• Chá de Cavalinha você encontra para comprar na Naturemed. O Chá ajuda a evita a retenção de líquidos, eliminando o excesso e ajudando no emagrecimento. Além de auxiliar com o fluxo menstrual, queda de cabelo e reumatismo.
    Naturemed
    Product ID: 529
    Product SKU: 529
    New In stock />
    Chá de Cavalinha - 150g - Naturemed
    • -21% OFF
    Chá de Cavalinha - 150g - Naturemed

    Chá de Cavalinha - 150g - Naturemed

    De:R$32,90
    Por: R$ 25,90

Cavalinha Emagrece


Hoje vamos falar sobre a Cavalinha. Essa planta medicinal tem conquistado várias pessoas, com o intuito de ajudar a tratar várias doenças como, infecções urinárias entre outras. Contudo, você sabe, para que serve a Cavalinha? Aposto que não, não é mesmo?!


Sabemos que, popularmente a Cavalinha é conhecida como um remédio caseiro usado para diversos tratamentos, por diversos povos antigos, sendo usada até mesmo para auxiliar no emagrecimento. Por isso, vamos explicar melhor quais os benefícios da Cavalinha, acompanhe.

 
O que é Cavalinha?

Antes de explicarmos melhor sobre a Cavalinha e para que ela serve, é preciso identificar de onde surgiu essa planta medicinal. Pois, bem! Podemos dizer que o chá da Cavalinha cujo nome cientifico é Equisetum arvense, é nativa das regiões árticas do hemisfério norte, sendo utilizada desde os tempos da Grécia como uma planta medicinal.


Conhecida popularmente pelos nomes: equiseto, equiseto menor, cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou até mesmo cola-de-cavalo, é descendente de uma planta de origem há trezentos milhões de anos. Atualmente, encontramos a Cavalinha nas regiões da Europa, América do norte e no Canadá, com suas hastes em forma de tubo, com suas folhas nas formas de escama lembrando a mistura de um bambu com samambaia. 


Assim, a Cavalinha tem se tornado uma planta fitoterápica, pois, em sua composição encontramos vários nutrientes capazes de trazer vários benefícios ao organismo, sendo utilizada como remédio caseiro desde a hemorragia até o tratamento de rins. Abaixo, vamos citar alguns desses nutrientes que encontramos no chá da Cavalinha.


Quais os nutrientes da Cavalinha?

Podemos falar que, o chá da Cavalinha, ou como conhecemos aqui no Brasil, cavalinha-dos-campos é uma propriedade natural utilizada pela medicina convencional e pelos povos antigos para diversos tratamentos, mas o grande questionamento é o que a torna tão importante? 


Afinal, sabemos que, a Cavalinha é capaz de promover uma reação no organismo capaz de aumentar a produção de urina, trazendo diversos benefícios ao corpo. Isso porque, sua composição vai desde a ação diurética, antimicrobiano, antioxidante até ação anti-inflamatória. Abaixo, vamos destacar os principais ativos dessa planta, como:

 

Taninos: Esse composto presente na Cavalinha tem alto nível de antioxidante, no qual, vai trazer vários benefícios para a saúde, como: ajudar a regular o colesterol, atuar nas paredes arteriais, reforçar a resistência das veias e a diminuir os efeitos dos radicais livres.


Saponinas: Outro tipo de antioxidante presente na Cavalinha, no qual, vai atuar diretamente na proteção das células, a diminuir as ações dos radicais livres, a diminuir as alterações do DNA e diminuir a formação das placas de ateroma nas veias que podem surgir problemas como infarto e AVC.


Flavonóides: Os Flavonóides presentes na Cavalinha, também têm ação antioxidante, reduzindo as reações de diversos radicais livres, ajudando a retardar o envelhecimento das células, vai atuar como ação anti-inflamatória, analgésica, anticancerígena, vasodilatadora, antimicrobiana e antiviral.


Vitamina C: Essa vitamina é extremamente importante para manter as células do corpo saudável, além de ajudar na produção de colágeno, ajudar a manter as estruturas dos tecidos e órgãos saudáveis, ajuda na cicatrização das feridas, ajuda a aumentar a quantidade de ferro que será absorvida através da alimentação, diminui os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir diversas doenças como: cardíacas, artrite e câncer.


Potássio: É fundamental para o funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos humano, aliás, ele é crucial para a função cardíaca, desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, beneficiando também a digestão normal e funções musculares.


Cálcio: É um composto mineral de fonte de manutenção das células do organismo e responsável pela resistência dos ossos, é um dos nutrientes mais importantes e em maior quantidade no organismo, no qual, vai atuar na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa das funções neuromusculares.


Fósforo: É um nutriente importante para muitas funções das células, ele vai agir na contração dos músculos, na formação dos ossos e dentes, no DNA e RNA, participa na absorção dos carboidratos e no metabolismo de proteínas e minerais.


Sódio: Apesar de precisar analisar a quantidade diária que consumismo desse mineral, ele é extremamente importante em quantidades diárias certas, pois, está relacionado com as funções vitais do organismo, capaz de regular o volume plasmático, a contração muscular e a condução de impulsos nervosos.


Ferro: Nutriente essencial para a vida, além claro de ajudar a atenuar a síntese, ou seja, ajuda a fabricação das células vermelhas no sangue e o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.


Todos esses nutrientes encontramos na composição do chá de Cavalinha, no qual, vão ter funções especificas no organismo, trazendo benefícios, ajudando a regular e manter o bom funcionamento do corpo todo. Mas, continue acompanhando que, vamos falar melhor sobre todos os benefícios que a Cavalinha pode proporcionar.


Para que serve a Cavalinha?

Visto isso, você já deve ter percebido que todos os nutrientes e composições que existe na Cavalinha, os seus benefícios é grande para manter todo o funcionamento adequado do organismo, não é mesmo?! Mas, afinal o chá de Cavalinha para que serve?


Essa planta medicinal que, é utilizada a milhares de anos pelos povos antigos como forma de tratamento natural para diversos tratamentos, ou seja, a cavalinha é usada para aumentar a produção de urina, tendo assim, a ação diurética, ajudando a eliminar a retenção de líquidos e para tratamentos de infecções, além disso, ela também ajuda na cicatrização de feridas, no reparo ósseo, na saúde das unhas, pele e cabelos. Mas, continue acompanhando que vamos falar mais detalhado sobre todos os benefícios do chá de Cavalinha.

 

Outros benefícios da Cavalinha:

Os benefícios do chá de Cavalinha são indiscutíveis e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas, para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma compreendemos que o uso contínuo do chá, pode trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.


São vários os motivos que devemos aderir o chá de Cavalinha no nosso dia a dia, não é por falta de nutrientes e benefícios que ele tem se tornado cada vez mais, a escolha de muitos para um tratamento natural, a seguir podemos conferir alguns benefícios da Cavalinha: 


Previne retenção de líquidos: Sabemos que, o uso de chás traz grandes benefícios ao nosso corpo e a Cavalinha não poderia ser diferente. Dessa forma, podemos dizer que, ela tem ação diurética, ou seja, ajuda a prevenir e a combater a retenção de líquidos, além claro, de ajudar a eliminar as toxinas do nosso corpo, diminuir e prevenir o aparecimento de celulite, inchaços entre outros problemas que pode vim junto com a retenção de líquidos.

 

Protege os rins: Como falamos acima, a Cavalinha tem ação diurética, além disso, ela vai ser um ótimo componente para manter a saúde dos rins e os proteger, ou seja, é um ótimo fitoterápico natural para a saúde renal, além de, auxiliar nos tratamentos urinários e renais, como podemos citar a nefrite, infecções urinárias e a cistite.


Alivia as dores: Como vimos a planta é rica em flavonóides, que vai ter ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a aliviar varias dores no corpo, sendo extremamente benéfica para quem sofre de reumatismo, gota ou até mesmo artrite.


Bom para a pele e cabelo: Além da sua composição ser rica em flavonóides, ela ainda possui a saponinas e o silícios, no qual, vai agir também como antioxidantes, ajudando a manter a elasticidade da pele, a manter a saúde e a melhorar a aparência, prevenindo também as acnes, rugas e marcas de expressão.


Inflamações nas vias urinárias: O chá de Cavalinha é conhecido por tratar diversos problemas, dentre eles temos as infecções de urina. E segundo a nutricionista Laís Murta, as propriedades presentes na Cavalinha tem ação anti-inflamatórias e diuréticas, capaz de ajudar nos tratamentos de infecções que pode atingir a bexiga, próstata e uretra, ajudando até mesmo os pacientes recuperar depois de cirurgias nessas regiões. Claro que, para garantir melhores resultados é importante aliar o uso a Cavalinha com os tratamentos convencionais segundo a orientação médica.


Desconforto na menstruação: Outro benefício da Cavalinha para as mulheres é no período da menstruação, apesar de ela não ter efeito no fluxo menstrual, suas propriedades e a vasta gama em nutrientes é capaz de aliviar os desconfortos do período, aliviando os inchaços e as dores.


Tendência a hemorragias e coagulação indevidas do sangue: Além desses benefícios que citamos acima, a Cavalinha ainda é capaz de ajudar o processo de hemóstase, ou seja, como ela possui propriedades hemostáticas ela consegue impedir hemorragias e coagulações, ajudando a manter o sangue e suas características normais que impedem essas tendências.


Combate o estresse a ansiedade: O uso frequente do chá de Cavalinha, com sua vasta gama de propriedades ainda pode contribuir para amenizar e combater o estresse e a ansiedade nas pessoas, ajudando a ter uma vida mais tranquila e menos ansiosa.


Cavalinha emagrece?

Falar do chá de Cavalinha nem sempre é fácil, uma planta medicinal de alto poder curativo e utilizado por tanto tempo, sendo trocada e comercializada pelo mundo todo, tem crescido e caído cada vez mais no gosto popular, não falta motivos para querer começar a agregar essa substância na nossa alimentação, não é mesmo, mas será que o chá de Cavalinha emagrece?


E é sobre isso que vamos falar, ou melhor, dar mais destaque a um ponto que já falamos a cima. Suas propriedades de nutrientes são imensas, isso já sabemos e toda essa gama rica em nutrientes, vão ser capaz de te ajudar a emagrecer. Isso mesmo!


A Cavalinha emagrece, sim! Como já vimos acima ela tem vários componentes que vai ajudar a eliminar as toxinas, a diminuir os inchaços e retenção de líquidos e até mesmo ajudar no estresse e ansiedade, dois pontos extremamente importante, capaz de potencializar o consumo de alimento, afinal, o estresse e ansiedade, pode gerar em algumas pessoas a compulsão de alimentos, colaborando para o aumento do peso.


Contudo, vale a pena ressaltar que, a Cavalinha pode ser um grande aliado na dieta, afinal, nenhuma planta medicinal é capaz de emagrecer sozinha. Quando aliamos a Cavalinha, a dieta alimentar e a prática de atividades físicas, alcança os resultados melhores na perca de gorduras. Até porque, a ação diurética dela vai retirar a água do nosso corpo e não á gordura, assim, com a alimentação adequada, conseguir potencializar esse resultado.


Portanto, se você deseja emagrecer de forma saudável e mais rápido, busque uma orientação médica para adequar a dieta alimentar com o uso adequado da Cavalinha para conseguir melhores resultados.


Quais as formas de uso e como tomar?

Depois de tanto falar do chá de cavalinha você deve estar se perguntando como e onde você pode adquirir essa especiaria, não é mesmo. Pois então, a cavalinha é uma erva simples e fácil de ser encontrado em diversas formas, seja ela em forma de cápsula ou a planta, não importa.


Você conseguirá encontrá-la em qualquer loja de produtos naturais ou em farmácias de manipulação, com preço acessível a todos. Mas antes que fique a dúvida de como usá-la, abaixo vamos explicar melhor as formas de uso da Cavalinha.


Cápsulas: A Cavalinha em cápsulas, você encontra principalmente em farmácias manipulação, no qual, deve seguir as orientações médicas. Contudo, no geral, o recomendado é tomar 2 cápsulas 2 vezes ao dia.


Chá de Cavalinha: Podemos dizer que, o chá da Cavalinha é mais usado do que as cápsulas, sendo utilizado o talo seco da Cavalinha. Assim, você pode ferver uma xícara de água, acrescentar uma colher de sopa da Cavalinha, deixar repousar por cinco minutos, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, após as principais refeições.


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Depois disso tudo que falamos, de todos os benefícios, como e onde encontrá-la é extremamente importante se informar sobre o uso do chá da Cavalinha diariamente, afim de evitar algum efeito colateral, afinal, ninguém gosta de ter imprevisto ou ficar com sintomas indesejados.


Normalmente, não temos nenhum efeito colateral da Cavalinha, contudo, se consumida em excesso ela pode provocar perda de minerais no corpo, dores de cabeça, fraqueza muscular, diarreia, alteração na frequência cardíaca e até mesmo desidratação. Além disso, ela não é recomendada para grávidas ou lactantes, pessoas que tem pressão baixa, doenças nos rins e insuficiência cardíaca.


Dessa forma, ressaltamos a importância em buscar uma orientação médica adequada para avaliar seu quadro e a quantidade de uso, até mesmo porque, a cavalinha é recomendada ser consumida por períodos curtos de até uma semana ou segundo a orientação médica, evitando qualquer desconforto ou risco.

Blog Naturemed