Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Anis Estrelado 


Hoje vamos falar sobre o Anis Estrelado. Provavelmente, você já deve ter escutado sobre essa especiaria que, tem conquistado várias pessoas com o intuito de ajudar a tratar intoxicações e até mesmo como um calmante natural. Contudo, você sabe para que serve o Anis Estrelado? Aposto que não, não é mesmo?!


Sabemos que, popularmente o Anis Estrelado é conhecido como uma especiaria com aroma agradável, podendo ser utilizado tanto na culinária, como na medicina natural. Por isso, vamos explicar melhor quais os benefícios do Anis Estrelado, acompanhem. 


O que é Anis Estrelado?

Antes de explicarmos melhor sobre todos os benefícios do Anis Estrelado, é preciso identificar e conhecer sobre esse fruto asiático. Pois, bem! A árvore de Anis Estrelado é conhecida cientificamente pelo nome de Ilicium verum, como já foi possível compreender é uma planta de origem Chinesa e até mesmo do Vietnã.


Essa especiaria é muito utilizada na culinária, devido ao seu aroma adocicado e agradável, conhecida popularmente como, anis-da-china, anis-da-Sibéria, badiana e funcho-da-China, ela ainda confere outros atributos com o seu uso, para tratamentos de algumas doenças, trazendo diversos benefícios ao nosso organismo, graças a sua composição em nutrientes. 


As propriedades de cura do Anis Estrelado são grandíssimas, contudo, vale lembrar que, ainda existe um tipo de Anis Estrelado originário do Japão, semelhante ao Anis Estrelado, se diferenciando somente pelo seu nome científico Ilicium japonicum, sendo extremamente tóxico á saúde. Por isso, vale a pena ressaltar e verificar a procedência dessa planta. Visto isso, abaixo vamos explicar os nutrientes que encontramos no Anis Estrelado.

 

Quais os nutrientes do Anis Estrelado?

Com diversas propriedades, o Anis Estrelado tem sido usado em diversas maneiras, sendo na culinária como tempero, chás ou até mesmo o banho de Anis Estrelado, não importa. O importante é conseguir aproveitar todos os benefícios que essa especiaria pode trazer. 


Além disso, esse fruto tem sido utilizado para acrescentar mais sabor a comida, se tornando um poderoso ingrediente, capaz de melhorar a saúde em um conjunto todo. Isso porque, essa especiaria é rica em nutrientes essenciais ao nosso organismo, como:


Proteína: Vão ser responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos do corpo, além de ajudar a ganhar massa magra, elas também ajudam a produzir enzimas de hormônios, anticorpos, neurotransmissores ajuda a repor o gasto de energia para as células, no metabolismo, na contração dos músculos e transportar substâncias no corpo.


Carboidratos: Um nutriente extremamente importante para manter o corpo, isso porque através dele conseguimos a energia necessária para o corpo, ajuda a melhorar o trânsito intestinal equilibrando assim a flora e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.


Fibras: São importantes para manter o funcionamento da microbiota intestinal, estimulam o trânsito intestinal, contribuem para a consistência normal das fezes e colaboram que seja absorvido pelo intestino somente os nutrientes necessários.


Cálcio: É um composto mineral de fonte de manutenção das células do organismo e responsável pela resistência dos ossos, é um dos nutrientes mais importantes e em maior quantidade no organismo, no qual, vai atuar na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa das funções neuromusculares.


Magnésio: Um mineral que participa em mais de 350 reações fundamentais do corpo, incluindo na síntese da proteína, função muscular e nervosa, controle da glicose no sangue e regula a pressão arterial, além de ser um nutriente importante para a produção de energia e desenvolvimento da estrutura óssea.


Cobre: É extremamente importante para manter o bom funcionamento do corpo, principalmente do cérebro e sistema nervoso, isso porque o mineral, ajuda a contribuir na formação de células sanguíneas e na fixação do ferro no sangue, além claro, de ajudar a produção dos glóbulos vermelhos, na produção de colágeno, na formação dos hormônios, na síntese dos neurotransmissores, na regulagem da expressão gênica e na bainha de mielina.


Potássio: É fundamental para o funcionamento adequado das células, tecidos e órgãos humano, aliás ele é crucial para a função cardíaca, desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, beneficiando também a digestão normal e funções musculares.


Ferro: Nutriente essencial para a vida, além claro de ajudar a atenuar a síntese, ou seja, ajuda a fabricação das células vermelhas no sangue e o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.


Vitamina A: É extremamente importante para o nosso organismo, pois ela vai atuar diretamente na visão, além claro, de ter um papel fundamental no funcionamento do sistema imunológico, em manter a saúde das mucosas, ajuda no crescimento e desenvolvimento, na defesa antioxidante e na reprodução.


Vitamina C: Conhecida também como, ácido ascórbico, no qual, vai apresentar várias funções no corpo, como: antioxidante, manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, reparação dos tecidos, absorção do ferro, defesa do organismo, melhora a fertilidade, formação de fibras de colágeno entre outras.


Vitaminas do complexo B: Podemos dizer que, as funções do complexo B são variadas, contudo, geralmente elas vão atuar diretamente nas coenzimas na ativação dos processos metabólicos no organismo, ajudando na síntese de gordura, aminoácidos e glicogênio.


Gorduras boas: Como a gente sabe, nem todo tipo de gordura é prejudicial a nossa saúde, pelo contrário nosso corpo necessita das gorduras boas, pois, são elas que vão fazer com que, o colesterol bom HDL aumente os níveis e consequentemente reduz o colesterol ruim LDL, ajudam na prevenção de doenças cardíacas e metabólicas, auxilia a regular a coagulação do sangue, a diminuir a pressão arterial, a controlar os níveis de triglicérides no sangue e da insulina.


Depois de todos esses nutrientes que é capaz de encontrar nessa especiaria, deu para entender o porquê que Anis Estrelado tem se tornado o “queridinho” de todos, afinal todos esses nutrientes vão ter funções especificas para melhorar nosso corpo, continue acompanhando que vamos falar sobre os benefícios desse alimento nutritivo.


Para que serve o Anis Estrelado?

Visto isso, você já deve ter percebido que todos os nutrientes e composições que existe no Anis Estrelado, vão contribuir para que os benefícios sejam grandes, mantendo todo o funcionamento adequado do organismo, não é mesmo?! Mas, afinal para que serve o Anis Estrelado?


A grande quantidade de nutrientes existentes na composição do Anis Estrelado, faz com que ele sirva para diversos tratamentos, podendo ainda ser usado, na culinária, na medicina natural ou até mesmo para banhos. Além do mais, ele tem propriedades antisséptico, calmante, diurético, digestivo, entre outros, que vão trazer diversos benefícios que vamos citar mais abaixo.

 

Outros benefícios do Anis Estrelado?

Os benefícios do anis estrelado são indiscutíveis e já percebemos que a ciência tem realizado muitas pesquisas, para avaliar todos os seus componentes e efeito no organismo, dessa forma, compreendemos que uso contínuo, pode trazer vários pontos positivos para a nossa saúde e consequentemente nos favorecer em ter uma qualidade de vida melhor.


São vários os motivos que devemos aderir o seu uso no nosso dia a dia, não é por falta de nutrientes e benefícios, que ele tem se tornado cada vez mais a escolha de muitos, para um tratamento natural ou até mesmo incrementar o gosto da culinária. Abaixo vamos citar melhor os benefícios do Anis Estrelado:


Coração mais saudável: O Anis Estrelado pode manter a pressão arterial e o colesterol em seus níveis normais, isso acaba já ajudando nosso sistema cardíaco. Mas, o real benefício do Anis Estrelado em nossos corações é a potente ação antioxidante, que pode reduzir o estresse oxidativo de nossas células e evitar o acumulo de radicais livres. Isso tudo pode contribuir para termos um coração mais forte e saudável.


Regula os níveis de açúcar: Isso ocorre devido a um composto chamado anetol, que pode trabalhar diretamente em enzimas que são envolvidas no metabolismo de carboidratos, isso pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Mas para isso, vale lembrar que seu uso tem que ser associado a uma dieta.


Ajuda o organismo a se defender de bactérias: O Anis Estrelado é bastante conhecido por sua ação antibacteriana, que auxilia nosso organismo da defesa de certas bactérias que podem causar infecções graves. Estudos apontam que o extrato do anis estrelado, pode ajudar inibir o crescimento da E. coli, uma bactéria muito forte que possui resistência a vários antibióticos, isso mesmo! Fica indiscutível o poder desse maravilhoso composto.


Diminui as células cancerígenas: Os responsáveis por isso mais uma vez são as suas propriedades que possuem ações antioxidantes, elas são capazes de diminuir os radicais livres presentes em nossa célula, melhorando nosso sistema imunológico e consequentemente diminuindo as chances do câncer.


Previne infecções fúngicas: Além de sua ação antibacteriana, o Anis Estrelado também possui ações antifúngicas, e pode ser usado como tratamento para diversas micoses, lembrando que seu extrato pode ser mais eficiente contra os fungos.


Ajuda a combater a gripe: Além de todas essas ações, o Anis Estrelado pode ainda, atuar diretamente no aumento da produção de células do nosso sistema inume, nos deixando mais fortes e resistentes. Isso se deve a um ácido chiquímico que é usado inclusive no preparo de alguns medicamentos. Então quando você tiver algum problema com gripe, lembre-se de tomar um chá de Anis Estrelado, para que haja alívio dos sintomas mais frequentes.


Ajuda no sono: Há quem diga que o Anis Estrelado possui algumas propriedades sedativas, que podem levar a um relaxamento e depois ao sono. Isso devido ao magnésio encontrado em sua composição e mais uma vez, á seus antioxidantes.


Melhora a circulação: Sua alta quantidade de ferro, melhora a oxigenação, nos nossos membros, tanto superiores, como inferiores, o que acaba por melhorar nossa circulação sanguínea. Basta uma colher de Anis Estrelado, para que você possa ter esse benefício em seu corpo.

 

Melhora a digestão: O consumo do Anis Estrelado após as refeições auxilia em uma melhor digestão e pode inclusive fazer com que nosso corpo, absorva mais nutrientes, deixando-o bem mais resistente. Ainda pode atuar em nosso intestino, melhorando seu funcionamento diário.

 

Previne o envelhecimento: O Anis Estrelado é uma fonte muito rica de óleos voláteis, que podem hidratar nossa pele, melhorando seu aspecto. Mas isso não é tudo, por conter propriedades antioxidantes, quando seu uso se torna diário, o Anis Estrelado pode ajudar a retardar o envelhecimento, deixando a aparência de nossa pele melhor, mais jovem e saudável.


Cérebro saudável: O Anis Estrelado pode ajudar a prevenir a demência, doenças cardiovasculares e até mesmo AVCs, mas como? Isso tudo graças á quantidade de vitaminas encontradas no Anis Estrelado, mas principalmente a vitamina C vai agir suprimindo o nível de homocisteína, nos dando esses benefícios maravilhosos.


Fortalece o sistema imune: Que o nosso sistema imunológico precisa sempre estar em bom funcionamento é obvio. E para quem deseja isso, aliar o Anis Estrelado à dieta é uma ótima opção, suas propriedades podem fortalecer as células, que são responsáveis pela defesa do nosso corpo, eliminando os radicais livres e fazendo com que nosso sistema inume fique ainda mais forte.


Elimina e repeli os insetos: Estudos feitos com o óleo de Anis Estrelado identificaram que, além de todos esses benefícios o Anis Estrelado ainda possui ação inseticida, e pode auxiliar a repelir certos tipos de insetos.


Agora ficou bem evidente que essa pequena planta, pode ser muito útil e muito boa, para nosso organismo, mas devemos lembrar que seu uso não deve ser exagerado para que não venha a surgir efeitos indesejáveis, acompanhe ate o final para ficar por dentro de tudo isso.


Anis Estrelado emagrece?

Seria perfeito se eu te dissesse que, além de todos esses benefícios, o Anis Estrelado ainda pode ajudar no emagrecimento, não é mesmo? Mas é exatamente isso, o Anis Estrelado emagrece! Há relatos e estudos que dizem que o chá de Anis Estrelado pode reduzir o apetite de quem o consome, auxiliando na perda de peso. 


Além de que, por auxiliar em nossa saúde digestiva, pode contribuir ainda mais nesse processo. Mas vale ressaltar que, somente o uso do chá de anis estrelado não vai fazer milagres. Seu uso deve ser associado com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

 

Quais as formas de uso e como tomar?

Existem várias formas de uso do Anis Estrelado, e vamos te contar agora quais são. Mas, antes vamos falar onde comprar o Anis Estrelado. O Anis Estrelado pode ser facilmente encontrado em qualquer loja de produtos naturais, em todas as suas formas, para todos os gostos. No mercado atualmente encontramos as seguintes formas:


Fruto seco: Essa é a forma mais comum, nós podemos incluir o fruto seco em nossa culinária, usando-o tanto para confecções de pratos salgados e doces. É uma especiaria muito versátil e por isso nos da uma variedade muito grande de opções.


Chá de Anis Estrelado: Esta pode ser considerada a segunda forma mais comum. Para preparar o chá, basta colocar 2 gramas de Anis Estrelado em 250 ml de água fervente e depois deixar repousar por 5 a 10 minutos, retirar o Anis Estrelado e depois beber de 2 a 3 vezes ao dia.


Óleo: Essa forma não é tão comum, mas pode ser utilizado de diversos jeitos. Os óleos essenciais de Anis Estrelado podem ser usados para preparar os banhos, mas não só para isso. Pode ser usado para aromatizar ambientes e melhor ainda, pode ser usado no cabelo. Mas como assim usar Anis Estrelado no cabelo? O óleo do Anis Estrelado pode auxiliar nos nossos fios, e para isso basta usar diretamente o óleo em nosso couro cabeludo, ou colocar algumas gotinhas de Anis Estrelado no shampoo, e a maravilha está feita.


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Já que nada é perfeito, mesmo depois de conhecer todos os benefícios do Anis Estrelado, também é importante saber dos possíveis efeitos colaterais e contraindicações. Apesar de ser considerado seguro, o consumo exagerado de Anis Estrelado principalmente do chá, podem levar a efeitos colaterais indesejáveis.


Algumas pessoas podem sentir náuseas após ingerir o chá em grandes quantidades, e em relação ao óleo essencial, caso aplicado na pele pode ocorrer reações alérgicas em alguns indivíduos. Além disso, o Anis Estrelado é contraindicado em casos de mulheres grávidas ou que estão amamentando.


Por isso, o cuidado deve ser redobrado. Mas, se utilizado da forma correta, nas quantidades adequadas, eu tenho certeza que você vai poder desfrutar de todos os benefícios que essa maravilha natural pode nos oferecer, então, lembre-se de utilizar com cuidado e precaução.

 

Blog Naturemed