Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Barbatimão


O Barbatimão é uma das plantas com propriedades anti-inflamatórias mais eficientes encontradas na natureza! Seus benefícios variam em várias regiões do corpo, por ser rica em composição natural, fundamental para a homeostase do corpo, ou seja, a estabilidade da saúde corporal! Já ouviu falar?


Se sua resposta for não, chegou a hora de conhecer o poder medicinal que ele pode apresentar no seu cotidiano! De maneira natural, ela ajuda em hemorragias, ferimentos, queimaduras graves e outros tipos de hematomas na pele. Além disso, também é útil na saúde da mulher em vários casos!


Quer saber mais sobre como o barbatimão pode ser essencial em sua vida? Venha conhecer sobre essa planta e fique por dentro de onde comprar e como usar! Leia até o final!


O que é Barbatimão?

Barbatimão é uma espécie de planta com origem no cerrado brasileiro, presente nas regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Além do uso medicinal para solução de casos das enfermidades, também ocorre a extração de madeira, de cerne um pouco vermelho, que possui características destaques como dureza e longevidade.


É presente em diversos fármacos com origem natural. Os suplementos são vendidos em lojas de produtos naturais, como a nossa! A parte mais usufruída da planta Barbatimão é, sem dúvidas, sua casca. É justamente por ela, por exemplo, que conseguimos preparar o chá de Barbatimão.


Também, pode ser chamada de Barbatimão-verdadeiro, Barba-de-Timan, Casca-da-Mocidade ou Ubatima, sendo conhecida por esses nomes nas tribos indígenas e arredores das regiões citadas acima. Ela pode ser encontrada em lojas com mercadorias de origem natural e possui nome científico de Stryphnodendron barbatiman mart.


Quais os nutrientes do Barbatimão?

Os nutrientes do Barbatimão podem ser revelados de acordo com a consulta de sua bula e tabela nutricional. A variedade de componentes na composição química da planta permite que ela tenha maior diversidade de benefícios, para oferecer aos seus consumidores. Porém, poucas pessoas sabem desse fato!


Por isso, vamos apresentar um tópico destinado a informar tudo sobre os nutrientes que o Barbatimão possui, explicando como essas vantagens de consumo são originadas e quais são suas funções no corpo humano! Quer saber mais sobre esses incríveis componentes? Veja, abaixo, tudo o que precisa!


Taninos: Os taninos possuem grandes teores na composição química da planta Barbatimão, com maior concentração especialmente na casca! Para quem não sabe, são compostos que possuem vários fenóis em suas estruturas, que são solúveis em água e ainda conseguem prevenir ataques de animais ou microrganismos.


Dessa forma, a preservação do desenvolvimento da planta é garantida e mais eficaz, já que os taninos atuam na proteção. Predadores ou insetos que tentam destruir a planta são impedidos pelo sabor forte e desagradável, que o tanino proporciona para o paladar deles!


Flavonóides: Em menores quantidades, os Flavonóides atuam na ação antioxidante, que o chá de Barbatimão pode ter no corpo humano! Os radicais livres são substâncias perigosas que podem atuar negativamente no organismo, causando danos oxidativos em nível celular na corrente sanguínea do afetado.


Mas, com a propriedade antioxidante do Barbatimão, esse problema pode ser solucionado pelo fato de trabalhar na remoção e eliminação dessas toxinas, protegendo a saúde da célula e preservando seu DNA, para que possa comandar a sintetização de proteínas na produção de energia celular (ATP).


Fibras Alimentares: Esses compostos também podem ser de grande utilidade para os consumidores de derivados do Barbatimão, que desejam aproveitar os seus benefícios disponíveis. No caso das fibras, elas são capazes de produzir um gel nas paredes estomacais, quando ingeridas, favorecendo a nutrição corporal.


No entanto, esse gel também possui a função de aumentar a sensação de saciedade do consumidor, impedindo o consumo quantidade desnecessária de alimentos, depois de uma nutrição completa. Isso faz com que o usuário perca gorduras com maior facilidade e de maneira saudável para seu metabolismo!


Vitamina C: A grande participação em processos curativos para a pele é comprovada pela presença de ácido ascórbico na composição, ou vitamina C! O composto é capaz de ativar a regeneração de tecidos de forma acelerada, aumentando a velocidade da cicatrização e renovando a pele de modo mais rápido!


Ademais, essa vitamina do Barbatimão também pode efetivar as funções imunológicas do seu organismo, estimulando uma maior produção de anticorpos e ampliando a eliminação de agentes etiológicos como vírus, bactérias, fungos e outros parasitas, como no caso da doença de chagas!


Para que serve a Barbatimão?

O Barbatimão é utilizado desde as populações indígenas nos primeiros séculos. Era encarada como um curativo para ferimentos de guerra ou infecções. Queimaduras, perfurações ou doenças que envolviam o tecido epitelial, era o foco do uso dessa planta. Entretanto, com o passar dos anos e pesquisas sendo feitas, tornou-se aplicável também para outras situações.


É muito usada para tratar úlceras, doenças ou inflamações na pele, feridas, hemorragias, pressão alta, diarreia, hérnia, malária, câncer, adversidades no fígado, problemas nos rins, hematomas, queimaduras, dores e inflamações na garganta, diabetes, gastrite e conjuntivite. Suas funções são, em geral, aliviar dores e diminuir a sensibilidade do corpo!


Barbatimão emagrece?

Pois bem! A dúvida de muitas pessoas que ficam com um “pé atrás” de comprar os produtos naturais de Barbatimão é: será que Barbatimão realmente emagrece? É sobre isso que falaremos nessa parte do artigo! Tudo o que você precisa saber sobre a planta nas dietas para perda de peso!


Começando pelo fato de obter fibras alimentares em sua composição, o Barbatimão possui benefícios emagrecedores, devido á síntese de gel elaborado por elas! Esse gel é altamente nutritivo e também eleva a taxa de absorção do seu corpo, o que melhora ainda mais a sensação de satisfação alimentícia.


Quando essa sensação é sentida, você não sente mais vontade de comer quantidades consideradas “desnecessárias”, já que completou o nível de nutrição que precisava. Com isso, você tende a emagrecer de modo seguro, fácil e saudável. Mas, isso só funcionará com uma boa rotina de exercícios físicos e alimentação regrada!

Outros benefícios do Barbatimão?

Acima, vimos que o Barbatimão tende a promover maior qualidade de saúde para seus consumidores, especialmente quando se trata de ferimentos ou doenças na pele. Mas, ainda assim, ele consegue trazer outros benefícios para você! Graças a sua variedade propriedades e componentes em sua estrutura!


Esses pontos positivos são pouco conhecidos pelas pessoas, por não serem tão abordados como as ações principais do produto. Entretanto, quem consome sabe que eles acontecem e são essenciais para o nosso organismo! Quer saber quais são essas características do Barbatimão? Confira abaixo!


Contra Candidíase: A planta apresenta uma propriedade chamada de antifúngica! Ao pé da letra, significa que combate as doenças causadas por fungos, o que inclui a conhecida candidíase! Ele pode impedir o crescimento e desenvolvimento do fungo responsável por essa doença, que afeta a região oral e vaginal.


Tal ação é justificada pela presença de taninos, que invadem efetivamente a parede celular desse fungo, inibindo seu crescimento e matando-o. Dessa maneira, agindo diretamente sobre a origem, a doença é totalmente prevenida.


Preserva a Saúde Bucal: Muitos feedbacks já foram apresentados como positivos em relação a saúde bucal dos seus consumidores. O Barbatimão possui uma ação antibacteriana, que ataca diretamente em cáries e germes, o que melhora de maneira considerável o estado de gengiva e dentes, impedindo doenças.


O método utilizado é o extrato da casca da planta, em forma de tintura. Quando inserida em produtos para esses tratamentos, apresentam grande eficácia no combate as bactérias que atacam a região bucal. Além do mais, também colaboram para prevenção de gengivite, periodontite e mau hálito.


Contra Gastrite: Ainda é possível demonstrar grande efeito nos casos de gastrite. A gastrite pode ser causada pelo excesso de consumo de produtos industrializados que possuem muito sódio ou substâncias que colaboram para a diminuição do pH do suco gástrico, fazendo com que ocorra lesões internas nas paredes estomacais.


O Barbatimão colabora consideravelmente no aumento do pH e seu controle, já que possui uma essência básica, causada pelas hidroxilas dos seus fenóis em sua estrutura química. Dessa maneira, é justificável o fato de vários médicos recomendarem seu uso como complemento no tratamento dessa enfermidade!


Contra Doença de Chagas: a planta Barbatimão ainda pode ser útil no tratamento para doença de chagas, já que interfere na formação e desenvolvimento do parasita (causador da doença) no sangue. Isso faz com que mesmo que a doença surja, avance em uma velocidade 10 vezes menor, fazendo com que o tratamento seja sucedido rapidamente.

Quais as formas de uso e como tomar?

Chegou a hora de obter informações de como comprar e qual a dose necessária, para o consumo de barbatimão. A primeira coisa para dizer é que o Barbatimão e seus derivados devem ser apenas adquiridos em lojas que comercializam produtos naturais! Você irá achar, com certeza, em outros locais. Porém, existe um grande diferencial.


Os produtos naturais possuem apenas ingredientes advindos da planta de Barbatimão, como os seus nutrientes em grandes teores, para melhor aquisição dos benefícios. Já no caso dos industrializados, sempre possuem conservantes, para prolongar a vida útil da mercadoria, causando reações alérgicas inesperadas em seus consumidores. Por isso, sempre prefira os meios naturais!


O preço em nossa loja é super acessível e um dos melhores do mercado! Sua chance de obter vários benefícios nutricionais e emagrecer de forma segura é aqui! As formas de uso do Barbatimão podem ser em cápsulas, chá ou aplicado diretamente na pele, visando curar ferimentos etc. A seguir, veja como usar!


Cápsulas: Para obter maior concentração dos benefícios do Barbatimão, as cápsulas são unidades elaboradas com elevados teores dos nutrientes, melhorando a taxa de absorção desses componentes! Comumente usado devido à sua praticidade, a suplementação está em alta nos últimos tempos!


Para consumir, primeiramente, recomendamos uma consulta prévia com um médico ou nutricionista, já que eles possuem a capacidade de saber em específico as quantidades que seu corpo precisa. Mas, de modo geral, as cápsulas do suplemento de barbatimão são receitadas em 2 até 3 vezes ao dia!


Chá: Acredita-se que o chá de Barbatimão, é a forma de uso que possui maior ação antioxidante dentre todas as outras. Ele é usado para remover as toxinas da circulação sanguínea e ainda colaborar para melhor desempenho do corpo no quesito saúde celular. Além do mais, é essencial para o emagrecimento!


Para preparar, você precisará ter 20 gramas de casca ou folhas de Barbatimão e um litro de água. Primeiro, ferva a água até entrar em estado de ebulição, formando bolhas. Leva cerca de, 15 minutos para isso acontecer. Depois, coloque as cascas ou as folhas e deixe em repouso por 10 minutos. Utilize um coador antes de beber. Deve ser consumo entre 3 a 4 vezes por dia. O líquido também é utilizado para lavagem nas regiões genitais, em casos de doenças locais.

 

Pomada: Ainda existe uma pomada feita à base de Barbatimão! Ela serve especialmente para aplicações em feridas e hematomas na pele de diversas categorias! Geralmente, o pronto-atendimento costuma obter essas pomadas ou dermatologistas recomendam sua aplicação, por ser totalmente natural e benéfica, sem riscos de alergias!


Para aplicar, é necessário inserir uma pequena quantidade sobre o ferimento, hematoma, queimadura etc. Depois, fazer movimentos circulares até absorver completamente. Fazendo isso por 2 vezes ao dia e um determinado período, os resultados ao longo prazo serão significativos! 


Observação: A Outra aplicação direta na pele é o sabonete de Barbatimão, que também está disponível no mercado!


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Por fim, é o momento de ressaltar alguns detalhes a respeito do Barbatimão e seus produtos. O Barbatimão é totalmente contraindicado para mulheres que estejam gravidas ou em fase de amamentação. Ademais, ele também deve ser evitado pra pessoas que possuem problemas significativos no estômago, sem uma receita médica. O uso é benéfico, porém dever orientado por um profissional.


Em caso de desrespeito às contraindicações ou consumo em excesso, o Barbatimão poderá apresentar efeitos colaterais como irritação na região estomacal e até mesmo aborto. Outro fato é o envenenamento por consumo exagerado! Portanto, muito cuidado e previna-se consultando previamente ao uso! 

Blog Naturemed