Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Capim Limão

 

A tão famosa planta Capim Limão ou também conhecido como citronela, é como o nome mesmo sugere uma espécie de capim, isso porque ele é bastante parecido com grama alta. Comumente usado na culinária do sudeste asiático, os caules e bulbos inferiores desta planta têm um aroma fresco, limpo e cítrico que na maioria das vezes é também adicionado a chás, marinadas e caldos.


Mas para que serve o Capim Limão? Essa é uma pergunta com diversas respostas, isso porque além do seu uso como um poderoso agente aromatizante, o óleo essencial de Capim Limão e o Capim Limão in natura, que também é utilizado para fins medicinais, e diversas pesquisas já comprovaram sua eficácia por evidências científicas. Por ter um aroma fresco a limão e um sabor cítrico, são inúmeros os seus benefícios do Capim Limão para saúde, atuando ainda como um repelente de insetos.

 
O óleo essencial de Capim Limão é muito utilizado na aromaterapia para refrescar o ar, reduzir o estresse, melhorando significativamente o humor. O Capim Limão também é usado popularmente como um remédio popular para melhorias no sono, no alívio de dores intensas e no aumento da imunidade. Uma das maneiras mais populares e conhecidas de saborear a Capim Limão é no chá. 

 

Para conhecer melhor essa planta, além de todas as suas utilidades e benefícios, continue lendo para aprender como tomar a suplementação e o chá de Capim Limão, e de como ela pode ajudar de forma bastante significativa a proporcionar os diversos benefícios potenciais à saúde.


O que é o Capim Limão?

O Capim Limão, tendo o seu nome científico Cymbopogon citratus, é uma grama alta e perene em uma classe de cerca de mais de 40 espécies de gramíneas, que é uma família de plantas com folhas semelhantes a lâminas. O Capim Limão é nativo dos climas tropical e subtropical da Ásia, Austrália e África. No entanto, é na Índia que se concentra a maior produção e utilização de Capim Limão.


Para diferenciar o Capim Limão das demais gramas, essa planta possui hastes de base vermelha e ela pode crescer até cerca 10 metros em seu habitat favorito, e se ele estiver favorável. A melhor época onde essa planta está favorável para o crescimento é durante o verão, quando o solo está úmido e rico. Se você está pensando em plantar Capim Limão, é preciso ter em mente que, as raízes desta planta podem tomar conta de todo o jardim, portanto é necessário colocar barreiras físicas ao plantá-las próximo de outras plantas.


Quais os nutrientes do Capim Limão?

Sendo o Capim Limão consumido na maioria das vezes em forma de chá, essa planta pode contribuir de forma bastante significativa para a saúde geral das pessoas. Uma vez que, o Capim Limão se sobressai diante das outras plantas por ser riquíssima em diversos nutrientes, bem como, o cálcio, fósforo, potássio, ferro, ácido fólico, magnésio e diversas vitaminas A e C, possui uma gama de benefícios para toda a saúde.

 

Além disso, os seus ricos nutrientes podem garantir uma poderosa ação tanto antibacteriana, quanto analgésica e ainda anti-inflamatórias. Tudo graças a ação de compostos poderosos que estão concentrados na Capim Limão, agindo de forma inibidora contra os microorganismos.  


Um destes compostos, que estão nas propriedades do Capim Limão é o Citral, e ele tem uma importante função no organismo que, além de possuir ação antifúngica e antimicrobiana, ela também possui uma importante função anti-inflamatória, e as diversas vitaminas, como, a vitamina A por exemplo, podem beneficiar ainda mais todo o corpo graças a esse composto.


Algumas das quantidades de minerais da Capim Limão, incluem 3mg de cálcio, 34mg de potássio, 0,2mg de manganês, 2,9mg de magnésio e 0,4mg de ferro, sendo encontrada ainda diversas outras vitaminas nesta planta. No entanto, consumir Capim-Limão pode não ter um impacto significativo em suas necessidades diárias de vitaminas, se não consumido uma quantidade ideal. Veja a seguir quais as diversas outras vitaminas presentes na composição do Capim Limão:


Vitamina A e C: A vitamina A, muito além de atuar nas diversas melhorias para a visão, também pode contribuir para o equilíbrio da pele, e ainda beneficiando todo o organismo na proteção contra doenças infecciosas. Já a vitamina C é uma vitamina muito importante em tratamentos para de diversas alergias e fortalece o sistema imunológico, combatendo gripes e infecções. Com a presença desta vitamina no Capim Limão, todos esses benefícios podem ser adicionados.


Folato: O Folato, ou como também pode ser bastante conhecido o 'Ácido Fólico', possui diversas propriedades, sendo muito importante para o desenvolvimento do organismo. Graças á essa vitamina, é possível que haja uma produção de substâncias químicas, que são extremamente essenciais para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Existe uma boa concentração dessa vitamina no Capim Limão, sendo muito importante para a manutenção da boa saúde.


Niacina: A niacina ou como também pode ser chamada, de vitamina B, pode ter uma importante função no auxílio da oxidação dos carboidratos. Essa vitamina, que traz inúmeros benefícios para a saúde digestiva, está presente na Capim Limão e promove o bom funcionamento de todo o sistema digestivo, ajudando não sua na estimulação do apetite, mas contribuindo também na coordenação motora, melhorando significativamente a pele do indivíduo.


Para que serve o Capim Limão?

Bastante utilizado na culinária do sudeste asiático, o Capim Limão, como já mencionado neste texto, é também muito conhecido por seus poderes curativos como erva medicinal, principalmente na índia, onde está concentrado o seu maior uso. Embalado com um toque de sabor cítrico, o Capim Limão pode ser utilizado seco, para fazer o chá de Capim Limão ou usado fresco. É mais conhecido por seu uso em caril (prato típico da índia), em sopas e chás de ervas. A sua grande versatilidade pode facilitar o acompanhamento de pratos que contenham frango, carne bovina e até frutos do mar.


Na Índia, essa erva é considerada um super alimento, sendo ela uma planta essencial na medicina. Para as pessoas que estão a procura de uma dose extra de bem-estar e de uma boa manutenção da saúde, Capim Limão é transformado em um chá de ervas revigorante, que tem sido utilizada e elogiada há muitos séculos, onde através de suas propriedades, existe a promoção de uma digestão saudável no final de uma refeição. Mas para que realmente serve o Capim Limão, quais são as suas utilidades?


Da próxima vez que você pegar um resfriado, tente experimentar o chá de Capim Limão juntamente com algumas rodelas de gengibre, como um remédio natural para resfriado. Você verá um resultado quase de imediato do benefício do Chá de Capim Limão para a sua saúde. Sua ação anti-inflamatória pode contribuir para essa função. O Capim Limão também é utilizado para o tratamento de espasmos do trato digestivo, de dores de estômago, para o tratamento de pressão alta, tosse, dores nas articulações, como o reumatismo, febre frequente e da exaustão. 


Por ser antifúngico, este super alimento também é comumente usado para matar germes e serve muito bem como um adstringente suave. Algumas pessoas optam por aplicar o Capim Limão e seu óleo essencial diretamente na pele para diminuir dores de cabeça, de estômago, abdominais e musculares. No geral, o Capim Limão é bastante utilizado para eliminar diversas dores incômodas sobre o corpo.


Também muito utilizado por inalação, o óleo essencial de Capim Limão é comumente usado como aromaterapia, para dores musculares. Em alimentos e bebidas, o Capim Limão pode ser usado também como um condimento. Por exemplo, é muito comum que as folhas de Capim Limão sejam usadas como condimento de limão em chás de ervas. Além disso, na fabricação, o Capim Limão também é bastante utilizado como fragrância em sabonetes e cosméticos. 


Outros benefícios do Capim Limão:

Inúmeras pessoas ao redor de todo o mundo acreditam que o chá de Capim Limão pode oferecer os mais variados benefícios à saúde, mas o que os pesquisadores estão dizendo a respeito dessa planta que tem beneficiado a diversas pessoas todos os dias? Os especialistas na área da saúde medicinal têm trabalhado arduamente, para evidenciar todas as atuações do Capim Limão na saúde.


Os benefícios que alguns pesquisadores já sabem, é que o chá de Capim Limão pode, de forma bastante significativa, ajudar a combater todos os radicais livres, reduzindo assim, as incidências de inflamações no corpo. O Capim Limão ainda contém poderosos compostos antioxidantes que são extremamente importantes no combate à inflamação, como, o ácido clorogênico, isoorientina e a suertiajaponina.


A inflamação é normalmente um fator que está em muitas condições adversas de saúde, dentre elas podemos citar a dor e doenças cardíacas. Com um bom auxiliar, o chá de Capim Limão pode ser uma bebida benéfica para as pessoas incorporarem em sua dieta. Abaixo estão sete benefícios adicionais à saúde, que podem resultar do consumo de chá de Capim Limão:


Possui propriedades antioxidantes: De acordo com diversos estudos e pesquisas realizadas por especialistas da área da saúde, o Capim Limão contém vários antioxidantes que são importantes e podem ajudar a eliminar os radicais livres em seu corpo, muito desses responsáveis pelas doenças degenerativas. Os antioxidantes responsáveis por todo esse trabalho são: o ácido clorogênico, a isoorientina e a suertiajaponina. Eles podem ajudar a prevenir a disfunção das células dentro das artérias coronárias.


Possui propriedades antimicrobianas: O chá de Capim Limão pode ajudar a tratar infecções orais e também a cáries, graças às suas propriedades antimicrobianas. Foi isso que indicou alguns estudos, no qual, o óleo essencial de Capim Limão apresentou grande capacidade antimicrobiana, contra a bactéria responsável por causar a cárie dentária. Um pouco mais afundo dessa pesquisa, descobriram que o óleo de Capim Limão pode trabalhar contra vários tipos de bactérias e fungos.


Possui propriedades anti-inflamatórias: A inflamação, segundo diversos médicos, podem desempenhar um papel em diversas condições, dentre elas, podem ser as doenças cardíacas e o derrame. Após diversos estudos na medicina alternativa, pode obter resultados significativos, de que dois os dos principais compostos do Capim Limão, o citral e geranial, sejam os principais responsáveis por seus benefícios anti-inflamatórios. Esses compostos ajudam a interromper a liberação de certos marcadores que causam inflamação em todo o corpo.


Pode ajudar a promover uma digestão saudável: Está sentindo dores incômodas como, cólicas estomacais? E dores de estômagos intermináveis e diversos outros problemas digestivos? Uma boa dose de chá de Capim Limão pode ser o suficiente para que essas dores sejam eliminadas. Um estudo descobriu que o óleo essencial das folhas de Capim Limão pode ser benéfico para quem possui essas condições, e também as úlceras gástricas.


Pode ajudá-lo a perder peso: O chá de Capim Limão pode ajudar a emagrecer, isso porque ele é usado como um chá de desintoxicação, para trabalhar em seu metabolismo e assim, ajudá-lo a perder peso de uma forma mais acelerada. Mesmo com todos os benefícios, é preciso muito cuidado no uso do Capim Limão para a perda de peso sem um acompanhamento médico. Todavia, como o Capim Limão é um diurético natural, se você beber o suficiente, provavelmente perderá alguns quilos.


Quais as formas de uso e como tomar?

A dose apropriada de Capim Limão pode depende de inúmeros fatores, dentre eles está a idade da pessoa, como a saúde dela é avaliada por um médico e dentre diversas outras condições. Em todo o caso, no presente momento, não há informações científicas maiores que sejam suficientes para determinar uma faixa apropriada de doses para o Capim Limão. Mas é muito importante sempre se lembrar, que os produtos naturais nem sempre vão apresentar benefícios imediatos ou são necessariamente seguros e as dosagens são extremamente importantes. 


Se você ingerir uma dose maior que o recomendado, os efeitos colaterais podem não ser benéficos. De igual forma, se ingerir uma dose muito menor do que foi recomendado, o Capim Limão pode não ter o efeito desejado. Por isso é importante seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos e consultar o médico ou outro profissional de saúde antes de usar. Agora que sabemos todos os seus benefícios, como tomar o Capim Limão?


Chá: O chá de Capim Limão tem um sabor fresco e cítrico. Para obter todos os benefícios necessários dessa erva, uma pessoa deve começar tomando apenas uma xícara de chá de Capim Limão por dia e assim, consecutivamente ir adicionar mais à sua dieta nos próximos dias. Os benefícios do chá de Capim Limão podem ser visíveis em poucos meses, mas o uso deve ser continuado para melhores resultados.


Cápsula: A suplementação de chá de Capim Limão é uma das formas mais práticas de fazer a ingestão desta erva, isso porque esteja onde você estiver, você pode fazer a suplementação de forma simples. A recomendação é de fazer a ingestão de 2 a 5 cápsulas no máximo ao dia, sempre divididos em 2 vezes ao dia com água ou de acordo com a indicação médica prescrita.


Tem efeitos colaterais e contra-indicação?

Tanto o chá de Capim Limão, quanto o suplemento, é geralmente, opção totalmente natural de um cuidado com a saúde, e por isso, possui uma ingestão segura e saudável. É muito incomum que o óleo de Capim Limão possa apresentar ou causar erupções cutâneas de irritação quando aplicado na pele. Porém, houve alguns efeitos colaterais tóxicos, como problemas pulmonares após inalar Capim Limão, isso claro, em uma quantidade exorbitante. 


Em casos mais raros, a Capim Limão pode desencadear uma reação alérgica em quem possui resistência para o uso desta planta. Nesse caso, o uso de Capim Limão precisa ser interrompido e cuidados médicos solicitados. O óleo de Capim Limão não é aconselhável para ser usado por crianças sem a supervisão de um adulto. Além disso, é importante consultar o um alergista a respeito do seu uso.


Outra dica muito importante a se atentar, para evitar possíveis efeitos colaterais é na aplicação excessiva de óleo de Capim Limão e também na aplicação direta no corpo, podendo resultar em uma reação. É necessário que a quantidade seja controlada e dosada por um profissional da saúde. Mulheres grávidas e mães que amamentam devem consumir Capim Limão somente após consulta com um médico treinado.

 

Para considerações finais, você não deve fazer o auto-tratamento de nenhuma condição com chá de Capim Limão ou simplesmente utilizá-lo no lugar dos medicamentos prescritos sem a aprovação do médico. No mais, o Capim Limão é geralmente considerado seguro para uso em quantidades alimentares, incluindo a quantidade normalmente usada para fazer chá.

Blog Naturemed