Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Chá de Boldo

O Chá de Boldo é um chá de ervas muito famoso em toda parte do mundo por seus inúmeros benefícios a toda saúde. Originário das folhas da árvore do boldo sul-americano, o Boldo é um tratamento muito popular à base de ervas que podem ser a solução para diversas doenças, incluindo distúrbios digestivos, prisão de ventre, dores de cabeça e inúmeras outras condições. Além de todos esses benefícios do Chá de Boldo, há também uma poderosa ação desta erva que é a queridinha de todos, sim, o Chá de Boldo pode ajudar a emagrecer!

 

Mas para termos uma maior noção, para que realmente serve o Chá de Boldo? Essencialmente, o Boldo é bastante utilizado para espasmos gastrointestinais leves, cálculos biliares, dores nas articulações, como o reumatismo e infecções da bexiga. Sua poderosa ação também é capaz de contribuir para o aumento do fluxo de urina, livrando o corpo do excesso de fluídos, reduzindo a ansiedade e ainda eliminando significativamente as bactérias.

 

Hoje o Chá de Boldo é comumente utilizado, de forma bem especial para o tratamento de cálculos biliares e inflamação da vesícula biliar. O alcalóide boldina encontrado na erva, tem propriedade protetora do fígado e estimula a produção e secreção de bile. O Boldo é uma das melhores ervas medicinais para muitos distúrbios digestivos, como inchaço, azia e má absorção de nutrientes no estômago e nos intestinos. Continue lendo para que você saiba quais são todos os reais benefícios do Chá de Boldo. 

 

O que é o Chá de Boldo?

O Boldo, que tem o nome científico de Peumus boldus, é um arbusto aromático perene, sendo ela nativo do Chile, comumente encontrado neste país, mas principalmente na Cordilheira dos Andes. Entretanto essa árvore também pode ser encontrada em diversas outras áreas ao redor do mundo, como por exemplo, no México, Equador, Argentina e Marrocos.

 

Inúmeros cientistas acreditam que as folhas desta pequena árvore têm propriedades que podem proporcionar uma boa manutenção da saúde e por isso sido consumidas como um tônico para a saúde há muitos anos. Essa evidência pode ser sustentada, porque as folhas fossilizadas da árvore do Boldo foram encontradas com marcas de dentes humanos, levando os pesquisadores a acreditar que o Boldo pode ter sido consumido tanto para fins medicinais, como para dietéticos há milhares de anos.

 

Uma das outras grandes vantagens dessa erva, é que a casca do arbusto Boldo pode ser consumida, mas geralmente são as folhas que são consumidas por motivos de saúde já evidenciados e comprovados. Basicamente, as folhas são mergulhadas em água quente para fazer Chá de Boldo, ou as folhas podem ser moídas e depois combinadas com água para então ser feito o chá.

 

Quais os nutrientes do Chá de Boldo?

O Chá de Boldo possui em sua propriedade, nutrientes que são importantes para a boa manutenção da saúde. Durante muitos anos, ele foi utilizado não só por sua poderosa ação desintoxicante, mas também por sua capacidade de aliviar a dores intensas. Em relação às suas propriedades, esta planta medicinal é rica em óleos essenciais como cineol, eucaliptol e ascaridol, além desses, ele contém também altos níveis de flavonóides e taninos.

 

Embora algumas pessoas façam o uso do Chá de Boldo por conta própria, hoje em dia é muito comum que, devido ao seu forte sabor amargo, diversas pessoas passaram a misturá-lo com erva-mate, outra bebida sul-americana popular. Com isso, criaram uma bebida mais palatável e ainda cheia de benefícios para a saúde. Conheça mais alguns dos nutrientes do Chá de Boldo: 

 

Fitoquímicos: Segundo pesquisas a respeito desta era, foram encontrados inúmeros fitoquímicos nas folhas do Boldo, esses compostos químicos que estão presentes no boldo, possuem de forma específica, antioxidantes potentes identificados naturalmente em plantas, que ajudam de forma significativa na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

 

Ascaridol: O Chá de Boldo ainda apresenta a concentração de uma substância chamada ascaridol, considerada um vermífugo natural. Apesar de seus benefícios para outras áreas, essa substância é considerada tóxica se consumida em excesso ou até mesmo por um período maior que o indicado. 

 

Para que serve o Chá de Boldo?

Na América do Norte, o Boldo é indiscutivelmente mais conhecido e utilizado como um tônico para o fígado, isso porque há em suas propriedades uma grande capacidade de estimular a produção de bile. O Chá de Boldo pode contribuir também para o tratamento de uma variedade de doenças relacionadas ao fígado e à vesícula biliar, bem como a icterícia, hepatite e cálculos biliares como já citados. O chá dessa poderosa erva também é constantemente utilizado para a estimulação do apetite, melhorando a digestão, e promovendo a saúde intestinal, que por consequência, alivia a constipação.

 

A folha de Boldo é também muito utilizada na medicina natural, para o tratamento de distúrbios digestivos, como laxante, colerético (estimulante da secreção biliar), diurético e para doenças hepáticas. Foram encontradas evidências de que o Chá de Boldo é benéfico para outras condições como, vermes, gonorréia, sífilis, gota, reumatismo, resfriados e dores de ouvido. 

 

Segundo um estudo com cerca de, 13 chás de ervas muito comuns de serem utilizadas ​​na América do Sul, foi possível descobrir que o Chá de Boldo, diferentemente das demais ervas, tinha uma das maiores atividades antioxidantes. E isso foi baseado em sua grande capacidade de combater os radicais livres, que são compostos prejudiciais que podem causar danos celulares.

 

Isso sugere que, fazer o uso regular do Chá Boldo pode, de forma significativa, atribuir alguns benefícios antioxidantes a quem consome. O Chá de Boldo, também contém um composto volátil, chamado ascaridol, como mencionado mais acima. E em diversos estudos com esse composto, foi possível observar que o ascaridol demonstrou um potencial muito promissor no tratamento da leishmaniose, doença causada por parasitas tropicais. 

 

Chá de Boldo emagrece?

Bem, se esse chá é bom para o fígado, já podemos imaginar que o Chá Boldo seja excelente para a barriga em geral, e aqui falamos da perda de gordura. Não é à toa que, devido às propriedades benéficas para todo o sistema digestivo oferecidos pelo Boldo, como as propriedades diuréticas, a pergunta é sempre se o Chá de Boldo emagrece. E a resposta é que sim, essa erva pode contribuir para o emagrecimento de forma bastante significativa. 

 

Sua ação está intimamente ligada aos processos físicos do sistema digestivo, melhorando não só os problemas da bile, que é importantíssimo para o emagrecimento, mas também no bem estar geral da saúde digestiva. Porém, é imprescindível não abusar do seu consumo, pois suas contra-indicações e efeitos colaterais devem ser levados em consideração para evitar consequências desagradáveis. 

 

Em todo o caso, o chá de boldo é um importante potencializador para um emagrecimento saudável, ele não pode fazer milagres. É sempre indicado que a saúde esteja em dia, como na manutenção de uma boa alimentação e de exercícios físicos, para que todos os resultados esperados possam ser realmente satisfatórios com o uso do Chá de Boldo. 

 

Outros benefícios do Chá de Boldo:

Há muitas evidências dos benefícios para a saúde do Chá de Boldo, mais comumente, essa bebida à base de ervas é bastante utilizada e considerada responsável pela desintoxicação do fígado, a eliminação ou diminuição dos cálculos biliares e nas melhorias da saúde da vesícula biliar. Mas também é amplamente utilizado como um tônico de saúde para tantas outras condições.

 

Além disso, as folhas do Boldo desempenham uma importante função antimicrobiana, o que significa que podem tanto ajudar na prevenção quanto no tratamento de infecções causadas por microrganismos nocivos, como bactérias, vírus e parasitas. Devido à suposta atividade antimicrobiana, o Chá de Boldo é amplamente utilizado para eliminar vermes e tratar resfriados, sífilis e gonorréia. Veja a seguir todos os demais benefícios oferecidos por essa erva: 

 

Contribui para a saúde do fígado: A maior vantagem do Chá de Boldo certamente está em seu grande efeito positivo na saúde do fígado. O chá é conhecido por energizar a liberação de bile pelo fígado, que desempenha várias funções essenciais, como a remoção de resíduos e toxinas pelo fígado, pouco antes de se acumularem e começarem a causar danos. 

 

O Chá de Boldo tem ação protetora das células, fígado, de toxinas e radicais livres. Tudo isto devido à sua natureza antioxidante. Assim, sendo de natureza anti-inflamatória, suas propriedades garantem a redução da inflamação do fígado, melhorando significativamente a capacidade de cura do fígado.

 

Ajuda na digestão: Como já mencionado no início deste texto, o Chá Boldo tem sido amplamente difundido e utilizado há milhares de anos devido a todos os seus benefícios para saúde, de forma específica e principalmente como um poderoso suplemento para a potencialização na digestão de alimentos. 

 

À medida que ativa a produção de bile no fígado, o Chá de Boldo tem grande capacidade aumentar a degradação dos alimentos. Sua ação também está em acalmar as cólicas intestinais e atuar de forma bastante ativa como um laxante moderado para a redução da constipação. Uma das grandes utilizações dessa planta é pela diminuição da sensação de mal-estar estomacal.

 

Reduz os cálculos biliares: Como o Chá de Boldo tem propriedades que possuem a capacidade de aumentar a produção de bile no fígado, é possível que haja uma atuação grande de redução dos cálculos biliares, através da vesícula antes que realmente causem problemas. À medida que a quantidade de bile aumenta, a vesícula biliar é frequentemente esvaziada, reduzindo a eliminação de cálculos biliares antes de ficarem muito grandes e acabar causando problemas.

 

Além disso, como também já foi mencionado ao longo do texto, que através da ação do Chá de Boldo sobre os cálculos biliares, é possível que sua ação se estenda também para outros benefícios da saúde digestiva, uma vez que ele pode ser usado para estimular o apetite, melhorar a digestão, promover a saúde intestinal e aliviar os incômodos estomacais.

 

Aumenta e melhora a imunidade: A imunidade do corpo é amplamente apoiada pelo chá de boldo de inúmeras maneiras. Algumas pesquisas afirmaram que em sua composição, o Chá de Boldo possui diversos compostos antibacterianos e antimicrobianos naturais que auxiliam de forma significativa nos mecanismos de defesa e na redução de agentes infecciosos no organismo. 

 

Como um poderoso agente anti-inflamatório, o Chá de Boldo ainda contribui para a diminuição e o alívio das inflamações, tornando assim os mecanismos de defesa do corpo capazes de proteger o corpo sem que a inflamação faça grandes estragos. Sabemos que o Chá de Boldo também é rico em antioxidantes e isso significa que ele combate os radicais livres causem danos às células, evitando assim que sejam infectadas.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Como o Chá Boldo contém ascaridol, um composto aromático potencialmente prejudicial, não é recomendado que você o beba diariamente e tenha um cuidado especial e moderado no seu uso, lembre-se que tudo em excesso faz mal. É necessário também que haja um cuidado e moderação para a ingestão do Chá de Boldo.

 

Quando se inicia o consumo do chá, ou até mesmo quando ele é consumido em excesso, pode acabar causando um desconforto estomacal, mal-estar e até mesmo diarreia. Em alguns casos específicos ou mais graves de excesso, seu uso pode causar problemas no sistema nervoso. Para que você faça um bom uso do Chá de Boldo, confira a seguir:

 

Chá: O chá pode ser feito com 1 ou 2 colheres de chá de folhas de Boldo secas em 150 ml de água fervente. É necessário deixar descansar por 10 minutos. O chá pode ser bebido duas a três vezes ao dia. Uma dose média diária não deve exceder 3g da erva seca. Ele deve ser ingerido especialmente antes e depois das refeições.

 

Cápsula: A praticidade oferecida pela suplementação através das cápsulas garante todos os benefícios de diversos chás em um só lugar. Você pode encontrar cápsulas que unem diversas ervas e que em sua composição há o Boldo do Chile, a recomendação é de uma ingestão de cerca de 2 cápsula 3 vezes ao dia, sempre um período antes das principais refeições. 

 

Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

Não há maiores contra indicações a respeito da ingestão do Chá de Boldo, basta seguir a dose recomendada como um medicamento fitoterápico para que os benefícios sejam evidentes. Entretanto, como toda indicação para o uso de ervas medicinais é muito importante que a sua ingestão seja feita com um acompanhamento médico e sem exageros, para evitar efeitos contrários. 

 

Algumas outras recomendações são também muito importantes, como gestantes, lactantes e crianças não fazerem o uso sem um acompanhamento médico. O Chá de Boldo é também bastante conhecido por interagir com medicamentos para afinar o sangue, portanto, se você possuir condições como diabetes, é indicado não fazer o uso do Chá de Boldo sem que um médico prescreva. 

 

Além disso, o óleo essencial puro das folhas do Boldo não deve ser usado em excesso ou fora de orientação médica, pois contém ascaridol, e ela pode ser tóxica. E é justamente devido ao conteúdo dessa substância que qualquer uso do óleo essencial quando puro não seja recomendado, nem externamente nem internamente.

 

Como o Chá de Boldo pode interagir com inúmeros medicamentos diferentes, podendo interferir no tratamento de outras condições, é muito importante que você fale com seu médico antes de consumir o Chá de Boldo.

Blog Naturemed