• Cáscara Sagrada você encontra para comprar na Naturemed. A Casca Sagrada é uma planta medicinal, que pode ajudar a emagrecer, pois atua nos movimentos intestinais, aliviando a prisão de ventre e o inchaço na parte abdominal.
    Naturemed
    Product ID: 811
    Product SKU: 811
    New In stock />
    Cáscara Sagrada - 120 Cápsulas - Naturemed
    • -20% OFF
    Cáscara Sagrada - 120 Cápsulas - Naturemed

    Cáscara Sagrada - 120 Cápsulas - Naturemed

    De:R$69,00
    Por: R$ 54,90

Cáscara Sagrada

 

A cáscara sagrada, ou como é bastante conhecida, “casca amarga” ou ainda “casca sagrada” tem sido utilizada há muito tempo, desde muitos séculos atrás como um laxante natural, diversas tribos indígenas e, posteriormente, os colonos, faziam o uso dessa planta com esse objetivo. Ainda hoje, esse ingrediente único ainda é amplamente conhecido e utilizado por seu grande benefício e potencial à saúde.

 

O chá de cáscara sagrada possui propriedades riscas em sua composição, que garantem, de forma significativa na estimulação das terminações nervosas, uma importante ação no organismo que acelera a passagem de alimentos pelo intestino, diminuindo assim a absorção hídrica, isso pode resultar em fezes mais hidratadas, e assim, consequentemente facilita também a evacuação.

 

Apesar de todos os benefícios da cáscara sagrada na qual veremos mais a frente, seu efeito mais conhecido é o laxativo. Hoje em dia, a cáscara sagrada é também muito utilizada na composição de protetores solares, para potencializar os benefícios da pele. E, por não ser um um extrato de gosto amargo como as demais plantas, ele pode e é introduzido em diversos alimentos e bebidas, com o objetivo de adicionar sabor e maior nutrição à eles.

 

Por esses, e por tantos outros benefícios da cáscara sagrada, neste texto, vamos conhecer mais sobre essa planta, entender melhor o que ela é, para que serve a cáscara sagrada, bem como as suas instruções de uso. Que você tenha uma boa leitura!

 

O que é Cáscara Sagrada?

Para uma breve introdução a respeito desta planta, já sabemos que a cáscara sagrada é uma planta medicinal bastante utilizada para tratamentos de problemas intestinais, como a prisão de ventre, isso porque essa poderosa planta possui propriedades laxantes, que desempenha um importante papel na evacuação. É importante mencionar que esse é um dos principais motivos pelo qual a cáscara sagrada é responsável, sendo assim referência no assunto.

 

O nome científico da cáscara sagrada é o Rhamnus purshiana, e o seu nome também pode ser identificado no Brasil como Cáscara Santa. Essa planta tem origem montanhosa, e pode ser encontrada facilmente tanto no Oregon, quanto na Colômbia. Como mencionado anteriormente, sua descoberta veio através de tribos indígenas, mas esses eram americanos, e eles possuíam a finalidade de utilizar essa planta para fins terapêuticos.

 

Quando a cáscara sagrada cresce o suficiente em que deve crescer, ela pode chegar a ter 32 metros de altura. A cor de sua casca apresenta uma cor marrom, porém com frutos de cores mais escuras, e suas folhas geralmente são com bordas serrilhadas. Além disso, a casca da cáscara sagrada é naturalmente mais utilizada para fins medicinais, mas essa possui um gosto bastante amargo.

 

Qual os nutrientes da Cáscara Sagrada?

A constipação, um dos mais problemas por quem busca os benefícios da cáscara sagrada, é geralmente definida como tendo movimentos intestinais pouco frequentes, por muitas das vezes em menos de três por semana, tendo assim uma grande dificuldade em passar nas fezes. Muitas pessoas experimenta constipação ocasional, mas a grande maioria dos adultos sofrem de constipação crônica, sem cuidados corretos.

 

Sendo assim, diversas pessoas procuram remédios com propriedades nutritivas de laxantes, mas, como sabemos, esses podem levar à dependência e efeitos colaterais preocupantes. Intervenções naturais, como suplementos são normalmente indicados em casos de pessoas que querem aliviar os sintomas da constipação, e desejam uma forma mais natural. Veja a seguir os principais  nutrientes da cáscara sagrada:

 

Fibras: As fibras alimentares atuam como vassouras, que levam os resíduos alimentares e toda a gordura que está em excesso na alimentação pelo intestino, diminuindo o nível de colesterol absorvido. Sua atuação está também no cólon, por sua capacidade de absorção de água, ajuda a prevenir e tratar a constipação.

 

Magnésio: O magnésio pode ajudar significativamente a tratar a constipação, mas também as diversas condições no estômago, como os gases intestinais. A cáscara sagrada possui em suas propriedades boas doses do magnésio, contribuindo assim para uma melhoria contra a constipação.

 

Antraquinonas: A antraquinona é um composto que possui uma poderosa ação laxante, tendo a principal função e sendo encarregada pela utilização terapêutica da maior parte dos vegetais que possui quinonas, é também encontrada quantidade significativas de sua composição na cáscara sagrada.

 

Para que serve a Cáscara Sagrada?

Como já vimos na introdução deste texto, a cáscara sagrada é comumente utilizada para combater a prisão de ventre, mas, devido a suas propriedades laxativas, ela também pode auxiliar significativamente no emagrecimento, uma vez que as suas propriedades também são responsáveis pela diminuição da absorção de gordura, sendo a principal potencializadora no trabalho da digestão da adiposidade, podendo ainda ser utilizada para controlar o colesterol.

 

Muito além de possuir propriedades laxativas, a planta cáscara sagrada também possui propriedades diuréticas, tônicas e estimuladoras. E como isso beneficia o organismo? Através desse mecanismo, ela pode contribuir significativamente para combater as retenções líquidas, ajudar no tratamento de prisão de ventre, no fluxo menstrual que pode estar desregulado, diminuir o inchaço abdominal, melhorar a hemorroidas e ainda os diversos problemas relacionados à região intestinal.

 

Mas destacamos aqui o seu uso mais comum, que está intimamente relacionado ao tratamento de constipação intestinal. E como ela age no organismo? Através da suas riquíssimas propriedades laxativas, essa planta é responsável também por causar um tipo de irritação no colo intestinal, que consequentemente aumentam o movimento no tubo digestivo, fazendo com que a evacuação que ora estava difícil, seja facilitada.

 

Uma das outras tantas vantagens em usufruir a cáscara sagrada, é que ela possui poderosas propriedades que estimulam terminações nervosas, uma importante ação que facilita e acelera a passagem dos alimentos pelo intestino, reduzindo a absorção de água. E é importante lembrar que estes movimentos também pode contribuir significativamente para o emagrecimento de uma forma mais natural.

 

Cáscara Sagrada emagrece?

Para que busca uma melhor qualidade de vida, e benefícios como emagrecer: Sim, a Cáscara sagrada emagrece! Isso porque, como já mencionado aqui, é devido sua ação laxante suave, a sua digestão pode ser cada vez mais facilitada. E os benefícios se estendem a combater a prisão de ventre e um efeito diurético, que por consequência, reduz significativamente o acúmulo de gorduras e toxinas que podem estar no organismo.

 

Cientificamente não é comprovado o fator emagrecimento vindo da cáscara sagrada, mas como ela possui em sua composição propriedades importantes que contribuem para o emagrecimento, como o propriedades diuréticas, certamente essa planta é uma das mais indicadas quando se trata de perder peso de uma forma mais rápida e o mais importante, de forma saudável.

 

É bem verdade que, se você fizer o uso de apenas algumas cápsulas ou até mesmo o chá de cáscara sagrada, e esperar por um emagrecimento como forma de milagre, isso não acontecerá. Isso porque, assim como todos os outros compostos que são naturais, e com o objetivo de melhorar a saúde, seja em condições ou emagrecimento, não poderá ter maior efeito se não for acompanhado de algumas ações importantes por parte da pessoa.

 

Essa ações podem ser um melhor equilíbrio da alimentação, mantendo sempre uma alimentação cada vez mai saudável e de boa nutrição. É muito importante também que a alimentação venha acompanhada da prática de exercícios físicos. Manter a prática de esportes durante o dia a dia é imprescindível para que bons resultados no emagrecimentos possam ser duradouros e mais rápidos.

 

Por fim, a ação da cáscara sagrada sobre o organismo se dá de forma geral quando os efeitos laxantes propiciam uma melhor evacuação do intestino, reduzindo assim, de forma significativa o consumo de calorias, impedindo a digestão completa, o que, por sua vez, pode contribuir para que haja um emagrecimento, diminuindo o volume da cintura, regulando o sistema digestivo do corpo e eliminando muitas substâncias não aproveitadas pelo organismo, promovendo assim uma perda de peso rápida e saudável.

 

Outros benefícios da Cáscara Sagrada:

Como vimos ao longo do texto, a cáscara sagrada é uma planta medicinal bastante eficaz, que é amplamente utilizada no tratamento de problemas de prisão de ventre, por conter em suas propriedades uma poderosa ação laxante. Mas muito além desse benefícios, e de todos os outros citados aqui, essa planta ainda possui uma infinidade de funções de benefício no organismo.

 

Ela pode também, de forma significativa, ajuda a combater a retenção de líquidos, problemas de fígado, de uma forma bem natural, diminuindo o inchaço abdominal. Porém, assim como todos as plantas medicinais, não deve exagerar no seu consumo, caso contrário o efeito pode ser reverso e sem resultado benéfico. Conheça então todos os benefícios da cáscara sagrada para a saúde:

 

Atrasar os sinais de envelhecimento: Por possuir propriedades riquíssimas de anti-envelhecimento, essa planta pode ajudar significativamente a diminuir ou até mesmo eliminar as rugas e manchas na pele que podem surgir ao longo dos anos. Essa é uma excelente alternativa para quem quer manter uma pele jovem e atual.

 

Combate a acne: O chá de cáscara sagrada pode ser também utilizado no tratamento de acnes, e principalmente em marcas de acnes, para quem sofre deste mal. O uso desta planta é basicamente através do chá frio, que colocado sobre o rosto, pode contribuir de forma significativa no tratamento e prevenção da acne. Porém, nunca descarte a avaliação de um dermatologista.

 

Tem ricas propriedades hidratantes: A cáscara sagrada possui também poderosas propriedades hidratantes. E, por isso, na maioria das vezes, essa planta é amplamente utilizada em diversos produtos corporais. Ela pode substituir diversos cremes caros para a hidratação da pele, possuindo o mesmos benefícios.

 

Melhorando a saúde capilar: Você sabia que a cáscara sagrada, muito além de ajudar purificando o nosso organismo, pode contribuir também prevenindo contra problemas relacionados com o couro cabeludo? Pois é, a atuação dessa planta pode contribuir para a diminuição ou eliminação completa de piolhos e caspa. Perfeito, não?

 

Alguns dos outros benefícios adicionais da cáscara sagrada está ainda em melhorar significativamente o fluxo de secreções do pâncreas, do estômago e do fígado. Isso, por sua vez, como já mencionado, promove a digestão mais rápida e saudável do corpo. A cáscara sagrada também pode agir como um poderoso antibiótico natural no intestino, sendo responsável por eliminar parasitas gastrintestinais, como exemplo os vermes.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Quando a cáscara sagrada é utilizada da forma correta, ela é bastante benéfica e  age como laxante suave, combatendo a prisão de ventre crônica, e uma grande vantagem desta planta é a de não provocar diarreia, ou dor de barriga. Além disso seu uso não diminui a atividade espontânea do intestino, mesmo se você não fizer mais o uso contínuo da planta.

 

É importante mencionar ainda que a cáscara sagrada não deve ser utilizada por um longo período de tempo, ela deve ser usada apenas pelo prazo orientado por um profissional da saúde. Alguns especialistas indicam que o melhor horário para o consumo desta planta é antes de dormir, sendo assim esperado a reação dos efeitos pela manhã. Mas quais são as formas de uso?

 

Cápsulas: O consumo da cáscara sagrada em cápsulas é indicado, oralmente, uma vez ao dia, sem exceder a quantidade de até duas cápsulas ao dia, salvo a que se for indicada por um profissional da saúde. A periodicidade é a critério do profissional, mas é comumente indicada para ser inserida no meio da tarde ou antes de dormir, ou a critério médico.

 

Chá: A casca seca da cáscara sagrada é também indicada e utilizada para chás e infusões. Sua indicação de uso também está restrita à indicação médica, mas é normalmente indicado que não exceda a quantidade de 1 a 2 xícara de chá de cáscara sagrada por dia.

 

Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

Não existem maiores contraindicações do uso da cáscara sagrada, mas é preciso ficar sempre atento, porque dependendo da dose e também da sensibilidade de cada indivíduo e organismo, é possível apresentar alguns efeitos como cólicas e diarréias. Um outro ponto muito importante é que, se a cáscara sagrada não for bem seca e envelhecida, alguns destes sintomas podem ser maiores e mais fortes.

 

Não é indicado também fazer o uso durante a gravidez e mulheres lactantes, isso porque ela pode provocar cólicas no bebê. A cáscara sagrada é considerada pelos especialistas como segura e eficaz para a variedade de tratamentos, como o emagrecimento. Em todo caso, para evitar qualquer efeito adverso, é altamente indicado fazer uso da cáscara sagrada somente sob orientação médica.

Blog Naturemed