Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Carqueja

 

A Carqueja é uma erva bastante conhecida, o chá de Carqueja também é bastante conhecido, e que há muitos anos diversas pessoas, passando de geração em geração, trazem consigo o hábito de tomá-lo, devido a todos os seus inúmeros benefícios.

 

Essa é uma erva muito fácil de ser encontrada e o seu chá é também muito simples de ser preparado. Por mais que, a maioria das pessoas conheça a Carqueja, ou pelo menos já tenham ouvido falar, não são todas as pessoas que conhecem realmente todos os benefícios existentes nas propriedades da Carqueja.

 

O chá de Carqueja, por exemplo, é inconfundível por causa do seu gosto bem forte e amargo na boca. Mas, independente do seu gosto tão forte e amargo, a Carqueja, quando é feito o seu uso diário, é grandemente benéfica para a saúde em geral.

 

Uma das condições em que a Carqueja atua e falaremos a respeito mais a frente é em problemas no fígado, isso porque a planta carqueja possui propriedades depurativas e desintoxicantes. Diversos profissionais de saúde, que são especializados em medicina natural, estão começando a entender e aprender sobre os inúmeros usos eficazes da Carqueja. 

 

Eles já evidenciaram também que essa planta ajuda a fortalecer não só as funções digestivas, mas também da válvula ileocecal, do estômago e do fígado, fortalecendo, limpando e desintoxicando todo o sangue e o fígado, sendo bastante útil para má digestão, além de distúrbios hepáticos, melhorando a anemia e perda de sangue. Se além de todos esses grandes motivos, você ainda deseja saber mais sobre o que é carqueja e ainda, quais os benefícios da Carqueja, acompanhe o texto!

 

O que é Carqueja?

Sendo uma erva bastante suculenta, encontrada na região amazônica, o chá Carqueja tem por seu nome científico Baccharis trimera, e ele é feito de folhas de carqueja, sendo muito encontrada em diversas lojas de produtos naturais. Ela alcança cerca de até 1,80 metros de altura, e sua estrutura está totalmente envolta por cachos de pequenas flores de cores amarelas, essas flores normalmente desabrocham todo mês de abril.

 

A Carqueja é reta e bem alta, sendo os seus cachos bem secos. Por seus cachos serem bem secos, algumas delas podem ser transformadas em vassouras, sendo bastante eficaz para esse fim. Aqui vemos que essa planta pode ser utilizada eficazmente de inúmeras formas, mas os seus benefícios e utilidades não param por aqui.

 

A planta Carqueja é ainda uma das plantas medicinais mais conhecidas por suas propriedades em todo território brasileiro e em diversas outras partes da América do Sul. Para que você tenha uma maior noção, ela é tão popular no Brasil, como um poderoso auxiliar natural de ervas para o fígado e digestivo, quanto o cardo leiteiro é nos Estados Unidos e na Europa. 

 

Se você não sabia que o cardo leiteiro é extremamente famosos no exterior, agora sabe. É como a Carqueja é vista e lembrada no Brasil, pelos seus inúmeros benefícios, para o sistema digestivo. Além disso, muitos de seus usos tradicionais já foram verificados por pesquisadores que comprovaram veementemente os seus grandes benefícios para a saúde em geral. 

 

Quais os nutrientes da Carqueja?

A Carqueja se destaca de forma significativa entre as plantas medicinais ou por conter em suas propriedades, nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde, e eles podem ser os óleos essenciais, os flavonóides e saponinas, que possuem inúmeros benefícios, contribuindo para a saúde em geral. Entre umas das principais propriedades desta erva, está a ação diurética que deve ser destacada. O quão benéfico é isso para quem retém muito líquido?

 

Inúmeros! Além disso, ela também não só possui uma poderosa ação anti anêmica, que trabalha ativamente no combate a falta de ferro no organismo, mas também, em suas propriedades, existe uma poderosa ação antiasmática, que até de forma significativa contra todos os sintomas da asma. E não somente isso, mas em seus nutrientes existem poderosos agentes que ajudam a tratar a hipoglicemia, o diabetes e diversas outras condições, entenda mais a respeito destes nutrientes desta erva:

 

Óleos essenciais: Utilizada efetivamente como decocção ou infusão no tratamento de diversas enfermidades leves e moderadas, a planta de Carqueja também é uma fonte rica em óleo essencial. Com o acetato de carquejila, carquejol presente sem sua composição, uma das principais ações do óleo essencial de carqueja, está em reduzir a atividade dos alimentos hipercalóricos, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

 

Flavonóides: Os flavonóides são importantíssimos para a manutenção da boa saúde em geral porque eles possuem uma forte influência e ação antioxidante sobre o organismo. Por combater ativamente os radicais livres, esses nutrientes ganham um importante destaque na atuação da folha de Carqueja, protegendo ainda o cérebro e todo o sistema cardiovascular, no que melhora significativamente a circulação sanguínea.

 

Saponinas: As Saponinas presentes nas propriedades da Carqueja são poderosas para proporcionar ao indivíduo que as consome e faça um tratamento periódico com elas, um resultado e efeito anti-inflamatório, que pode contribuir de forma significativa para haja uma maior redução do colesterol, entre diversos outros benefícios.

 

Para que serve a Carqueja?

Como essa planta é bastante conhecida, os brasileiros, de forma específica, utilizam bastante a carqueja para o tratamento de todos os tipos de doenças do fígado, e das diversas funções digestivas. Com as propriedades existentes na Carqueja vencendo a corrida devido às suas inúmeras aplicações, ela se ele torna a opção de muitos que desejam um tratamento mais natural para a saúde, livre de químicas. 

 

O chá ou a suplementação de Carqueja como vimos neste texto, é utilizado de forma popular para tratar as diversas funções digestivas, dentre elas podemos citar as dores de estômago sem causa aparente, a indigestão, o inchaço, a retenção de líquido e também a constipação. Muito se fala também que a planta de Carqueja, graças a ação desintoxicante que em existe em sua composição, ela possui uma grande ação benéfica sobre o fígado e os rins.

 

A suplementação de Carqueja também pode ser um grande aliado para combater a obesidade e infecções virais. Algumas pessoas já relataram também do uso tópico de chá de Carqueja ajudou significativamente em cicatrização de feridas. As utilidades desta erva, são inúmeras, mas é preciso atenção ao consumí-la, tanto essa, quanto qualquer outra, nunca faça a automedicação.


 
Carqueja emagrece?

A utilização do chá de Carqueja pode servir para diversos propósitos, dentre eles, podem ser o de contribuir para a ativação de algumas ações do nosso organismo, que são mais "preguiçosas". Traduzindo, sim, o chá de carqueja pode contribuir significativamente para o emagrecimento! Isso porque suas propriedades ajudam a limpar o fígado, melhorando o trabalho dos rins para que haja uma menor retenção de líquidos, contribuindo assim para o bom funcionamento do seu intestino. 

 

O chá de Carqueja pode colaborar para um emagrecimento mais efetivo, especialmente se ele for tomado antes mesmo de acontecer, por exemplo, um abuso alimentar, isso porque ele ajuda a diminuir o apetite. Além disso, a folha de Carqueja possui poderosos efeitos diuréticos, o que contribui para a eliminação do excesso de líquidos, existentes no corpo, diminuindo assim o inchaço.

 

Outros benefícios da Carqueja:

A Carqueja, como já se pode perceber até aqui possui uma gama propriedades e benefícios para que haja uma manutenção geral e boa da saúde. Suas principais propriedades podem ser, por exemplo, hipoglicêmicas, antiinflamatórias, antimicrobianas, e também diuréticas, mas é importante que haja um tratamento contínuo, para que todos os benefícios sejam bem aproveitados.

 

Além disso, a suplementação de Carqueja pode ainda ter grande ação sobre a diminuição da absorção dos açúcares, que são ingeridos durante a alimentação, melhorando significativamente o diabetes. Por isso, apresentando melhor todos esses diversos benefícios à saúde, entre eles estão:

 

Redução da pressão arterial: Uma das ações do chá de Carqueja que realmente chamam a atenção, é que ele contribui de forma significativa para que haja um bom controle da pressão arterial, sendo ele comumente prescrito, para quem possuir essa condição. Porém atenção, a automedicação não é recomendada.

 

Melhorando os problemas digestivos: Um dos outros inúmeros benefícios do chá de Carqueja, está em seu grande poder ação em uma menor produção do suco gástrico, assim, melhorando as funções do estômago, prevenindo que haja um aparecimento de úlceras, as propriedades da Carqueja contribuem para que exista uma menor a secreção gástrica.

 

Ajudando a combater a inflamação: As diversas inflamações podem ser combatidas facilmente, com as propriedades existentes na folha de Carqueja, uma vez que essa planta possui o nutriente saponinas, um importante agente anti-inflamatório para todo o corpo. Além disso, as saponinas presentes na Carqueja reduzem significativamente a concentração do colesterol ruim.

 

Contribuindo para perda de peso e melhorando a digestão: Um dos inúmeros benefícios do chá de Carqueja já aqui citados, está em benefício dessa planta contribuir para uma menor produção de suco gástrico. Assim, melhorando os processos digestivos, os alimentos consumidos, podem ser melhores digeridos. Portanto, quem deseja emagrecer, pode muito bem encontrar no chá de Carqueja um bom suporte para esse fim.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

A forma mais comum de consumir a Carqueja é na ingestão do seu chá, que oferece a quem consome todos os benefícios aqui neste texto. Mas é também possível conseguir todos esses grandes benefícios através da suplementação de Carqueja, o seu consumo diário sob uma prescrição médica sem abusos garantem resultados benefícios.

 

Agora que conhecemos e sabemos bem quais são os reais benefícios da Carqueja, é hora de dar uma chance para o chá de carqueja oferecer a sua saúde, tudo aquilo que você precisa. Mas para isso, é muito importante e necessário saber bem como prepará-lo, para que assim saibamos extrair dela todos os benefícios para a saúde:

 

Cápsula: A suplementação de Carqueja é feita atrás de cápsulas ou comprimidos recomendados geralmente em 2g apenas, sendo consumido no máximo até 2 vezes ao dia, com as refeições principais, para que haja um auxílio digestivo.

 

Chá: Para o chá de Carqueja, são preparados cerca de 5g, que dá aproximadamente uma colher de chá de erva seca, a água na medida, sendo geralmente 4 a 6 onças. Sua infusão dura cerca de 10 minutos 

 

Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

Assim como qualquer outra erva natural, é possível que existam diversas pessoas que possuam alergia ao uso do chá de Carqueja. Uma intolerância ao uso desta erva também podem surgir, é interessante consumir doses não tão altas, principalmente se você possuir condições como a diabetes e a hipertensão.

 

Uma vez que, ao utilizar o chá de Carqueja, seus efeitos podem acabar por aumentando significativamente a ação dos remédios usados para tratar a diabete e a hipertensão, pode acabar sendo perigoso fazer a suplementação ou tomar o chá de Carqueja sem um acompanhamento médico. Quando diminui a concentração de glicose, ou até mesmo a pressão arterial de forma significativa, sem o controle devido, isso pode ser bastante prejudicial à saúde.

 

No entanto, essa ação e reação não são tão comuns, é possível consumir o chá de Carqueja até três vezes por dia, sob prescrição médica. Gestantes e lactantes também devem evitar o uso por conta própria e sem uma prescrição ou acompanhamento médico, mas falaremos melhor sobre esse assunto no próximo tópico.

 

Além disso, é muito importante que pessoas que possuam qualquer condição cardíaca ou estejam tomando medicamentos para o cuidado do coração e estiverem em acompanhamento médico, verifiquem com certa antecedência com o médico a respeito da utilização da suplementação ou do chá de carqueja, para que não encontre efeitos adversos.

 

Chá de Carqueja aborta?

A Carqueja como mencionado ao longo de todo o texto, é uma planta natural, mas como destacado mais acima, é preciso que gestantes tenham certos cuidados e não utilizem sem uma prescrição e acompanhamento médico ao longo da gravidez, isso porque em diversas pesquisas a folha de Carqueja demonstrou alguns efeitos estimulantes uterinos. Mas não foi comprovada que a Carqueja realmente possa abortar.

 

A realidade é que, diversas pessoas, e neste caso, mulheres gestantes, ao fazerem o uso abusivo de qualquer chá, que podem conter diversas substâncias, e dentre elas, podemos destacar a cafeína, mas diversas tantas outras também podem ter ações sobre uma gravidez, trazendo reações, no sentido de que elas podem ter ação direta na placenta, provocando diversos efeitos negativos, tanto na mãe, quanto no bebê, mas destacamos ainda, que raramente essas ações podem provocar o aborto, principalmente a Carqueja.

 

De qualquer forma, se utilizadas sem um devido acompanhamento médico durante a gestação ou de forma abusiva, tanto as diversas ervas, quanto a folha de Carqueja podem apresentar, certo risco para a gestante. O seu uso para estas finalidades tem grandes chances de provocar sintomas graves de intoxicação, podendo até mesmo levar a morte da mãe.

Blog Naturemed