Cavalinha
Conhecida por combater a retenção de líquidos, ajudar no emagrecimento e fortalecer os ossos, a Cavalinha é uma planta medicinal que tem se tornado cada vez mais conhecida e consumida. Tal fama se justifica pelo fato dela apresentar uma série de benefícios para a saúde humana, colaborando para o bem-estar geral, além de combater e prevenir doenças.
Ainda, é uma planta rica em nutrientes e propriedades que garantem todas as vantagens pelas quais é conhecida, tornando-a ainda mais poderosa. Desse modo, é possível citar dentre as suas principais propriedades: diurética, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, cicatrizante e remineralizante.
Sendo assim, ela sem dúvidas é uma planta muito potente e que tem muito a acrescentar no bem-estar e bom funcionamento do organismo humano como um todo. Em relação às formas de uso, ela apresenta uma enorme variedade, tornando-se um produto versátil e de fácil consumo, podendo ser consumido de acordo com a rotina do consumidor.
Portanto, é importante conhecer um pouco mais sobre a Cavalinha, a fim de entender como ela age no organismo, quais os principais benefícios, como administrá-la e possíveis efeitos colaterais. Por isso, preparamos esse post para que você possa compreender um pouco mais sobre essa planta e utilizá-la adequadamente.
O que é Cavalinha?
A Cavalinha, de nome científico Equisetum Hyemale, é uma planta medicinal nativa das regiões tropicais da América e vem sendo usada desde a Grécia Antiga, atualmente, cresce principalmente no Brasil, mas se adapta também em locais mais frios.A Cavalinha também, é uma das plantas mais antigas do reino vegetal, tendo cerca de trezentos milhões de anos.
Em relação as suas características, pode-se dizer que é uma planta perene, não possui flores e nem sementes, no entanto, algumas espécies podem apresentar folhas verticiladas, mas reduzidas a tamanho insignificante. Ainda, apresenta hastes em forma de tubo e folhas em forma de escama que fazem parecer um cruzamento entre um bambu e uma samambaia.
Ela também apresenta uma série de princípios ativos que agirão em conjunto com as propriedades, garantindo que uma série de benefícios seja desencadeada. Dentre esses ativos, é possível citar saponinas, flavonoides, taninos, alcaloides, ácidos diversos, resinas, vitamina C, lignanos e sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, ácido silícico e compostos hidrossolúveis derivados do silício.
Por fim, é possível preparar a Cavalinha de diferentes maneiras, seja em formato de chá ou em cápsulas. Tratando-se da versão do chá, a parte mais utilizada são os talos da planta que podem ser colhidos no final do verão e usados em decocção - gargarejos, banhos e compressas.
Valor Nutricional - Porção de 100g |
||
Quantidade por Porção |
%Valor Diário |
|
Valor Energético |
0 kcal |
0% |
Carboidratos |
0 g |
0% |
Proteínas |
0 g |
0% |
Gorduras Totais |
0 g |
0% |
Gorduras Saturadas |
0 g |
0% |
Gorduras Trans |
0 g |
0% |
Fibras Alimentares |
0 g |
0% |
Sódio |
0 mg |
0% |
(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**)Valores diários não estabelecidos.
Cavalinha: Para que serve?
É possível citar uma série de funções para a Cavalinha, uma vez que ela apresenta propriedades diurética, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, cicatrizante e remineralizante. Além de ativos como saponinas, flavonoides, taninos, alcaloides, ácidos diversos, resinas, vitamina C, lignanos e sais minerais.
Sendo assim, ela ajuda cuidados de pele, unhas, cicatrização de feridas, osteoporose e reparo ósseo. Além de também ter sido observado um resultado muito satisfatório no uso da planta como um método para ajudar na perda de peso, tornando-se talvez um dos principais motivos pelos quais as pessoas a procuram para consumo.
Ainda, é possível utilizar a erva medicinal para o tratamento de hemorragias e até mesmo regulação do ciclo menstrual. Isso ocorre devido ao fato das propriedades da planta serem capazes de reduzir o fluxo menstrual quando este se encontra abundante e de tratar hemorragias nasais e do estômago.
Por fim, seus benefícios são diversos e necessitam ser cada vez mais conhecidos, a fim de ajudarem mais pessoas em suas necessidades. Por isso, é uma ótima alternativa para quem deseja cuidar da saúde e até mesmo emagrecer sem o estimulo de químicos, apenas com o uso de produtos naturais que ajudam na manutenção da saúde e funções do corpo.
Cavalinha: Veja os benefícios e vantagens
Os benefícios do chá de Cavalinha são indiscutíveis e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas, para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma compreendemos que o uso contínuo do chá, pode trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.
São vários os motivos que devemos aderir o chá de Cavalinha no nosso dia a dia, não é por falta de nutrientes e benefícios que ele tem se tornado cada vez mais, a escolha de muitos para um tratamento natural, a seguir podemos conferir alguns benefícios da Cavalinha:
1. Previne retenção de líquidos
Sabemos que, o uso de chás traz grandes benefícios ao nosso corpo e a Cavalinha não poderia ser diferente. Dessa forma, podemos dizer que, ela tem ação diurética, ou seja, ajuda a prevenir e a combater a retenção de líquidos, além claro, de ajudar a eliminar as toxinas do nosso corpo, diminuir e prevenir o aparecimento de celulite, inchaços entre outros problemas que pode vim junto com a retenção de líquidos.
2. Protege os rins
Como falamos acima, a Cavalinha tem ação diurética, além disso, ela vai ser um ótimo componente para manter a saúde dos rins e os proteger, ou seja, é um ótimo fitoterápico natural para a saúde renal, além de, auxiliar nos tratamentos urinários e renais, como podemos citar a nefrite, infecções urinárias e a cistite.
3. Alivia as dores
Como vimos a planta é rica em flavonóides, que vai ter ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a aliviar varias dores no corpo, sendo extremamente benéfica para quem sofre de reumatismo, gota ou até mesmo artrite.
4. Bom para a pele e cabelo
Além da sua composição ser rica em flavonóides, ela ainda possui a saponinas e o silícios, no qual, vai agir também como antioxidantes, ajudando a manter a elasticidade da pele, a manter a saúde e a melhorar a aparência, prevenindo também as acnes, rugas e marcas de expressão.
5. Inflamações nas vias urinárias
O chá de Cavalinha é conhecido por tratar diversos problemas, dentre eles temos as infecções de urina. E segundo a nutricionista Laís Murta, as propriedades presentes na Cavalinha tem ação anti-inflamatórias e diuréticas, capaz de ajudar nos tratamentos de infecções que pode atingir a bexiga, próstata e uretra, ajudando até mesmo os pacientes recuperar depois de cirurgias nessas regiões. Claro que, para garantir melhores resultados é importante aliar o uso a Cavalinha com os tratamentos convencionais segundo a orientação médica.
6. Desconforto na menstruação
Outro benefício da Cavalinha para as mulheres é no período da menstruação, apesar de ela não ter efeito no fluxo menstrual, suas propriedades e a vasta gama em nutrientes é capaz de aliviar os desconfortos do período, aliviando os inchaços e as dores.
7. Tendência a hemorragias e coagulação indevidas do sangue
Além desses benefícios que citamos acima, a Cavalinha ainda é capaz de ajudar o processo de hemóstase, ou seja, como ela possui propriedades hemostáticas ela consegue impedir hemorragias e coagulações, ajudando a manter o sangue e suas características normais que impedem essas tendências.
8. Combate o estresse a ansiedade
O uso frequente do chá de Cavalinha, com sua vasta gama de propriedades ainda pode contribuir para amenizar e combater o estresse e a ansiedade nas pessoas, ajudando a ter uma vida mais tranquila e menos ansiosa.
Cavalinha emagrece mesmo?
Sim. O consumo de Cavalinha pode ajudar no emagrecimento de forma saudável e sem prejudicar o funcionamento do organismo humano, de forma que outros benefícios também sejam garantidos com a perda de peso e que, além disso, o emagrecimento seja conquistado com o funcionamento adequado do organismo.
Dessa forma, a planta atua na redução da retenção de líquidos, o que faz com que o corpo desinche e, automaticamente, medidas sejam reduzidas. Além disso, a função diurética também oferece um grande suporte para as pessoas que sofrem com o ganho excessivo de peso, ajudando-as a vencer esse processo.
Cavalinha pode auxiliar na pressão?
Sim. As pessoas que apresenta hipertensão arterial podem ser beneficiadas com o consumo adequado de Cavalinha, fazendo com que haja um controle sobre a pressão e que ela não fique descontrolada, equilibrando-a e trazendo saúde para quem apresenta essa enfermidade que atinge milhares de pessoas.
Sendo assim, a erva ajuda a diminuir a pressão arterial devido à sua ação diurética, esta aumenta a eliminação de líquidos do corpo. Sendo assim, essa ação faz com que o volume de líquidos nos vasos sanguíneos diminua, reduzindo também o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue e, com isso, reduz a pressão arterial.
Cavalinha: Como tomar?
A Cavalinha é uma planta medicinal muito versátil e que possibilita diferentes formas de consumo, de modo que se encaixe da melhor forma em sua rotina. Dessa forma, pessoas que preferem preparar chás para consumo se sentem satisfeitas com o produto e também atende às pessoas que preferem o consumo simples das cápsulas.
Sendo assim, é importante entender como administrar cada uma dessas versões, de modo que se respeite a dosagem máxima e que seu preparo seja feito da maneira correta e com cuidado. Por isso, preparamos abaixo uma lista sobre a maneira correta de administrar cada uma das versões da planta. Confira:
Cavalinha em cápsulas: A versão em cápsulas da planta facilita o seu consumo, podendo ser administrada em qualquer lugar e no horário de preferência. Recomenda-se o consumo de 2 cápsulas por dia, sendo a primeira administrada após o café da manhã e a segunda após o almoço.
Chá de Cavalinha: Para prepará-lo, basta colocar o talo seco da planta em uma xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Após esse tempo, basta coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.
Qual a relação da Cavalinha e Hibisco?
A Cavalinha com Hibisco traz uma série de benefícios para o organismo, principalmente no que diz respeito à perda de peso e à desintoxicação do corpo. Sendo assim, ao utilizá-los separados já é possível observar uma série de benefícios relacionados aos citados acima e, quando são consumidos juntos, esses efeitos são potencializados.
Sendo assim, os dois são responsáveis por potencializar os efeitos principalmente no emagrecimento, fazendo com que esta se torne mais rápida e menos árdua, além de ajudar a manter a saúde do corpo. Além disso, também exerce um ótimo efeito antioxidante, prevenindo contra uma série de doenças, como o câncer.
Cavalinha: Quais os efeitos colaterais e contra indicação?
Por se tratar de um produto natural, a Cavalinha não apresenta efeitos colaterais quando administrada em um curto período de tempo. No entanto, quando utilizada por um longo período e em grandes quantidades pode causar perda de minerais importantes para o corpo, resultando em diarreia, dor de cabeça forte, desidratação, perda de peso, pancreatite, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular.
Além disso, seu consumo é contraindicado para grávidas, lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, uma vez que pode diminuir a pressão arterial e devido ao efeito diurético. Portanto, lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar o consumo da planta.
Cavalinha tira o sono?
Não, muito pelo contrário. A Cavalinha não tira o sono, tal fato ocorre pelo fato de que ela não apresenta cafeína ou qualquer outro componente causador de insônia em sua composição, o que garante que a erva não seja capaz de fazer com que você perca seu sono durante à noite ou durma mal após consumi-la.
Além disso, ela pode ser uma importante aliada do sono, proporcionando noites de qualidade e bem dormidas, de forma que a pessoa consiga descansar tranquilamente. Isso se justifica pelo fato de que a erva diminui a ansiedade, ajudando a relaxar e a contribuir com a qualidade do sono, quando for consumido à noite.
Cavalinha pode abortar?
Sim, e por isso não é recomendado consumir Cavalinha durante o período gestacional. Tal fato ocorre, porque a erva pode apresentar toxidade e efeitos nocivos às grávidas, prejudicando a saúde do bebê e, dependendo da quantidade que é ingerida, pode ter efeito abortivo, embora não seja tão comum de ocorrer.
No entanto, vale ressaltar ainda que o que torna a erva prejudicial para as grávidas não é ele em si, mas quando consumida em exagero, sem respeitar as dosagens diárias recomendadas. Sendo assim, é importante consultar seu médico antes de iniciar seu consumo, de modo que ela não interfira na gravidez.