas do organismo.

     

    Protege os ossos: vimos que a chia é uma boa fonte de cálcio, mineral que vai ser responsável em manter a saúde óssea estável, assim ela vai ser um grande aliado para manter os ossos rígidos, prevenindo a doença de osteoporose.

     

    Previne a prisão de ventre: já vimos que ela é rica em fibras, se transformando em gel, dessa forma ela vai ser capaz de aumentar o volume fecal e induzir os peristálticos, prevenindo a constipação, ou seja, a prisão de ventre.

     

    Ajuda a prevenir o câncer: os antioxidantes presentes na chia é capaz de prevenir a formação de tumores, sendo uma ótima aliada para manter a saúde do corpo.

     

    Protege o cérebro: graças ao magnésio presente na chia, ela vai ser capaz de auxiliar nas funções cerebrais, afinal esse nutriente é essencial para manter o funcionamento do cérebro e ligações cognitivas adequadas.

     

    Melhora o organismo após o treino: de acordo com a pesquisa da Universidade do Alabamaas sementes da chia tem a capacidade de melhorar o desempenho de quem prática atividade física, além disso com o alto teor de proteína e fibra que a chia têm, ela vai ser capaz de ser uma ótima bebida para a recuperação do pós treino e claro de contribuir para a manutenção da massa muscular e a fornecer energia no corpo.

     

    Diminui o colesterol: além disso ainda está sendo feito a pesquisa para comprovar que o consumo da chia pode diminuir o colesterol, até agora os resultados em animais foi possível comprovar que o colesterol ruim- LDL teve uma diminuição, até porque o consumo da chia vai diminuir a viscosidade do sangue, graças ao ácido graxo como ômega 3 que é presente nela, facilitando assim, a circulação e aumentando a oxigenação dos tecidos, reduzindo assim os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

     

    Evita gordura localizada: estudos feitos pelo European Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo da chia, por semanas, foi possível constatar que tiveram uma redução no pico da insulina, evitando assim o acúmulo de gordura no organismo e ajudando a eliminar aqueles “pneuzinhos” indesejados.

     

    Chia emagrece?

    Falar da planta chia pode não ser muito simples ou fácil, afinal percebemos a vasta gama que ela possui de nutrientes e benefícios para o nosso corpo, claro que para que isso ocorra é necessário fazer o seu consumo de maneira correta, contudo a dúvida que gera é se a chia emagrece?

     

    E a resposta é sim! A chia têm a capacidade de te ajudar a emagrecer, até porque ela é a “queridinha” de todos, sendo considerada por muitos um dos melhores alimentos para quem faz a dieta e tem a intenção de perder peso, isso claro está ligado a capacidade dela auxiliar em te deixar satisfeito, sem precisar de consumir muitos alimentos durante um período de tempo curto.

     

    Além disso, sabemos que a chia é rica em fibras que contribuem significativamente para manter a saciedade no estômago, isso só é possível porque quando consumismo as sementes da chia e elas entram em contato com a água, elas vão inchar e criar um gel no estômago, ajudando para que se sinta cheia por mais tempo.

     

    Dessa forma, de acordo com um relatório que foi publicado pela Universidade de New Hampshire as sementes da chia aceleram o metabolismo, é um alimento com poucas calorias e com valores nutricionais importantíssimo para garantir que o corpo emagreça de forma saudável.

     

    Claro que, precisamos lembrar que  para obter melhores resultados é importante buscar uma orientação de um nutricionista ou um médico adequado e de confiança, integrando juntamente o consumo da chia com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, dessa forma você conseguirá chegar nos seus resultados mais facilmente e de forma saudável.

     

    Quais as formas de uso e como tomar?

    Depois de tanto falar da chia você já deve estar se perguntando como e onde pode adquirir esse alimento rico em nutrientes com grandes benefícios para o corpo, não é mesmo?! Pois, então não se preocupe porque vamos explanar agora todas as formas que você encontra a chia e como tomar.

     

    Além disso, sabemos que a chia é um alimento super rico e super versátil, podendo ser consumida em várias formas na alimentação como: as sementes da chia, óleo da chia (cápsulas da chia) e farinha da chia (pó da chia), independente da escolha sabemos que ela vai ser e vai contribuir muito para que tenha uma vida mais saudável, contudo vale lembrar também que é importante buscar lojas de produtos naturais que sejam confiáveis como a Naturemed, pois devemos saber a procedência das sementes da chia, como já falamos as sementes boas são de cor preta e branca.

     

    Como falamos a chia é um alimento super versátil, dessa forma fica fácil de variar e integrar em diversos ingredientes e alimentos, como podemos colocar no pudim, polvilhadas em cereais e frutas, integradas em vitaminas e smoothies, colocada nos pães e biscoitos, sendo até mesmo uma ótima opção para os veganos, pois pode substituir até o ovo, as formas e maneiras para consumir a chia são imensas, mas agora vamos explicar como usar esses três tipos de formas que encontramos a chia hoje no mercado.

     

    Sementes da chia: as sementes podem ser consumidas cruas ou misturadas em alimentos seja para cozinhar ou alimentos como sucos, vitaminas, frutas, iogurte,  pães, sopas e caldos, não importa, basta você acrescentar uma colher da chia nesses alimentos durante o dia não ultrapassando a quantidade de 25 gramas por dia, contudo vale lembrar que deve se fazer o uso da ingestão de bastante água para ajudar que ela tenha efeitos positivos.

     

    Óleo da chia (cápsulas): sabemos que o nosso dia-a-dia é muito corrido, por esse motivo muitos preferem essa opção, pois além de ser uma maneira fácil de se utilizar ela vai ser mais concentrada ajudando a prevenir e a melhorar o sistema imunológico, claro que para isso devemos preservar em consumir 25 gramas da chia por dia, então quantas cápsulas você deverá tomar dependerá de cada fabricante.

     

    Farinha da chia (pó da chia): essa opção é ótima para substituir a farinha de trigo e deixar assim as receitas mais saudáveis, vale lembrar que vai ter todo beneficio da semente, contudo na farinha as fibras vão estar em maior quantidade, sendo assim importante consumir bastante liquido para evitar efeitos adversos, além disso ela é uma ótima opção para quem tem sensibilidade ao glúten para preparar as tortas, bolos, panquecas e outros alimentos.

     

    As opções de consumir a chia são imensas isso podemos perceber, contudo vale lembrar que é importante seguir a orientação do médico e respeitar as dosagens de cada fabricantes, evitando assim em passar dos 25 gramas por dia do consumo da chia.

     

    Quais os efeitos colaterais e contra-indicação?

    Depois de tanto falar dos benefícios da chia será que a chia tem efeitos colaterais? Podemos dizer que, geralmente não há contra indicação ou relatos de efeitos colaterais, contudo podemos dizer de um caso que apareceu nos Estados Unidos, no qual o paciente consumiu a chia seca e logo em seguida tomou um copo de água, ocorreu que as sementes se expandiram como é o natural e assim causou o bloqueio no esôfago, fazendo assim com que ele se sentisse mal e sendo diagnosticado como obstrução no esôfago, dessa forma o recomendado é consumir as sementes da chia com alimentos líquidos para evitar qualquer obstrução.

     

    Além disso, vale lembrar também o consumo da chia deve ser com uma orientação médica para avaliar o seu quadro clínico e claro deve respeitar a quantidade ideal por dia, afim de se evitar o seu excesso, pois esse pode causar o aumento do peso, a constipação intestinal e até mesmo a desconfortos gástricos, causando efeitos adversos em vez dos benefícios ao organismo.

    Blog Naturemed