Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Agoniada


A Agoniada é uma planta que você pode usar quando se sentir assim: Agoniada! O apelido brasileiro para a Plumeria é justificado por sua principal função nos tratamentos fitoterápicos: ajudar contra os sintomas de TPM, regular e controlar o ciclo menstrual e trazer um maior equilíbrio hormonal para o seu corpo!


Mas, além disso, também existem outras aplicações do chá de Agoniada, que podem ser reconhecidas como verdadeiros benefícios que essas plantas podem trazer para o ser humano! Tanto mulheres, quanto homens! Quer saber tudo sobre essa planta pouco conhecida, mas que ganha cada vez mais espaço na rotina das pessoas? Leia esse artigo até o final para obter todas as informações que precisa!


O que é a Agoniada?

A Agoniada, que também é chamada de agonia, arapuê, jasmim-manga e plumeria, é uma planta com caráter medicinal e usada para diversas finalidades hormonais no organismo feminino. Seu nome científico é Himatanthus lancifolius ou Plumeria lanceolata, no qual pertence á família dos arbustos nativos do território brasileiro!


Os índios utilizavam muito cedo o poder que essa planta possui, já que ela trata variedades de problemas respiratórios, um benefício que foi comprovado ao longo do tempo com o surgimento de pesquisas e avanço da ciência! Era aplicada principalmente nas pessoas mais velhas e destinada ao pajé, na maioria das vezes.


Sendo assim, dá pra perceber que a planta Agoniada possui grande importância em nível histórico! Por isso, recomendamos seu chá e derivados para os nossos clientes, da mesma forma que os profissionais da saúde já reconhecem e receitam seus modos de consumo!


Seu verdadeiro nome é Plumeria, mas no Brasil, o significado de Agoniada é um apelido criado pelas próprias brasileiras. A frase “toma um chá de agoniada que resolve” era popular por seus efeitos positivos com a menstruação e ciclo menstrual. Porém, acabou sendo reconhecida oficialmente, depois de certo tempo, justamente por esse apelido!


Quais os nutrientes da Agoniada?

A Agoniada ainda pode obter variados benefícios, graças a sua diversidade de nutrientes em sua composição química. São eles, os principais agentes responsáveis por realizar as ações necessárias, para seu corpo ter uma estabilidade de saúde. Por isso, seu chá é tão destacado no mercado atualmente!


Quer ver, como essa planta pode te ajudar na sua rotina diária? A seguir, preparamos uma lista com os nutrientes mais importantes de sua estrutura. Falaremos sobre, como agem no organismo e como são feitas suas tarefas essenciais e fundamentais para nossa homeostase! Gostou? Veja quem são eles abaixo!


Alcalóides: Esse componente é um dos que possuem alta concentração na composição do chá de Agoniada! Suas vantagens de consumo, baseiam-se na ação anti-inflamatória que a bebida possui! Casos de cólica, por exemplo, são facilmente solucionados com o consumo destes pigmentos da planta!


A sua capacidade em diminuir inflamações de ferimentos também é impressionante! Especialmente aqueles inchaços que podem acontecer de uma hora pra outra no seu corpo, devido a doenças ou alergia à algum composto, alimento etc. Portanto, se quer tratar inflamações, a Agoniada é referência no assunto!


Fibras alimentares: Como todo vegetal, a Agoniada também é rica em fibras alimentares, que nada mais são do que compostos essenciais para a produção de energia e nutrição do organismo, sem grandes quantidades de moléculas pesadas, que podem acabar fazendo com que você ganhe peso, se consumir de maneira errada!


As fibras alimentares são estruturas que possuem alto aproveitamento de conversão de energia, quando são ingeridas na alimentação. Pode ser encontrada em saladas ou chás, como o de Agoniada. Essas fibras sintetizam um gel nutritivo que atinge as paredes estomacais, repassando os nutrientes fundamentais para o corpo e causando uma sensação de satisfação alimentar, de modo mais rápido.


Isso induz o consumidor a ingerir menos quantidades de macromoléculas. Ou seja, ele não come mais do que o necessário, pelo fato de sua nutrição já estar completa. Dessa maneira, procedimentos de emagrecimento natural e saudável são favorecidos pelo consumo de Agoniada! Além disso, o gel protege contra lesões internas causadas pelo excesso de acidez do suco gástrico!


Flavonóides: Esses compostos são de extrema importância na composição da Agoniada, pois mostra para que realmente essa planta! Eles são os protagonistas com o controle hormonal das mulheres, especialmente quando se trata dos sintomas de TPM (tensão pré-menstrual) ou até mesmo da fase de menopausa!


Suas características são baseadas na utilidade de produzir maior quantidade de hormônios que trazem a sensação de bem-estar e prazer. Um exemplo é a dopamina e serotonina, que atuam no sentimento de tranquilidade e paz interior do usuário. Dessa forma, sintomas como irritabilidade, tristeza em excesso e ansiedade são aliviados de modo considerável.


Vitamina C: O ácido ascórbico, também chamado de vitamina C, pode atuar na regeneração de tecidos internos e externos, favorecendo uma recuperação mais rápida de lesões no corpo humano, independente do tipo e origem. No caso do chá de Agoniada, seus benefícios baseiam-se em outra função: antioxidante.


Na ação antioxidante, ela é capaz de prevenir o desenvolvimento dos radicais livres, que são compostos com potencial de causar danos celulares em níveis genéticos, fazendo com que as células não consigam produzir energia e ainda provocar erros de mutação durante a divisão celular, surgindo até mesmo o câncer!


Por fim, A vitamina C também pode beneficiar a visão, por apresentar uma molécula chamada de B-caroteno. Ela age na visão do consumidor, melhorando a qualidade de absorção dos raios ópticos e ajustando o cruzamento desses raios para a formação de imagem no globo ocular! Resumindo, o valor nutricional que a Agoniada possui é enorme!

 

Para que serve a Agoniada?

Com propriedades benéficas para todo o organismo, a agoniada possui funcionalidades interessantes para a área da medicina, que inclusive, vem utilizando-a bastante depois que suas vantagens de consumo foram comprovadas pela ciência! Seu principal uso é destinado para problemas hormonais femininos!

 

O chá de Agoniada consegue ajudar a mulher em regular o seu ciclo menstrual, como estimular uma menstruação atrasada ou controlar a liberação de sangue em proporções adequadas! Além do mais, também contribui na redução dos sintomas da TPM como ansiedade, estresse em excesso ou cólicas intensas. Por isso, diversos ginecologistas recomendam o consumo desse chá!


Outros benefícios da Agoniada;

Como vimos, a flor de Agoniada é ótima para quem quer ter uma qualidade de vida melhorada “naqueles dias”! Seu potencial em agir sobre as funções hormonais do corpo feminino é a principal razão de sua demanda crescer gradualmente no mercado de produtos naturais e marcar presença nos tratamentos de menopausa!


Mas, você já se perguntou sobre o que mais a planta Agoniada pode fazer no seu organismo? Será que somente as mulheres são beneficiadas com o uso da erva ou os homens também conseguem obter algumas vantagens? Essas perguntas serão respondidas com os outros pontos positivos que ela pode nos oferecer! Veja;


Auxilia em problemas respiratórios: É comum as pessoas, com o passar do tempo, começarem a obter dificuldades respiratórias, caso não tenham tido cuidado com esse detalhe ao longo da vida. Ex-fumantes, por exemplo, são os que mais sentem esse problema devido ao desgaste acelerados dos pulmões.


Porém, a saúde desses órgãos pode ser mantida com o uso do chá de Agoniada. Ele possui uma propriedade antiasmática, que é responsável por amenizar e diminuir adversidades respiratórias. Também auxilia no controle de gás carbônico e oxigênio no sangue, já que é natural o corpo humano diminuir as trocas gasosas com o passar da idade!


Protege o estômago: A maior adversidade causada no estômago é ocasionada pelo excesso de acidez que o suco gástrico adquire, pela ingestão exagerada de alimentos industrializados que fortemente possuem sódio na composição. Como o suco é feito de ácido clorídrico, o sódio reage diminuindo o pH da concentração!


Porém, o chá de Agoniada, além de conter água, possui hidroxilas em sua estrutura química, que gera um caráter básico ainda mais forte na bebida. Com isso, o pH do suco gástrico é aumentado e controlado novamente, evitando lesões internas como úlcera e gastrite!


Anti-inflamatório natural: Outro benefício adicional desse chá, é ter uma grande ação anti-inflamatória no corpo humano! Isso é evidente pelo fato de melhorar cólicas e inflamações variadas que acontecem no período de menopausa. Entretanto, também pode ser notado pelo fato de aumentar a imunidade!


Como falamos anteriormente, a Agoniada possui muita Vitamina C, o que interfere positivamente na produção de anticorpos no organismo e ajuda no papel antioxidante de combater os radicais livres, causadores de danos genéticos nas células. Outro tipo de prevenção é nas infecções ginecológicas, especialmente em casos de candidíase.


Quais as formas de uso e como tomar?

Vimos que a folha de Agoniada pode ter benefícios importantes para o útero e o organismo feminino, na questão de menstruações. Mas, já se perguntou em como fazer chá de Agoniada? É sobre esse assunto que falaremos nesse tópico! Aqui, informaremos sobre quais são as maneiras de usar Agoniada e como dosar! Entretanto, ressalta-se dois detalhes;


O primeiro deles é que o local ideal para comprar produtos que contenham a Agoniada, são as lojas de mercadorias naturais. Elas são ausentes de compostos aditivos, inseridos pela indústria, com finalidade de preservar a duração útil do produto referido. São esses agentes que causam reações alérgicas adversas nos consumidores, por exemplo.


O outro detalhe é que os preços de produtos naturais de Agoniada são mais acessíveis, por usar apenas a forma de extração da planta e outros ingredientes básicos para a sua elaboração. Ou seja, além de seguro e saudável, é muito mais barato! Quer saber, quais são as principais formas de uso? Confira!


Chá: O chá é meio de consumo mais famoso e também o mais antigo! Sua capacidade em favorecer a ação antioxidante no organismo e os controles hormonais no corpo feminino é impressionante e altamente destacada pelos ginecologistas! Com sua receita fácil de ser feita, sua adesão na rotina das pessoas cresce constantemente!


Para fazer o chá, ferva um litro de água em um recipiente com fogo baixo, por de 15 minutos, até formar bolhas e entrar no estado de ebulição. Depois disso, insira 10 gramas da erva de Agoniada, que geralmente é em forma de folhas, flor etc. Por fim, é só deixar esfriar e repouso de 10 minutos, coar e beber por 3 até 4 vezes no dia!


Cápsulas: As cápsulas de Agoniada são pouco comuns no mercado e não costumam ser vendidas para uso caseiro, apenas com receitas médicas para evitar efeito colateral, causado pelo consumo indevido e equivocado! Mas, de qualquer forma, é um método que simboliza maior praticidade de obter os benefícios da erva!


Geralmente, as taxas de absorção das cápsulas são muito maiores do que a bebida, como o chá. Por isso, sempre ocorre uma atenção maior quanto á dosagem necessária para tratamentos ou regulação do ciclo menstrual. Dessa maneira, um médico ou nutricionista irá estimular, especificamente para seu corpo, o quanto deverá consumir!


Gotas: Também pode ser encontrada Agoniada em forma de tintura ou gotas, que servem como um método de melhor controle para as dosagens. Desse modo, é mais certeiro de que os efeitos colaterais possam ser evitados e que o medicamento fitoterápico não traga nenhum tipo de problema para seu consumidor!


Para tomar, basta pingar até 4 gotas por dose, cerca de 3 vezes ao dia. Entretanto, pode ser que precise de uma quantidade menor que essa. Por isso, novamente, recomendamos um acompanhamento!


Tem efeitos colaterais e contraindicação?

Por fim, vamos falar um pouco sobre os cuidados necessários (e de extrema importância) que devemos ter com os produtos da erva Agoniada! De início, nunca extrapole as dosagens recomendadas nesse texto ou por seu responsável de acompanhamento médico! Essa planta possui efeitos consideráveis no seu corpo, sendo preciso muito cuidado ao consumir!


A Agoniada está totalmente contraindicada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando seus recém-nascidos, pois possui risco de aborto e alteração na composição química do leite materno. Além do mais, é essencial ter uma consulta prévia com um médico ou nutricionista antes de adquirir os produtos, mesmo que sejam naturais!

 

Blog Naturemed