Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Chá de Sene


Ter uma vida melhor e com qualidade tem sido ultimamente o objetivo de toda a população, dessa forma várias pessoas tem melhorado cada vez mais a sua alimentação e integrando como base da sua rotina a prática de atividades físicas, isso tem levado a buscar formas de suplementação de vários nutrientes como o chá de sene.


O chá de sene tem conquistado e é conhecido popularmente, como uma das principais formas de emagrecimento, e é justamente sobre isso que vamos falar, sobre a erva sene e suas principais funções e benefícios que pode trazer com o seu uso. Continue acompanhando para ficar por dentro do assunto.

 

O que é Chá de Sene?

Sabemos que cada dia mais as pessoas tem optado em buscar alimentos e produtos que podem complementar e contribuir para melhorar a saúde e a qualidade de vida e o chá de sene tem caído no gosto popular justamente por isso.

 

O sene é considerado como uma planta medicinal, conhecida popularmente por diversos nomes, como: Sena, Cene, Mamangá, Cássia e Lava-pratos, utilizada por muitos como um tratamento natural para a prisão de ventre, pois, suas propriedades e composição são ricas em fontes laxativas e purgantes.

 

A bebida é feita diretamente das folhas de sene, no qual, deriva da planta cujo nome cientifico é Senna alexandrina, com mais de 250 espécies sendo as mais utilizadas o Cassia Accutifollia e Cassia Angustifolia, derivações das espécies de sene conhecida no mundo.


Essa planta é nativa das regiões do Oriente Médio, África e Ásia, de clima semiáridas, utilizada pelos povos antigos como uma forma de remédio natural. De aspecto pequeno com formação de um arbusto de 50cm de altura, suas folhas são amarelas esverdeadas como um verde oliva, sendo utilizada até mesmo para decoração devido as suas folhas serem amarelas e delicadas. 


Podemos dizer que, depois de colhidas, as folhas e sementes passam por um processo de secagem para se tornar o chá de sene que conhecemos hoje em dia, onde terá as propriedades fitoterápicas, de cor amarronzada, com aroma fraco e sabor amargo.

 

Quais os nutrientes do Chá de Sene?

Como falamos, cada vez mais as pessoas estão tentando melhorar a sua vida, trocando maus hábitos em costumes que podem melhorar e ajudar o funcionamento do seu corpo, além disso o chá sene tem se tornado o queridinho aqui no Brasil.


Utilizado pelos povos antigos para tratamentos laxativos e purgantes, o sene tem ganhado espaço no mercado como uma das formas de ajudar no emagrecimento. Sendo assim, é valido ressaltar alguns dos nutrientes que podemos encontrar nessa planta, como:


Potássio: é fundamental para o funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos humano, aliás ele é crucial para a função cardíaca, desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, beneficiando também a digestão normal e funções musculares.


Carboidrato: apesar do que, muitos pensam o carboidrato é uma fonte importante para fornecer energia ao corpo, devendo ser ingerido regularmente para suprir as necessidades energéticas do organismo, além de ajudar a regular o metabolismo proteico, é necessário para o funcionamento do sistema nervoso, auxiliam na eliminação do bolo fecal e ajuda na função da estrutura das membranas plasmáticas das células.


Fósforo: é um nutriente importante para muitas funções das células, ele vai agir na contração dos músculos, na formação dos ossos e dentes, no DNA e RNA, participa na absorção dos carboidratos e no metabolismo de proteínas e minerais.


Magnésio: esse mineral é extremamente importante pois ele contém mais de 350 reações fundamentais no nosso corpo, incluindo a síntese de proteína, função muscular e nervosa, além de ajudar a controlar a glicose no sangue, regular a pressão arterial e claro não podemos deixar de falar que é um ótimo nutriente para a produção de energia no nosso corpo e para o desenvolvimento da estrutura óssea.


Ferro: é um nutriente essencial para a vida, além de atuar na síntese, ou seja, fabricação das células vermelhas o sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.


Flavonoides: são capazes de agir contra os radicais livres, conseguindo diminuir o envelhecimento precoce retardando o envelhecimento das células, além disso, ele tem ação anti-inflamatória, vasodilatadora, anticancerígena, analgésica, é uma antiviral e antimicrobiana natural.


Cálcio: é um composto mineral de fonte de manutenção das células do organismo e responsável pela resistência dos ossos, é um dos nutrientes mais importante e em maior quantidade no organismo, no qual, vai atuar na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa das funções neuromusculares.


Manganês: é um mineral essencial para o corpo, pois, atua no funcionamento normal do cérebro, do sistema nervoso e de algumas enzimas do corpo. Além disso, ele ajuda na saúde dos ossos, diminui as inflamações e controla os níveis de açúcar no sangue.


Como falamos o chá de sene é o queridinho de todos que desejam emagrecer, contudo ao tomar e fazer o seu uso, você também irá absorver esses nutrientes que encontramos na planta de sene, sendo assim, ela contribuirá para melhorar a saúde no organismo.

 

Para que serve o Chá de Sene?

Claro que, já falamos o suficiente para entender o que é a erva sene e todos os nutrientes que conseguimos encontrar em sua composição, assim, fica o questionamento para que serve o chá de sene, afinal, já sabemos que ela é um planta laxativa e utilizada para emagrecer, mas será que ela servi somente para isso?!


Quando pensamos em saber para que serve o chá de sene, provavelmente a primeira coisa que vem a cabeça é uma das formas de emagrecer, contudo, o sene tem propriedades laxativas, depurativas, vermífugas e purgativas, sendo assim, ele pode ser utilizado até mesmo para tratar problemas gastrointestinais. 


Claro que, é necessário buscar uma avaliação de um profissional, pois, o seu uso pode ocasionar alterações na microbiota intestinal, podendo prejudicar até mesmo a absorção dos nutrientes. Mas, continue acompanhando que abaixo vamos falar de outros benefícios que o sene possui.

 

Outros benefícios do Chá de Sene?

Vimos que, o sene tem diversas propriedades em sua composição e claro que, os benefícios do sene podem ir muito além de favorecer o emagrecimento. Apesar que, cientificamente ainda não conseguiram comprovar os efeitos do sene principalmente para o emagrecimento.


Contudo, sabemos que as folhas de sene são utilizadas a muito tempo pelos povos antigos como um tratamento natural para diversos problemas, como: fígado, respiratórios e até mesmo prisão de ventre. Então, continue acompanhando para conhecer todos os benefícios desse chá.


Combate prisão de ventre: utilizado até mesmo pelos povos antigos, o chá de sene é um ótimo aliado para combater a prisão de ventre, graças ao seu poder laxativo que ele possui. A planta sene consegue estimular o músculo do cólon e aliviam a constipação, isso ocorre graças ao seus composto antranquinônicos, senosídeos A e B que ajuda a estimular o funcionamento do intestino.


Antioxidantes naturais: como vimos em cima, as folhas de sene são ricas em diversos nutrientes e um deles são os flavonoides entre outros, que vão funcionar como um antioxidante natural. Sendo extremamente importante para manter a saúde do nosso organismo.


Função Detox: além de ser um antioxidante natural, ele ainda funciona como um detox, limpando todas as toxinas e resíduos do corpo, assim, ele vai agir como um diurético estimulando a liberação de líquidos, excesso de sais, gorduras e até mesmo a retenção de água que pode causar o inchaço.


Evita inflamações: o chá de sene ainda é utilizado como uma forma de evitar inflamações, sendo considerado como um tratamento alternativo de problemas inflamatórios, como: dores de cabeça e inflamação nas articulações e tecidos.


Atua como vermífugo: o chá de sene foi utilizado pelos povos antigos como um vermicida, no qual, em sua composição conseguimos encontrar alguns compostos que vão agir como efeito antiparasitário, conseguindo eliminar os parasitas e vermes intestinais mais fáceis.


Esses são alguns dos benefícios do sene, que poucos podem conhecer, afinal, a sua fama se dá ao fato de ele ser um ótimo aliado para emagrecer, e é justamente sobre isso que vamos falar abaixo.

 

Chá de Sene emagrece?

Com toda certeza, você já deve ter escutado com conhecidos que o chá de sene ajuda a emagrecer, não é mesmo?! Embora cientificamente não tenha sido comprovado esse efeito, ele tem se tornado popular para quem deseja emagrecer de forma rápida em menos de 24 horas.

 

De fato, podemos dizer que, existe pessoas que conseguem perder peso de forma rápida, mas isso não significa que esteja emagrecendo de forma saudável. O que acontece é que o chá de sene tem um efeito laxativo muito forte, assim ele consegue eliminar as fezes de forma mais rápida, antes mesmo dos alimentos serem absorvidos pelo corpo.


Além disso, o seu uso ainda consegue proporcionar uma diminuição de apetite, claro que, como ele tem um poder de laxante muito rápido, a chance de você estar eliminando peso por um processo nada saudável é grande.


Por isso, quando os nutricionistas acabam receitando depois de uma avaliação no paciente, o uso do chá de sene normalmente é feito por um período curto de até 2 semanas, para limpar as toxinas do corpo, com o intuito de prepara-lo para um novo plano alimentar que terá melhores resultados. 


Por esse motivo, podemos dizer que o chá de sene consegue ajudar no emagrecimento sim! Contudo, pode não ser uma das melhores opções, podendo ocorrer a deficiência de vários nutrientes. Assim, vale ressaltar a busca por uma orientação de um profissional adequado, no qual, vai avaliar sua real necessidade e fazer um plano adequado para o seu biotipo.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar do chá de sene você deve estar se perguntando como fazer o chá de sene e onde você pode adquirir essa especiaria, não é mesmo. Pois então, ela é uma erva simples e fácil de ser encontrado em diversas formas, seja elas em in natura ou em cápsulas.


Você conseguirá encontra-la em qualquer loja de produtos naturais ou em farmácias de manipulação, como é o caso da Naturemed, podemos destacar que essa loja é altamente qualificada e segura para obter os produtos, afinal é importante saber onde está adquirindo para não correr o risco de ter produto adulterado, mas, antes que fique a dúvida de como usa-la, abaixo vamos explanar melhor as formas de uso da erva sene, como:


Chá de sene: a preferência de todos, com toda certeza é o chá de sene, pois terá um efeito mais ativo no organismo, principalmente na sua versão de folhas secas. O chá de sene deve ser tomado 2 a 3 vezes ao dia sem adição de açúcar, além disso, ele não pode passar de 3 dias consecutivos ou de acordo com a orientação do médico.


Sene em cápsulas: além da opção do chá, também encontramos o sene em cápsulas, de forma mais prática e rápida, pode ser encontrada em lojas e até mesmo em farmácias, que deverá ser ingerida uma cápsula por dia de 100 a 300mg por dia, conforme a orientação do seu médico.

 

Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Depois disso tudo que falamos, de todos os benefícios, como e onde encontra-la é extremamente importante se informar sobre o uso da erva senediariamente, afim, de evitar algum efeito colateral, afinal agora o grande questionamento que fica é se o chá de sene faz mal, não é mesmo?!


É importante ressaltar que apesar de ser uma erva natural é importante buscar uma orientação médica para evitar que coloque em risco a saúde, até porque, algumas pessoas tem que tomar, um cuidado maior em tomar essa erva, pois, podem ser contraindicado para pessoas, como: grávidas e mulheres no período de menstruação, pessoas que sofrem de apendicite ou insuficiência renal, cardíaca, menores de 14 anos, idosos e pessoas que tem sensibilidade intestinal.

 

Chá de Sene aborta? 

Depois de tudo que foi falado, provavelmente você deve está se perguntando se o chá de sene aborta, não é mesmo?! Vale ressaltar que, como falamos acima as mulheres grávidas devem tomar cuidado ao usar essa erva, ou seja, devem buscar uma orientação do seu médico.


Afim, de evitar situações desagradáveis, até porque, o chá de sene é um dos chás naturais que é “proibido” para as grávidas, isso porque, como ele é um chá laxativo, pode provocar diarreia e contrações uterinas levando assim, ao aborto. Por esse motivo, ressaltamos na importância para as grávidas de plantão buscar uma orientação do seu médico antes de começa-lo a usar, para não sofrer nenhum aborto ou prejudicar o feto.

Blog Naturemed