Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Bardana

 

Hoje vamos falar sobre a Bardana. Provavelmente você já deve ter escutado sobre essa especiaria que, tem conquistado várias pessoas com o intuito de ajudar em vários tratamentos. Contudo, você sabe para que serve a Bardana? Aposto que não, não é mesmo?!


Pois bem! A planta Bardana é conhecida e considerada como uma planta medicinal capaz de ajudar o organismo em várias questões. Isso porque a raiz da Bardana é composta de diversos nutrientes que trarão vários benefícios ao nosso corpo. Dessa forma, iremos falar tudo que você precisa saber sobre a folha Bardana, acompanhe.


O que é Bardana?

Antes de começar a falar sobre o que é a Bardana, é preciso identificar e conhecer a origem dessa planta que foi utilizada há anos pelos povos antigos. Pois, bem! Cientificamente a planta Bardana é conhecida como Arctium lappa e popularmente conhecemos como, bardana-maior, erva-dos-pegamassos, pega-moço ou orelha de gigante.


Essa planta medicinal é originária da Europa e adaptada em outros lugares, como o Brasil. Foi utilizada por anos pelos povos gregos e da idade média como forma de medicamento natural e até mesmo como alimento. As folhas de Bardana, assim como suas raízes são excelentes depurativos e para diversos tratamentos devido aos seus nutrientes que encontramos nessa planta. Abaixo vamos destacar melhor sobre os nutrientes da Bardana.


Quais os nutrientes da Bardana?

Com diversas propriedades a planta Bardana tem sido usada em diversas maneiras, sendo na culinária como tempero, chás ou até mesmo a Bardana para o cabelo, não importa. O importante é conseguir aproveitar todos os benefícios que essa especiaria pode trazer. 


Além disso, esse fruto tem sido utilizado para acrescentar mais sabor á comida, se tornando um poderoso ingrediente, capaz de melhorar a saúde em um conjunto todo. Isso porque, essa especiaria é rica em nutrientes essenciais ao nosso organismo, como:


Proteína: Vão ser responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos do corpo, além de ajudar a ganhar massa magra, elas também ajudam a produzir enzimas de hormônios, anticorpos, neurotransmissores, ajuda a repor o gasto de energia para as células, no metabolismo, na contração dos músculos e transportar substâncias no corpo.


Carboidratos: Um nutriente extremamente importante para manter o corpo, isso porque através dele conseguimos a energia necessária para o corpo, ajuda a melhorar o trânsito intestinal equilibrando assim a flora e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.


Cálcio: É um composto mineral de fonte de manutenção das células do organismo e responsável pela resistência dos ossos, é um nutriente muito importante e em maior quantidade no organismo, no qual, vai atuar na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa das funções neuromusculares.


Fósforo: É um nutriente importante para muitas funções das células, ele vai agir na contração dos músculos, na formação dos ossos e dentes, no DNA e RNA, participa na absorção dos carboidratos e no metabolismo de proteínas e minerais.


Fibras: São importantes para manter o funcionamento da microbiota intestinal, estimulam o trânsito intestinal, contribuem para a consistência normal das fezes e colaboram que seja absorvido pelo intestino somente os nutrientes necessários.


Ferro: Nutriente essencial para a vida, além claro de ajudar a atenuar a síntese, ou seja, ajuda a fabricação das células vermelhas no sangue e o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.


Potássio: é fundamental para o funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos humano, aliás, ele é crucial para a função cardíaca, desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, beneficiando também a digestão normal e funções musculares.


Cobre: É extremamente importante para manter o bom funcionamento do corpo, principalmente do cérebro e sistema nervoso, isso porque o mineral, ajuda a contribuir na formação de células sanguíneas e na fixação do ferro no sangue, além claro, de ajudar a produção dos glóbulos vermelhos, na produção de colágeno, na formação dos hormônios, na síntese dos neurotransmissores, na regulagem da expressão gênica e na bainha de mielina.


Manganês: Vai ser fundamental para a formação do tecido conjuntivo, ajuda na coagulação do sangue e os hormônios sexuais, ajuda no metabolismo dos carboidratos, aminoácidos, colesterol e lipídios, ajuda nas enzimas antioxidantes, ajuda na absorção do cálcio, regula a glicose, ajuda na cicatrização e na função nervosa.


Vitamina B12: Desempenha várias funções no organismo, uma delas é manter o funcionamento adequado do metabolismo, ajuda no aumento do colesterol bom, na regeneração dos músculos, melhora o sono, ajuda no funcionamento do sistema sanguíneo e do coração, na preservação e reparação do DNA e previne a anemia megaloblástica.


Vitamina B3: A niacina vai manter o funcionamento adequado do colesterol, ajuda a produzir energia nas células, mantém a saúde do DNA, das células, sistema nervoso, pele, da boca e dos olhos, preveni o câncer de boca e na garganta, melhora o controle da diabetes e artrite e ajuda a prevenir as doenças como: Alzheimer, catarata e aterosclerose.


Vitamina B1: tiamina tem a função de ajudar na formação da ATP- trifosfato de adenosina, molécula no qual, as células utilizam como fonte de energia, além disso, ela ajuda a converter o carboidrato em glicose, combustível para o funcionamento corporal, ajuda no metabolismo das gorduras e das proteínas.


Vitamina A: É extremamente importante para o nosso organismo, pois ela vai atuar diretamente na visão, além claro, de ter um papel fundamental no funcionamento do sistema imunológico, em manter a saúde das mucosas, ajudar no crescimento e desenvolvimento, na defesa antioxidante e na reprodução.


Vitamina B6: Ajuda a converter as gorduras e proteínas em energia que será usado pelo corpo, atua no sistema nervoso, produzindo hormônios como serotonina, dopamina e noradrenalina, além de, ajudar a tratar depressão e ansiedade.


Vitamina E: Vai ser uma fonte de nutriente importante para manter o funcionamento do corpo, graças a sua ação antioxidante, vai ser capaz de retardar o envelhecimento e proteger contra algumas doenças como: Parkinson, Alzheimer entre outros.


Vitamina C: Conhecida também como, ácido ascórbico, no qual, vai apresentar várias funções no corpo, como: antioxidante, manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, reparação dos tecidos, absorção do ferro, defesa do organismo, melhora a fertilidade, formação de fibras de colágeno entre outras.


Vitamina D: É uma vitamina que ajuda a regular a absorção de cálcio e fósforo no organismo, capazes de manter o cérebro funcionando, os ossos fortes, dentes e músculos, aliás, para as mulheres essa vitamina é fundamental para prevenir a osteoporose, contribuindo também para que evite doenças inflamatórias, infecciosas e autoimunes quando ocorre a sua ausência.


Todos esses nutrientes que encontramos na planta Bardana, vão trazer diversos benefícios ao nosso corpo que veremos logo abaixo. Continue acompanhando para se informar melhor sobre essa raiz.


Para que serve a Bardana?

Visto isso, você já deve ter percebido que todos os nutrientes e composições que existe na composição da Bardana, vão contribuir para que os benefícios sejam grandes, mantendo todo o funcionamento adequado do organismo, não é mesmo? Mas, afinal o para que serve a Bardana?


Como já vimos a Bardana é utilizada pelos povos antigos, pois, suas propriedades são imensas desde a ação adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, calmante, bactericida, depurativa, cicatrizantes, antimicrobiana, diurética entre outros, no qual, vai ser um excelente composto para trazer diversos benefícios ao corpo.


Outros benefícios da Bardana?

Os benefícios da Bardana são indiscutíveis e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma compreendemos que, uso contínuo pode trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente, nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.


Além disso, ela é considerada como uma forma medicinal, sendo um excelente depurativo para o sistema hepático, trata diversos problemas urinários, purifica o sangue, mata os germes, entres outros benefícios que vamos citar abaixo, continue acompanhando para conhecer mais sobre a Bardana.


Ajuda a combater a celulite e a eliminar líquidos: O uso do chá da Bardana é capaz de ter ação diurética, ajudando a eliminar a retenção de líquido através da urina, dessa forma, ela vai ser ótima para reduzir as celulites principalmente quando é aliada a atividade física.


Trata problemas digestivos: As fibras que encontramos na planta Bardana, ajudam a estimular o sistema digestivo, melhorando a sua função e evitando problemas como: prisão de ventre, úlceras e inchaços, além de, estimular a formação das bactérias saudáveis no intestino.


Elimina as toxinas do sangue: Uma pesquisa feita em 2011 foi possível confirmar que o uso da Bardana tem propriedades detox para o sangue, ou seja, consegui purificar e eliminar as toxinas no sangue, além claro de melhorar a circulação sanguínea.


Melhora o sistema imunológico: Devido a sua ação antioxidante a Bardana vai conseguir melhorar o sistema imunológico, isso foi o que o estudo mostrou em 2010, no qual, tem diversas substâncias antioxidantes que, vão proteger as células do corpo dos radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento precoce e prevenir doenças.


Ajuda no tratamento de diabetes: As fibras encontradas na Bardana ajudam a regular os níveis de glicose e insulina no organismo, alivia os sintomas das diabetes, reduz o colesterol no sangue e previne doenças do coração.


Trata problemas de pele: A raiz da Bardana ajuda a tratar diversos problemas da pele como: psoríase, eczema e a acne, melhorando a circulação do sangue, além claro, ela ajuda a controlar as queimaduras, devidos as suas propriedades.


Desintoxica o fígado: De acordo com o estudo realizado em 2002, o chá da Bardana tem propriedades que vão ajudar a prevenir e tratar os danos que é causado ao fígado devido ao excesso do álcool. 


Equilibra os hormônios: O consumo regular da Bardana, tem propriedades capazes de ajudar a nivelar os hormônios do corpo feminino, como por exemplo, o estrogênio, no qual, em excesso causa alterações na menstruação, sintomas da TPM, provoca enxaquecas e dores nas articulações.


Deixa o coração mais saudável: O consumo regular da Bardana é capaz de melhorar a saúde do coração, pois, o potássio substância que encontramos na planta ajuda a regular a pressão arterial, diminuindo os riscos de ataque cardíaco, AVC, aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.


Quais as formas de uso e como tomar?

Existem várias formas de uso da Bardana, e vamos te contar agora quais são. Mas, antes vamos falar onde comprar a Bardana, pode ser facilmente encontrado em qualquer loja de produtos naturais, em todas as suas formas, para todos os gostos.


Óleo de Bardana: É um ótimo produto natural para quem deseja melhorar as caspas ou seborreia, basta passar o óleo de Bardana no couro cabeludo e massagear.


Chá de Bardana: Podemos falar que a forma mais comum é o chá de Bardana, para isso, você vai precisar de raiz de Bardana fresca ou uma colher de raiz de Bardana seca, adicione 3 xícaras de água e ferva tudo por 30 minutos, depois deixe a bebida descansar por 20 minutos em infusão e beba quente.


Cápsulas de Bardana: As cápsulas de Bardana é a forma mais simples e fácil para quem deseja praticidade e conseguir todos os benefícios que essa propriedade pode trazer, para isso a indicação geral é 1 cápsula duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Já que nada é perfeito, mesmo depois de conhecer todos os benefícios da raiz de Bardana, também é importante saber dos possíveis efeitos colaterais e contraindicações. Apesar de ser considerado seguro, o consumo exagerado da Bardana principalmente do chá, podem levar a efeitos colaterais indesejáveis.


Visto isso, podemos dizer que a Bardana é contraindicada para mulheres grávidas, crianças e pessoas com diarreia, pois, seus efeitos vão acelerar o trânsito intestinal, estimular a contrações uterinas, irritação cutânea, convulsões, dificuldades de respirar, aumento da frequência urinária e até mesmo hipoglicemia.


Claro que, ressaltamos na busca de uma orientação de um profissional de saúde, para adequar as quantidades ideais de acordo com sua necessidade, pois, o seu excesso pode causar todos esses efeitos que citamos acima. Dessa forma, a orientação vai adequar corretamente e você irá conseguir absorver todos os benefícios da Bardana no seu organismo.

 

Blog Naturemed