Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Centella Asiática 

 

Aqueles que buscam incansavelmente diversos tratamentos sem receita ou até mesmo medicamentos com base naturais para tratar seja a sua acne, manchas ou vermelhidão, provavelmente já encontraram ou ouviram falar da Centella Asiática. Essa poderosa erva que tem propriedades antimicrobianas, antidiabéticas, antiinflamatórias, antidepressivas e que aumentam a memória, pode ser bastante benéfica para a manutenção geral da saúde.

 

Mas, como todos sabemos, dificilmente existe um ingrediente "milagroso" que possa realmente nos fornecer todos os benefícios aqui citados de uma forma bastante eficaz. No entanto, as propriedades existentes na planta Centella Asiática, podem e realmente são benéficos para inúmeras condições que serão mencionadas ao decorrer de todo o texto. Além disso, essa erva pode ser perfeita para algumas pessoas, de forma especial para aqueles que passam por longos episódios de inflamação na pele.

 

Outra forma de sabermos que com certeza, você já ouviu falar da Centella Asiática, é você ser um fã de cuidados com a pele, igual a diversos coreanos, pois, eles dominam a técnica de manter uma pele sempre linda, mas claro, com a ajuda dessa poderosa planta. Mas na verdade o que é a Centella Asiática? E por que isso está em produtos para a pele? Com uma planta que fornece incontáveis benefícios não só para a pele, mas também para a saúde, conheça tudo a respeito desta erva neste texto.

 

O que é Centella Asiática?

A Centella Asiática pode ser conhecida por diversos nomes e de diversas formas, dentre elas, nomes como Gotu Kola ou Cica, podem ser comuns a serem identificados por essa planta, mas ela é geralmente bem mais conhecida por seus inúmeros benefícios e cuidados com a pele. A Centella é uma erva verde consumida e comumente usada como erva medicinal na Ásia. 

 

Esta erva muito antiga é comumente misturada com outras plantas, para que assim a sua eficácia possa ser garantida e aumentada, incluindo, claro, os grandes benefícios de outras ervas. Embora, erva como a Centella Asiática seja remédio natural testado ao longo do tempo, com incríveis benefícios à saúde, ainda há uma falta de consciência ou talvez de um conhecimento melhor a respeito delas entre as pessoas. 

 

Diversas pessoas ainda não têm nenhum conhecimento das propriedades curativas dos medicamentos fitoterápicos e assim, eles estão se tornando cada vez mais dependentes de drogas sintéticas, que são facilmente acessíveis, especialmente quando moram nas cidades. A Centella Asiática é um medicamento fitoterápico totalmente natural, em seu uso, podem ser descartadas totalmente drogas sintéticas.

 

Conforme mencionado, as folhas de Centella Asiática têm sido utilizadas há muitos anos, para o tratamento de feridas. Mas essa erva não é apenas uma velha história de benefícios. Diversos estudos, assim como a ciência já comprovaram e apoiaram a sua eficácia.

 

Em um estudo a respeito dos benefícios da Centella Asiática, os pesquisadores descobriram que o extrato de Centella Asiática facilita a cicatrização de incisões e queimaduras. Com isso em mente, era apenas uma questão de tempo, até que as propriedades da Centella fossem incorporadas aos produtos para a pele.

 

Quais os nutrientes da Centella Asiática?

No sudeste da Ásia, devido aos seus inúmeros benefícios, a Centella Asiática é bastante utilizada tanto para alimentos, quanto para fins medicinais. Sendo essa erva um membro da família da salsa, a Centella Asiática é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, essenciais para uma boa manutenção geral da saúde.

 

Bastante conhecida por suas propriedades rejuvenescedoras, a Centella Asiática tem uma gama de nutrientes e diversos outros efeitos benéficos no corpo e na mente. As saponinas e as vitaminas A e C, sãos os principais agentes ativos que proporcionam todos esses benefícios citados ao longo de todo o texto, saiba melhor sobre a sua atuação: 

 

Saponinas: As Saponinas, também conhecidas como triterpenóides, são os principais componentes ativos da Centella Asiática. As saponinas triterpênicas são provavelmente a razão para as propriedades de cicatrização de feridas da Centella Asiática, porque são moduladores da produção de colágeno.

 

Vitamina A e C: A Vitamina A tem uma importante ação e função na participação no da manutenção da pele e das mucosas. Já a Vitamina C está intimamente ligada á produção de colágeno, sendo também muito importante para o bom funcionamento de todo o organismo. Estando essas duas vitaminas presentes nas propriedades da Centella Asiática, os benefícios para a pele e saúde são garantidos. 

 

Para que serve a Centella Asiática?

Diversos estudos demonstram que, com o uso continuado da Centella Asiática, sua ação pode ser benéfica para acalmar algumas irritações na pele, como a psoríase, a eczema, e a acne, além disso, seu benefício se estende a tratamentos de feridas, incluindo infecções, queimaduras e cicatrizes. Como aqui já mencionado, a Centella é mais conhecida por suas propriedades curativas e antibacterianas, o que o torna uma excelente opção de tratamento para peles mais sensíveis ou com tendência à secura.

 

Se você está lutando contra algumas condições que estão ligadas diretamente a irritação na pele, como a psoríase, eczema, lúpus, hanseníase, sífilis, acne, rosácea e pele extremamente seca, as propriedades existentes na composição da Centella Asiática, podem ser exatamente o que você precisa no momento, e funcionará perfeitamente para você. Isso porque a Centella possui antiinflamatórios e antibacterianos naturais, que contribuem significativamente para a cura e o alívio de doenças na pele.

 

Além disso, segundo diversas pesquisas e estudos, foi possível verificar que a Centella Asiática, pode ajudar de forma significativa na estimulação da criação de colágeno, sendo essa uma proteína de blocos de construção dos tecidos por todo o corpo que mantém a elasticidade da pele. A Centella pode contribuir para o fortalecimento da barreira da pele e pode ser um bom e poderoso contra o envelhecimento.

 

O extrato botânico dessa erva é ainda muito suave para a pele, por isso ele acaba sendo perfeito para todos os tipos de pele, especialmente para aquelas extremamente secas e sensíveis, trazendo á elas um excelente resultado de hidratação e pele saudável. Mas, muito além, é claro que a Centella Asiática também é a queridinha de rotinas de cuidados com a pele anti-envelhecimento, no famoso “skin care” suas propriedades estão sempre presentes. É devido ao seu alto teor de antioxidantes, que isso explica, por que existem tantas rotinas de cuidados da pele diferentes.

 

Centella Asiática emagrece?

Uma dúvida muito comum a respeito da Centella Asiática é se em suas propriedades, essa erva pode contribuir para o emagrecimento. A resposta é que, com vitaminas que contribuem para um bom funcionamento de todo o organismo, e ainda propriedades que tem um poder de ação diurética, sim, a Centella Asiática pode emagrecer. 

 

Sua principal ação diurética está diretamente ligada no trabalho, fazendo com que todos os líquidos retidos, tanto naturalmente pelo corpo ou pelo grande excesso de sal no corpo, possam ser expelidos através dos reagentes que estão na composição da Centella. Muitas pessoas são surpreendidas com o quanto seu peso era composto por líquidos, quando usam um a Centella Asiática como um diurético. 

 

A Centella Asiática também pode contribuir para acabar com ansiedade, sendo esse um fator importantíssimo para o emagrecimento. Em todo o caso, somente uma erva não pode fazer “milagre algum”. É necessário combinar o uso da Centella Asiática com a prática diária de exercícios físicos e a criação de um hábito saudável de alimentação. 

 

Outros benefícios da Centella Asiática?

Embora os produtos de Centella Asiática sejam riquíssimos em antioxidantes e vitaminas, ela é famosa não somente por seus inúmeros recursos para combater o envelhecimento, mas também por seus grandes benefícios contra a inflamação. Existem propriedades presentes da Centella Asiática que, se aplicados topicamente, eles podem garantir um combate à inflamação muito eficaz, no qual atua inibindo as citocinas pró-inflamatórias na pele. 

 

O resultado disso é em uma maior redução de chances de acabar surgindo cicatrizes durante a recuperação de feridas e também da acne. Além disso, as propriedades existentes nessa erva atuam como um calmante, contribuindo para secar de forma efetiva todas as espinhas, por exemplo, além, claro de também hidratar as áreas secas. Os benefícios da Centella Asiática, tem sido utilizados por muitos anos na forma medicinal para curar várias doenças de pele, incluindo a:

 

Redução da inflamação: A principal e mais conhecida atuação da Centella Asiática é certamente no combate e redução da inflamação em diversos aspectos no corpo, isso porque ela tem propriedades calmantes e curativas. O que torna o uso da suplementação da Centella Asiática bastante benéfico para pessoas que possuem pele sensível, e que apresentam vermelhidão, inflamação, ou irritação na pele.

 

Ação antioxidante: A Centella Asiática também contém um compostos ativos que atuam como um poderoso antioxidante. Além disso, todos nós já sabemos que propriedades antioxidantes são capazes de reduzir o surgimento de algumas condições como o câncer e o alzheimer. Entre outras coisas, por estar presente na Centella Asiática, um tratamento com essa erva pode ajudar a neutralizar os danos dos radicais livres causados ​​pelo sol e outros agressores externos.

 

Melhoria dos níveis de hidratação da pele: Por ser riquíssima em aminoácidos e em diversos outros nutrientes importantes para a pele, é possível obter um excelente benefício da Centella Asiática para a hidratação e a manutenção de uma pele mais saudável e bonita. Uma das inúmeras atuações da Centella Asiática na pele é no seu fornecimento de hidratação, para acalmar peles secas, ásperas, e até mesmo irritadas com a luz forte do calor ou as diversas outras irritações que podem ocorrer na pele.

 

Auxílio para a cura de pele e feridas: Os nutrientes presentes na Centella Asiática, como as vitaminas A e C, tem uma poderosa capacidade de contribuir em diversas melhorias da pele, e uma delas é na regeneração de feridas, curando feridas, através da síntese de colágenos, que permite cicatrizar de forma mais rápida e completa as feridas, mantendo assim uma pele mais jovem e bonita. Pessoas que sofrem de ressecamento da pele, eczema, rosácea, e até mesmo a acne agressiva, a Centella Asiática pode ser um bom auxílio que contribui significativamente para acalmar e curar a pele.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Como vimos ao longo do texto, as propriedades da Centella Asiática são uma excelente alternativa bastante natural, para que haja um combate na inflamação, ao mesmo tempo aumentando os antioxidantes. Se você está procurando novas opções para a manutenção da boa saúde e de uma pele cada vez mais saudável, a Centella é também uma das opções mais seguras e baratas, pois como vimos, ela é bem tolerada mesmo pelos tipos de pele mais sensíveis. 

 

É também um ingrediente perfeito para quem combate a acne e as cicatrizes, pois acalma e hidrata a pele sem causar nenhum tipo de estrago. As folhas da Centella Asiática também podem ser utilizadas de diversas formas, continue lendo para entender melhor, quais são as principais formas de suplementação da Centella Asiática: 

 

Cápsulas: As cápsulas são as formas mais práticas de suplementação da Centella Asiática por serem mais concentradas. Além da recomendação médica, você pode tomar a dose indicada de 500 mg, duas vezes ao dia, sempre com as principais refeições, no almoço e no jantar. Mas se preferir, ela também pode ser ingerida junto com os lanches da manhã e da tarde. 

 

Chá: Ela também pode ser ingerida na forma de chá, como a planta é diluída em água. O Chá de Centella Asiática pode ser consumido mais vezes, sendo o indicado geralmente de cinco a seis xícaras por dia. Além disso, o consumo deve ser sempre acompanhado por um médico ou especialista.

 

Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

Em diversos estudos, a Centella Asiática não demonstrou qualquer perigo à saúde, uma vez que a erva é natural. Mas há algumas recomendações de uso como qualquer outra erva, como a não recomendação de uso por mais de seis semanas. É preciso um acompanhamento com um médico especialista.

 

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do uso da Centella Asiática, geralmente são irritação e erupções na pele. Alguma alergia pode surgir, por isso é importante consultar um alergista antes de consumir a erva. Outros efeitos como náusea, tontura ou dores de cabeça podem ser comuns se tomadas em excesso ou por um tempo prolongado, sempre faça a ingestão de acordo com o receitado para você.

 

Pessoas que possuem algumas condições como, diabetes e colesterol, precisam ficar atentas antes de consumir a Centella, sendo necessário consultar um médico e verificar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Em alguns casos, a Centella Asiática pode aumentar os níveis de sangue e colesterol no organismo.

 

Mulheres gestantes, lactantes e crianças podem fazer a suplementação de Centella Asiática somente após uma avaliação médica, porque essa erva não indicada para esses grupos. Em todo o caso, a Centella Asiática pode ser ingerida normalmente se não houver excessos e um acompanhamento médico adequado.

 

Blog Naturemed