Castanha da Índia
Conhecida por tratar hemorroidas e problemas na circulação, a Castanha da Índia tem se destacado cada vez mais no mercado, principalmente por causa de sua infinidade de benefícios. Além disso, há uma busca constante por fitoterápicos, uma vez que as pessoas estão cada vez mais aderindo hábitos de vida saudáveis.
Nesse sentido, esse estilo de vida é conquistado aos poucos e essa oleaginosa pode ajudar nesse processo que costuma ser bem complicado. Dessa forma, seu consumo é ideal pelo fato de apresentar uma variedade de formas de consumo, o que facilita sua administração durante a rotina ocupada que é realidade de milhares de pessoas.
Sendo assim, pode-se afirmar que as vantagens em consumi-la são muitas e, sem dúvidas, é um produto que ajuda na manutenção da saúde do organismo, oferecendo proteção contra uma série de doenças. Desse modo, ela apresenta uma série de propriedades que são responsáveis por garantir esses benefícios, o que o torna um alimento muito rico.
Portanto, a Castanha da Índia se destaca positivamente em diversos aspectos relacionados ao bem-estar e à saúde em geral. Por isso, é importante entender mais sobre esse alimento e como ele age em nosso organismo, além de conhecer seus benefícios, utilidades e até mesmo possíveis efeitos colaterais.
O que é Castanha da Índia?
A Castanha da Índia é o fruto do Castanheiro da Índia, de nome científico Aesculus hippocastanum, e é classificada como uma oleaginosa que normalmente tem seu óleo extraído para consumo, não sendo muito comum consumi-la in natura. A árvore em que esse fruto é extraído costuma atingir até 25 metros de altura.
Em relação às propriedades dessa castanha, pode-se dizer que são variadas e são responsáveis por garantir que os benefícios atuem no organismo de forma satisfatória. Dentre as principais é possível citar: antioxidantes, antiedematogênicas, anti-inflamatórias, anti-hemorroidal, vasoconstritoras, venotônicas, vasoprotetores e redutoras da permeabilidade capilar.
Além disso, ela apresenta vitaminas muito importantes para a manutenção da saúde do sistema imunológico e também da pele, garantindo que estejam funcionando corretamente e exercendo bem a função protetora. Dito isso, ela é rica em vitamina B, vitamina C, vitamina K e ácidos graxos, que são essenciais para o bem-estar e saúde humana.
Ainda, é uma castanha nativa de partes do sudeste da Europa e, embora seus frutos contenham sementes que aparentam canhas doces, apresentam um sabor amargo. É possível consumi-la de diferentes formas, podendo ser feito cápsulas, pó, folhas, sabonetes e outros produtos cosméticos a partir de seu extrato.
Por fim, vale ressaltar que a Castanha da Índia, ao contrário de outras castanhas, não é comestível. Desse modo, ela contém quantidades significativas de uma substância tóxica, chamada esculina, que pode ser fatal se ingerida, podendo levar a distúrbios gastrointestinais, fraqueza muscular e até mesmo paralisia.
Castanha da Índia: Para que Serve?
A Castanha da Índia pode ser utilizada para inúmeras enfermidades, atuando tanto na prevenção quanto no tratamento de forma satisfatória. No entanto, seu uso mais comum é para tratar hemorroidas e problemas de circulação, como insuficiência venosa e varizes, devido as suas propriedades.
Ainda, a oleaginosa pode ser usada para outros fins, apresentando uma infinidade de possibilidades de uso, o que a torna um fruto muito versátil. Dessa forma, também é possível utilizá-la para dores nas articulações, problemas na bexiga e gastrointestinais, febre, cãibras nas pernas, sendo este último mais conhecido dentre os demais citados.
Por fim, a Castanha da Índia é uma fonte rica em vitaminas B, C, K, antioxidantes e ácidos graxos, além de apresentar ação anti-inflamatória, anti-hemorroidal e vasoconstritoras. Por isso, é usada para problemas de circulação, aliviando a sensação de dor e peso nas pernas, além de também auxiliar na saúde da pele.
Veja os Benefícios da Castanha da Índia
Rica em propriedades medicinais e vitaminas, a Castanha da Índia apresenta uma série de benefícios para a saúde humana, podendo ser usada para diferentes fins. Dessa forma, ela é responsável pela promoção do bem-estar geral e ainda ajuda na manutenção do funcionamento do organismo, permitindo que ele funcione adequadamente.
Sendo assim, é importante conhecer os principais benefícios dessa oleaginosa, de modo que você consiga aproveitá-los em sua totalidade e consumi-la de maneira correta, de forma que todas as vantagens sejam adquiridas de forma satisfatória. Por isso, preparamos uma lista com os principais benefícios da Castanha da Índia. Confira:
1. Combate a má circulação
A propriedade venotônica da Castanha da Índia é responsável por combater a má circulação, uma vez que ela aumenta a pressão natural feita pela veia, facilitando a circulação sanguínea. Além disso, ela previne acidentes venosos por ser um excelente vasoconstritor e diminui a fragilidade e permeabilidade dos vasos.
2. Reduz o risco de aterosclerose
A gordura monoinsaturada (conhecida como gordura boa) presente na composição da oleaginosa ajuda no aumento do colesterol bom – HDL -, que é responsável pelo controle e regulação dos níveis do colesterol ruim – LDL – e de triglicerídeos. Assim, ela previne a formação de placas de gordura no interior dos vasos e, consequentemente, reduz o risco de aterosclerose.
3. Ajuda na cicatrização de feridas
As propriedades anti-inflamatória e venotônica da Castanha da Índia são responsáveis por reduzir o inchaço da ferida e aumentar a circulação sanguínea, favorecendo a cicatrização de feridas.
4. Previne a diabetes tipo 2
A Castanha da Índia ajuda a manter a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, uma vez que apresenta gordura monoinsaturada em sua composição, fator que previne o surgimento da diabetes tipo 2. Além disso, as fibras presentes em sua composição agem de forma semelhante e também ajudam na prevenção.
5. Ajuda a tratar doenças de pele
As propriedades anti-inflamatórias da oleaginosa ajudam na prevenção e tratamento de doenças de pele, como o eczema – inflamação da pele. Além disso, é responsável também, pela presença das vitaminas, por proteger e promover a saúde da pele.
6. Auxilia no combate à infertilidade masculina
A Castanha da Índia pode ajuda a combater a infertilidade masculina. Esse benefício é possibilitado pelo fato de que uma das principais causas da infertilidade ser a varicocele (inchaço das veias próximas aos testículos) e, dessa forma, as propriedades anti-inflamatórias e anti-inchaço da escina podem ajudar a tratá-la.
Castanha da Índia emagrece realmente?
Sim, a Castanha da Índia pode ajudar de forma satisfatória no emagrecimento, de forma que a pessoa se sinta confortável de novo com seu corpo. É muito comum que pessoas busquem o emagrecimento e desistam por desmotivação ao ver que não estão tendo resultado e, por isso, a castanha pode ser indicada, pois permite que os resultados sejam notados rapidamente.
Nesse sentido, há diversos mecanismos para emagrecer, seja ele por meio de inibidores de apetite, aceleradores de metabolismo, redutores de medidas, enfim, existe uma grande variedade. Por isso, é preciso entender quais desses mecanismos são utilizados pela oleaginosa e como eles garantem os resultados.
Dessa forma, a Castanha da Índia age de forma satisfatória na perda de peso pelo método de inibição do apetite e um consequente aumento da saciedade. Tal efeito se deve ao fato da oleaginosa apresentar ricas quantidades de fibras em sua composição e, tal elemento, é responsável por proporcionar essa sensação.
Portanto, pode-se dizer seguramente que o fruto ajuda no processo de emagrecimento, tornando-o menos árduo. Os resultados podem ser ainda mais satisfatórios quando acompanhados de uma rotina regular de prática de exercícios físicos e o cumprimento de uma dieta balanceada.
Castanha da Índia funciona para varizes?
Sim, a Castanha da Índia funciona para varizes. Normalmente, esse problema é causado por insuficiência venosa crônica, que é uma doença evolutiva que tem como principal característica o surgimento de varizes e, quando não tratada a tempo, pode levar ao ressecamento, descamação e escurecimento da pele.
Dessa forma, pode-se dizer que as varizes consistem no inchaço e saliência das veias que incomodam esteticamente milhares de pessoas. Além disso, é importante lembrar que não é apenas um incômodo estético, mas um problema que pode tomar grandes proporções se não tratado a tempo e, por isso, não deve ser ignorado.
Sendo assim, pelo fato da Castanha da Índia apresentar uma série de propriedades benéficas para a circulação, como propriedades anti-inflamatória, venotônica, vasoconstritoras e vasoprotetoras, ela ajuda a tratar a condição quando já existe e ainda é responsável pela prevenção para que não se desenvolvam na pessoa.
Por fim, a oleaginosa ajuda a potencializar o tônus venoso e, consequentemente, melhora o fluxo sanguíneo na região das pernas. Além disso, auxilia na redução do inchaço e das dores causadas pelas varizes e, de fato, ajuda a lidar da melhor maneira possível com esse problema, tornando-se mais fácil de ser tratado.
Castanha da Índia ajuda no tratamento das hemorroidas?
Sim, pode-se dizer que uma das principais funções da Castanha da Índia é ajudar no tratamento das hemorroidas. Dito isso, é um problema muito comum que atinge milhares de pessoas e as preocupa, uma vez que é uma condição que deve ser tratada logo que é descoberta e, além disso, deve-se ficar atento ao histórico familiar, pois é uma doença hereditária.
Nesse sentido, é importante compreender que as hemorroidas e caracterizam como veias inchadas e inflamadas no reto e no ânus que causam desconforto e sangramento. A principal causa dessa condição, além da hereditariedade, é o grande esforço feito durante evacuações, obesidade ou até mesmo gravidez.
Sendo assim, a Castanha da Índia age no tratamento dessa condição por meio de suas propriedades medicinais. As principais responsáveis por isso são as propriedades de vasoconstrição, responsável pela redução da dilatação das veias; e a anti-inflamatória, responsável por reduzir a inflamação, dor e desconforto do local.
Por fim, pode-se afirmar que a oleaginosa é ótima quando se trata do seu consumo para o tratamento de hemorroidas. Dessa forma, ela pode ser usada como um remédio caseiro para a doença e complementar a função de outros medicamentos que devem ser utilizados para o tratamento.
Castanha da Índia: Como tomar e dosagem recomendada?
Há diversas formas de consumir a Castanha da Índia, visto que é uma oleaginosa muito versátil. Dessa forma, sua administração é facilitada e pode se adequar perfeitamente à vida de quem possui uma rotina apertada durante a semana e não tem tempo para preparos mais elaborados.
Sendo assim, é importante conhecer melhor quais são essas formas de uso, para que você escolha a mais adequada para seu caso e a que vai se encaixar melhor a sua rotina. Além disso, também é necessário entender quais são as dosagens máximas recomendadas, a fim de garantir os benefícios de forma satisfatória. Confira:
Castanha da Índia em comprimido: Recomenda-se o consumo de 3 comprimidos de 100 mg do extrato seco ao dia.
Extrato seco de Castanha da Índia: Recomenda-se o consumo de 200-600 mg ao dia.
Tintura de Castanha da Índia: Recomenda-se o consumo de 3-12 ml divididos em 2 ou 3 doses por dia e diluídos em água.
Chá de Castanha da Índia: Para prepará-lo, basta colocar as folhas de Castanha da Índia na água fervente e deixar em repouso por cerca de 20 minutos. Depois, basta coar e beber de 2 a 3 xícaras ao dia para hemorroidas. Já para problemas de pele e artrite, recomenda-se colocar a mistura em compressas limpas e aplicar sobre o local afetado durante 15 minutos, sem esfregar na pele.
Castanha da Índia: Efeitos colaterais e contra-indicação
Por se tratar de um produto natural, a Castanha da Índia não costuma apresentar efeitos colaterais significativos. No entanto, deve-se atentar a dosagem máxima recomendada, uma vez que quando consumida em excesso pode causar irritação no trato digestivo, dor e sensação de estômago cheio, dilatação da pupila, vômito e diminuição da coordenação.
Ainda, nos casos mais graves, pode levar até mesmo à paralisia e, quando utilizada na forma de pomada, é possível que haja coceira e vermelhidão no local em que foi aplicada. Em relação à contraindicação, é importante destacar alguns pontos, como pessoas alérgicas a qualquer componente da oleaginosa não deve consumi-la.
Além disso, pacientes com insuficiência renal ou hepática, pessoas que utilizam anticoagulantes orais, crianças e grávidas não devem consumir a Castanha da Índia. Por fim, é importante consultar um médico ou profissional da saúde antes de iniciar seu consumo, a fim de receber uma orientação detalhada sobre o consumo dessa oleaginosa.